Sie sind auf Seite 1von 10

18/7/2011

APRESENTAO
RECOMENDAES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE

GUIA RPIDO PARA

PROFISSIONAIS DE SADE
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=28055

O objetivo deste material oferecer ao profissional de sade uma viso geral sobre as recomendaes atuais para o controle da tuberculose. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose espera que este guia seja til para a melhoria do cuidado pessoa com tuberculose.

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE MAIO 2011

REALIZAO

Ministrio da Sade

APOIO

FUNDAO ATAULPHO DE PAIVA

INOVAO NO CONTROLE DA TUBERCULOSE

DEFINIES USADAS PELO PNCT


CASO NOVO: Pessoa com diagnstico de TB confirmado ou clnico-epidemiolgico que no tenha sido tratada por mais de 30 dias. CASO DE RETRATAMENTO: Pessoa j tratada por tuberculose por mais de 30 dias que venha a necessitar de nova terapia por recidiva aps cura (RC) ou retorno aps abandono (RA). Recidiva a tuberculose tratada e curada anteriormente independentemente do tempo decorrido. Abandono o no-uso do medicamento por mais de 30 dias consecutivos, a partir da data agendada para o seu retorno. FALNCIA: persistncia da positividade do escarro ao final do 4 ou 5 ms de tratamento, tendo havido ou no negativao anterior do exame TRANSFERNCIA: refere-se ao paciente que comparece unidade de sade para dar continuidade ao tratamento iniciado em outra unidade, desde que no tenha havido interrupo do tratamento por mais de 30 dias.

REFERNCIA E CONTRA-REFERNCIA
Os pacientes com intolerncia grave a algum dos frmacos antiTB sero encaminhados Referncia Secundria Os pacientes com qualquer tipo de resistncia aos frmacos antiTB sero encaminhados Referncia Terciria Monorresistncia: resistncia a um nico frmaco Polirresistncia: resistncia a dois ou mais frmacos, exceto associao Rifampicina + Isoniazida. Multirresistncia (MDR): resistncia a pelo menos Rifampicina e Isoniazida Resistncia extensiva (XDR - do ingls, extensively drug resistance): resistncia Rifampicina e Isoniazida acrescida resistncia a uma fluoroquinolona e a um medicamento injetvel de segunda linha (Amicacina, Canamicina ou Capreomicina). Procure saber junto gerncia do programa de seu municpio quais so os servios de referncia secundria e terciria.

2
1

18/7/2011

BUSCA ATIVA
Busca ativa a atividade de sade pblica orientada a identificar precocemente o Sintomtico Respiratrio. Sintomtico respiratrio (SR): indivduos com tosse por trs semanas ou mais Em populaes de alto risco de TB, a busca de SR pode se dar com tosse de durao mais curta, desde que seja garantido o suporte laboratorial. EXEMPLOS: Populao prisional - tosse por mais de 2 semanas Populao em situao de rua - tosse com qualquer durao

COMO FAZER A BUSCA ATIVA


ESTRATGIA OPERACIONAL: Interrogar sobre a presena e durao da tosse a toda clientela da unidade de sade, independentemente do motivo da procura. Orientar os SR identificados sobre a coleta do exame de escarro Coletar duas amostras de escarro, uma no momento da identificao e a outra no dia seguinte Registrar as atividades nos instrumentos padronizados (pedido de baciloscopia e Livro do SR) Seguir os fluxos para conduta nos casos positivos e negativos baciloscopia Avaliar rotineiramente a atividade de busca por meio dos indicadores sugeridos: proporo de sintomticos respiratrios examinados, proporo de baciloscopias positivas e proporo da meta alcanada.

