Sie sind auf Seite 1von 4

Introduo

Acidos Nucleicos

Os cidos nuclicos so estudados pela gentica molecular, a qual reinterpreta a Gentica Mendeliana em termos moleculares. Ela lida com o material gentico, que o DNA. Ele estuda tambm a estrutura e funo dos genes (pedao de DNA). Os cidos nuclicos so macromolculas de polinucleotdeos; so polmeros de polinucleotdeos. Cada nucleotdeo formado por trs molculas menores, mas simples: bases nitrogenadas, acar (pentose) e cido fosfrico. Os cidos nuclicos so de dois tipos: DNA que contm o acar desoxirribose, e o RNA que contm o acar ribose. A informao gentica em cidos nuclicos especificada pela seqncia de quatro compostos contendo nitrognio chamados bases nitrogenadas. O DNA apresenta bases nitrogenada pricas adenina (A) e guanina (G), o mesmo acontece com o RNA. J as bases nitrogenadas pirimdicas do DNA so citosina (C) e timina (T). A citosina encontra-se presente no RNA tambm, mas a timina substituda no RNA pela uracila (U).A lei de pareamento explica e determina que a adenina sempre parea-se com a timina, e guanina com citosina, isto no DNA. No RNA adenina, porm parea-se com uracila. O pareamaneto funciona como chave fechadura. Embora exista apenas quatro letras no alfabeto gentico uma enorme quantidade de informao pode ser estocada devido ao grande tamanho das molculas do cido nuclico.Molculas de DNA compem-se de duas fitas, que ligam-se entre si formando uma estrutura helicoidal, conhecida como hlice dupla. As duas fitas unem-se pela ligao regular das bases de seus nucleotdeos. A base A sempre liga-se a base T (por 2 pontes de hidrognio) e a base G sempre liga-se a base C (por 3 pontes de hidrognio)(Figura 5). As duas fitas so antiparalelas, ou seja, as fitas possuem orientao 5' 3' opostas uma em relao a outra.

Figura1: Ligaes entre as cadeias de DNA O RNA uma molcula intermediria na sntese de protenas, ela faz a intermediao entre o DNA e as protenas. Ele formado por uma cadeia de ribonucleotdeos, que, por sua vez, so formados por um grupo fosfato, um acar (ribose), e uma base nitrogenada (veja abaixo).

Figura 2: Formato do RNA

Esses ribonucleotdeos so ligados entre si atravs de uma ligao fosfodister entre o carbono 3' do nucleotdeo de "cima" e o carbono 5' do nucleotdeo de "baixo" (veja figura).

Figura3:Ligao fosfodister da cadeia do RNA

As principais diferenas entre o RNA e o DNA so sutis, mas fazem com que o ltimo seja mais estvel do que o primeiro. O RNA formado por uma fita simples, o acar de seu esqueleto a ribose e uma de suas bases pirimidinas (de anel simples) diferente da do DNA. Ele possui Uracila ao invs de Timina. Veja a estrutura qumica das bases do RNA:

Figura 4: Bases Nitrogenadas do RNA Os principais tipos de RNA so os RNAs mensageiros (mRNAs), os transportadores (tRNAs) e os ribossomais (rRNA). Os RNAs mensageiros so aqueles que codificam as protenas e que devem ter seus cdons lidos durante o processo de traduo. Os RNAs ribossomais fazem parte da estrutura do ribossomo, junto com diversas outras protenas e so eles que catalisam a ligao entre dois aminocidos na sntese de protenas. Os RNAs transportadores so aqueles que fazem a conexo cdon-aminocido pois carregam um aminocido especfico de acordo com seu anticdon

(complementar ao cdon do mRNA). interessante notar que, por ser uma fita simples, o RNA pode formar pontes intracadeia, o que faz com que ele possa ter uma infinidade de arranjos tridimensionais, importantes em sua funo. Cdigo Gentico

Relao entre a seqncia de bases no

ADN e a seqncia

correspondente de aminocidos, na protena, ele equivalente a uma lngua e constitudo basicamente por um dicionrio de palavras, a tabela do cdigo gentico e por uma gramtica, correspondente s propriedades do cdigo, que

estabelece como a mensagem codificada no material gentico traduzida em uma sequncia de aminocidos na cadeia polipeptdica. O cdigo gentico forma os modelos hereditrios dos seres vivos. nele que est toda a informao que rege a seqncia dos aminocidos codificada pelo encadeamento de nucleotdeos. Estes so Composto de desoxirribose, fosfato e uma base orgnica, do tipo citosina, adenina, guanina ou timina.

Das könnte Ihnen auch gefallen