Sie sind auf Seite 1von 5

Publicado em 25 de janeiro de 2012 em Educao

A estreita relao entre o poder e o conhecimento


A ESTREITA RELAO ENTRE O PODER E O CONHECIMENTO Lissandra Zanon Este trabalho tem o propsito de enfatizar e discutir os enlaces entre poder e conhecimento nos vrios mbitos organizacionais da sociedade. Pois, percebe-se que h uma estreita relao entre poder e saber. Segundo Foucault, que empreendeu uma anlise de como a constituio de relaes de poder produz campos de saber, reciprocamente saberes engendram relaes de poder. Ele interroga as relaes entre as estruturas econmicas e polticas da nossa sociedade e o conhecimento, no em seus contedos, mas em suas funes de poder saber. Dessa forma, se o conhecimento gera poder, podemos dizer que, quanto mais se estuda, mais abrem-se possibilidades. O poder aumenta na medida em que aumenta o conhecimento. Porm, muitas vezes, no interessa ao Estado que todos estejam aptos a governar ou entender o mecanismo do governo. Todas as relaes de poder envolvem dominados e dominadores. Ao governo interessa que haja a manuteno de ambas as parcelas em proporo desigual. Focault diz que Se quisermos realmente conhecer o conhecimento, saber o que ele , apreend-lo em sua raiz, (), devemos compreender quais so as relaes de luta e de poder. E somente nessas relaes de luta e de poder - na maneira como os homens entre si se odeiam, lutam, procuram dominar uns aos outros, querem exercer, uns sobre os outros, relaes de poder - que compreendemos em que consiste o conhecimento (2003, p.23).

A saber, conhecimento um patrimnio humanitrio. A definio clssica de conhecimento, originada em Plato, diz que ele consiste de crena verdadeira e justificada. Aristteles divide o conhecimento em trs reas: cientfica, prtica e tcnica. Alm dos conceitos aristotlico e platnico, o conhecimento pode ser classificado em uma srie de designaes/categorias:

Conhecimento Sensorial: o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experincias sensitivas e fisiolgicas (tato, viso, olfato, audio e paladar).

Conhecimento Intelectual: Esta categoria exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocnio mais elaborado do que a mera comunicao entre corpo e ambiente. Aqui j pressupe-se um pensamento, uma lgica.

Conhecimento Emprico/Vulgar/Popular: a forma de conhecimento do tradicional (hereditrio), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apurao ou anlise metodolgica. No pressupe reflexo, uma forma de apreenso passiva, acrtica e que, alm de subjetiva, superficial.

Conhecimento Cientfico: Preza pela apurao e constatao. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se est observando. No se contenta com explicaes sem provas concretas; seus alicerces esto na metodologia e na racionalidade. Anlises so fundamentais no processo de construo e sntese que o permeia, isso, aliado s suas demais caractersticas, faz do conhecimento cientfico quase uma anttese do emprico.

Conhecimento Filosfico: Mais ligado construo de idias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagao e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento cientfico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questes imensurveis, metafsicas. A partir da razo do homem, o conhecimento filosfico prioriza seu olhar sobre a condio humana.

Conhecimento Teolgico: Conhecimento adquirido a partir da f teolgica, fruto da revelao da divindade. A finalidade do Telogo provar a existncia de Deus e que os textos Bblicos foram escritos mediante inspirao Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestveis. A f no cega baseia-se em experincias espirituais, histricas, arqueolgicas e coletivas que lhes d sustentao.

Conhecimento Intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito subjetividade. s nossas percepes do mundo exterior e racionalidade humana. Manifestase de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania. Quanto ao conceito de poder, este varia no tempo e em funo da corrente de pensamento abordada por diversos estudiosos. Para Foucault o poder algo que se exerce em rede. No existe uma entidade que centraliza o poder. Este se d tanto a nvel macro quanto a nvel micro. J para Lasswell, poder o fato de participar da tomada de decises. Marx Webel definiu o poder como sendo a probabilidade de um certo comando com um contedo especfico a ser obedecido por um grupo determinado.

