Sie sind auf Seite 1von 6

A Antibioticoterapia na Odontologia

"A utilizao dos antibiticos em teraputica revolucionou, de incio, a abordagem das infeces e o seu sucesso gerou grande otimismo em relao preveno e ao tratamento dos processos infecciosos." Introduo A antibioticoterapia trouxe para o campo das doenas infecciosas, a mais revolucionria mudana j ocorrida em toda a histria da medicina. Entretanto, o uso exagerado e nem sempre criterioso ou racional dos antibiticos rapidamente gerou dificuldades, sendo a maior delas representada pela progressiva resistncia bacteriana s drogas. A potencialidade dos microrganismos como agentes teraputicos j era conhecida desde 1877. Fleming, em 1929, descobre a penicilina sendo largamente empregada durante a segunda guerra mundial. Podemos definir os antibiticos como sendo substncias qumicas produzidas por microrganismos vivos ou obtidas em laboratrio por sntese, capazes de inibir ou destruir germes patognicos. Clinicamente, alm da atividade antimicrobiana, outras caractersticas devero ser consideradas para que se considere um antibitico como ideal, tais como possuir ao microbiana seletiva, potente e de largo espectro; ser bactericida e no somente bacteriosttico; no deve desenvolver resistncia por parte dos microrganismos; nas doses utilizadas no deve danificar o hospedeiro e nem perturbar as defesas orgnicas; ser administrado por todas as vias; apresentar pequenos efeitos colaterais, dentre outros.

Os antibiticos podem ser classificados atravs de seu espectro de ao em:

1- Ativos sobre bactrias: a) Pequeno espectro - So antibiticos que atingem pequeno nmero de microrganismos nas doses teraputicas. Ex.: penicilinas de pequeno espectro, eritromicina, lincomicina, etc. b) Largo espectro - So antibiticos que atingem grande nmero de microrganismos nas doses teraputicas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc. c) De uso essencialmente tpico - So antibiticos que devido sua grande toxicidade, no podem ser utilizados por outras vias que no a tpica, pelo menos na forma pura.

Ex.: neomicina, tirotricina, etc.

2- Ativos sobre fungos: Este grupo no possui ao antibacteriana, pois os fungos apresentam determinadas substncias como certos esterides, que lhes conferem maior resistncia, fato que no ocorre com as bactrias. Ex.: griseofulvina, nistatina, etc.

Escolha do Antibitico

O antibitico utilizado toda vez em que se faz necessrio prevenir (profilaxia antibitica) ou combater uma infeco causada por um determinado microrganismo. Para que se faa uma escolha correta de um antibitico, necessrio que inicialmente se identifique o microrganismo (bactria, fungos e vrus) que est causando a infeco, as quais podero ser classificadas em especficas e no especificas. Entende-se por especficas as infeces que apresentam uma evoluo e sintomatologia bem definida e so provocadas por uma espcie determinada de microrganismo. Como exemplo temos a tuberculose, sfilis, herpes simples, blastomicose e outras. J as inespecficas so infeces que podem ser originadas por diferentes tipos de microrganismos. Nesse caso temos as infeces periapicais, a doena periodontal, os abscessos, as osteomielites, etc. Dependendo do tipo de microrganismos causador da infeco, as provas de laboratrio ou antibiograma podem ser dispensveis. Porm, em certos casos h necessidade de primeiro identificarmos o microrganismo chegando a um diagnstico para fazermos uso posteriormente de um antibitico. Este antibitico sempre que possvel deve ser de pequeno espectro diminuindo os perigos de uma superinfeco. Os efeitos adversos ao paciente devem ser avaliados, bem como dar preferncia sempre a um antibitico bactericida do que a um bacteriosttico. Importante tambm salientar que no se deve associar grupos de antibiticos desnecessariamente e dar preferncia utilizao de medicamentos que estejam com resultados clnicos comprovados. Como Indicar os Antibiticos Uma vez escolhido o antibitico, importante que esse seja prescrito pela via oral. No campo odontolgico esta a via preferida. As vias intramuscular e endovenosa podero ser utilizadas em casos de infeces mais graves. Independente da via de administrao de boa norma administrar-se de incio, uma dose de ataque um pouco maior ou igual ao dobro da dose de manuteno. A dose de

