Sie sind auf Seite 1von 29

Estatuto Social

da

Petrobras

Sumrio
Captulo I Da natureza, sede e objeto da sociedade Captulo II Do capital social, das aes e dos acionistas Captulo III Das subsidirias e coligadas Captulo IV - Da administrao da sociedade Captulo V - Da assemblia geral Captulo VI - Do conselho fiscal Captulo VII - Dos empregados da companhia Captulo VIII - Disposies gerais

Captulo I Da Natureza, Sede e Objeto da Sociedade Art. 1 A Petrleo Brasileiro S.A. - Petrobras uma sociedade de economia mista, sob controle da Unio com prazo de durao indeterminado, que se reger pelas normas da Lei das Sociedades por Aes (Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976) e pelo presente Estatuto. Pargrafo nico. O controle da Unio ser exercido mediante a propriedade e posse de, no mnimo, cinqenta por cento, mais uma ao, do capital votante da Sociedade. Art. 2 A Petrobras tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, podendo estabelecer, no Pas e no exterior, filiais, agncias, sucursais, escritrios. Art. 3 A Companhia tem como objeto a pesquisa, a lavra, a refinao, o processamento, o comrcio e o transporte de petrleo proveniente de poo, de xisto ou de outras rochas, de seus derivados, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, alm das atividades vinculadas energia, podendo promover a pesquisa, o desenvolvimento, a produo, o transporte, a distribuio e a comercializao de todas as formas de energia, bem como quaisquer outras atividades correlatas ou afins. 1 As atividades econmicas vinculadas ao seu objeto social sero desenvolvidas pela Companhia em carter de livre competio com outras empresas, segundo as condies de mercado, observados os demais princpios e diretrizes da Lei n 9.478, de 6 de agosto de 1997 e da Lei n 10.438, de 26 de abril de 2002. 2 A Petrobras, diretamente ou atravs de suas subsidirias, associada ou no a terceiros, poder exercer no Pas ou fora do territrio nacional qualquer das atividades integrantes de seu objeto social.

Captulo II Do Capital Social, das Aes e dos Acionistas Art. 4 O capital social de R$ 32.896.137.750,00 (trinta e dois bilhes, oitocentos e noventa e seis milhes, cento e trinta e sete mil, setecentos e cinqenta reais), dividido em 1.096.537.925 (hum bilho, noventa e seis milhes, quinhentos e trinta e sete mil e novecentos e vinte e cinco) aes sem valor nominal, sendo 634.168.418 (seiscentos e trinta e quatro milhes, cento e sessenta e oito mil e quatrocentos e dezoito) aes ordinrias e 462.369.507 (quatrocentos e sessenta e dois milhes, trezentos e sessenta e nove mil e quinhentos e sete) aes preferenciais. 1 A Companhia est autorizada a aumentar o capital social, independentemente de reforma estatutria, por deliberao do Conselho de Administrao, em at R$ 60.000.000.000,00 (sessenta bilhes de reais), mediante a emisso de aes preferenciais e at o limite quantitativo de 200.000.000 (duzentos milhes) de aes, para integralizao: a) em moeda; b) em bens, observada a prvia deliberao da Assemblia Geral para avaliao destes (inciso IV do art. 122 da Lei da Sociedades por Aes); c) mediante capitalizao de crdito. 2 Os aumentos de capital mediante a emisso de aes ordinrias sero submetidos previamente deliberao da Assemblia Geral. 3 A critrio do Conselho de Administrao poder ser excludo o direito de preferncia ou reduzido o prazo de 30 (trinta) dias para o seu exerccio, para os antigos acionistas, nas emisses de aes, debntures conversveis em aes e bnus de subscrio, cuja colocao seja feita mediante venda em bolsa de valores ou por subscrio pblica, bem como permuta por aes, em oferta pblica de aquisio de controle, nos termos dos arts. 257 e 263 da Lei das Sociedades por Aes. 4 A Companhia, por deliberao do Conselho de Administrao, poder adquirir as prprias aes para permanncia em tesouraria, cancelamento ou posterior alienao, at o montante do saldo de lucros e de reservas disponveis, exceto a legal, sem diminuio do capital social, observada a legislao em vigor.