Essa relao entre conhecimento e poder, faz-se visvel desde a Idade Mdia, como podemos verificar na obra de Humberto Eco, O Nome da Rosa. A expresso "O nome da Rosa" foi usada na Idade Mdia significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que no esteja presente e nem sequer exista. A "rosa de ento" , centro real desse romance, a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados cdigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram atravs dos sculos. A referida obra tambm uma crtica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violncias sexuais, os conflitos no seio dos movimentos herticos, a luta contra a mistificao e o poder. Uma parbola sangrenta pattica da histria da humanidade. O pensamento dominante, que queria continuar dominante, impedia que o conhecimento fosse acessvel a quem quer que seja, salvo os escolhidos. No O nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguia chegar no final era morto. S alguns tinham acesso. uma alegoria do Humberto Eco, que tem a ver com o pensamento dominante da Idade Mdia, dominado pela igreja. A informao restrita a alguns poucos representava dominao e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorncia todos os outros. Esta centralizao do poder sobre o conhecimento tambm foi visvel durante o perodo da Santa Inquisio, onde a igreja possua todo o monoplio do conhecimento e poder em suas mos. Dessa forma, doutrinas contrrias eram punidas severamente na fogueira. Como sabemos, O conhecimento e a liberdade so condies ontolgicas do ser humano. O que de fato ocorreu nas sociedades ao longo da histria foi uma exacerbao da lgica individualista e de imposio, de apropriao e privatizao. O conhecimento, portanto, um patrimnio humanitrio, devendo servir ao bem comum, da mesma forma como o desenvolvimento econmico-social deve servir a todos e todas, sendo uma possibilidade de felicidade humana, de construo de uma sociedade sem excludos. Dessa forma, a escola sendo uma instituio que trabalha diretamente com o conhecimento, est intrinsecamente ligada ao poder. Passa a ser, como diz Bourdieu, () agncia de reproduo social, econmica e cultural das classes dominantes, ou, () como um programa de percepo de pensamento e de ao uniformizante (1992, 219). Por isso, no difcil perceber que a escola no apoltica, a maneira pela qual o estado, por meio de suas concesses seletivas, suas polticas de certificao e poderes legais influencia as prticas escolares no interesse da ideologia dominante. Para Tragtenberg (2001), no h dvida que a escola, em qualquer sociedade, tende a renovar-se e ampliar seu mbito de ao, reproduzir as condies de existncia social formando pessoas aptas a ocupar os lugares que a estrutura social oferece. Como a religio e

o esporte, a educao pode se constituir num instrumento do poder e da reproduo das desigualdades sociais. A educao, segundo Krisnamurti deve ajudar-nos a descobrirmos as barreiras nacionais e sociais, em lugar de as reforar. Infelizmente, nosso atual sistema de educao nos torna subservientes, mecnicos e fundamentalmente incapazes de pensar, embora desperte nosso intelecto, deixa-nos interiormente incompletos (2003, p. 13). Nesse sentido, em concordncia com o autor, acredito que Educao no significa apenas adquirir conhecimentos, e correlacionar fatos, h que se educar no s os conhecimentos, mas os valores e compreender o significado da vida como um todo. Mas o todo no pode ser alcanado pela parte, como esto tentando fazer os governos, as religies organizadas e os partidos autoritrios. Maria Montessori vem de encontro a essa ideia, quando defende que o investimento na criana e no jovem deveria ser feito de uma forma bastante profunda, com uma viso cientfica para que fosse possvel contribuir com o desenvolvimento de homens integrais, isto , com bagagem intelectual e, alm disso, com o esteio dos valores morais. A diferena a forma como encaramos o indivduo. No apenas com uma perspectiva intelectual mas como um homem que precisa ser visto na sua parte fsica, psquica, e de desenvolvimento de valores. A relao entre conhecimento e poder sempre esteve caracterizada como uma relao intrnseca, o poder do conhecimento se impe atravs de vrias formas de dominao: econmica, poltica, social etc. A diferena entre pobres e ricos, determinada pelo fato de se deter ou no conhecimento, j que o acesso renda define as chances das pessoas e sociedades. Apesar de termos vivenciado um paradoxo em relao formao acadmica do ex-presidente, Luis Incio Lula da Silva, convencionou-se que em liderana poltica indispensvel nvel superior. O conhecimento sempre esteve no topo da pirmide social, como um fator diferencial do acesso a nveis hierrquicos diferenciados de poder. Hoje, porm j temos visto uma quantidade significativa de profissionais que detm mais conhecimentos especficos do que os seus chefes. E a, como fica esta questo? Parece-me que alguma coisa est mudando! O consultor empresarial, Bernardo Leite, levanta algumas hipteses. Para ele o conhecimento passa a ser entendido como vantagem competitiva do negcio, extrapolando a questo dos nveis hierrquicos. Destaca tambm que, com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, obriga os profissionais a fortalecerem cada vez mais sua formao. Ademais, com a democratizao do acesso aos meios de comunicao, a quantidade de informaes que os profissionais alcanam muito grande, principalmente aqueles com mais disponibilidade.

Em suma, criou-se uma concorrncia feroz, onde no basta apenas deter o conhecimento, mas saber aplic-lo. Com a globalizao, as foras do mercado esto delineando uma revoluo nas estruturas de poder x conhecimento. Cabe a ns ficarmos atentos e conscientes desses movimentos.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BORDIEU, P. A economia das trocas simblicas. Sao Paulo: Perspectiva, 1992. ECO, H. O Nome da Rosa, traduzido por Maria Celeste Pinto, Crculo de Lectores, 1980 FOUCAULT, M. A Verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2003. KRISNAMURTI, J. Trad. VELOSO, H. A educao e o significado da vida. Sao Paulo.Cultrix, 2003. TRAGTENBERG, M. Revista Espao Acadmico Ano 1 N 07 Dezembro de 2001 Mensal ISSN 15196186. http://integral.objectis.net/Montessori. Na individualidade, a construo do todo. Folha Dirigida, 22/06/2006 - Rio de Janeiro RJ - Renato Deccache. Acesso em 08-01-2012. http://www.bernardoleite.com.br/artigos.asp?cod_site=0&id_artigo=7&keyword=Conheci mento,_poder_e_a_organiza%E7%E3o. Conhecimento, poder e a organizao. Acesso em 25/01/2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen