Sie sind auf Seite 1von 9

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Inqurito Policial..................................................................................................... II. Ao penal............................................................................................................. III. Jurisdio e competncia...................................................................................... IV. Prova..................................................................................................................... V. Priso em flagrante, preventiva e temporria....................................................... VI. Processo dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos.................. VII. Habeas corpus, graa indulto e anistia............................................................... VIII. Procedimento comum e jri: citao, intimao, interdio de direito, medidas de segurana e sentena............................................................................. 02 09 19 31 51 62 62 64

www.apostilaeletronica.com.br
1

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL


I. INQURITO POLICIAL

1. CONCEITO DE INQURITO POLICIAL Inqurito policial procedimento administrativo informativo de carter investigatrio, que visa auferir elementos (autoria e materialidade da infrao penal) para que o titular da ao penal possa prop-la. Por simplesmente informar, no est submetido s garantias processuais do contraditrio e da ampla defesa e, portanto, qualquer vcio apresentado no acarreta nulidade a posterior ao penal.

2. CARACTERSTICAS DO INQURITO PENAL As principais caractersticas do inqurito policial so a dispensabilidade, a forma escrita, o sigilo, a indisponibilidade e a forma inquisitorial: a) Dispensabilidade: o inqurito policial por ter o carter informativo e auxiliar na formao da opinio delicti do titular da ao penal importante, mas no imprescindvel. Se o autor da ao j possui os elementos suficiente para denunciar ou prestar queixa-crime pode dispensar o inqurito policial. Porm, se ao penal for baseada no inqurito policial, este deve fazer parte do processo (art. 12 CPP).
Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra.

b) Forma escrita (art. 9, CPP): O inqurito policial objetiva a averiguao de elementos para amparar a propositura de ao penal e por isso no se admite a forma oral. Nos termos do Cdigo, as peas devem ser, portanto, escritas de prprio punho, ou datilografadas (atualmente leia-se digitadas). Neste caso, impe-se a rubrica da autoridade.
Art. 9. Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

www.apostilaeletronica.com.br
2

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

c) Sigilo (art. 20, CPP): a autoridade policial deve assegurar o sigilo necessrio apurao dos fatos ou exigido pelo interesse da sociedade. A restrio a publicidade no se aplica ao juiz e ao Ministrio Pblico, j que aquele quem analisa a legalidade dos atos em ltima anlise e este, na ao penal pblica. J o advogado pode examinar em qualquer repartio policial, mesmo sem procurao, autos de flagrante e de IP, findos ou em andamento, ainda que conclusos autoridade, podendo copiar peas e tomar apontamentos (art. 7, XIV da lei n 8.096/94). Se o advogado for impedido, poder impetrar mandado de segurana.
Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que Ihe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes, salvo no caso de existir condenao anterior.

d) Indisponibilidade (art. 17, CPP): o inqurito policial no pode ser arquivado pela autoridade policial. Encerrada as investigaes, deve encaminhar os autos ao juiz. O arquivamento, inclusive, atribuio do juiz, aps manifestao do titular da ao penal.
Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito.

e) Forma inquisitorial: o inqurito policial tem natureza inquisitiva, ou seja, o procedimento se concentra nas mos de uma s autoridade. No passvel de contraditrio e ampla e defesa, mas o ofendido e o indiciado podem requerer diligncias (art. 14 CPP).
Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade.

Nos termos do art. 4, CPP, e do art. 144, 4, CF, compete Polcia Civil, chefiada por delegados de carreira, a apurao das infraes penais e de sua autoria. No mbito federal, tal incumbncia da Polcia Federal (art. 144, 1, CF). A despeito de no haver contraditrio, podem o ofendido e o indiciado requerer diligncias (art. 14, CPP), que, por sua vez, podem ser indeferidas pela autoridade policial, salvo o exame de corpo de delito (art. 184, CPP).
Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo.