5 O capital social poder ser aumentado com a emisso de aes preferenciais, sem guardar proporo com as aes ordinrias, respeitado o limite legal de dois teros do capital social, bem como observado o direito de preferncia de todos os acionistas. Art. 5 As aes da Companhia sero ordinrias, com direito de voto, e preferenciais, estas sempre sem direito a voto. 1 As aes preferenciais sero inconversveis em aes ordinrias, e viceversa. 2 As aes preferenciais tero prioridade no caso de reembolso do capital e no recebimento dos dividendos, no mnimo, de 5% (cinco por cento) calculado sobre a parte do capital representada por essa espcie de aes, ou de 3% (trs por cento) do valor do patrimnio lquido da ao, prevalecendo sempre o maior, participando, em igualdade com as aes ordinrias, nos aumentos do capital social decorrentes de incorporao de reservas e lucros. 3 As aes preferenciais participaro, no cumulativamente, em igualdade de condies com as aes ordinrias, na distribuio dos dividendos, quando superiores ao percentual mnimo que lhes assegurado no pargrafo anterior. Art. 6 A integralizao das aes obedecer s normas estabelecidas pela Assemblia Geral ou pelo Conselho de Administrao, dependendo do rgo que autorizou o aumento do capital no limite do autorizado. Em caso de mora do acionista, e independentemente de interpelao, poder a Companhia promover a execuo ou determinar a venda das aes, por conta e risco do mesmo. Art. 7 As aes da Companhia, todas escriturais, sero mantidas, em nome de seus titulares, em conta de depsito de instituio financeira autorizada pela Comisso de Valores Mobilirios - CVM, sem emisso de certificado. Art. 8 Os acionistas tero direito, em cada exerccio, aos dividendos e/ou juros de capital prprio, que no podero ser inferiores a 25% (vinte e cinco

por cento) do lucro lquido ajustado, na forma da Lei das Sociedades por Aes, rateado pelas aes em que se dividir o capital da Companhia. Art. 9 Salvo deliberao em contrrio da Assemblia Geral, a Companhia efetuar o pagamento de dividendos e de juros de capital prprio, devidos aos acionistas, no prazo de 60 (sessenta) dias a partir da data em que forem declarados e, em qualquer caso, dentro do exerccio social correspondente, observadas as normas legais pertinentes. Pargrafo nico. A Companhia poder, mediante deliberao de seu Conselho de Administrao, antecipar valores a seus acionistas, a ttulo de dividendos ou juros sobre o capital prprio, sendo esses corrigidos pela taxa SELIC desde a data do efetivo pagamento at o encerramento do respectivo exerccio social, na forma prevista no art. 204 da Lei n 6.404, de 1976. Art. 10 Os dividendos no reclamados pelos acionistas dentro de 3 (trs) anos, a contar da data em que tenham sido postos disposio dos acionistas, prescrevero em favor da Companhia. Art. 11 Os valores dos dividendos e juros, a ttulo de remunerao sobre o capital prprio, devidos ao Tesouro Nacional e aos demais acionistas, sofrero incidncia de encargos financeiros equivalentes taxa SELIC, a partir do encerramento do exerccio social at o dia do efetivo recolhimento ou pagamento, sem prejuzo da incidncia de juros moratrios quando esse recolhimento no se verificar na data fixada pela Assemblia Geral. Art. 12 Alm da Unio, na qualidade de acionista controladora da Companhia, podero ser acionistas pessoas fsicas ou jurdicas, brasileiras ou estrangeiras, residentes ou no no Pas. Art. 13 O acionista poder ser representado nas Assemblias Gerais na forma prevista no art. 126 da Lei n 6.404, de 1976, exibindo, no ato, ou depositando, previamente, o comprovante expedido pela instituio financeira depositria, acompanhado do documento de identidade ou procurao com poderes especiais.

1 A representao da Unio nas Assemblias Gerais da Companhia far-se nos termos da legislao federal especfica. 2 Na Assemblia Geral de Acionistas que delibere sobre a eleio de membros do Conselho de Administrao, fica condicionado o direito de voto dos acionistas titulares de aes preferenciais ao preenchimento da condio prevista no 6 do art. 141 da Lei no 6.404, de 1976, de comprovada titularidade ininterrupta da participao acionria durante o perodo de 3 (trs) meses, no mnimo, imediatamente anterior realizao da Assemblia.

