Sie sind auf Seite 1von 3

Descrio cirrgica

A descrio cirrgica um documento mdico-legal do cirurgio, deve ser preenchido na sua forma mais abrangente possvel, mas muitas vezes isso no possvel em caso de trauma que a gente resume muito. Ele possui cabealho com o nome do paciente, nmero de pronturio, nome da equipe que realiza o procedimento, o diagnstico inicial o procedimento e de forma resumida est todo nesse cabealho. Exemplo: paciente teve abdome agudo, diagnstico est l abdome agudo, cirurgia realizada de modo resumido: laparotomia mais esporozoa (no entendi), mais sindectomia mais colostomia isso uma forma de resumir o procedimento. Comeamos falando sobre: posio do paciente, depois assepsia e anti-sepsia, a via de acesso aquela cavidade, o achado cirrgico, como foi inciso, o plano cirrgico adequado, o tipo de sntese, o material usado na sntese, o curativo, secrees escolhidas, se foi urocultura, material ginecolgico. Todo tipo de leso deve ser anotado, pra saber a origem daquela leso no paciente. Se foi um abscesso ou uma fstula vai saber de onde veio. Descrever o acidente e como foi corrigido. Posio do paciente: como o paciente se encontra na maca cirrgica. Decbito dorsal, decbito lateral, qual a posio da mesa em trendelenburg, declive. Isso vai justificar alguma leso no paciente, se paciente ao fazer nefrectomia e tiver dor na coluna vou saber que foi devido quela posio. O tempo cirrgico a gente encontra na folha do anestesista. Descreve: paciente em decbito dorsal horizontal sob anestesia geral. O decbito oblquo na videolaparoscopia, a gente mexe o paciente no leito conforme o rgo a ser abordado. Se h ou no uma hiperextenso cervical no caso da traqueostomia, eu no posso fazer isso no paciente politraumatizado com suspeita de leso cervical. E a vou saber a condio necessria pra cirurgia. Tem que justificar: estava em hiperextenso cervical pra realizar a traqueostomia. Assepsia e Anti-sepsia: Descreve com que material foi feito, com polvidine degermante, clorexidine, a assepsia no campo e a antissepsia que colocar os campos estreis. Vias de acesso: Que tipo de inciso foi feita: se foi inciso mediana, infraumbilical, transumbilical, paramediana, inciso subcostal direito-esquerda, inciso transversal em quadrante inferior direito. Aps a assepsia, colocar os campos, realizada a inciso, descreve a inciso mediano transumbilical. Inciso: fanisteel, supra-pbica, descreve-inciso transversa em quadrante inferior direito, inciso de cocher um epinmo de inciso subcostal direito. Pode ser inciso xifo-pubiana ou infraumbilical ou transumbilical. De preferncia escrever onde foi o corte da inciso e o nome da inciso realizada. Usou-se bisturi frio, bisturi eltrico.

Abertura por planos: os planos abaixo da pele que temos at chegar cavidade ou ao rgo desejado. Todos os planos incisados devem ser escritos: pele, planos aponeurticos at chegar na lmina parietal bem na cavidade.Isso vai variar:se for uma inciso mediana no teremos msculos, ser- pele, subcutneo,aponeurose e peritnio parietal.Se for uma inciso no quadrante inferior direito a gente vai encontrar msculo:reto abdominal, e os outros. Inciso oblqua em quadrante inferior direito isso na apendicectomia aberta. Todos os planos e como foi feita a passagem por esse plano. Na colostomia- pele, tecido celular subcutneo, aponeurose, chego no m. reto abdominal e fao apenas a divulso do m. reto abdominal,no fao a resseco do msculo.Inciso cervical em colar. Inciso de Pfannestel ou inciso suprapbica, pode divulsionar os msculos ou fazer a resseco, abertura desse msculo. Aps esses planos se chega cavidade. Numa apendicectomia o que foi encontrado: bloqueio de epimossomo de apndice, com grande quantidade de secreo purulenta no quadrante inferior direito, se foi encontrada aderncias mais necrose no apndice. Numa lcera perfurada: foi encontrada secreo entrica, secreo esverdeada, mais bloqueio ou rea de fibrina e perfurao da parede anterior do estmago. Aps abrir a cavidade, achar o que e se fazer algo. A ttica eu alio a tcnica com a experincia pra corrigir o problema. Faz o clampeamento do colo, tracionei o sigmide, removi a goteira parietoclica esquerda, fiz a enterocolocotomia e a sigmoidectomia e a sintectomia, isso brevemente escrito. Ento, se exps tal estrutura, se pinou,se ligou, usou o eletrocautrio, se usou o bisturi ou a tesoura. Ex: fiz a sigmoidectomia, fiz a sutura anoretal com fio prolene 2-0. Fiz a colostomia com a paciente em tal posio e descrever a cirurgia. Depois de realizado o procedimento principal a gente vai complementar esse procedimento como, a sigmoidectomia um trabalho exaustivo e tem que dizer quantos ml retirou da cavidade e o uso de soro fisiolgico aquecido. Tudo tem que estar bem descrito. Tem que descrever que foi feita a limpeza da cavidade abdominal, pois se tiver abcesso da cavidade tem que saber. Foi feita a drenagem da cavidade com o dreno de penrose que um dreno de ltex, dreno de suco de alta e baixa presso, tudo o que for utilizado tem que escrever. Sntese: de muita importncia, pois se bem feita evita as hrnias, descrever qual foi o fio utilizado, qual a poro que foi suturada, a tcnica de sutura utilizada. Paciente que obesa, hipertensa e com vrias co-morbidades ela tem riscos de no cicatrizar adequadamente. Geralmente, a gente utiliza um fio mais grosso chamado de sfilgros (no entendi), nmero 2, um ponto que a gente vai transfixando, a subcutnea, msculo, aponeurose, e peritnio parietal de um lado e de outro.

Descreve: foi feita sutura, com fio prolene nmero dois, foi realizada sutura com tal tcnica, aproximou todos os tecidos, depois sutura contnua, em chuleio com fio vycril nmero 1, ento tudo tem que estar escrito. Por que se usei o fio de algodo, posso ter um granuloma, fazemos a sutura da parede abdominal e da aponeurose exclusivamente, no faz sutura de peritnio com fscias, no se faz. A aderncia se faz quando h processo inflamatrio, aproximando esse peritnio. Curativo: o risco de infeco muito alto. Muitas vezes no posso fechar essa cavidade: em caso de edema de alas intestinais, no aproxima ou utilizao de compressas pra tamponar o sangramento no trauma, se fechar ir ter uma sndrome compartimental, ou paciente com leso de delgado a eu deixo essa cavidade aberta e se fechar a cavidade e abrir posso danificar a aponeurose, vou deixara cavidade aberta. Fao a cirurgia de acordo com a demanda ou com hora marcada. Pra cobrir as alas posso utilizar uma bolsa, outra que tem sistema a vcuo pra irrigao ou, com a bolsa transparente eu vejo o aspecto da bolsa intestinal da secreo. Os drenos descrever quais os utilizados, seu estado, dreno de penrose na pelve. Descrever em qual regio- se est no subcutneo, no flanco.

Das könnte Ihnen auch gefallen