www.apostilaeletronica.com.br
3

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

3. NOTITIA CRIMINIS. Consiste no conhecimento, espontneo ou provocado, por parte da autoridade policial, de fato que aparenta ser criminoso. A doutrina classifica-a em: a) de cognio direta ou imediata: o delegado de polcia toma conhecimento do delito por meio do exerccio de suas atribuies. Nela se insere a denncia annima, tambm denominada apcrifa ou notitia criminis inqualificada; b) de cognio indireta ou mediata: a autoridade policial toma conhecimento atravs de algum ato jurdico, como comunicao de terceiro (art. 5, 3, CPP delatio criminis), requisio do juiz ou do Ministrio Pblico (art. 5, II, CPP), requisio do Ministro da Justia, representao do ofendido (art. 5, 4, CPP); c) de cognio coercitiva: ocorre nos casos de priso em flagrante (art. 8, CPP).
Art. 5. Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I - de ofcio; II - mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1. O requerimento a que se refere o no II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias; b) a individualizao do indiciado ou seus sinais caractersticos e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. 2. Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia. 3. Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. 4. O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. 5. Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. Art. 8. Havendo priso em flagrante, ser observado o disposto no Captulo II do Ttulo IX deste Livro.

www.apostilaeletronica.com.br
4

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

4. FORMAS DE INCIO O CPP determina que o inqurito policial pode iniciar: a) De ofcio (art. 5, I, CPP) a pea investigativa instaurada por iniciativa exclusiva da autoridade. Deve fazer isso quando tomar conhecimento da prtica de alguma infrao penal, seja no desenvolver se duas atividades, seja atravs da comunicao de algum. O ato pelo qual o delegado de polcia instaura o inqurito policial chamado de portaria. b) Por requisio do juiz ou do Ministrio Pblico (art. 5, II, CPP) - Se for requisitada a instaurao por juiz ou membro do Ministrio Pblico, est o delegado obrigado a atender porque assim a lei determina a instaurao nessas hipteses. c) Por requerimento do ofendido (art. 5, II, CPP, e 4 e art. 19) a vtima solicita formalmente da autoridade a instaurao do inqurito policial. Em crime de ao pblica o inqurito policial pode ser instaurado de ofcio ou a requerimento da vtima. Contudo, na ao privada o requerimento necessrio para a instaurao tendo em vista que ao fica disposio da vontade da prpria vtima. O delegado de polcia poder indeferir o pedido, cabendo, neste caso, recurso ao Chefe de Polcia (Secretrio de Segurana Pblica ou Delegado Geral de Polcia, conforme entendimentos existentes). d) Por representao do ofendido (art. 5, 4, CPP) nos delitos que exigem representao para o incio da ao penal imprescindvel que esta ocorra para que o inqurito policial seja instaurado. e) Pelo auto de priso em flagrante (art. 8, CPP) trata-se de instaurao compulsria. Quando algum preso em flagrante, lavrado o auto respectivo, considera-se instaurado o inqurito policial.

5. PROVIDNCIAS (ART. 6, 11, 13 E 15 DO CPP). Instaurado o inqurito policial, o delegado de polcia deve: a) Dirigir-se ao local dos fatos, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais. Trata-se da preservao do local do crime para que no haja interferncia que possa prejudicar a percia.

www.apostilaeletronica.com.br
5

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

b) Apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais. Tais objetos devem acompanhar o inqurito policial enquanto interessarem percia (art. 11, CPP). c) Colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias. a permisso legislativa para a produo de provas lcitas, a fim de apurar o delito, como requisitar documentos e ouvir tantas testemunhas quantas sejam necessrias para a investigao. d) Ouvir o ofendido porque a vtima, muitas vezes, pode trazer elementos importantes para a apurao do delito. e) Indiciamento: trata-se da imputao a algum, da prtica de um ilcito penal, por haver razoveis indcios de sua autoria.
Art. 6. Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV - ouvir o ofendido; V - ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura; VI - proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII - ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter. Art. 11. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, acompanharo os autos do inqurito.

www.apostilaeletronica.com.br
6

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: I - fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II - realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III - cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; IV - representar acerca da priso preventiva. Art. 15. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador pela autoridade policial.