Captulo III Das Subsidirias e Coligadas Art. 14 Para o estrito cumprimento de atividades vinculadas ao seu objeto, a Petrobras poder, na conformidade da autorizao conferida pela Lei n 9.478, de 1997, constituir subsidirias, bem como associar-se, majoritria e/ou minoritariamente a outras empresas. Art. 15 Observado o disposto na Lei n 9.478, de 1997, a Petrobras e suas subsidirias podero adquirir aes ou cotas de outras sociedades, participar de sociedades de propsito especfico, bem como associar-se a empresas brasileiras e estrangeiras e com elas formar consrcios, na condio ou no de empresa lder, objetivando expandir atividades, reunir tecnologias e ampliar investimentos aplicados s atividades vinculadas ao seu objeto. Art. 16 As sociedades subsidirias e controladas obedecero s deliberaes dos seus respectivos rgos de administrao, as quais estaro vinculadas s diretrizes e ao planejamento estratgico aprovados pelo Conselho de Administrao da Petrobras, bem como s regras corporativas comuns fixadas pela Petrobras atravs de orientao de natureza tcnica, administrativa, contbil, financeira e jurdica. Pargrafo nico. As relaes com as empresas subsidirias, coligadas e controladas sero mantidas por intermdio de membro da Diretoria Executiva, em conformidade com as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administrao.

Captulo IV Da Administrao da Sociedade Seo I Dos Conselheiros e Diretores Art. 17 A Petrobras ser dirigida por um Conselho de Administrao, com funes deliberativas, e uma Diretoria Executiva. Art. 18 O Conselho de Administrao ser integrado por, no mnimo, cinco membros at nove membros eleitos pela Assemblia Geral dos Acionistas, a qual designar dentre eles o Presidente do Conselho, todos com prazo de gesto que no poder ser superior a 1 (um) ano, admitida a reeleio. Pargrafo nico. No caso de vacncia no cargo de Presidente do Conselho, o substituto ser eleito na primeira reunio ordinria do Conselho de Administrao at a prxima Assemblia Geral. Art. 19 No processo de eleio dos membros do Conselho de Administrao pela Assemblia Geral de Acionistas sero observadas as seguintes regras: I - assegurado aos acionistas minoritrios o direito de eleger um dos Conselheiros, se maior nmero no lhes couber pelo processo de voto mltiplo. II - assegurado aos acionistas titulares de aes preferenciais, que representem em conjunto, no mnimo, 10% (dez por cento) do capital social, excludo o acionista controlador, eleger e destituir 1 (um) membro do Conselho de Administrao, em votao em separado na Assemblia Geral, no se aplicando Companhia a regra contida no 4 do art. 8 da Lei n 10.303, de 31 de outubro de 2001. III - Sempre que, cumulativamente, a eleio do Conselho de Administrao se der pelo sistema de voto mltiplo e os titulares de aes ordinrias ou preferenciais exercerem o direito de eleger Conselheiro, ser assegurado Unio o direito de eleger Conselheiros em nmero igual ao dos eleitos pelos demais acionistas, mais um, independentemente do nmero de Conselheiros estabelecido no art. 18 deste Estatuto.

