Sie sind auf Seite 1von 8

EPOCA DO SOCIALISMO

1917*1957

CINCIAS ECNOMICAS E SOCIAIS

ACADEMIA DE CINCIAS DA U. R. S. S.

/ s t r i a

POCA DO'SOCIALISMO
(1917-1957)
Traduo de JOO ALVES DOS SANTOS

EDITORIAL

GRIJALBO, I960

LTDA.

So P a u l o -

A BATALHA DE BERLIM. CAPITULAAO DA ALEMANHA

FASCISTA

Na segunda metade de abril e nos primeiros dias de maio de 1945, o Exrcito Sovitico desferiu o golpe final sbre a Alemanha fascista e suas foras armadas. Em 16 de abril as tropas da l.a frente bielo-russa e da 1. frente ucraniana e, em 20 de abril, as da 2.* frente bielo-russa iniciaram, desde as linhas dos rios Oder e Neisse, sua grandiosa ofensiva contra

g86

final vitorioso da g u e r r a

ptria

o grupo de exrcito "Vstula" e a ala esquerda do grupo de exrcitos "Centro" dos alemes, que cobriam Berlim a leste, sudeste e noroeste. Na operao contra Berlim tambm tomaram parte as tropas do 1. e 2." exrcitos poloneses. O Exrcito Sovitico dispunha de enormes quantidades de ma- terial de guerra de primeira classe. Enquanto todo o exrcito tsarista contava, em 1917, com 12 000. canhes, no assalto contra Berlim tomaram parte, do lado sovitico, 41 O Q canhes e morteiros, mais de O 6 300 tanques e canhes automotores e 8 000 avies. As tropas alemes que cobriam as posies de Berlim contavam com crca de um milho de soldados e oficiais, com 8 000 canhes e morteiros, mais de 1 200 tanques e armas de assalto e 3 300 avies. Os poderosos golpes das tropas soviticas romperam as defesas inimigas ao largo de tda a vertente ocidental do Oder e do Neisse. Depois disso, os atacantes se lanaram em impetuoso avanvo sbre Berlim. Ante a asfixiante ameaa, o comando hitlerista concentrou suas foras a Leste, contra o Exrcito Sovitico que avanava em tda a frente. Alm disso, recorrendo a ardis diplomticos, os hitleristas procuraram retardar a catstrofe. Com ste fim .e por meio do aristocrata sueco Bernadotte, tentaram entabular conversaes com os Estados Unidos e a Inglaterra a respeito da assinatura de uma paz em separado. Estas tentativas, porm, no surtiram efeito. Nada nem ningum podia, ento, salvar a Alemanha hitlerista e seu exrcito do esmagamento total. De 16 a 19 de abril, as tropas da l.a frente bielo-russa e da 1.* ucraniana venceram as defesas de antemo preparadas das tropas germano-fascistas nas linhas do Oder e do Neisse. As tropas alems opunham uma resistncia desesperada. Mantiveram-se combates particularmente encarniados na zona de avano das tropas da l. a frente bielo-russa, nas "alturas de Zielen". Mas, tambm aqui, foi totalmente rompida a resistncia do inimigo no segundo dia depois de iniciada a ofensiva. Levando adiante os xitos conseguidos na primeira etapa da operao, as tropas da l. a frente bielo-russa seguiram avanando desde o Leste, cercando Berlim pelo norte e noroeste. Ao mesmo tempo, as tropas da l.1 frente ucraniana foraram vitoriosamente a passagem dos rios Neisse e Spree. As tropas hitleristas que enfrentavam os combatentes soviticos da referida frente foram dividida sem duas partes. As tropas da 1.' frente ucraniana avanavam sbre Berlim pelo sul e sudoeste. Na noite de 24 para 25 de abril, em ao combinada com as da l. a frente bielo-russa, estas tiopas completaram a operao

LTIMA ETAPA DAS OPERAES

687

de crco do grupo de tropas alems de Berlim. Naquele mesmo dia, as tropas do 5. exrcito da Guarda da 1.* frente ucraniana chegaram ao rio Elba, e no setor de Torgau estabeleceram contacto com as unidades do 1. exrcito norte-americano. Durante dez dias, travaram-se encarniados combates nas ruas da capital da Alemanha fascista. O 8. exrcito da Guarda, sob o comando do general W . I. Chuikov, e tropas do 3. Exrcito de assalto, comandado pelo general W . I. Kusnetsov, avanavam um de encontro a outro, at se reunirem na zona do Reichstag. Em 30 de abril, as tropas inimigas postadas em Berlim achavamse divididas em quatro grupos isolados. Ao amanhecer do referido dia, as tropas soviticas, donas, j, do setor central de Berlim, lanaram o assalto contra o Reichstag. Os hierarcas fascistas consideravam-se j definitivamente perdidos. Alguns dles fugiram de Berlim, outros suicidaram-se. Na tarde de 30 de abril o prprio Hitler suicidou-se. As tropas soviticas aproximavam-se do Reichstag lenta mas firmemente. O primeiro a chegar ao Reichstag foi o batalho comandado pelos oficiais" S. A. Neustroiev, W . I. Davydov e K. Y. Samsonov. AbriSdo a passagem com granadas de mo e com o fogo dos fuzismetralhadores, os sargentos batedores Yegorov e Kantaria lograram chegar escadaria que conduzia ao telhado do edifcio e, sob o fogo inimigo, colocaram na cpula do Reichstag a bandeira da vitria. Eram 2 horas e 25 minutos da tarde do dia 30 de abril de 1945. Aos sargentos Mikail Yegorov e Meliton Kantaria, aos capites Neustroiev e Davydov e ao major tenente Samsonov foi concecido o ttulo de Heris da Unio Sovitica. Em 2 de maio de 1945 capitulava a guarnio de Berlim. Em princpios de maio, as tropas da 2.' e 1.' frente bielo-russas e as da l. a frente ucraniana passaram a ocupar a linha WismarSchwerin-Wittemberg-Elba, at Meissen, entrando em contacto, ao largo desta linha, com as tropas anglo-norte-americanas, que avanavam pelo Oeste. Depois do suicdio de Hitler constituiu-se em Flensburgo o novo govrno fascista do almirante Doenitz, com o qual os Estados Unidos e a Inglaterra firmaram em Reims o protocolo preparatrio do armistcio. Enquanto o Exrcito Sovitico levava a cabo a total liquidao dos restos das foras armadas, j derrotadas, da Alemanha fascista, o comando anglo-norte-americano continuava a manter, entre os bastidores, conversaes com o "govrno" de Doenitz e deu ordem para que sua aviao bombardeasse algumas das cidades alemes destinadas a serem ocupadas pelas tropas soviticas. Foram, assim, brbaramente destrudas: Dresde, Halles e outras cidades da Alemanha oriental.