3
INDICAES DE BACILOSCOPIA:
Sintomtico respiratrio Suspeita clnica e/ou radiolgica de TB pulmonar (febre, sudorese noturna, emagrecimento, e outros sintomas sugestivos), independentemente do tempo da tosse Suspeita clnica de TB extrapulmonar (exame em materiais biolgicos diversos) A baciloscopia de escarro deve ser realizada em, no mnimo, duas amostras: uma, por ocasio da primeira consulta, e outra, independentemente do resultado da primeira, na manh do dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Nos casos em que h indcios clnicos e radiolgicos de suspeita de TB e as duas amostras de diagnstico apresentem resultado negativo, podem ser solicitadas amostras adicionais. Pode-se tambm encaminhar o paciente para a referncia secundria.

INDICAES DA CULTURA
Indicaes de cultura para micobactrias: Suspeita clnica e/ou radiolgica de TB pulmonar, com baciloscopia repetidamente negativa. TB paucibacilar (crianas, HIV, TB pleuropulmonar) Dificuldade de obteno da amostra (crianas, escarro induzido, lavado brnquico) ou dificuldade de acesso ao exame (indgenas) Amostras extrapulmonares Suspeita de doena causada por micobactria no tuberculosa.

4
2

18/7/2011

INDICAES DA CULTURA COM IDENTIFICAO E TESTE DE SENSIBILIDADE


Indicaes de cultura para micobactria com identificao e teste de sensibilidade, INDEPENDENTEMENTE do resultado da baciloscopia :
Contatos de casos de TB resistente; Retratamento; Pacientes imunodeprimidos, principalmente portadores do HIV/ aids; Pacientes com baciloscopia positiva ao final do 2 ms de tratamento; Falncia ao tratamento da TB (baciloscopia positiva aps 4 ms); Populaes com maior risco de resistncia: profissionais de sade, populao em situao de rua, populao privada de liberdade, pacientes internados em hospitais que no adotam medidas de biossegurana, pacientes em instituies de longa permanncia. Dificuldades de acesso ao servios (populao indgena)

RADIOGRAFIA DE TRAX
A radiografia de trax deve ser solicitada para todo o paciente com suspeita clnica de TB pulmonar, mas ela no substitui a baciloscopia (exame indispensvel em todos os SR). Em suspeitos radiolgicos de TB pulmonar com baciloscopia negativa, recomenda-se a cultura para micobactria. Em pacientes com baciloscopia positiva, a radiografia de trax permite excluir doena pulmonar associada que necessite de tratamento concomitante e avaliar a evoluo radiolgica, sobretudo nos que no apresentam resposta clnica e bacteriolgica.

Lembre-se: a baciloscopia de acompanhamento do tratamento deve ser mensal. Caso esteja ainda positiva no final do 2 ms, deve-se solicitar cultura e TSA, pois h suspeita de falncia/resistncia.

5
TUBERCULOSE E HIV
OS PROGRAMAS DE TB E AIDS DEVEM GARANTIR: 1- AOS PACIENTES COM TUBERCULOSE Acesso precoce ao diagnstico da infeco pelo HIV por meio da oferta do teste anti-HIV Acesso ao tratamento antirretroviral 2- S PESSOAS VIVENDO COM HIV: Realizao da PT e acesso ao tratamento da infeco latente (quimioprofilaxia) quando indicado. Diagnstico precoce da tuberculose ativa nos pacientes com manifestaes clnicas sugestivas
Todo paciente com TB deve ser testado para HIV. Todo paciente com HIV deve ser testado pela prova tuberculnica.

EXAME HISTOPATOLGICO
O exame histopatolgico realizado para o diagnstico das formas extrapulmonares ou nas formas pulmonares difusas de difcil diagnstico. A leso tpica, sugestiva de tuberculose, o granuloma com necrose caseosa. Esta leso no patognomnica da tuberculose, mas em sujeitos com clnica compatvel, fortemente sugestiva e o tratamento pode ser iniciado. TODO MATERIAL COLETADO POR BIPSIA DEVE TAMBM SER ARMAZENADO EM GUA DESTILADA OU SORO FISIOLGICO E ENVIADO PARA CULTURA EM MEIO ESPECFICO.