Art. 20 A Diretoria Executiva ser composta de um Presidente, escolhido dentre os membros do Conselho de Administrao, e at seis Diretores, eleitos pelo Conselho de Administrao, dentre brasileiros residentes no Pas, com prazo de gesto que no poder ser superior a 3 (trs) anos, permitida a reeleio, podendo ser destitudos a qualquer tempo. 1 O Conselho de Administrao dever observar na escolha e eleio dos Diretores a sua capacidade profissional, notrio conhecimento e especializao nas respectivas reas de contato em que esses administradores iro atuar, observado o Plano Bsico de Organizao. 2 Os membros da Diretoria Executiva exercero seus cargos em regime de tempo integral e de dedicao exclusiva ao servio da Petrobras, permitido, porm, o exerccio concomitante em cargos de administrao de subsidirias, controladas e coligadas da Companhia, a critrio do Conselho de Administrao, conforme o Cdigo de Boas Prticas, na forma do inciso VII do art. 29 deste Estatuto. 3 O Presidente e os Diretores faro jus, anualmente, a 30 (trinta) dias de frias, que lhes sero concedidas pela Diretoria Executiva, vedado o pagamento em dobro da remunerao relativa s frias no gozadas no decorrer do perodo concessivo. Art. 21 A investidura em cargo de administrao da Companhia observar as condies impostas pelos arts. 147 e 162 da Lei n 6.404, de 1976, no podendo, tambm, ser investidos no cargo os que no Conselho de Administrao, na Diretoria Executiva, ou no Conselho Fiscal tiverem ascendentes, descendentes ou colaterais. Art. 22 Os Conselheiros e Diretores sero investidos nos seus cargos mediante assinatura de termos de posse no livro de atas do Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva, respectivamente. 1 O termo de posse dever conter, sob pena de nulidade: (i) a indicao de pelo menos um domiclio no qual o administrador receber as citaes e intimaes em processos administrativos e judiciais relativos a atos de sua

gesto, as quais reputar-se-o cumpridas mediante entrega no domiclio indicado, o qual somente poder ser alterado mediante comunicao por escrito Companhia; (ii) a anuncia aos contratos eventualmente celebrados pela Petrobras com bolsa de valores ou entidade mantenedora de mercado de balco organizado credenciada na Comisso de Valores Mobilirios, tendo por objetivo a adoo de padres de governana societria fixados por essas entidades, responsabilizando-se pelo cumprimento de tais contratos e respectivos regulamentos de prticas diferenciadas de governana corporativa, se for o caso, e (iii) anuncia aos termos da clusula compromissria de que trata o art. 58 deste Estatuto. 2 A posse do Conselheiro residente ou domiciliado no exterior fica condicionada constituio de representante residente no Pas, com poderes para receber citao em aes contra ele propostas com base na legislao societria, mediante procurao com prazo de validade que dever estender-se por, no mnimo, 3 (trs) anos aps o trmino do prazo de gesto do Conselheiro. 3 Antes de tomar posse, e ao deixar o cargo, os membros do Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva apresentaro declarao de bens, que ser arquivada na Companhia. Art. 23 Os membros do Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva respondero, nos termos do art. 158, da Lei n 6.404, de 1976, individual e solidariamente, pelos atos que praticarem e pelos prejuzos que deles decorram para a Companhia, sendo-lhes vedado participar na deliberao acerca de operaes envolvendo sociedades em que participem com mais de 10% (dez por cento), ou tenham ocupado cargo de gesto em perodo imediatamente anterior investidura na Companhia. 1 A Companhia assegurar a defesa em processos judiciais e administrativos aos seus administradores, presentes e passados, alm de manter contrato de seguro permanente em favor desses administradores, para resguard-los das responsabilidades por atos decorrentes do exerccio do cargo ou funo, cobrindo todo o prazo de exerccio dos respectivos mandatos.

2 A garantia prevista no pargrafo anterior se estende aos membros do Conselho Fiscal, bem como a todos os empregados e prepostos que legalmente atuem por delegao dos administradores da Companhia. Art. 24 Perder o cargo o Conselheiro que deixar de participar de 3 (trs) reunies ordinrias consecutivas, sem motivo justificado ou licena concedida pelo Conselho de Administrao. Art. 25 No caso de vacncia do cargo de Conselheiro, o substituto ser nomeado pelos Conselheiros remanescentes e servir at a primeira Assemblia Geral, na forma prevista no art. 150 da Lei n 6.404, de 1976. Pargrafo nico. O Conselheiro, ou membro da Diretoria Executiva, eleito em substituio, completar o prazo de gesto do substitudo, e, quando findo o prazo de gesto, permanecer no cargo at a posse do sucessor. Art. 26 A Companhia ser representada, em juzo ou fora dele, por sua Diretoria, individualmente por seu Presidente, ou por dois Diretores em conjunto, podendo nomear procuradores ou representantes. Art. 27 O Presidente e os Diretores no podero ausentar-se do exerccio do cargo por mais de 30 (trinta) dias, sem licena ou autorizao do Conselho de Administrao. 1 Ao Presidente, na forma do inciso IV do art. 38, compete designar, dentre os Diretores, seu substituto eventual. 2 No caso de ausncia ou impedimento de um Diretor, os seus encargos sero assumidos por um substituto escolhido pelo mesmo, dentre outros integrantes da Diretoria Executiva ou um de seus subordinados diretos, este ltimo at um prazo mximo de 30 (trinta) dias. 3 No caso da indicao ser feita a um subordinado, condicionada aprovao do Presidente, o mesmo participar de todas as atividades rotineiras do Diretor, inclusive com a presena em reunies de Diretoria, para instruir as matrias da rea de contato do respectivo Diretor, sem no entanto exercer direito de voto.