ataque visa estabelecer nveis sanguneos ideais, o mais rapidamente possvel. O perodo de administrao no deve ser restrito somente enquanto persistam os sinais e os sintomas que justificaram a sua utilizao. Recomenda-se para qualquer tipo de infeco, a utilizao de no mnimo 5 a 7 dias. A idade do paciente deve ser levada em considerao uma vez que os diversos grupos de antibiticos, normalmente so prescritos em esquemas posolgicos, determinados pela relao mg/dia e peso corporal do paciente. Em idosos, devido a menor capacidade de excreo renal, no deve ser administrado antibiticos que possam elevar demasiadamente os seus nveis sanguneos. No caso de gestantes, cabe informar que quase todos os grupos de antibiticos atravessam a barreira placentria. Como regra geral, aconselha-se cautela principalmente nos trs primeiros meses de gravidez onde encontramos maiores riscos de malformaes. No caso de tratamento endodntico, h necessidade de se fazer profilaxia antibitica, toda vez que o paciente apresentar um dos itens a seguir: vlvulas cardacas protticas, malformaes cardacas congnitas, histria prvia de endocardite bacteriana, prolapso de vlvula mitral, febre reumtica, distrbios sanguneos ou diabetes. Nos casos de abscessos periapicais agudos, geralmente o antibitico administrado toda vez que uma drenagem cirrgica for realizada, independente da fase em que se encontra o abscesso, ou ainda, quando o paciente apresentar-se em estado febril. O uso desnecessrio do antibitico na fase de abscesso pode provocar o encapsulamento do mesmo dificultando a sua drenagem.

Principais Grupos de Antibiticos Utilizados na Odontologia

1 Penicilinas Na atualidade, encontra-se disponvel para uso clnico, alm das penicilinas naturais, inmeros compostos semi-sintticos e alguns biossintticos, de atividade bactericida. As penicilinas possuem atividade bactericida de mais alta toxicidade seletiva, sendo atxica para as clulas humanas.

a) Penicilinas naturais As penicilinas naturais so representadas por letras que so G, X, F e K, porm destas somente a G se revelou de utilidade teraputica. Essas penicilinas so destrudas pelo pH do estmago, razo pela qual sua administrao feita pelas vias intramuscular e

endovenosa.

b) Penicilinas biossintticas. Tambm conhecida por penicilina V. usada somente por via oral, no resistente a penicilinase e seu espectro de ao idntico ao da penicilina G, porm de potncia muito inferior a esta.

c) Penicilinas semi-sintticas. O advento dos derivados semi-sintticos das penicilinas veio reduzir as lacunas deixadas pelas penicilinas naturais e biossintticas. Os produtos semi-sintticos podem ser de pequeno e de largo espectro. Os de pequeno espectro so resistentes penicilinase, j os de largo espectro somente as metampicilinas so resistentes s penicilinases. Dentre os derivados semi-sintticos podemos encontrar os grupos das oxacilinas, dicloxacilinas, ampicilinas, hetacilinas, metampicilinas e amoxicilinas. Desses antibiticos a ampicilina e o amoxilina so os mais utilizados em abscessos dento-alveolares agudos. A amoxicilina melhor absorvida que a ampicilina, dando nveis sangneos e concentraes tissulares mais altos, permitindo a administrao com intervalos maiores.

2- Macroldeos So drogas bacteriostticas, bastante utilizadas, embora sejam de pequeno espectro, apresentando facilidade de administrao, boa tolerncia e baixa toxicidade. Ao grupo dos macroldeos pertencem a eritromicina, espiramicina, oleandomicina e kitasamicina. A eritromicina pode ser utilizada por via oral e parenteral e, embora menos eficaz que as penicilinas, constituem uma boa alternativa quando no se pode utilizar as penicilinas devido a problemas de sensibilidade.

