Sie sind auf Seite 1von 2

Projeto Brincando tambm se aprende

Posted on 01/06/2009 by Julio Silva | Deixe um comentrio

Iguape A EMEI Prof. Amncia Alves Muniz far uma exposio no dia 04 de junho, nas suas dependncias, de brinquedos com materiais reciclveis (pets, latas e outros) feitos pelos alunos, com apoio de professores e funcionrios. O Projeto visa conscientizar as crianas sobre a importncia da reciclagem para o ambiente em que vivemos. Projeto : Brincando tambm se aprende RECICLAR O LIXO UMA ATITUDE DE CIDADNIA Pblico Alvo : Alunos da Educao Infantil entre 04 a 06 anos de idade, professores, funcionrios e comunidade escolar. Sries: Educao Infantil e Srie Inicial rea de Estudo : Lngua Portuguesa, Artes, Histria, Geografia e Cincias. Justificativa : importante e bsico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivncias e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espao favorvel a sua atuao, enquanto sujeito ativo das aes sociais e, consequentemente, indivduos transformadores do meio. Breve Histrico : Partindo da premissa de que a escola que temos , via de regra, a escola que queremos, e de que o princpio da construo do conhecimento deve ser fruto da interao, da vivncia de prticas prazerosas, criativas e inerentes s necessidades humanas, o DEMI considera importante abordar a temtica ambiental e a viso integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem, a separao seletiva do lixo e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes questes: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separ-lo? Objetivo: O objetivo geral do projeto o de proporcionar aos alunos um espao onde a criana possa sentir-se sujeito da ao, voltando-se para as questes do meio em que vive, oportunizando prticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importncia da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqncias oriundas da no preservao do meio ambiente .

Contedos : a parte do currculo que escolhemos para trabalhar foi o estudo do meio , dando nfase s questes ambientais , entro dos seguintes componentes :

Lngua Portuguesa apresentao do alfabeto e construo da escrita : letras e slabas Cincias reciclagem , separao e decomposio do lixo, bem como sua influencia na vida o planeta . Arte produo de desenhos , confeco e brinquedos , roupas , acessrios feitos de material reciclado , canes e brincadeiras infantis . Elaborao de uma pea abordando os aspectos do meio ambiente .

Histria e Geografia localizao geogrfica e pesquisas sobre a problemtica do lixo.

Metodologia e Procedimento:O projeto ter inicio em abril /2009 ,com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemtica do lixo . A partir esta sondagem realizamos um levantamento prvio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questo para ser trabalhado em sala de aula . ser elaborado um plano de aula , utilizando bibliografias e matrias disponvel na escolas como vdeo , Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confeco de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plsticas , rolos de papel higinico, potes de iogurte , palitos de picol, tampinhas etc. Palestras com especialistas tambm podero ser previstas Avaliao : A avaliao do projeto , ser observado atravs de mudanas nos hbitos de consumo a partir da adoo os trs R Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianas entendam de que toa matria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participao nas atividades tambm sero considerados positivos Tempo do Projeto :Anual com previso de exposio dia 04 de junho de 2009. Produto Final : Exposio na escola de brinquedos confeccionados pelos alunos e desfile de roupas e acessrios reciclados

Das könnte Ihnen auch gefallen