Seo II Do Conselho de Administrao Art. 28 O Conselho de Administrao o rgo de orientao e direo superior da Petrobras, competindo-lhe: I - fixar a orientao geral dos negcios da Companhia, definindo sua misso, seus objetivos estratgicos e diretrizes; II - aprovar o plano estratgico, bem como os respectivos planos plurianuais e programas anuais de dispndios e de investimentos; III - fiscalizar a gesto dos Diretores e fixar-lhes as atribuies, examinando, a qualquer tempo, os livros e papis da Companhia; IV - avaliar resultados de desempenho; V - aprovar, anualmente, o valor acima do qual os atos, contratos ou operaes, embora de competncia da Diretoria Executiva, especialmente as previstas nos incisos III, IV, V, VI e VIII do art. 33 deste Estatuto Social, devero ser submetidas aprovao do Conselho de Administrao; VI - deliberar sobre a emisso de debntures simples, no conversveis em aes e sem garantia real; VII - fixar as polticas globais da Companhia, incluindo a de gesto estratgica comercial, financeira, de investimentos, de meio ambiente e de recursos humanos; VIII - aprovar a transferncia da titularidade de ativos da Companhia, inclusive contratos de concesso e autorizaes para refino de petrleo, processamento de gs natural, transporte, importao e exportao de petrleo, seus derivados e gs natural, podendo fixar limites de valor para a prtica desses atos pela Diretoria Executiva; IX - deliberar sobre aumento de capital com emisso de aes preferenciais, dentro do limite autorizado, na forma do 1 do art. 4 deste Estatuto Social.

Art. 29 Compete privativamente ao Conselho de Administrao deliberar sobre as seguintes matrias: I - Plano Bsico de Organizao e suas modificaes, bem como a distribuio aos Diretores, por proposta do Presidente, dos encargos correspondentes s reas de contato definidas no referido plano; II - autorizao para aquisio de aes de emisso da Companhia para permanncia em tesouraria ou cancelamento, bem como posterior alienao dessas aes, observadas as disposies legais, regulamentares e estatutrias; III - aprovao da permuta de valores mobilirios de sua emisso; IV - eleio e destituio dos membros da Diretoria Executiva; V - constituio de subsidirias, participaes em sociedades controladas ou coligadas, ou a cessao dessa participao, bem como a aquisio de aes ou cotas de outras sociedades; VI - convocao de Assemblia Geral dos acionistas, nos casos previstos em lei, publicando o edital de convocao com, no mnimo, 15 (quinze) dias de antecedncia; VII - aprovao de um Cdigo de Boas Prticas e do seu Regimento Interno, o qual dever prever a indicao de Relator e a constituio de Comits do Conselho compostos por alguns de seus membros, com atribuies especficas de anlise e recomendao sobre determinadas matrias; VIII - aprovao das Diretrizes de Governana Corporativa da Petrobras; IX - escolha e destituio de auditores independentes, os quais no podero prestar Companhia servios de consultoria durante a vigncia do contrato; X - relatrio da administrao e contas da Diretoria Executiva;