6. SO CONSEQNCIAS DO INDICIAMENTO: a) Sujeito passa de suspeito, investigado ou averiguado a indiciado; b) Anotao dos dados do inqurito na folha de antecedentes; c) Interrogatrio do indiciado; d) Identificao do indiciado o CPP determina que, ao ser indiciado, o acusado deve ter feita a sua identificao criminal, isto , identificao pelo mtodo datiloscpico. Com o advento da nova Constituio da Repblica, a regra passou a ser a da identificao civil (CF, 5, LVIII). e) Proceder reproduo simulada dos fatos (art. 7, CPP) trata-se da reconstituio do crime e tem lugar quando no contrarie a moralidade e a ordem pblica. Interrogatrio do indiciado. f) O interrogatrio do indiciado deve ser realizado nos mesmos moldes do interrogatrio judicial, no que couber, exceo da obrigatoriedade do contraditrio.
Art. 7. Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica.

7. CONCLUSO (ARTS. 10, 1 E 23, CPP). O inqurito policial finda-se com o relatrio da autoridade policial. Nele, o delegado deve descrever as providncias adotadas durante o curso do procedimento, declarando formalmente o fim da fase investigatria.

www.apostilaeletronica.com.br
7

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

Frise-se que a autoridade policial no deve manifestar-se a respeito do mrito das provas colhidas, nenhuma opinio a respeito do fato deve ser expressa por ele. A Lei n 11.343/06 (Lei de Drogas), criou uma exigncia a mais para o relatrio do inqurito policial nos crimes a ela relativos: dever ele conter justificativa do delegado de polcia a respeito dos motivos que o levaram capitulao do crime. Relatado, o inqurito policial enviado ao Juzo competente, que abrir vistas ao Ministrio Pblico, que pode: a) Oferecer denncia (no prazo de 5 dias, se o indiciado estiver preso, e 15 dias, se o indiciado estiver solto); b) Requerer o retorno dos autos de inqurito delegacia, para novas diligncias (art. 16, CPP); c) Requerer o arquivamento. Se o Ministrio Pblico requerer o arquivamento e o juiz determin-lo, o art. 18 do Cdigo estabelece que se a autoridade policial tiver notcias de novas provas, poder retomar as investigaes (art. 18 CPP).Contudo, a retomada do inqurito s possvel com o surgimento de novas provas. o que estabelece a Smula 524 do STF. O despacho de arquivamento irrecorrvel, salvo nos crimes contra a economia popular, onde cabe recurso de ofcio (art. 7, Lei n 1.521/51). Caso o Ministrio Pblico requeira o arquivamento e o juiz no concorde, determina o art. 28 do Cdigo que este dever enviar os autos ao Procurador Geral de Justia para que oferea denncia, designe outro promotor para oferecer a denncia ou ratificar o pedido de arquivamento, caso em que o juiz est obrigado a aceit-lo.
Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela. 1. A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar autos ao juiz competente. 2. No relatrio poder a autoridade indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas. 3. Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz. Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia.

www.apostilaeletronica.com.br
8

DELEGADO DA POLCIA FEDERAL

Art. 23. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, ou repartio congnere, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado.

8. PRAZO (ART. 10, CPP). Se o indiciado estiver em liberdade, o prazo para concluso do inqurito policial ser de 30 dias. Se o caso for de difcil elucidao, poder ser prorrogado, sempre que no estiver concludo dentro do prazo. Antes de conceder o prazo, o juiz deve ouvir o Ministrio Pblico. Se o indiciado estiver preso, o prazo para a concluso do inqurito de 10 dias. Em regra esse prazo improrrogvel, mas na maioria das vezes acaba sendo superado, em virtude das diligncias indispensveis formao do inqurito policial. Neste caso, a pea deve ser remetida antes do prazo estabelecido e as diligncias faltantes conduzidas parte, para posteriormente serem anexadas aos autos. Na Justia Federal o prazo para concluso de 15 dias para ru preso, podendo ser prorrogado por igual perodo, conforme disposto no art. 66, Lei n 5.010/66. A legislao especial traz ainda, alguns prazos diversos dos previstos no Cdigo de Processo: a) Lei n 11.343/06 (Lei de Drogas): 90 dias indiciado solto e 30 dias indicado preso; b) Lei n 1.521/51 (Crimes contra a Economia Popular): 10 dias indicado solto ou preso.

II. AO PENAL

1. CONCEITO A ao penal o direito de pedir ao Estado-Juiz a aplicao do Direito Penal Objetivo ao caso concreto.

2. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL A ao penal encontra respaldo no art. 5, inc XXXV, o qual estatui que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito.

www.apostilaeletronica.com.br
9

Das könnte Ihnen auch gefallen