3- cefalosporina Todas as cefalosporinas so bactericidas e de largo espectro. Possuem baixa toxicidade e seu principal efeito adverso poder provocar danos renais. uma boa opo como substituto das penicilinas de largo espectro, para pacientes sensveis a mesma, ou em infeces com germes produtores de penicilinase. Existem tambm as cefalosporinas de terceira gerao, cuja principal caracterstica e atuar em germes anaerbicos. Porm

possuem preos bastante elevados e so muito potentes sendo indicados para infeces graves.

4- Tetraciclina As tetraciclinas so antibiticos de largo espectro e bacteriosttico. Em odontologia no so os antibiticos de primeira escolha, mas so normalmente efetivos. Merece especial ateno impregnao dos dentes por estes antibiticos, causando com grande freqncia manchas amareladas ou castanhas, quando administrados durante a gravidez e crianas at os 12 anos de idade. Se as doses forem elevadas ou o antibitico administrado por muito tempo, pode-se observar hipoplasia do esmalte com predisposio crie dental.

5- Lincomicina/Clindamicina bacteriosttico e o seu espectro de ao praticamente idntico ao da eritromicina, sendo empregado tanto por via oral como parenteral. Distribui-se bem pelos tecidos, chamando a ateno sua elevada concentrao no tecido sseo. Para casos de germes sensveis, este antibitico to eficaz quanto a penicilina G, sendo uma tima alternativa quando est no puder ser usada. No recomendado para recm-nascido e portadores de disfunes renais e hepticas.

Concluso Nos ltimos anos a teraputica antimicrobiana tornou-se mais complexa, desenvolvendo novos antibiticos semi-sintticos que, associados ampla utilizao dos mtodos de monitorizao das drogas antimicrobianas, possibilitam um aumento na segurana e na efetividade da antibioticoterapia. Esses fatos, altamente relevantes na atualidade, necessitam ser bem conhecidos e compreendidos para que se possa atuar com conscincia e competncia. Alm disso, uma abordagem racional do processo infeccioso, considerando os fatores relacionados como o paciente, o agente etiolgico e a droga de escolha, indispensvel para o desenvolvimento de uma antibioticoterapia eficaz.

PALAVRAS-CHAVE: antibioticoterapia, cefalosporina, bactericida.

penicilina,

profilaxia

antibitica,

Referncias Bibliogrficas

1. Spalding, M.; Siqueira, J. T. T. - Avaliao de uma estratgia teraputica: em processos infecciosos buco-dentais - RGO (Porto Alegre); 1999. 2. Costa, L. R. R.; Rocha, R. G. - Antibiticos em odontopediatria: estado atual da questo - Rev Odontopediatr.; 1994. 3. Siqueira, J. T. T.; Cuffari, L. - O controle da dor e da infeco em odontologia: osteomielite de causa odontognica: discusso de um caso clnico - JBC j. bras. odontol. cln; 1997. 4. Castilho, L. S.; Paixo, H. H.; Perini, E. - Prescrio de medicamentos de uso sistmico por cirurgies-dentistas, clnicos gerais - Rev. sade pblica; 1999. 5. Martiano, C. R. - Antibioticoterapia em clinica e cirurgia odontologicas: instruo programada. Fortaleza: Universidade Federal do Ceara, 1977. 6. Lima, D. R. A. - Manual de farmacologia clinica e teraputica. Rio de Janeiro: Ed. Medica e Cientifica, 1984. 7. Korolkovas, A.; Cunha, B. C. A.; Frana, F. F. A. - Dicionrio teraputico Guanabara. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. Copyright 2006 Bibliomed, Inc.

Das könnte Ihnen auch gefallen