Sie sind auf Seite 1von 5

BARREIRAS FITOSSANITRIAS Processos de fiscalizao das embalagens de madeira, antes de desembarcar em terras brasileiras que esto sujeitas contaminao

o por insetos exticos, entre os quais o popularmente conhecido Besouro Asitico, uma praga de importncia econmica potencial para a rea ameaada por ela e ainda no presente nesta, ou presente, porm no amplamente distribuda e sendo oficialmente controlada [FAO, 1990; revisado pela FAO, 1995; IPPC, 1997]. Este besouro ataca rvores sadias, alm das que esto sob estresse; muitas geraes podem ocorrer em uma rvore, levando-a eventualmente morte, podendo extinguir florestas inteiras.

A introduo dessas pragas no pas no representa apenas os danos diretos causados por elas nas plantas florestais, mas sim nos seus efeitos cumulativos, como perda de clientes ou mesmo fechamento do comrcio internacional do produto, custo para desenvolvimento de pesquisa, implantao e execuo de medidas quarentenrias (barreiras, vigilncia) e controle. No Brasil, temos alguns exemplos de pragas que causaram grandes prejuzos agricultura e silvicultura so: o bicudo do algodoeiro, a ferrugem do cafeeiro, a vespa da madeira e mais recentemente a ferrugem da soja. O fato de poder ser veiculado na forma de ovo, larva ou pupa, em madeira bruta ou em embalagens, aumenta muito o risco da introduo do inseto em regies ainda no infestadas. As caractersticas que podem indicar a presena da praga em plantas infestadas so: Ferimentos ovais de 10-15 mm na casca, resultantes da mastigao pelas fmeas adultas para oviposio, que pode ocorrer em qualquer lugar da rvore, como ramos, troncos e razes expostas; Orifcios de sada dos adultos, de 10-15 mm de dimetro; Serragem ao redor do tronco e nas axilas dos ramos; Transpirao nos ferimentos feitos para postura. MEDIDAS FITOSSANITRIAS Legislao, regulamentao ou procedimento oficial para prevenir ingresso e/ou disseminao de pragas quarentenrias, ou limitar o impacto econmico de pragas no-quarentenrias regulamentadas. [FAO, 1995; revisado pela IPPC, 1997; ISC, 2001] Material de madeira utilizado em embalagens produzido a partir de madeira crua no processada um caminho para ingresso e disseminao de pragas.

Uma vez que a origem de material de madeira utilizado em embalagens freqentemente difcil de ser determinada, medidas globalmente aprovadas que reduzam significativamente o risco de disseminao de pragas foram descritas na NIMF 15 (Norma Internacional de Medida Fitossanitria). As NPPOs (Organizao Nacional de Proteo Fitossanitria) so encorajadas a aceitar embalagens de madeira que tenha sido submetida a uma medida aprovada sem requisitos adicionais. Estaro isentas das exigncias da certificao fitossanitria: Suporte e embalagens de outros materiais como: Plsticos, Papeles, Fibras, etc. e os constitudos de madeira industrializada ou processada como: * Compensados e aglomerados e outras peas de madeira que, no processo de fabricao, foram submetidas ao calor, colagem e presso; * Material de embalagem de madeira feito totalmente de madeira fina (6mm ou menos em espessura; * Serragem, cavacos e l de madeira; * Componentes de madeira permanentemente acoplados a veculos de carga e contineres; * Barris para vinho e destilados que tenham sido aquecidos durante a fabricao; * Caixas de presentes para vinhos, charutos e outros produtos bsicos feitas de madeira que foi processada e/ou manufaturada de tal maneira que a torne livre de pragas. As orientaes descritas na NIMF 15 abrangem: Todas as formas de material de embalagem de madeira que podem servir como uma via de ingresso para pragas que apresentem um risco, principalmente para rvores vivas, que no estariam sujeitos inspeo fitossanitria e podem estar presentes em quase todo trnsito internacional de mercadoria, como: Gaiolas, caixas, caixotes, escoras, pallets, tambores e bobinas/carretis. Os tratamentos descritos nessa norma so considerados significativamente eficientes contra a maioria das pragas de rvores vivas associadas s embalagens de madeira usadas no comrcio internacional. As medidas consistem em procedimentos fitossanitrios incluindo o tratamento e marcao da embalagem de madeira. H trs principais atividades envolvidas na produo da embalagem de madeira aprovada: Tratamento, fabricao e marcao. A Marca Embalagens de madeira sujeitas s medidas aprovadas devero ser identificadas pela aplicao de uma marca oficial, de acordo com as especificaes abaixo:

