Sie sind auf Seite 1von 4

www.fattocs.com.

br

Orientao prtica para preenchimento da Planilha de Contagem IFPUG


1) A planilha est dividida em trs partes: Contagem, Funes e Sumrio (veja figura abaixo). Cada aba possui campos especficos que devem ser preenchidos adequadamente, conforme descrito a seguir. Observe que os campos de preenchimento automtico (fundo cinza) no devem ser alterados, uma vez que seus valores so carregados com base em outros campos da planilha.

Figura 1 - Abas

2) A primeira parte referente informaes sobre a contagem, como os artefatos utilizados, o propsito da contagem, o tipo de contagem, etc. Ela est ilustrada na figura abaixo:

Figura 2 Identificao da Contagem

Os campos R$/PF, Custo, Deflator e PF Local so utilizados em aplicaes onde este modelo de planilha utilizado na medio de Ordens de Servio de desenvolvimento e manuteno de sistemas cuja medio da produo feita em termos da Anlise de Pontos de Funo. Eles esto fora do escopo deste documento. Este modelo se prope a estar inserido em um contexto onde haja atividades de garantia da qualidade da medio e possui campos para o registro do Responsvel pela medio (assim como a Data de Criao) e campos para o registro do Revisor (assim como a Data da Reviso). O preenchimento do grupo Tipo de Contagem no exclusivo: O primeiro campo, Estimativa, indica se trata de uma medio final ou de uma estimativa; enquanto os demais campos indicam tratar-se de um Projeto de Desenvolvimento, Projeto de Melhoria ou Aplicao. 3) A segunda parte contm a explicao da medio ou estimativa. Ali deve haver a informao necessria para o analista justificar a sua contagem perante alguma parte que no esteja de acordo com os seus resultados. Ela est ilustrada na figura abaixo:

1 Verso 1.0

www.fattocs.com.br

Figura 3 Aba de Contagem de Pontos de Funo

- Os campos Aplicao, Projeto, Responsvel, Revisor, Empresa e PF so preenchidos automaticamente. - Processo Elementar ou Grupo de Dados: Preencha com o nome da funo, seja ela uma funo de dados ou uma funo de transao; - Tipo: o tipo de funo. Preencha com as siglas abaixo: Entrada Externa EE Sada Externa SE Consulta Externa CE Aquivo Lgico Interno ALI Arquivo de Interface Externa - AIE - (I/A/E/T): o fato gerador para uma determinada funo ter entrado no escopo da contagem. Preencha com as siglas abaixo: Funo Includa - I (Em um projeto de desenvolvimento ou na medio de uma aplicao, considere sempre este valor); Funo Alterada - A (Apenas pode ser usado em projetos de melhoria); Funo Excluda - E (Apenas pode ser usado em projetos de melhoria); Funo Testada - T (Relevante apenas quando da utilizao do Test Function Point da NESMA). - TD: Quantidade de Tipos de Dados necessria na determinao da complexidade de uma funo de dados ou de transao. Deixe em branco para utilizar a Contagem Estimativa da NESMA, onde uma funo de dados considerada a priori como de complexidade baixa e uma funo de transao como de complexidade mdia. Tambm no deve ser preenchido no caso de se utilizar a Contagem Indicativa da NESMA onde um ALI contribui com 35 PF e um AIE com 15 PF. - AR/TR: Quantidade de Arquivos Referenciados na medio de uma funo de transao ou Quantidade de Tipos de Registro na medio de uma funo de dados. Deixe em branco para utilizar a Contagem Estimativa da NESMA, onde uma funo de dados considerada a priori como de complexidade baixa e uma funo de transao como de complexidade mdia. Tambm no deve ser preenchido no caso de se utilizar a Contagem Indicativa da NESMA onde um ALI contribui com 35 PF e um AIE com 15 PF. - Complexidade: Calculado pela planilha de acordo com a quantidade de Tipos de Dados e a quantidade de Arquivos Referenciados ou Tipos de Registro, conforme o Tipo de Funo no caso de uma contagem

2 Verso 1.0

www.fattocs.com.br

detalhada ou com base no tipo de funo no caso de uma Contagem Estimativa da NESMA. Assume os valores: Baixa Mdia Alta - PF: Contribuio dos Pontos de Funo da medio da respectiva funo. Tambm calculado pela planilha. Tanto a coluna Complexidade quanto a coluna PF utilizam-se das tabelas abaixo em seu processamento.

Figura 4 -Tabela de Complexidade

- PF Local: Desconsidere. - Observaes: Utilize este espao para documentar qual o insumo que teve para identificar a funo relativa quela linha. Qual caso de uso, qual tela, qual relatrio, enfim, algo que permita a voc justificar a contagem com agilidade. 4) A terceira aba contm informaes com o resumo da medio ou estimativa, com base nos itens preenchidos na aba anterior.

3 Verso 1.0

www.fattocs.com.br

Figura 5 Sumrio da Contagem (1)

Este quadro apresenta o sumrio de funes por Tipo e Complexidade. As reas destacadas com cores, fornecem a distribuio percentual dos pontos de funo conforme o tipo. Logo abaixo, o resultado da Contagem Detalhada do IFPUG, da Contagem Estimativa da NESMA e da Contagem Indicativa da NESMA.

Figura 6 Sumrio da Contagem (2)

Nada melhor que usar a prpria planilha para entender melhor o seu funcionamento.

4 Verso 1.0

Das könnte Ihnen auch gefallen