688

O FINAL VITORIOSO DA GUERRA PATRIA

Nos ltimos dias de combates contra o fascismo alemo, o Exrcito Sovitico terminou a libertao da Checoslovquia. Em princpios do ms de maio de 1945, quando as tropas soviticas j se aproximavam da cidade, a populao de Praga, capital da Checoslovquia, lanou-se insurreio armada contra os ocupantes germano-fascistas. Travaram-se encarniados combates nas ruas da cidade. Os insurretos, chefiados pelos comunistas, bateram-se com valentia e tenacidade. Os fascistas lanaram foras considerveis para esmag-los. Os hitleristas queriam destruir a todo custo os destacamentos dos patriotas checoslovacos. Os habitantes de Praga, gloriosamente sublevados, dessangraram-se na luta desigual contra as tropas fascistas, mas, nem por isso, se renderam. Estavam seguros de que o Exrcito Sovitico acudiria em seu auxlio, e suas esperanas no falharam. , A tomada de Praga esteve a cargo das tropas das trs frentes ucranianas e das unidades "checoslovacas. O exrcito de tanques, sob o comando de P. S. Rybalkov e D. D. Deliushenko, avanou sbre a Checoslovquia em impetuosa arrancada, por Dresde e pelos Montes Metalferos, e em 9 de maio Praga era libertada. Avanaram simultneamente sbre Praga as tropas do 13." exrcito e do 5." exrcito da Guarda. Quase um milho de soldados inimigos foram apertados entre os braos da tenaz e capitularam, em sua maior parte. Com o esmagamento das tropas alems da Checoslovquia, concluiu-se a liquidao total das fras armadas da Alemanha fascista. A Alemanha hitlerista fra esmagada sob os poderosos golpes do Exrcito Sovitico e viu-se obrigada a capitular incondicionalmente. Esta vitria foi alcanada pelo Exrcito Sovitico, em fraternidade de armas com os povos e os exrcitos da Frana, Inglaterra, Estados Unidos e os demais pases da coaliso anti-hitlerista. Em 8 de maio de 1945, num arrabalde de Berlim, Karlhorst, os representantes do alto comando alemo, Keitel, Friedburg e Strumpf, assinaram a ata de rendio incondicional da Alemanha. De acordo com o convnio a que se chegara entre os governos da U . R . S . S . , Inglaterra, Estados Unidos da Amrica do Norte e Frana, todo o territrio alemo foi ocupado pelas tropas dos quatro Estados referidos. Coube a cada uma das quatro potncias uma determinada zona de ocupao. Em virtude deste acordo, as Fras Armadas da Unio Sovitica procederam ocupao do territrio alemo situado a leste da linha que vai desde o ponto do golfo de Lubeck em que convergem os limites do Schleswig-Holstein e Meclemburgo, at a fronteira checoslovaca. Berlim foi dividido entre as zonas de ocupao dos quatro pases, Unio Sovitica, Inglaterra, Estados Unidos e Frana.

LTIMA ETAPA DAS OPERAES

689

Em 9 de maio de 1945 o povo sovitico celebrou o Dia da Vitria sbre a Alemanha germano-fascista. No referido dia, milhes de cidados soviticos lanaram-se s ruas das cidades e aldeias para felicitarem-se mtuamente pela vitria to longamente esperada. O jbilo pelo triunfo sbre a Alemanha fascista transformou-se numa potente demonstrao da unidade do povo, do Partido Comunista e do Govrno sovitico. No Dia da Vitria J. V. Stline falando em nome do Partido e do Govrno disse: "Os grandes sacrifcios que tivemos que enfrentar pela liberdade e independncia d nossa Ptria, os indescritveis sofrimentos e privaes vividos pelo nosso povo no curso da guerra, o intenso trabalho da retaguarda e da frente, oferecido no altar da Ptria, no foram em vo e viram-se coroados pela vitria total sbr o inimigo" 5. Em 24 de junho de 1945 celebrou-se em Moscou, capital da Ptria sovitica, o Desfile da Vitria. As tropas soviticas desfilaram diante do mausolu de V. I. Lnine, em cuja tribuna se achavam os dirigentes do Partido e do Govrno, tremulando suas bandeiras de guerra, cobertas de glria eterna. Moscou, em nome da Ptria, aclamou os hericos combatentes soviticos, que haviam conseguido a histrica vitria sbre a Alemanha fascista. N o dia do grande triunfo, todos os povos da U . R . S . S . honraram a sagrada memria dos combatentes tombados nos combates pela Ptria sovitica.

Josef Sttin
http://w wwvY.com

t a j i i i blogspot.com

com uni dade js tal i n hotmail. com

Das könnte Ihnen auch gefallen