Sie sind auf Seite 1von 6

DNA E SNTESE PROTEICA

1- As acetabularias (fotografia esquerda) so algas verdes marinhas, com 2 a 3 cm de altura, constitudas por uma base ou p, onde est o ncleo, e um caulculo, na extremidade do qual se diferencia um chapu. Hammerling utilizou, em experincias efectuadas, duas espcies: Acetabulria mediterrnea e Acetabulria crenulada, que diferem morfologicamente apenas na forma do chapu. Efectuou a transplantao cruzada dos ncleos das 2 espcies, conforme se pode observar na figura, que mostra os resultados obtidos.

1.1- Esta experincia confirmou que o: (transcreve a letra correspondente opo correcta) A- ncleo que contm a informao que determina as caractersticas especficas dos seres vivos; B- citoplasma que contm a informao que determina as caractersticas especficas dos seres vivos; C- DNA que contm a informao que determina as caractersticas especficas dos seres vivos; D- RNA que contm a informao que determina as caractersticas especficas dos seres vivos.

1.2- As acetabularias so algas verdes marinhas: (transcreve a letra correspondente opo correcta) A- unicelulares e procariontes; B- unicelulares e eucariontes; C- multicelulares e procariontes; D- multicelulares e eucariontes. 1.3- Se as acetabularias tivessem sido transferidas, aps a transplantao cruzada dos ncleos, para um meio com enxofre (S) e fsforo (P) e radioactivos, no seria de esperar que, quando medida a radioactividade durante o processo de regenerao dos chapus, esta fosse encontrada: (transcreve a letra correspondente opo correcta) A- nas protenas do novo chapu; B- no DNA; C- no mRNA; D- no tRNA.
PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SNTESE PROTEICA


2- Na grande maioria dos procariontes, a informao gentica encontra-se de uma forma compacta e no fragmentada, como se verifica nos eucariontes. Assim, nestes seres, o mRNA tem o mesmo tamanho que a cadeia de DNA utilizada na sua sntese. Estudos efectuados com eucariontes mostram que, neste caso, o RNA pr-mensageiro se apresenta constitudo por muito mais nucletidos do que o RNA mensageiro correspondente. Refere qual o significado da expresso: (...)procariontes, a informao gentica encontra-se de uma forma compacta e no fragmentada. 3- Os vrus so estruturas muito simples, constitudas apenas por uma cpsula de natureza proteica que encerra o material gentico. Como so incapazes de se reproduzirem, utilizam clulas de organismos eucariontes ou procariontes para se multiplicarem. A figura esquematiza a multiplicao de um vrus.

3.1- Identifica os processos referenciados pelas letras A, B e C. 3.2- Identifica as molculas referenciadas pelos nmeros 1 e 2. 3.3- Menciona trs diferenas entre as molculas 1 e 2. 3.4- Considerando que, na molcula 1, a timina constitui 16% das bases azotadas, determina as percentagens das outras bases azotadas. 3.5- Refere quais os enzimas que catalizam os processos A e B, respectivamente.

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SNTESE PROTEICA


3.6- Os ribossomas encontram-se, normalmente, associados em conjuntos designados polirribossomas. Refere a vantagem de o processo C ocorrer, normalmente, nestas estruturas. 3.7- Nas clulas eucariticas, os processos A, B e C ocorrem, respectivamente: (transcreve a letra correspondente opo correcta) A- no ncleo, citoplasma e citoplasma; B- no ncleo, citoplasma e ncleo; C- no ncleo, ncleo e citoplasma; D- no citoplasma, ncleo e citoplasma; E- no citoplasma, citoplasma e ncleo. 3.8- Estabelece a correspondncia entre os nmeros das afirmaes e as letras (A, B e C) da figura. 1- Transforma a informao contida na sequncia de bases do DNA, numa sequncia de aminocidos de uma protena. 2- Copia uma sequncia de nucletidos do DNA para uma sequncia complementar de nucletidos de uma molcula de mRNA. 3- Converte a linguagem de nucletidos da molcula de mRNA na linguagem de protenas. 4- A molcula de DNA copia a sua prpria informao. 5- Permanece, em cada uma das molculas formadas, uma das cadeias de nucletidos da molcula inicial. 6- Ocorre em 3 fases: iniciao, alongamento e terminao. 3.9- Explica, com base nos dados da figura, em que medida o estudo da reproduo dos vrus permite afirmar que o material gentico o DNA e no as protenas. 3.10- Considerando que a protena da cpsula constituda por 150 aminocidos, calcula: 3.10.1- o nmero de nucletidos do gene que a codifica. 3.10.2- o nmero de codogenes para a sua sntese. 3.10.3- o nmero de anticodes para a sua sntese. 3.10.4- o nmero de codes para a sua sntese.

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SNTESE PROTEICA


4- Considera a figura seguinte, que inclui o cdigo gentico.