XI - criao do Comit de Negcios e aprovao das atribuies e regras de funcionamento desse Comit, consistentes com o Plano Bsico de Organizao, as quais devem ser divulgadas ao mercado, resumidamente, quando da publicao das demonstraes financeiras da Companhia, ou quando de sua alterao; XII - assuntos que, em virtude de disposio legal ou por determinao da Assemblia Geral, dependam de sua deliberao; Pargrafo nico. O Comit de Negcios de que trata o inciso XI submeter Diretoria Executiva seu parecer sobre as matrias corporativas que envolvam mais de uma rea de negcios, bem como aquelas cuja importncia e relevncia demandem um debate mais amplo. Art. 30 O Conselho de Administrao poder determinar a realizao de inspees, auditagens ou tomadas de contas na Companhia, bem como a contratao de especialistas, peritos ou auditores externos, para melhor instrurem as matrias sujeitas a sua deliberao. Art. 31 O Conselho de Administrao reunir-se- com a presena da maioria de seus membros, mediante convocao do seu Presidente ou da maioria dos Conselheiros, ordinariamente, no mnimo a cada trinta dias e, extraordinariamente, sempre que necessrio. 1 Fica facultada, se necessria, a participao dos Conselheiros na reunio, por telefone, vdeo-conferncia, ou outro meio de comunicao que possa assegurar a participao efetiva e a autenticidade do seu voto. O Conselheiro, nessa hiptese, ser considerado presente reunio, e seu voto ser considerado vlido para todos os efeitos legais, e incorporado ata da referida reunio. 2 As matrias submetidas apreciao do Conselho de Administrao sero instrudas com a deciso da Diretoria Executiva, as manifestaes da rea tcnica ou do Comit competente, e ainda o parecer jurdico, quando necessrios ao exame da matria. 3 O Presidente do Conselho, por iniciativa prpria ou por solicitao de

qualquer Conselheiro, poder convocar Diretores da Companhia para assistir s reunies e prestar esclarecimentos ou informaes sobre as matrias em apreciao. 4 As deliberaes do Conselho de Administrao sero tomadas pelo voto da maioria dos Conselheiros presentes e sero registradas no livro prprio de atas. 5 Em caso de empate, o Presidente do Conselho poder exercer o voto de qualidade. Seo III Da Diretoria Executiva Art. 32 Cabe Diretoria Executiva exercer a gesto dos negcios da Companhia, de acordo com a misso, os objetivos, as estratgias e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administrao. Art. 33 Compete Diretoria Executiva: I - elaborar e submeter aprovao do Conselho de Administrao: a) as bases e diretrizes para a elaborao do plano estratgico, bem como dos programas anuais e planos plurianuais; b) o plano estratgico, bem como os respectivos planos plurianuais e programas anuais de dispndios e de investimentos da Companhia com os respectivos projetos; c) os oramentos de custeio e de investimentos da Companhia; d) a avaliao do resultado de desempenho das atividades da Companhia; II - aprovar: a) critrios de avaliao tcnico-econmica para os projetos de investimentos, com os respectivos planos de delegao de responsabilidade

para sua execuo e implantao; b) critrios de aproveitamento econmico de reas produtoras e coeficiente mnimo de reservas de leo e gs, observada a legislao especfica; c) poltica de preos e estruturas bsicas de preo dos produtos da Companhia; d) planos de contas, critrios bsicos para apurao de resultados, amortizao e depreciao de capitais investidos, e mudanas de prticas contbeis; e) manuais e normas de contabilidade, finanas, administrao de pessoal, contratao e execuo de obras e servios, suprimento e alienao de materiais e equipamentos, de operao e outros necessrios orientao do funcionamento da Companhia; f) normas para cesso de uso, locao ou arrendamento de bens imveis de propriedade da Companhia; g) plano anual de seguros da Companhia; h) a estrutura bsica dos rgos da Companhia e suas respectivas Normas de Organizao, bem como criar, transformar ou extinguir rgos operacionais ou correspondentes, bem como rgos temporrios de obras, agncias, filiais, sucursais e escritrios no Pas e no exterior; i) planos que disponham sobre a admisso, carreira, acesso, vantagens e regime disciplinar dos empregados da Petrobras; j) a lotao de pessoal dos rgos da Companhia; k) a designao dos titulares da Administrao Superior da Companhia; l) os planos anuais de negcios; m) formao de consrcios, de "joint-ventures", e de sociedades de

