Sie sind auf Seite 1von 13

1.

(FUVEST) Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida: a) Nele, como tambm em personagens menores, h o contnuo e divertido esforo de driblar o acaso das condies adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte. b) Este heri de folhetim se d a conhecer sobretudo nos dilogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malcia aprendida nas ruas e o idealismo romntico que busca ocultar. c) A personalidade assumida de stiro a mscara de seu fundo lrico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor. d) Enquanto cnico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenado o prprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiao. e) Ele uma espcie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vo mostrando os caminhos a seguir, at sua transformao final em smbolo sublimado.

2. (UFRS-RS) Leia o texto abaixo, extrado do romance Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida. Desta vez porm Luizinha e Leonardo, no dizer que vieram de brao, como este ltimo tinha querido quando foram para o Campo, foram mais adiante do que isso, vieram de mos dadas muito familiar e ingenuamente. E ingenuamente no sabemos se se poder aplicar com razo ao Leonardo. Considere as afirmaes abaixo sobre o comentrio feito em relao palavra ingenuamente na ltima frase do texto: I. O narrador aponta para a ingenuidade da personagem frente vida e s experincias desconhecidas do primeiro amor. II. O narrador, por saber quem Leonardo, pe em dvida o carter da personagem e as suas intenes. III. O narrador acentua o tom irnico que caracteriza o romance. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III

3. (FUVEST) Sua histria tem pouca coisa de notvel. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua ptria; aborrecera-se porm do negcio, e viera ao Brasil. aqui chegando, no se sabe por proteo de quem, alcanou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, no sei fazer o qu, uma certa Maria de hortalia, quitandeira das praas de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justia, no era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era magano. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distrado junto dela, e com o ferrado sapato assentou-lhe uma valente pisadela no p direito. A Maria, como se j esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe tambm em ar de disfarce um tremando belisco nas costas da mo esquerda. Era isto uma declarao em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e belisco, com a diferena d serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos.(Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias) Glossrio:
1 2

algibebe: mascate, vendedor ambulante. saloia: alde das imediaes de Lisboa. 3 magano: brincalho, jovial, divertido.

Neste excerto, o modo pelo qual relatado o incio do relacionamento entre Leonardo e Maria a) manifesta os sentimentos antilusitanos do autor, que enfatiza a grosseria dos portugueses em oposio ao refinamento dos brasileiros. b) revela os preconceitos sociais do autor, que retrata de maneira cmica as classes populares, mas de maneiras respeitosa a aristocracia e o clero. c) reduz as relaes amorosas a seus aspetos sexuais e fisiolgicos, conforme os ditames do Naturalismo. d) ope-se ao tratamento idealizante e sentimental das relaes amorosas, dominante do Romantismo. e) evidencia a brutalidade das relaes inter-raciais, prpria do contexto colonial escravista.

4. (FUVEST) Sua histria tem pouca coisa de notvel. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua ptria; aborrecera-se porm do negcio, e viera ao Brasil. aqui chegando, no se sabe por proteo de quem, alcanou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, no sei fazer o qu, uma certa Maria de hortalia, quitandeira das praas de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justia, no era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era magano. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distrado junto dela, e com o ferrado sapato assentou-lhe uma valente pisadela no p direito. A Maria, como se j esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe tambm em ar de disfarce um tremando belisco nas costas da mo esquerda. Era isto uma declarao em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e belisco, com a diferena d serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos.(Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias) Glossrio:
1 2

algibebe: mascate, vendedor ambulante. saloia: alde das imediaes de Lisboa. 3 magano: brincalho, jovial, divertido. No excerto, o narrador incorpora elementos da linguagem usada pela maioria das personagens da obra, como se verifica em: a) aborrecera-se porm do negcio. b) do que o vemos empossado. c) rechonchuda e bonitona. d) envergonhada do gracejo. e) amantes to extremosos. 6. (FUVEST) Sua histria tem pouca coisa de notvel. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua ptria; aborrecera-se porm do negcio, e viera ao Brasil. aqui chegando, no se sabe por proteo de quem, alcanou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, no sei fazer o qu, uma certa Maria de hortalia, quitandeira das praas de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justia, no era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era magano. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distrado junto dela, e com o ferrado sapato assentou-lhe uma valente pisadela no p direito. A Maria, como se j esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe tambm em ar de disfarce um tremando belisco nas costas da mo esquerda. Era isto uma declarao em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e belisco, com a diferena d serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos.(Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias) Glossrio: 1 algibebe: mascate, vendedor ambulante. 2 saloia: alde das imediaes de Lisboa.

magano: brincalho, jovial, divertido.

O trecho "fazendo-se-lhe justia" mantm o restante do perodo em que aparece uma relao de: a) causa. b) conseqncia. c) tempo. d) contradio. e) condio.