6
3

18/7/2011

DIAGNSTICO DE TB EM PVHA
preciso insistir nas baciloscopias e culturas e solicitar outros materiais alm do escarro espontneo: escarro induzido, lavado broncoalveolar, e outros.
Amostra

FLUXOGRAMA DIAGNSTICO PARA HIV

A cultura de outras materiais extrapulmonares, em especial de medula ssea e as hemoculturas aumenta as chances de confirmao do diagnstico.

Realizar Teste Rpido 1 (TR1) Valido? no Realizar Teste Rpido 1 (TR1) Resultado reagente? no sim Amostra no reagente para HIV Coletar nova amostra aps 30 dias caso persista a suspeita da infeco sim Realizar teste sim rpido 2 (TR2) Valido? no Realizar teste rpido 2 (TR2) sim no Valido? no Colher uma amostra por puno venosa e submeter ao Fluxograma mnimo do diagnstico laboratorial da infeco pelo HIV sim Resultado reagente? sim Amostra reagente para HIV sim

Sempre que um fragmento de rgo ou tecido for obtido, a CULTURA e exame histopatolgico so fundamentais. Para cultura, o material no pode ser armazenado em formol! Os granulomas nos pacientes imunossuprimidos podem ser malformados, mas a baciloscopia mais frequentemente positiva no material de bipsia.

Valido?

Processo definido Processo Exige uma tomada de deciso Exige uma tomada de deciso

7
TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO
TODOS os casos de tuberculose devem ser tratados sob superviso direta de um profissional de sade (tratamento diretamente observado - TDO). A escolha da modalidade do TDO deve ser decidida entre a equipe da sade e o paciente: domiciliar ou na unidade de sade A frequncia ideal de superviso diria ou de 2 a 6. Quando a superviso diria no for possvel, deve-se insistir na tomada autoadministrada diria dos medicamentos. Um mnimo de 24 tomadas na fase de ataque e 48 na fase de manuteno devem ser observadas.

Finalizador

TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO


O uso de incentivos e facilitadores, como cesta bsica e auxlio transporte, pode aumentar a adeso. Excepcionalmente, a observao pode ser realizada por uma pessoa da famlia ou da comunidade desde que treinada e supervisionada por profissional de sade. O tratamento diretamente observado mais do que observar a deglutio dos medicamentos: uma estratgia de construo de vnculo entre o paciente, o profissional de sade e o servio de sade.

8
4

18/7/2011

ESQUEMA BASICO PARA ADULTOS E ADOLESCENTES


Esquema bsico para tratamento de adultos e adolescentes (> 10 anos de idade):
Regime Frmacos Faixa de peso 20 a 35 kg 2RHZE Fase intensiva ou de ataque RHZE 150/ 75/ 400/ 275mg 36 a 50 kg > 50kg 20 a 35 kg 150/75 mg 36 a 50 kg > 50kg Unidade/ dose 2 comprimidos 3 comprimidos 4 comprimidos 2 comprimidos 3 comprimidos 4 comprimidos Meses 2 2 2 4 4 4

ESQUEMA PARA MENINGOENCEFALITE TUBERCULOSA ADULTOS E ADOLESCENTES (>10 ANOS DE IDADE)


Esquema para meningoencefalite tuberculosa em adultos e adolescentes (> 10 anos de idade):
Regime Frmacos Faixa de peso 20 a 35 kg 2RHZE RHZE 150/ 75/ Fase intensiva 400/ 275mg 36 a 50 kg > 50kg 20 a 35 kg 150/75 mg 36 a 50 kg > 50kg Unidade/ dose 2 comprimidos 3 comprimidos 4 comprimidos 2 comprimidos 3 comprimidos 4 comprimidos Meses 2 2 2 7 7 7

4RH Fase de manuteno

7RH Fase de manuteno

(Rrifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol)

(Rrifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol)

Indicaes: Casos novos de todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar (exceto meningoencefalite) infectados ou no pelo HIV Retratamentos : recidiva (independentemente do tempo decorrido do ltimo episdio) ou retorno, aps abandono, com doena ativa.

