Sie sind auf Seite 1von 4

14/01/2012

Introduo farmacologia Conceitos teis em questes de concursos

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Droga/Medicamento: droga de ao paliativa ou curativa, preventiva ou para alterar um processo fisiolgico. OBS: Sempre verificar o custo / benefcio Droga/Txica: Utilizada em toxicologia como fonte de estudo. Produz resposta malfica.

Curso: IFAR Concurso: Perito Criminal Disciplina: Farmacologia Professor Msc. Thiago Faria Gonalves

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Frmaco (pharmacon = remdio): Substncia qumica de estrutura definida que interage com o organismo para produzir efeitos fisiolgicos. Medicamento (medicamentum = remdio): Substncia ou associao de substncias usadas para modificar os sistemas no organismo receptor. Todo medicamento um frmaco, mas nem todo frmaco um medicamento.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Remdio (re = novamente; medior = curar): Qualquer ato para melhorar o organismo, pode ser um medicamento ou no.

Xenobiticos: Substncia estranha ao sistema biolgico humano. Termo utilizado para substncias encontradas acima dos nveis esperados Ex: antibiticos, dioxinas, hormnios oriundos da alimentao, etc.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Autacoide: (do grego autos significando si mesmo ou prprio, akos correspondendo a remdio) Autofrmaco Agentes autofarmacolgicos Hormnio, neurotransmissor e autacoide (diferena de conceitos no totalmente esclarecida para todos os autores Alguns autores consideram a atividade fisiolgica e tambm a atividade fisiopatolgica dos autacides

14/01/2012

Observao
So conceitos semelhantes e complementares Aparentemente so conceitos simples mas merecem ateno na maneira em que so colocados Ateno: cansao no final da prova

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Polifarmcia: grande nmero de substncias numa frmula farmacutica ou um receiturio com vrios medicamentos.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Iatrogenia ou iatrognese: alterao por um tratamento errado, decorre da prescrio. Efeito Placebo (placeo = agradar): tudo o que feito com inteno benfica para aliviar o sofrimento: frmaco/medicamento/droga/remdio (em concentrao pequena ou mesmo na sua ausncia) ao psicolgica.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Nocebo: Efeito placebo negativo. O Medicamento agrava o estado de sade do paciente.

Subdivises da farmacologia
Subdivises possveis: Farmacologia Geral: cincia que estuda caractersticas bsicas e comuns a todos os frmacos. Farmacologia Aplicada: Estudo dos frmacos em grupos que possuem ao farmacolgica semelhante ou as mesmas indicaes clnicas.

Subdivises da farmacologia
Farmacotcnica estuda a preparao das formas farmacuticas sob as quais os medicamentos so administrados. Farmacoepidemiologia - Aplicao do mtodo e raciocnio epidemiolgico no estudo dos efeitos benficos e adversos e do uso de medicamentos em populaes humanas

14/01/2012

Subdivises da farmacologia
Farmacovigilncia - Identificao e avaliao dos efeitos, agudos ou crnicos, do risco dos tratamentos farmacolgicos no conjunto da populao ou em grupos de pacientes expostos a tratamentos especficos Farmacogentica estuda os efeitos das drogas em relao a gentica molecular, inclusive a natureza gentica das reaes adversas a drogas. Ex: Expresso de enzimas de metabolizao ou alteraes na expresso de receptores farmacolgicos devido a alteraes gnicas.

Subdivises da farmacologia
Farmacogeriatria estuda as variaes da sensibilidade s drogas, absoro, metabolismo, toxicidade, e, excreo das drogas na pessoa idosa, incluindo todos os fatores fisiolgicos e patolgicos. Farmacoeconomia estuda os efeitos das drogas em termos sociais e econmicos, e, surge como nova disciplina importante na orientao de decises governamentais sobre a poltica de prescrio de frmacos e de assistncia sanitria sempre levando em conta o (custo benefcio) do frmaco empregado

Subdivises da farmacologia
Farmacoterapia corresponde teraputica medicamentosa. Farmacologia experimental realiza experimentos com medicaes e novas drogas. Farmacologia clnica estuda a aplicao clinica das drogas. Toxicologia estuda os efeitos txicos das drogas no organismo

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Forma Farmacutica: a forma final de como um medicamento se apresenta Em uma forma farmacutica encontra-se um ou mais frmacos associados a substncias no medicamentosas ou adjuvantes

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA Os adjuvantes farmacuticos tm por finalidade, solubilizar, suspender, espessar, diluir, emulsionar, estabilizar, preservar, colorir e melhorar o sabor da mistura final.
Especialidade Farmacutica: Nome Comercial

Nome Genrico: Nome internacional


Nome Qumico: Estrutura qumica

14/01/2012

Uso interno: enteral, indica administrao por via oral.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA

Observao
Trata-se de um pega comum em provas de concursos a tentativa de induzir ao erro de que as vais parenterais sempre utilizam de dispositivos invasivos como: Seringas Scalps Gelcos

Uso externo: usado como sinnimo para uso local ou tpico ou como substituto de uso parenteral intravenoso ou intramuscular.
Uso Parenteral: Via que no seja a enteral, pode ser via intramuscular, intravenosa, subcutnea, intradrmica, intra-arterial, etc.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Uso Local: quando se deseja que o medicamento atue no local onde aplicado, no sendo absorvido e no atingindo a corrente circulatria sistmica. *** Todo medicamento de uso tpico apresenta ao sistmica. Uso Sistmico: Ao exercida pelo frmaco em estruturas distantes do ponto de vista de aplicao aps absoro, distribuio e eventual biotransformao no caso de prdroga.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Dose: a quantidade de droga que deve ser suficiente para produzir um efeito teraputico. Posologia: Estudo da dose, mtodo empregado para usar a droga.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Dose Efetiva Mediana: a dose necessria p/ produzir determinada intensidade de um efeito em 50% dos indivduos (DE 50=50% dos indivduos ). Dose Efetiva Letal: dose capaz de provocar a morte de 50% dos indivduos . DL 50 significa que morre 50% dos animais com a dose empregada.

CONCEITOS BSICOS EM FARMACOLOGIA


Farmacocintica: movimento do frmaco no organismo: absoro, distribuio pela corrente sangunea, metabolizao e excreo (A, D, M, E). Farmacodinmica: parte da farmacologia que estuda o mecanismo de ao das drogas a nvel de biofases (local onde o frmaco interage produzindo efeito farmacolgico, efeitos colaterais, interaes medicamentosas e reaes adversas.

Das könnte Ihnen auch gefallen