7. (UNESP) Os leitores estaro lembrados do que o compadre dissera quando estava a fazer castelos no ar a respeito do afilhado, e pensando em dar-lhe o mesmo ofcio que exercia, isto , daquele arranjei-me, cuja explicao prometemos dar. Vamos agora cumprir a promessa. Se algum perguntasse ao compadre por seus pais, por seus parentes, por seu nascimento, nada saberia responder, porque nada sabia a respeito. Tudo de que se recordava de sua histria reduzia-se a bem pouco. Quando chegara idade de dar acordo da vida achou-se em casa de um barbeiro que dele cuidava, porm que nunca lhe disse se era ou no seu pai ou seu parente, nem tampouco o motivo por que tratava da sua pessoa. Tambm nunca isso lhe dera cuidado, nem lhe veio a curiosidade de indag-lo. Esse homem ensinara-lhe o ofcio, e por inaudito milagre tambm a ler e a escrever. Enquanto foi aprendiz passou em casa do seu... mestre, em falta de outro nome, uma vida que por um lado se parecia com a do fmulo*, por outro com a do filho, por outro com a do agregado, e que afinal no era seno vida de enjeitado, que o leitor sem dvida j adivinhou que ele o era. A troco disso dava-lhe o mestre sustento e morada, e pagava-se do que por ele tinha j feito. _____________________ (*) fmulo: empregado, criado (Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias) Neste excerto, mostra-se que o compadre provinha de uma situao de famlia irregular e ambgua. No contexto do livro, as situaes desse tipo: a) caracterizam os costumes dos brasileiros, por oposio aos dos imigrantes portugueses. b) so apresentadas como conseqncia da intensa mestiagem racial, prpria da colonizao. c) contrastam com os rgidos padres morais dominantes no Rio de Janeiro oitocentista. d) ocorrem com freqncia no grupo social mais amplamente representado. e) comeam a ser corrigidas pela doutrina e pelos exemplos do clero catlico.

8. (UNESP) Os leitores estaro lembrados do que o compadre dissera quando estava a fazer castelos no ar a respeito do afilhado, e pensando em dar-lhe o mesmo ofcio que exercia, isto , daquele arranjei-me, cuja explicao prometemos dar. Vamos agora cumprir a promessa. Se algum perguntasse ao compadre por seus pais, por seus parentes, por seu nascimento, nada saberia responder, porque nada sabia a respeito. Tudo de que se recordava de sua histria reduzia-se a bem pouco. Quando chegara idade de dar acordo da vida achou-se em casa de um barbeiro que dele cuidava, porm que nunca lhe disse se era ou no seu pai ou seu parente, nem tampouco o motivo por que tratava da sua pessoa. Tambm nunca isso lhe dera cuidado, nem lhe veio a curiosidade de indag-lo. Esse homem ensinara-lhe o ofcio, e por inaudito milagre tambm a ler e a escrever. Enquanto foi aprendiz passou em casa do seu... mestre, em falta de outro nome, uma vida que por um lado se parecia com a do fmulo*, por outro com a do filho, por outro com a do agregado, e que afinal no era seno vida de enjeitado, que o leitor sem dvida j adivinhou que ele o era. A troco disso dava-lhe o mestre sustento e morada, e pagava-se do que por ele tinha j feito. _____________________ (*) fmulo: empregado, criado (Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias) A condio social de agregado, referida no excerto, caracteriza tambm a situao de: a) Juliana, na casa de Jorge e Lusa (O primo Baslio).

b) D. Plcida, na casa de Quincas Borba (Memrias pstumas de Brs Cubas). c) Leonardo (filho), na casa de Toms da S (Memrias de um sargento de milcias). d) Joana, na casa de Jorge e Lusa (O primo Baslio). e) Jos Manuel, na casa de D. Maria (Memrias de um sargento de milcias).

9. (PUC) Das alternativas abaixo, indique a que contraria as caractersticas mais significativas do romance Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida: a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na poca de D. Joo VI. b) Narrativa de malandragem, j que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupao com o futuro. c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por inteno crtica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustia e a corrupo social. d) Obra considerada de transio para um novo estilo de poca, ou seja, o Realismo/Naturalismo. e) Romance histrico que pretende narrar fatos de tonalidade herica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

10. (FUVEST) O enterro saiu acompanhado pela gente da amizade: os escravos da casa fizeram uma algazarra tremenda. A vizinhana ps-se toda janela, e tudo foi analisado, desde as argolas e gales do caixo, at o nmero e qualidade dos convidados; e sobre cada um dos pontos apareceram trs ou quatro opinies diversas. (Manuel Antnio de Almeida Memrias de um sargento de milcias) O trecho acima exemplifica uma das caractersticas fundamentais do romance que : a) o retrato fiel dos usos e costumes do Rio de Janeiro no segundo reinado. b) o carter mrbido dos personagens sempre envolvidos com a morte. c) sentimentalismo comum aos romances escritos durante o Romantismo. d) o destino comum do personagem picaresco: o seu encontro com a morte. e) a descrio de fatos relacionados cultura e ao comportamento popular. 11. (FUVEST) Memrias de um Sargento de Milcias no apresenta a idealizao e sentimentalismo comuns ao Romantismo. uma obra excntrica, bastante diferente das narrativas dessa escola literria. Assinale a alternativa em que se evidencia o anti-sentimentalismo, o distanciamento do lugar-comum romntico. a) "Isto tudo vem para dizermos que Maria Regalada tinha um verdadeiro amor ao major Vidigal." b) "No tambm pequena desventura o cairmos nas mos de uma mulher a quem deu na veneta querer-nos bem deveras." c) "O Leonardo estremeceu por dentro, e pediu ao cu que a lua fosse eterna; virando o rosto, viu sobre seus ombros aquela cabea de menina iluminada." d) "Sem saber como, unia-se ao Leonardo, firmava-se com as mos sobre os seus ombros para se poder sustentar mais tempo nas pontas dos ps, falava-lhe e comunicava-lhe a sua admirao." e) "Leonardo ficou tambm por sua vez extasiado; pareceu-lhe ento o rosto mais lindo que jamais vira."