Na meningoencefalite tuberculosa deve ser associado corticosteride ao esquema anti-TB: prednisona oral (1 a 2 mg/kg/ dia) por quatro semanas; ou dexametasona intravenosa nos casos graves (0,3 a 0,4 mg/kg/dia), por 4 a 8 semanas, com reduo gradual da dose nas quatro semanas subsequentes.

ESQUEMA PARA CRIANAS


Esquema para tratamento de tuberculose em crianas (< 10 anos de idade):
Peso do doente
At 20kg

ESQUEMA PARA MENINGOENCEFALITE TUBERCULOSA EM CRIANAS


Esquema para tratamento de meningoencefalite tuberculose em crianas:
Peso do doente
21 a 35 kg 36 a 45kg

21 a 35 kg mg/dia

36 a 45kg mg/dia

>45kg
mg/dia

Fases 2RHZ Fase intensiva 4RH

Frmacos

mg/kg/dia

R H Z R H

10 10 35 10 10

300 200 1000 300


200

450 300 1000 450


300

600 400 2000 600


400 Fases
2RHZ

At 20kg

>45kg
mg/dia

Frmacos H Z R H
R Fase

mg/kg/dia

mg/dia

mg/dia

10

300
200 1000 300 200

450
300 1500 450 300

600 400 2000 600 400

Fase de manuteno

intensiva 7RH Fase de manuteno

10 35 10 10

(Rrifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol)

Indicaes: Casos novos de todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar (exceto meningoencefalite) infectados ou no pelo HIV Retratamentos : recidiva (independentemente do tempo decorrido do ltimo episdio) ou retorno, aps abandono, com doena ativa.

(Rrifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol)

10

10
5

18/7/2011

EFEITOS ADVERSOS MENORES


Efeitos adversos menores: No h necessidade de suspenso do esquema em uso Os casos devem permanecer na Unidade de Ateno Bsica
Efeito adverso "menor"
Intolerncia digestiva (nusea e vmito) e epigastralgia

EFEITOS ADVERSOS MAIORES


Efeitos adversos maiores Os casos devem ser avaliados em unidades de referncia secundria
Efeito adverso "maior" Exantema ou hipersensibilidade de moderada a grave Psicose, crise convulsiva, H encefalopatia txica ou coma Neurite tica Hepatotoxicidade (vmitos, alterao da funo heptica > 5x o normal, hepatite) Trombocitopenia, leucopenia, eosinofilia, anemia hemoltica, agranulositose, vasculite Nefrite intersticial Rabdomilise com mioglobinria e insuficincia renal Medicamento Todos Conduta
Suspender o tratamento; reintroduzir os medicamentos um a um aps a resoluo do problema; substituir o esquema nos casos graves ou reincidentes.

Medicamento
R, H, Z, E

Conduta
Reformular os horrios de administrao da medicao. Considerar o uso de sintomticos. Avaliar a funo heptica.

H E, H

Substituir por estreptomicina Substituir por estreptomicina


Suspender o tratamento at a resoluo da alterao heptica; reintroduzir os medicamentos um a um; avaliar a funo heptica aps a reintroduo de cada medicamento; avaliar possvel substituio do medicamento ou mudana do esquema

Artralgia ou artrite Neuropatia perifrica


Cefalia e mudana de comportamento (euforia, insonia, ansiedade e sonolncia)

Z, H H, E

Medicar com acido acetilsalclico e avaliar a evoluo

Medicar com piridoxina (vit B6) e avaliar a evoluo Orientar Orientar


Medicar com antihistamnico e avaliar evoluo Orientar (dieta hipopurnica)

Z, H, R

H R

Suor e urina de cor avermelhada

Prurido cutneo ou exante- H,R ma leve Hiperuricemia (com ou sem Z,E sintomas) Febre R,H

R, H

Suspender o tratamento e substituir pelo esquema de multirresistncia Suspender o tratamento e substituir pela estreptomicina Suspender o tratamento e retirar a pirazinamida do esquema

R Z

Orientar

(Rrifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol)

11

(Rrifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol)

11

HEPATOPATIAS
Nos dois primeiros meses de tratamento, pode ocorrer elevao assintomtica dos nveis sricos das enzimas hepticas (TGO/TGP), seguida de normalizao espontnea, sem qualquer manifestao clnica e sem necessidade de interrupo ou alterao do esquema teraputico.
VERIFICAR O PESO DO PACIENTE QUANDO DA PRESCRIO DA DOSE DO MEDICAMENTO

HEPATOPATIAS
Conduta frente a Hepatopatias
Com doena heptica prvia: - Hepatite Viral Aguda - Hepatopatia Crnica: viral, autoimune e criptognica - Hepatopatia Alcoolica: esteatose heptica, hepatite alcolica SEM CIRROSE TGO/TGP > 3 x LSN TGO/TGP < 3 x LSN 2 SRE / 7 RE 2 SHE / 10 HE 3 SEO / 9 EO Esquema Bsico

O tratamento dever ser interrompido quando: Os valores das enzimas atingirem 5 vezes o valor normal, no paciente sem sintomas Os valores das enzimas atingirem 3 vezes o valor normal, com incio de sintomas, ou logo que ictercia se manifeste O PACIENTE DEVER SER ENCAMINHADO PARA UNIDADE DE REFERNCIA SECUNDRIA Indica-se a reintroduo do esquema aps normalizao das enzimas hepticas e resoluo dos sintomas Sequncia para reintroduo: R + E H Z

COM CIRROSE

3 SEO / 9 EO

Sem doena TGO/TGP 5x LSN heptica prvia ( ou 3 x LSN com Reintroduo (hepatotoxicidade aps sintoma) RE H Z o inicio do tratamento) Ictercia

Reintroduo do Esquema Bsico ou substituto

Persistncia de TGO/TGP 5x LSN por 3 SEO / 9 EO quatro semanas ou casos graves de TB

LSN - Limite Superior da Normalidade

Avaliar a funo heptica antes de cada introduo.

12

12
6

18/7/2011

RECOMENDAES PARA NEFROPATAS


1. Estimar clearance da creatinina Clearance de creatinina:
Homens = (140 - idade) x (peso em kg) 72 x creatinina srica (mg%) Mulheres = (140 - idade) x (peso em kg) x (0,85) 72 x creatinina srica (mg%)

INDICAES DE INTERNAO
Meningoencefalite tuberculosa Intolerncia aos medicamentos antituberculose incontrolvel em ambulatrio Comprometimento do estado geral que no permita tratamento em regime ambulatorial Intercorrncias clnicas e/ou cirrgicas relacionadas ou no TB que necessitem de tratamento e/ou procedimento em regime hospitalar Casos em situao de vulnerabilidade social, como ausncia de residncia fixa ou grupos com maior probabilidade de abandono, especialmente se for um caso de retratamento, falncia ou multirresistncia.

2. Ajustar das doses dos medicamentos de acordo com clearance


Medicamento Mtodo de ajuste
No requer ajuste Alterar dosagem Alterar intervalo de Administrao Alterar dosagem Alterar intervalo de administrao

Clearance de creatinina
entre 90 e 50 entre 50 e 10 menor que 10

Rifampicina Isoniazida Pirazinamida Etambutol Estreptomicina

100% 100% 24h 100% 24h

100% 75 100% 24h 50 100%

100% 50% 48 a 72h 25 50%

24 - 72h 72 - 96h

13
GESTANTE
O esquema com RHZE pode ser administrado nas doses habituais para gestantes e est recomendado o uso de piridoxina (50mg/dia) durante a gestao pelo risco de crise convulsiva (devido isoniazida) no recm nascido. No h contra indicaes amamentao, exceto se a me apresentar mastite tuberculosa. recomendvel, que a me faa uso de mscara cirrgica ao amamentar e cuidar da criana. Gestantes e lactantes devem utilizar os esquemas preconizados (RHZE e RHZ, respectivamente), mas devem receber especial ateno no monitoramento de efeitos adversos.

13
SEGURANA DOS MEDICAMENTOS EM GESTANTES E LACTANTES
Medicamentos que devem ser evitados Estreptomicina e outros aminoglicosdeos Polipeptdeos Etionamida e outras tionamidas Quinolonas
Medicamentos com uso criterioso Etionamida Acido Paraminossaliclico (PAS) Ofloxacina Capreomicina Claritromicina Clofazimina

Segurana dos frmacos na gestao e em lactentes GRAVIDEZ Medicamentos seguros Rifampicina Isoniazida Pirazinamida Etambutol
ALEITAMENTO MATERNO Medicamentos seguros Rifampicina Isoniazida Pirazinamida Etambutol Estreptomicina Cicloserina/Terizidona

14

14
7

18/7/2011

CONTROLE DE CONTATOS
Caso ndice: todo paciente com TB pulmonar ativa, prioritariamente com baciloscopia positiva Contato: pessoa que convive no mesmo ambiente com o caso ndice no momento do diagnstico da TB (em casa, ambientes de trabalho, instituies de longa permanncia, escola ou pr-escola). Quando a TB na criana, preconiza-se a investigao de todos os seus contatos, independentemente da forma clnica da TB, pois ela provavelmente convive com um caso ndice. Prioridades para avaliao de contatos e tratamento de infeco latente (ILTB): contatos menores de 5 anos, pessoas vivendo com HIV/aids e portadores de outras condies de alto risco (vide cartes 17 e 18).

INTERPRETAO DA PROVA TUBERCULNICA


INDICAES DE TRATAMENTO DA ILTB: 1- Crianas contatos de casos bacilferos: Se PT 5 mm: em crianas no vacinadas com BCG, crianas vacinadas h mais de 2 anos ou qualquer condio imunossupressora. Se PT 10 mm: em crianas vacinadas com BCG h menos de 2 anos. 2- Em adultos e adolescentes: Vide quadros nos cartes 17 (verso) e 18 (frente). OUTRAS SITUAES: Grvidas: postergar o tratamento da ILTB para aps o parto. Gestante com infeco pelo HIV: tratar a ILTB aps o 3 ms de gestao.

15
FLUXOGRAMA PARA CONTROLE DE CONTATOS ADULTOS E ADOLESCENTES
Adolescentes > 10 e adultos Consulta

15
FLUXOGRAMA PARA CONTROLE DE CONTATOS - CRIANAS (< 10 ANOS DE IDADE)
Crianas < 10 anos Consulta

Assintomtico PT
Com PT 5mm RX trax PT < 5mm Repetir PT em 8 sem.
Sem converso da PT

Sintomtico Investigar TB
TB Tratar TB Converso da PT RX trax Normal Tratar ILTB
PT com critrio de ILTB**
Excluido TB Prosseguir investigao

Assintomtico RX trax e PT
RX trax normal
PT sem critrio de ILTB**

Sintomtico Investigar TB *
RX trax suspeito Prosseguir investigao TB
Excluido TB Prosseguir investigao

Suspeito Prosseguir investigao

Normal Tratar ILTB

Tratar TB
(*) Empregar o Quadro de pontuao ver captulo 4. (**) PT 5mm (em crianas no vacinadas com BCG, vacinadas h mais de 2 anos ou portadora de condio imunossupressora); ou 10 mm em crianas vacinadas com BCG h menos de 2 anos.