4.1- Identifica o processo esquematizado. 4.2- Identifica as estruturas referenciadas pelos nmeros 1 a 5. 4.3- Refere de que forma/s a clula obtm os aminocidos. 4.4- Na figura de cima, a estrutura: (transcreve a letra correspondente opo correcta) A- 5 desloca-se para a esquerda; B- 5 desloca-se para a direita; C- 4 desloca-se para a esquerda; D- 4 desloca-se para a direita; 4.5- A sequncia de DNA, a partir da qual se produziu a sequncia representada da molcula 5 : (transcreve a letra correspondente opo correcta) A- 3- ACC AAA CCG 5 B- 5- ACC AAA CCG 3 C- 3- TCC TTT CCG 5 D- 5- TCC TTT CCG 3

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SNTESE PROTEICA


4.6- Considera as molculas de fenilalanina (Fen), a glicina (Gli) e o triptofano (Trp), que se encontram nas imediaes da estrutura 4. 4.6.1- Refere qual das 3 molculas foi a primeira a chegar estrutura 4. 4.6.2- Representa o anticodo correspondente ao triptofano. 4.6.3- Representa o codo correspondente ao triptofano. 4.6.4- Representa o codogene correspondente glicina. 4.7- O material gentico de um indivduo no permanece esttico; pode, em situaes diversas, experimentar alteraes bruscas que, por vezes, originam anomalias mais ou menos graves. 4.7.1- Refere como se denominam as alteraes bruscas do material gentico. 4.7.2- Explica o facto de algumas alteraes do material gentico no provocarem alteraes nas protenas.

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SNTESE PROTEICA


5- Considera os textos 1 e 2, relativos ao Prmio Nobel da Medicina de 2006:

Texto 1: 02.10.2006 - PBLICO.PT


Os norte-americanos Andrew Z. Fire e Craig C. Mello foram hoje distinguidos com o Prmio Nobel da Medicina pelas suas descobertas na rea da informao gentica. Os dois laureados foram recompensados por terem descoberto "um mecanismo fundamental para o controlo dos fluxos de informaes genticas", explicou a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo. Fire, nascido em 1959, professor de patologia e gentica na Universidade de Medicina de Stanford, na Califrnia, e Mello, nascido em 1960, professor de medicina molecular na Universidade de Medicina do Massachusetts. Os trabalhos dos dois investigadores centram-se no ARN (cido ribonucleico), que serve de intermedirio na circulao da informao gentica do ADN para as protenas. Fire e Mello descobriram um mecanismo, baptizado como interferncia ARN, que permite bloquear alguns genes, o que pode conduzir ao desenvolvimento de novas terapias.

Texto 2: 04-10-2006 - Dirio Digital / Lusa


O norte-americano Roger Kornberg ganhou hoje o Prmio Nobel da Qumica de 2006 pelo seu estudo de como a informao contida num gene copiada e transferida para as partes das clulas que produzem protenas. Kornberg, 59 anos, foi o primeiro investigador a criar imagens cristalogrficas do mecanismo deste processo a nvel molecular nos organismos eucariotas, caracterizados por terem ncleos celulares bem definidos, ao contrrio das bactrias. Os mamferos, tal como a vulgar levedura, pertencem a este grupo de organismos. Compreender como funciona a transcrio tem uma importncia mdica fundamental, refere a Academia Real Sueca no anncio da atribuio do prmio, salientando a existncia de alteraes neste processo em muitas doenas, como o cancro, a doena cardaca e vrios tipos de inflamao. Se a transcrio pra, a informao gentica deixa de ser transferida para as diversas partes do corpo, levando a que sua no renovao implique a morte do organismo em poucos dias. Isto acontece, por exemplo, em casos de intoxicao por certos cogumelos venenosos, em que a toxina interrompe o processo de transcrio. Saber mais sobre o processo de transcrio tambm importante para o desenvolvimento de vrias aplicaes teraputicas das clulas estaminais, salienta o comunicado. Isso porque a capacidade das clulas estaminais se desenvolverem em vrios tipos de clulas especficas, com funes bem definidas em rgos diferentes, est tambm ligada forma com a transcrio regulada. Roger Kornberg trabalha na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford em Palo Alto, Califrnia, e tinha 13 anos quando o pai, Arthur Kornberg, ganhou o Prmio Nobel de Medicina em 1959 por ter descoberto como se processa a transferncia de informao gentica de uma molcula de ADN para outra. No fundo, enquanto o pai descobriu como a informao gentica transferida de uma clula-me para as clulasfilhas, Roger Kornberg descreveu como que a informao gentica copiada do ADN para o chamado RNAmensageiro. O RNA-mensageiro extrai a informao do ncleo celular para que possa ser usada para construir as protenas, segundo o comunicado da Academia Real Sueca. A maior contribuio de Roger Kornberg nesta rea foi a criao de imagens cristalogrficas que descrevem o sistema de transcrio em plena aco numa clula eucariota. As imagens (todas criadas desde 2000) so to pormenorizadas que chegam a mostrar tomos separados, o que permite compreender o mecanismo de transmisso e como regulado.

5.1- Estabelece a correspondncia entre as letras relacionadas com os investigadores referidos nos textos, e os nmeros relacionados com os processos da que foram por eles estudados. A- Andrew Z. Fire e Craig C. Mello; B- Arthur Kornberg; C- Roger Kornberg 1- REPLICAO; 2- TRANSCRIO; 3- TRADUO

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

Das könnte Ihnen auch gefallen