12. (FUVEST) Assinale a alternativa em que aparece fragmento que se refere ao protagonista de Memrias de um Sargento de Milcias. a) "Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua ptria;aborrecera-se porm do negcio e viera ao Brasil.Aqui chegando, no se sabe por proteo de quem, alcanou o emprego de que o vemos empossado." b) "Era o rei absoluto, o rbitro supremo de tudo que dizia respeito a esse ramo de administrao: era o juiz que julgava e distribua a pena." c) "Quando passou de menino a rapaz, e chegou a saber barbear e sangrar sofrivelmente, foi obrigado a manter-se sua custa." d) "Era este um homem todo em propores infinitesimais, baixinho, magrinho, de carinha estreita e chupada, excessivamente calvo, tinha pretenses de latinista." e) "Digamos unicamente que durante todo este tempo o menino no desmentiu aquilo que anunciara desde que nasceu: atormentava a vizinhana."

13. (UNIBAN) Sobre Memrias de um Sargento de Milcias, s no se pode afirmar que: a) A obra tem como protagonista um anti-heri de caractersticas picarescas, o que afasta o livro dos padres de idealizao romnticos. b) parte a dimenso fantasiosa de que se revestem as peripcias de Leonardo, o livro pode ser considerado realista devido anlise crtica dos costumes da corte. c) O final do protagonista bem sucedido, visto que ele se curva ao universo da ordem e das regras sociais. d) O livro no apresenta perspectiva moralista, pois o heri malandro no castigado, mas premiado, e o narrador no emite juzos de valor sobre o que narra. e) A ausncia de polarizao maniquesta entre o que considerado correto ou incorreto, moral ou imoral, pode ser verificada na caracterizao dos personagens, em que redomina o humor sobre a idealizao.

14. (UNIBAN) Leia a seguinte afirmao crtica a respeito de Memrias de um Sargento de Milcias: Diversamente de todos os romances brasileiros do sculo XIX, mesmo os que formam a pequena minoria dos romances cmicos, as Memrias de um Sargento de Milcias criam um universo que parece liberto do peso do erro e do pecado. Assinale a alternativa que no apresenta um fato relacionado ao universo mencionado na afirmao acima: a) Luisinha prometera casamento a Leonardo, o que no a impede de trair o juramento sem remorsos, casandose com Jos Manuel. b) A comadre forja uma calnia para afastar do caminho Jos Manuel, antagonista de Leonardo, visando felicidade do afilhado. c) O mestre-de-reza vale-se de sua intimidade junto casa de D. Maria para reverter a maledicncia criada para denegrir Jos Manuel. d) O patrimnio do compadre, que viria a servir de amparo ao afilhado abandonado, origina-se de um juramento rompido desonestamente. e) Leonardo Pataca expulsa de casa o prprio filho, para depois dar-lhe abrigo, afastando-o da vida desregrada.

15. (CEFET-PR) Em relao obra Memrias de um Sargento de Milcias, marque a alternativa correta: a) O tempo dos acontecimentos que envolvem Leonardo Pataca e seu filho, Leonardo, o mesmo em que o narrador escreve o romance. b) A linguagem do romance bem romntica, idealizando muito e sempre os fatos que se revelam sob um prisma enaltecedor. c) A instituio familiar, especialmente, a famlia composta por Leonardo Pataca, Maria e o heri da narrativa sobretudo burguesa, ordeira e slida. d) A Igreja, sobretudo a Catlica, passa por um processo de idealizao, emergindo como instituio inabalvel, piedosa e principalmente voltada para a vida espiritual. e) O cotidiano fluminense, simultaneamente devoto e profano, revela-se a partir de uma linguagem prosaica em que as festas religiosas so pintadas em parte como folias carnavalescas. 16. (FUVEST) Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida: a) Ele uma espcie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vo mostrando os caminhos a seguir, at sua transformao final em smbolo sublimado. b) Enquanto cnico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenando o prprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiao. c) A personalidade assumida de stiro a mscara de seu fundo lrico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor. d) Este heri de folhetim se d a conhecer sobretudo nos dilogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malcia aprendida nas ruas e o idealismo romntico que busca ocultar.

e) Nele, como tambm em personagens menores, h o contnuo e divertido esforo de driblar o acaso das condies adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte.

17. (FUVEST) Leia o trecho transcrito de Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antnio de Almeida para responder ao teste. "Enquanto a comadre dispunha seu plano de ataque contra Jos Manuel, Leonardo ardia em cimes, em raiva, e nada havia que o consolasse em seu desespero, nem mesmo as promessas de bom resultado que lhe faziam o padrinho e a madrinha. O pobre rapaz via sempre diante de si a detestvel figura de seu rival a desconcertarlhe todos os planos, a desvanecer-lhe todas as esperanas. Nas horas de sossego entregava-se s vezes construo imaginria de magnficos castelos, castelos de nuvens, verdade, porm que lhe pareciam por instantes os mais slidos do mundo; de repente surdia-lhe de um canto o terrvel Jos Manuel com as bochechas inchadas; e soprando sobre a construo, a arrasava num volver d'olhos." Assinale a alternativa incorreta a respeito do trecho transcrito: a) A cena pode ser considerada como mais um dos exemplos de mobilizao que Leonardo provoca em seus protetores, os quais se dedicam continuamente a resolver os problemas do heri. b) Diferentemente de outras passagens, Leonardo comporta-se como um heri romntico que se desestabiliza emocionalmente ao pensar no seu rival. c) Os sonhos fantasiosos e apaixonados de Leonardo indicam o carter complexo do heri, pois, ainda que seja malandro, conserva a sensibilidade romntica, quando se trata da disputa pela mulher amada. d) O humor presente no trecho advm sobretudo do comportamento sentimental exagerado de Leonardo em contraste com o tom de deboche do narrador. e) O temor por Jos Manuel manifesta-se inclusive por meio dos sonhos de Leonardo que, por estar apaixonado, revela-se frgil, vulnervel.

18. (FUVEST) Leia o texto e as afirmaes que seguem para responder ao teste. "O pequeno, enquanto se achou novato em casa do padrinho, portou-se com toda a sisudez e gravidade; apenas porm foi tomando mais familiaridade, comeou a pr as manguinhas de fora. Apesar disto, captou do padrinho maior afeio, que se foi aumentando de dia em dia, e que em breve chegou ao extremo da amizade cega e apaixonada. At nas prprias travessuras do menino, as mais das vezes, achava o bom do homem muita graa; no havia para ele em todo o bairro rapazinho mais bonito, e no se fartava de contar vizinhana tudo o que ele dizia e fazia; s vezes eram verdadeiras aes de menino mal-criado, que ele achava cheio de esprito e de viveza; outras vezes eram ditos que denotavam j muita velhacaria para aquela idade, e que ele julgava os mais ingnuos do mundo." (Memrias de um sargento de milcias, Manuel Antnio de Almeida) I. Embora se distancie de muitos dos padres estabelecidos pelo Romantismo, Memrias de um sargento de milcias apresenta uma linguagem ornamentada, metafrica, bem ao gosto romntico. II. A postura do padrinho em relao ao afilhado Leonardo pode ser comparada quela adotada pelo pai de Brs Cubas em relao ao filho: as travessuras so vistas com deslizes ingnuos e constituem motivo de orgulho paterno. III. A "velhacaria" que Leonardo apresenta na infncia pode ser associada esperteza precoce da personagem Macunama, o que constitui um dos pontos em comum existentes entre esses dois anti-heris. IV. Pelo fato de Leonardo, Brs Cubas e Macunama serem protagonistas que se revelam desde a infncia endiabrados, maliciosos e cnicos, as trs obras Memrias de um sargento de milcias, Memrias Pstumas de Brs Cubas e Macunama so consideradas exemplo, de narrativas picarescas. Esto corretas as afirmaes: a) I, II, III e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) II e III.

e) II e IV.

19. (FUVEST) A participao do narrador em Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antonio de Almeida, constitui um dos aspectos mais arrojados da composio da obra, especialmente porque antecipa tendncias somente valorizadas muito mais tarde, pelos modernistas, em 1922. Leia o trecho a seguir que confirma esse carter inovador. "J se v que esta vida era trabalhosa e demandava srios cuidados; porm a comadre dispunha de uma grande soma de atividade; e, apesar de gastar muito tempo nos deveres do ofcio e na igreja, sempre lhe sobrara algum para empregar em outras coisas. Como dissemos, ela havia tomado a peito a causa dos maiores de Leonardo com Luisinha, e jurar pr Jos Manuel, o novo candidato, fora da chapa." (captulo XXV) A postura inovadora do narrador expressa-se no trecho transcrito por meio da: a) incluso do leitor na narrativa. b) oscilao do foco narrativo. c) adoo de linguagem coloquial. d) ironia e crtica indisfarvel. e) expresso de julgamentos de valor.

