Sie sind auf Seite 1von 3

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERAFITA

Sede: Escola Bsica 2,3 de Perafita - 344163 Tecnologias de Informao e Comunicao

Histria do Sumo de uva

No se sabe ao certo quando surgiu o sumo de uva em Portugal, admitindo-se que tenham sido os fencios os primeiros a aqui cultivar a vinha. A cultura da vinha em Portugal, pelas condies do solo e clima aliadas existncia de diferentes castas em cada regio, permite a produo de vinhos de qualidade e com manifesta tipicidade. Desde h muito constatado tal facto, levou a que diversas regies vitivincolas tivessem sido estruturadas de modo a permitir uma regulamentao conveniente na produo e comrcio dos vinhos de qualidade. neste aspecto importante salienta que Portugal foi dos primeiros, se no mesmo o primeiro pas do mundo vitcola, a estabelecer e regulamentar uma regio demarcada, a Regio do Douro, por alvar rgio de 1756. Mais tarde, por carta de lei de1907-1908, foi dado incio ao processo de demarcao e regulamentao das Regies dos Vinhos Verdes, Do, Colares, Carcavelos, Bucelas, Moscatel de Setbal, e Madeira. Para alm da Regio do Douro, que actualmente contempla as denominaes de origem Porto e Douro. Posteriormente, e apenas em 1979, foi reconhecida a denominao Bairrada. Em 1980 foi reconhecida a denominao Algarve (mais tarde regulamentada-1990- e substituda por quatro denominaes: Lagoa, Lagos, Portimo e Tavira), tendo-se procedido ento sua demarcao. Em 1986 foram reconhecidas as primeiras regies do Alentejo Borba, Redondo, Reguengos, Portalegre e Vidigueira tendo sido reconhecidas em 1991, vora, Moura e GranjaAmareleja. Tambm em 1986 foram reconhecidas, como denominaes de origem correspondente aos vinhos de qualidade produzidos em zonas vitcolas de interesse, as seguintes regies: Chaves, Planalto Mirands, Valpaos, Castelo Rodrigo, Pinhel, Cova da Beira ,Encostas de Nave, Varosa, Lafes, Alcobaa, Encostas de Aire, bidos, Arrbida, Palmela, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarm, Tomar, Alenquer, Arruda e Torres Vedras. Em 1994 obtiveram reconhecimento de denominao Biscoitos, Graciosa e Pico.

sempre importante reflectir acerca da forma como nos sentimos nas actividades que vamos realizando ao longo da vida, principalmente quando estas significam aprendizagens novas. Deste modo, proponho-lhe que faa uma pequena anlise sobre a realizao desta actividade. Sugesto de alguns tpicos para o apoiar na sua reflexo.

Quais as dificuldades que sentiu na realizao desta actividade?

Tive algumas, porque sei pouco trabalhar no computador, dificuldade em trabalhar nos separadores, fazer margens num texto, mover uma frase de um lado para o outro, melhorar os meus conhecimentos no Word.

Qual o interesse que esta actividade lhe despertou? Foi descobrir vrias tarefas que desconhecia, o que acho til para mim

O que de mais importante aprendeu para a sua vida do dia-a-dia? Pelo menos saber escrever um texto, corrigi-lo, mudar algumas frases, sem ser para paragrafo por paragrafo.

Das könnte Ihnen auch gefallen