XX - A sigla do pas (No Brasil, BR). 000 - Nmero do credenciamento da empresa que realizou o tratamento. YY - O tipo de tratamento: HT (Tratamento Trmico) ou MB (Fumigao com Brometo de Metila). importante atentar-se na devida marcao do pallet com o carimbo.

Tratamento Trmico: (HT) Embalagens de madeira, seus suportes e material de acomodao devem ser submetidos a um aquecimento progressivo, segundo uma curva de tempo/temperatura, mediante o qual o centro da madeira alcana uma temperatura mnima de 56C, durante um perodo mnimo de 30 (trinta) minutos. O tratamento por ar quente realizado em estufas com alimentao gs natural ou em estufas a caldeira. Aps os 30 minutos, deve-se aguardar o resfriamento da mesma e retirar. Depois do tratamento, essas embalagens sero carimbadas e aguardar a solicitao da emisso do certificado. Fumigao com Brometo de Metila (MB): A temperatura mnima para realizao da fumigao com Brometo de Metila no deve ser inferior a 10C e o tempo mnimo de exposio no deve ser menor que 24 horas. O monitoramento das concentraes de gs deve ser feito no mnimo em 2, 4 e 24 horas. Descrio das etapas da fumigao:

1) Preparao do local, com o devido isolamento e placas de advertncia (No permitido trnsito de pessoas em um raio de 5 mts do local), 2) Marcao das embalagens, 3) Fechamento com isolamento de cobras de areia das lonas e borrachas de isolamento nos containers, 4) Colocao da sonda e aplicao do brometo, 5) Aguardar 24 horas, 6) Tcnico habilitado com EPI apropriado deve fazer uma abertura para a eliminao do gs, 7) Medio de concentrao de gs por aparelho mvel, 8) Liberao da embalagem, 9) Carimbar as embalagens e emitir o certificado. E Se A Fiscalizao Pegar? Incinerao (INC) Para importao. o tratamento aceito pelo Ministrio da Agricultura em casos onde a fiscalizao constata vestgios de pragas, galerias ou cascas. autorizado o transporte das embalagens condenadas at o local do efetivo tratamento, somente, no prprio continer de origem ou em caminhes do tipo ba com vedao hermtica na porta. Tal exigncia se faz necessria como medida preventiva, evitando o risco de contaminao ambiental por pragas exticas ao nosso pas. A madeira de embalagem ou de suporte no transporte de mercadorias, que for tratada dever: > Ser transportada por meios que assegurem a impossibilidade de ocorrer uma infestao durante o trajeto, > Vir acompanhada de Certificado Fitossanitrio Oficial da Organizao Nacional de Proteo Fitossanitria do pas de origem, que garanta, antes do embarque, o seu tratamento por calor, fumigao ou outra forma de preservao previamente acordada com a sua congnere no Brasil, > No certificado dever estar constando o produto, dosagem, tempo de exposio e temperatura utilizadas para a fumigao, devendo tal certificado ser aferido no ponto de entrada, por fiscais agropecurios do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, > O tratamento fumigatrio dever ter sido realizado em perodo no superior aos 15 (quinze) dias prvios ao embarque da mercadoria no pas de origem; > Na ausncia do Certificado Oficial, a embalagem dever ser fumigada antes do desembarao aduaneiro por firma especializada, devidamente cadastrada pelo MAPA e supervisionada por fiscais agropecurios, ou ainda tratamentos alternativos comprovadamente eficientes como o da secagem da madeira em estufas a altas temperaturas, de modo a reduzir o seu teor de umidade no mximo 20%. LOGSTICA Pragas quarentenrias detectadas durante a inspeo, uma das trs aes seguintes normalmente tomada: - Realizao de tratamentos fitossanitrios, - Devoluo do lote importado ao pas de origem ou

- Destruio dos produtos infestados.

Das könnte Ihnen auch gefallen