20. (POLI) Leiamos um trecho da obra Memrias de um sargento de milcias: As vozes dos meninos, juntas ao canto dos passarinhos, faziam uma algazarra de doer os ouvidos; o mestre, acostumado quilo, escutava impassvel, com uma enorme palmatria na mo, e o menor erro que algum dos discpulos cometia no lhe escapava no meio de todo o barulho; fazia parar o canto, chamava o infeliz, emendava cantando o erro cometido, e cascava-lhe pelo menos seis puxados bolos. Era o regente da orquestra ensinando a marcar o compasso. O compadre exps, no meio do rudo, o objeto de sua visita, e apresentou o pequeno ao mestre. (...) Na segunda-feira voltou o menino armado com a sua competente pasta a tiracolo, a sua lousa de escrever e o seu tinteiro de chifre; o padrinho o acompanhou at a porta. Logo nesse dia portou-se de tal maneira que o mestre no se pde dispensar de lhe dar quatro bolos, o que lhe fez perder toda a folia com que entrara: declarou desde esse instante guerra viva escola. Ao meio-dia veio o padrinho busc-lo, e a primeira notcia que ele lhe deu foi que no voltaria no dia seguinte, nem mesmo aquela tarde. - Mas voc no sabe que preciso aprender?... - Mas no preciso apanhar... - Pois voc j apanhou?... - No foi nada, no, senhor; foi porque entornei o tinteiro na cala de um menino que estava ao p de mim; o mestre ralhou comigo, e eu comecei a rir muito... (Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias. So Paulo: Ateli, 2000.) A respeito da leitura do trecho acima e de seu conhecimento da obra, assinale a CORRETA: a) A obra concentra-se em narrar as aventuras infantis de Leonardinho na escola. b) Como apontou Antonio Candido (crtico literrio), nessa obra, o universo da ordem, que nessa passagem pode estar representado pela rigidez dos castigos do professor, mistura-se ao universo da desordem, nesse pargrafo simbolizado tanto pelo canto dos meninos em algazarra com o dos pssaros, quanto pela presena de Leonardo na escola. c) A obra apresenta uma crtica famlia que se omitem em relao educao dos filhos e deixa essa tarefa para a escola. d) Na resposta de Leonardo (filho) ao padrinho: No foi nada, no, senhor; foi porque entornei o tinteiro na cala de um menino que estava ao p de mim; o mestre ralhou comigo, e eu comecei a rir muito... nota-se o respeito que ele ter pelas instituies em toda a obra. e) Essa obra representativa dos romances romnticos brasileiros, uma vez que apresenta um heri religioso, honrado e moralmente impecvel.

21. (FUVEST) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas) correto afirmar que as festas do Esprito Santo, referidas no excerto, comparecem tambm em passagens significativas de: a) Memrias de um sargento de milcias, onde contribuem para caracterizar uma religiosidade de superfcie, menos afeita ao sentido ntimo das cerimnias do que ao seu colorido e pompa exterior. b) O primo Baslio, tornando evidentes, assim, as origens ibricas das festas religiosas populares do Rio de Janeiro do sculo XIX. c) Macunama, onde colaboram para evidenciar o sincretismo luso-afro-amerndio que caracteriza a religiosidade tpica do brasileiro. d) Primeiras estrias, cujos contos realizam uma ampla representao das tendncias mgico-religiosas que caracterizam o catolicismo popular brasileiro. e) A hora da estrela, onde servem para reforar o contraste entre a experincia rural-popular de Macaba e sua experincia de abandono na metrpole moderna.

22. (FUVEST) Assim pois, o sacristao da S, um dia, ajudando missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plcida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, dsse-lhe alguma graa, pisou-lhe o p, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjuno de luxrias vadias brotou Dona Plcida. de crer que Dona Plcida no falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: " Aqui estou. Para que me chamastes?" E o sacristo e a sacrist naturalmente lhe responderiam: " Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou no comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanh resignada, mas sempre com as mos no tacho e os olhos na costura, at acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia. (Machado de Assis - Memrias pstumas de Brs Cubas) Tal como narradas neste trecho, as circunstncias que levam ao nascimento de Dona Plcida apresentam semelhana maior com as que conduzem ao nascimento da pessonagem: a) Leonardo (filho), de Memrias de um sargento de milcias. b) Juliana, de O primo Baslio. c) Macunama, de Macunama. d) Augusto Matraga, de Sagarana. e) Olmpico, de A hora da estrela.

23. (ESPM) No incio do livro Memrias de um Sargento de Milcias, o narrador refere-se honra e respeitabilidade dos meirinhos (oficiais de justia), negando-as posteriormente com fatos e atitudes que marcam a personagem de Leonardo Pataca, o que denuncia, mais do que idias contraditrias, um posicionamento claramente irnico. Isso no ocorre no trecho: a) Espiar a vida alheia () era naquele tempo coisa to comum e enraizada nos costumes que, ainda hoje, () restam grandes vestgios desse belo hbito.; b) Ao outro dia sabia-se por toda a vizinhana que a moa do Leonardo tinha fugido para Portugal com o capito de um navio que partira na vspera de noite. Ah! disse o compadre com um sorriso maligno, ao saber da notcia, foram saudades da terra!;

c) Honra!honra de meirinhoora! O vulco de despeito que as lgrimas da Maria tinham apagado um pouco, borbotou de novo com este insulto, que no ofendia s um homem, porm uma classe inteira!; d) O compadre, que se interpusera, levou alguns por descuido; afastou-se pois a distncia conveniente, murmurando despeitado por ver frustrados seus esforos de conciliador: Honra de meirinho como fidelidade de saloia.; e) compadre, disse, voc perdeu o juzo?... No foi o juzo, disse o Leonardo em tom dramtico, foi a honra!.

24. (PUC-SP) Era a sobrinha de Dona Maria j muito desenvolvida, porm que, tendo perdido as graas de menina, ainda no tinha adquirido a beleza de moa: era alta, magra, plida; andava com o queixo enterrado no peito, trazia as plpebras sempre baixas, e olhava a furto; tinha os braos finos e compridos; o cabelo, cortado, dava-lhe apenas at o pescoo, e como andava mal penteada e trazia a cabea sempre baixa, uma grande poro lhe caa sobre a testa e olhos, como uma viseira. O trecho acima do romance Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida. Dele pode afirmar-se que: a) confirma o padro romntico da descrio da personagem feminina, representada nesta obra por Luisinha. b) exemplifica a afirmao de que o referido romance estava em descompasso com os padres e o tom do Romantismo. c) no fere o estilo romntico de descrever e narrar, pois se justifica por seu carter de transio da esttica romntica para a realista. d) justifica, dentro do Romantismo, a caracterizao sempre idealizada do perfil feminino de suas personagens. e) insere-se na esttica romntica, apesar das caractersticas negativas da personagem, que fazem dela legtima representante da dialtica da malandragem.

25. (PUC-SP) Memrias de um Sargento de Milcias um romance escrito por Manuel Antnio de Almeida. Considerando-o como um todo, indique a alternativa que NO confirma suas caractersticas romanescas: a) um romance folhetim, j que saiu em fascculos no suplemento A Pacotilha, do jornal Correio Mercantil, que o publicava semanalmente entre 1852 e 1853. b) Utiliza a lngua falada sem reservas e com toda a dignidade e naturalidade, o que confere obra um carter espontneo e despretensioso. c) Enquadra-se fundamente na esttica realista, opondo-se ao iderio romntico, particularmente no que concerne construo da personagem feminina e ao destaque dado s camadas mais populares da sociedade. d) Reveste-se de comicidade, na linha do pitoresco, e desenvolve stira saborosa aos costumes da poca que atinge todas as camadas sociais. e) Pe em prtica a afirmao de que atravs do riso pode-se falar das coisas srias da vida e instaurar a correo dos costumes. 26. (PUC-SP) Em Memrias de um sargento de milcias, considerado como um todo, h uma forte caracterizao dos tipos populares entre os quais destaca-se a figura de Leonardo filho. Indique a alternativa que contm dados que caracterizam essa personagem: a) Narrador das peripcias relatadas em forma de memrias, conforme vem sugerido no ttulo do livro, torna-se exemplo de ascenso das camadas sociais menos privilegiadas. b) Anti-heri, malandro e oportunista, espcie de pcaro pela bastardia e ausncia de uma linha tica de conduta. c) Heri de um romance sem culpa, representa as camadas populares privilegiadas dentro do mundo da ordem. d) Representante tpico da fina flor da malandragem, ajeita-se na vida, porque protegido do Vidigal, permanece imune s sanes sociais e em momento algum recolhido cadeia. e) Heri s avessas que incorpora a excluso social, porque, no tendo recebido amparo de nenhuma espcie, no alcana a patente das milcias e se priva de qualquer tipo de herana.

27. (UFLA) Relacione personagens de Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida, e

caractersticas a que se referem: (1) A cigana (2) O Major Vidigal (3) A vizinha do barbeiro (4) O mestre de rezas (5) D. Maria A relao CORRETA : a) 3 1 5 4 2 b) 3 5 1 2 4 c) 3 4 5 1 2 d) 3 1 2 4 5 e) 3 5 4 2 1 ( ) Detesta Leonardo Filho. ( ) Desperta paixes em Leonardo pai e no mestre de rezas. ( ) Adora demandas judiciais. ( ) ridicularizado por Leonardo numa das estrepolias de sua infncia. ( ) o nico personagem histrico do livro.

28. (EFOA) A respeito de Memrias de um Sargento de Milcias, assinale a afirmativa INCORRETA: a) A narrativa ope-se ao modelo do romance romntico, sobretudo pela figura de seu protagonista, um herimalandro que no pertence classe dominante. b) A obra considerada um romance de costumes por descrever, com fidelidade, os hbitos, as cenas e os lugares pitorescos do Rio de Janeiro da poca de D. Joo VI. c) Luisinha, o eterno amor de Leonardo Filho, possui dotes fsicos, morais e culturais que a identificam como uma autntica herona romntica. d) Manoel Antnio de Almeida satiriza neste livro a sociedade carioca dos tempos joaninos, sem, contudo, utilizar um vocabulrio baixo e de expresses censurveis. e) A significativa presena de personagens populares, e pertencentes s classes intermedirias da sociedade, transforma a obra de Manoel Antnio de Almeida em precursora da esttica realista.