Alta e orientao Suspeito


Prosseguir investigao ou tratar TB

Tratar

Repetir PT em ILTB 8 semanas

16

Converso tratar ILTB

Sem converso alta com orientao

16

18/7/2011

TRATAMENTO DA ILTB EM PACIENTES COM HIV/AIDS


EM PACIENTES COM HIV/AIDS, TRATAR ILTB: 1. Com radiografia de trax normal e: PT 5 mm Contatos intradomiciliares ou institucionais de pacientes bacilferos independentemente da PT PT < 5 mm com registro documental de ter tido PT 5 mm e no submetido a tratamento da ILTB na ocasio 2. Radiografia de trax com presena de cicatriz radiolgica de TB, sem tratamento anterior para TB, independentemente do resultado da PT.

INDICAES DE TRATAMENTO DA ILTB E INTERPRETAO DA PROVA TUBERCULNICA


Indicaes de tratamento da ILTB para situaes com risco elevado de adoecimento
RISCO PT 5mm PT 10mm Silicose CONVERSO Contatos de TB bacilfera ELEVADO HIV/Aids (indicado trata-

mento da ILTB Contatos adultos e Contatos com Profissional de em qualquer menores de 10 menos de 10 sade anos no idade) anos I vacinados com vacinados BCG h menos com BCG h de 2 anos menos de 2 anos Uso de inibidores do TNF-a Alteraes radiolgicas fibrticas sugestivas de sequela de TB Transplantado em terapia imunossupressora Neoplasia de cabea e pescoo Profissional de laboratrio de micobactria

Insuficincia Trabalhadores de renal em dilise instituies de longa permanncia

17
INTERPRETAO DA PROVA TUBERCULNICA E INDICAES DE TRATAMENTO DA ILTB
Situaes com risco moderado e baixo de adoecimento
RISCO PT 5mm PT 10mm Moderado (tratar Uso de corticos- Diabettes ILTB se < 65 anos de terides (>15 mg mellitus idade) de prednisona) Baixo peso (<85% do ideal) Baixo (tratar ILTB se < 50 anos de idade) Tabagistas ( 1 mao/dia) Calcificao isolada (sem fibrose) na radiografia

17
TRATAMENTO DA ILTB
O tratamento da ILTB com H reduz em 60 a 90% o risco de adoecimento. Esta variao se deve durao e adeso ao tratamento. FRMACO UTILIZADO: Isoniazida - na dose de 5 a 10 mg/kg de peso, at a dose mxima de 300 mg/dia. TEMPO DE TRATAMENTO: Deve ser realizado por um perodo mnimo de 6 meses. Observao 1: H evidncias de que o uso por 9 meses protege mais do que o uso por 6 meses, principalmente em pacientes com HIV/aids. A opo entre 6 e 9 meses de tratamento deve considerar a viabilidade operacional e a adeso do paciente. Observao 2: A quantidade de doses tomadas mais importante do que o tempo do tratamento. Mesmo com a eventualidade de uso irregular, considerar a prorrogao do tempo de tratamento com o objetivo de completar as doses previstas, no excedendo, essa prorrogao, em at 3 meses do tempo inicialmente programado.

18

18
9

18/7/2011

QUIMIOPROFILAXIA PRIMRIA
Preveno da infeco latente ou quimioprofilaxia (QP) primria FLUXOGRAMA
Recm nascido coabitante de caso ndice bacilfero Iniciar QP primria 3 meses depois - fazer PT

CRDITOS
Este guia teve como base as novas recomendaes para o controle da tuberculose, revisado e publicado em 2010 no site www.saude.gov.br

ORGANIZADORES DO GUIA RPIDO: Denise Arakaki-Sanchez - PNCT Olga Maira Machado Rodrigues - PNCT Jorge Luiz da Rocha - Projeto MSH Anete Trajman - Projeto IncoTB

Ministrio da Sade

PT 5 mm
Manter QP por mais trs meses e no vacinar com a BCG

PT < 5 mm
INOVAO NO CONTROLE DA TUBERCULOSE

Suspender QP e vacinar com BCG

19

19

10

Das könnte Ihnen auch gefallen