29. (UEL) O trecho transcrito abaixo pertence obra Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda, escrito em 1936, e se constitui em uma anlise histrico-sociolgica da organizao da sociedade brasileira. frouxido da estrutura social, falta de hierarquia organizada devem-se alguns dos episdios mais singulares da histria das naes hispnicas, incluindo-se nelas Portugal e Brasil. Os elementos anrquicos sempre frutificaram aqui facilmente, com a cumplicidade ou a indolncia displicente das instituies e costumes. (HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1975. p. 5.) Com base nas afirmaes de Holanda, assinale a alternativa que estabelece a melhor correspondncia com o romance Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antnio de Almeida, escrito em 1853. a) Escrito no momento em que movimentos em prol da Repblica cresciam no Brasil, o romance faz uma crtica estrutura social monrquica e desorganizada e v no regime republicano um modelo ideal a ser adotado no pas. b) Juntamente com a obra As minas de prata, de Jos de Alencar, tambm um autor romntico, o romance de Manuel Antnio de Almeida pode ser considerado um romance histrico, na medida em que faz um traado da histria do Brasil imperial, cuja desorganizao social mostrava-se um reflexo da incapacidade polticoadministrativa da poca. c) Embora escrito durante o Romantismo, marcado pelas idealizaes e pela viso eufrica da ptria, o romance de Manuel Antnio de Almeida apresenta um retrato fiel da elite dirigente brasileira do sculo XIX, cuja falta de estratgia na administrao pblica levava anarquia social e de valores, aspecto que o romance retrata com clareza na descrio das festas e no comportamento imoral das personagens. d) Sendo uma obra de engajamento social, o romance critica a sociedade escravocrata brasileira do sculo XIX, ao mostrar o autoritarismo e a crueldade da personagem D. Maria no tratamento rigoroso que dispensava s suas escravas. e) Ao narrar as peripcias do jovem Leonardo, o romance apresenta, com olhar crtico e bem humorado, os costumes da sociedade brasileira da poca de D. Joo VI, marcada por uma certa lassido de valores, o que

permitia s personagens transitar pelo universo da ordem e da desordem, de acordo com as convenincias, o que reflete a falta de estruturao social do Brasil no sculo XIX.

30. (UERJ) Vidinha Vidinha era uma rapariga que tinha tanto de bonita como de movedia e leve: um soprozinho, por brando que fosse, a fazia voar, outro de igual natureza a fazia revoar, e voava e revoava na direo de quantos sopros por ela passassem; isto quer dizer, em linguagem ch e despida dos trejeitos da retrica, que ela era uma formidvel namoradeira, como hoje se diz, para no dizer lambeta, como se dizia naquele tempo. Portanto no foram de modo algum mal recebidas as primeiras finezas do Leonardo, que desta vez se tornou muito mais desembaraado, quer porque j o negcio com Luisinha o tivesse desasnado, quer porque agora fosse a paixo mais forte, embora esta ltima hiptese v de encontro opinio dos ultraromnticos, que pem todos os bofes pela boca, pelo tal primeiro amor: no exemplo que nos d o Leonardo aprendem o quanto ele tem de duradouro. Se um dos primos de Vidinha, que dissemos ser o atendido naquela ocasio, teve motivo para levantar-se contra o Leonardo como seu rival, o outro primo, que dissemos ser o desatendido, teve dobrada razo para isso, porque alm do irmo apresentava-se o Leonardo como segundo concorrente, e o furor de quem se defende contra dois , ou deve ser sem dvida, muito maior do que o de quem se defende contra um. Declarou-se portanto, desde que comearam a aparecer os sintomas do que quer que fosse entre Vidinha e o nosso hspede, guerra de dois contra um, ou de um contra dois. A princpio foi ela surda e muda; era guerra de olhares, de gestos, de desfeitas, de ms caras, de maus modos de uns para com os outros; depois, seguindo o adiantamento do Leonardo, passou a ditrios, a chascos, a remoques. Um dia finalmente desandou em descompostura cerrada, em ameaas do tamanho da torre de babel, e foi causa disto ter um dos primos pilhado o feliz Leonardo em flagrante gozo de uma primcia amorosa, um abrao que no quintal trocava ele com Vidinha. A est, minha tia, dissera enfurecido o rapaz dirigindo-se me de Vidinha; a est o lucro que se tira de meter-se para dentro de casa um par de pernas que no pertence famlia... Onde , onde que est pegando fogo? disse a velha em tom de escrnio, supondo ser alguma asneira do rapaz, que era em tudo muito exagerado. Fogo, replicou este; se ali pegar fogo no haver gua que o apague... e olhe o que lhe digo, se no est pegando fogo... est-se ajuntando lenha para isso. (Manuel Antnio de Almeida. Memrias de um Sargento de Milcias. So Paulo, Melhoramentos, 1964. pp. 1589) Vocabulrio: ditrios, chascos, remoques = zombarias. primcia = iniciao. O narrador desse texto v na inconstncia amorosa a refutao do seguinte mito romntico: a) Amor com amor se paga. b) Amor com amor se paga. c) Amor eterno enquanto dura. d) Amor primeiro, amor verdadeiro. e) Amor derradeiro, amor verdadeiro. 31. (FATEC) Leia o texto abaixo, para responder s questes de nmeros 30 a 34. [...] Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distrado por junto dela, e com o ferrado sapato assentou-lhe uma valente pisadela no p direito. A Maria, como se j esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe tambm em ar de disfarce um tremendo belisco nas costas da mo esquerda. Era isto uma declarao em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e belisco, com a diferena de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos. Quando saltaram em terra comeou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos; e da a um ms manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do belisco, sete meses depois teve a Maria um filho, formidvel menino de quase trs palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e choro; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento certamente

de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos o heri desta histria. Chegou o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho houve suas dvidas: o Leonardo queria que fosse o Sr. Juiz; porm teve de ceder a instncias da Maria e da comadre, que queriam que fosse o barbeiro de defronte, que afinal foi adotado. J se sabe que houve nesse dia funo: os convidados do dono da casa, que eram todos dalm-mar, cantavam ao desafio, segundo seus costumes; os convidados da comadre, que eram todos da terra, danavam o fado. O compadre trouxe a rabeca, que , como se sabe, o instrumento favorito da gente do ofcio. A princpio, o Leonardo quis que a festa tivesse ares aristocrticos, e props que se danasse o minuete da corte. Foi aceita a idia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. Afinal levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa anttese da sua; um colega do Leonardo, miudinho, pequenino, e com fumaas de gaiato, e o sacristo da S, sujeito alto, magro e com pretenses de elegante. O compadre foi quem tocou o minuete na rabeca; e o afilhadinho, deitado no colo da Maria, acompanhava cada arcada com um guincho e um esperneio. Isto fez com que o compadre perdesse muitas vezes o compasso, e fosse obrigado a recomear outras tantas. (Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias.)

32. Leonardo fingiu que passava distrado por junto dela. Assinale a alternativa que apresenta estrutura de oraes anloga do perodo acima. a) O Leonardo queria que fosse o Sr. juiz. b) O compadre trouxe a rebeca, que o instrumento favorito da gente de ofcio. c) Estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos. d) J se sabe que houve nesse dia funo. e) Os convidados do dono da casa, que eram todos dalm-mar, cantavam ao desafio.

33. Chegou o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho (I) houvesuas dvidas. [...]. Foi aceita a idia, ainda que (II) houvesse dificuldade em encontrarem-se os pares. Assinale a alternativa em que a substituio dos verbos em destaque resulta em concordncia de acordo com a norma culta. a) (I) surgiram; (II) surgissem. b) (I) iam haver; (II) pudesse haver. c) (I) podia existir; (II) pudesse existir. d) (I) surgiu; (II) surgisse. e) (I) existiram; (II) existisse.

34. Foi aceita a idia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. Essa passagem est reescrita, com sentido equivalente ao original, na alternativa: a) Aceitaram a idia, medida que houve dificuldade em encontrarem pares. b) Aceitou-se a idia, contanto que houvesse dificuldade em encontrar pares. c) Aceitou-se a idia, apesar de haver dificuldade em serem encontrados pares. d) Aceitou a idia, portanto houve dificuldade em pares serem encontrados. e) Aceitou-se a idia, pois havia dificuldade em pares serem encontrados.

35. Afinal levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa anttese da sua [...]. Considerando a informao em destaque nessa passagem, correto dizer que a companheira era uma mulher a) magra, de estatura mediana e simptica.

b) esguia, encorpada e jovem. c) rechonchuda, de meia estatura e de meia idade. d) magra, alta e solteira. e) delgada, esguia e casada

36. Assinale a alternativa em que se associam as palavras do trecho e os respectivos campos de significao, postos entre parnteses. a) Compasso, pares, gaiato (dana). b) Filho, madrinha e compadre (laos consangneos). c) Amantes, enojo, menino (famlia). d) Fado, rabeca, minuete (instrumentos musicais). e) Batizar, sacristo, S (religio).

37. (UFLA) Considerando a narrativa de Memrias de um sargento de milcias, INCORRETO afirmar que a obra a) se passa nas ruas e casebres do Rio de Janeiro, retratando de modo grotesco a sociedade carioca: as festas, batizados, procisses. um romance de costumes. b) pode ser considerada como romance pr-realista, apresentando, contudo, vrios pontos de contato com o Romantismo, como, por exemplo, o final feliz. c) possui foco narrativo em 1 pessoa, com o narrador sendo figura de destaque e participando de inmeras passagens. d) apresenta uma linguagem marcada pelo tom coloquial, o linguajar do povo, com as nuances tpicas das "conversas das comadres, moleques, soldados". e) descreve as cenas com um toque de realismo e de documentrio da vida da poca, incorporando costumes e acontecimentos do Rio de Janeiro.

Das könnte Ihnen auch gefallen