propsito especfico, no Pas e no exterior; III - autorizar a captao de recursos, contratao de emprstimos e financiamento no Pas ou no exterior, inclusive mediante emisso de ttulos; IV - autorizar a prestao de garantias reais ou fidejussrias, observadas as disposies legais e contratuais pertinentes; V - autorizar a aquisio, na forma da legislao especfica, de bens imveis, navios e unidades martimas de perfurao e produo, bem como gravame e a alienao de ativos da Companhia; VI - autorizar a alienao ou gravame de aes ou cotas de sociedades nas quais a Companhia detenha mais de 10% (dez por cento) do capital social, bem como a cesso de direitos em consrcios ou "joint-ventures" em que a Companhia possua mais de 10% (dez por cento) dos investimentos, podendo fixar limites de valor para delegao da prtica desses atos pelo Presidente ou Diretores; VII - autorizar a celebrao de convnios ou contratos com a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, podendo fixar limites de valor para a delegao da prtica desses atos pelo Presidente ou Diretores; VIII - autorizar, na forma da legislao especfica, atos de renncia ou transao judicial ou extrajudicial, para pr fim a litgios ou pendncias, podendo fixar limites de valor para a delegao da prtica desses atos pelo Presidente ou Diretores; IX - acompanhar e controlar as atividades das subsidirias e empresas das quais a Petrobras participe ou com as quais esteja associada; X - deliberar sobre marcas e patentes, nomes e insgnias; XI - criar outros Comits, vinculados ao Comit de Negcios, aprovando as respectivas regras de funcionamento e atribuies, consistentes com o Plano Bsico de Organizao.

Art. 34 A Diretoria Executiva reunir-se-, ordinariamente, uma vez por semana, com a maioria de seus membros, dentre eles o Presidente ou o seu substituto, e, extraordinariamente, mediante convocao do Presidente ou de dois teros dos Diretores. Pargrafo nico. As matrias submetidas apreciao da Diretoria Executiva sero instrudas com as manifestaes da rea tcnica, do Comit de Negcios, e ainda do parecer jurdico, quando necessrios ao exame da matria. Art. 35 Alm das matrias de competncia originria de deliberao colegiada previstas no art. 33 deste Estatuto, a Diretoria Executiva poder deliberar sobre os atos de gesto de negcios de responsabilidade individual de cada um dos Diretores, dentro das reas de contato fixadas pelo Conselho de Administrao no Plano Bsico de Organizao. Compete ainda aos Diretores: I - instruir os representantes da Companhia nas Assemblias Gerais das suas subsidirias, controladas e coligadas, em conformidade com as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administrao; II - admitir e demitir empregados e formalizar as designaes para cargos e funes gerenciais, aprovadas pela Diretoria Executiva; III - designar empregados da Companhia para misses no exterior; IV - assinar atos, contratos e convnios, bem como movimentar os recursos monetrios da Companhia, sempre em conjunto com outro Diretor. Art. 36 As deliberaes da Diretoria Executiva sero tomadas pelo voto da maioria dos presentes e registradas no livro prprio de atas. Pargrafo nico. Em caso de empate, o Presidente poder exercer o voto de qualidade. Art. 37 A Diretoria Executiva encaminhar ao Conselho de Administrao cpias das atas de suas reunies e prestar as informaes que permitam

avaliar o desempenho das atividades da Companhia. Seo IV Do Presidente Art. 38 Cabem ao Presidente a direo e a coordenao dos trabalhos da Diretoria Executiva, competindo-lhe: I - convocar e presidir as reunies da Diretoria Executiva; II - propor ao Conselho de Administrao a distribuio, entre os Diretores, das reas de contato definidas no Plano Bsico de Organizao; III - propor ao Conselho de Administrao os nomes para Diretores da Companhia; IV - designar, dentre os Diretores, seu substituto eventual, em suas ausncias e impedimentos; V - acompanhar e supervisionar, atravs da coordenao da ao dos Diretores, as atividades de todos os rgos da Companhia; VI - designar os representantes da Companhia nas Assemblias Gerais das suas subsidirias, controladas e coligadas, em conformidade com as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administrao; VII - prestar informaes ao Ministro de Estado ao qual a Companhia est vinculada, e aos rgos de controle do Governo Federal, bem como ao Tribunal de Contas da Unio e ao Congresso Nacional.

Captulo V Da Assemblia Geral Art. 39 A Assemblia Geral Ordinria realizar-se-, anualmente, no prazo previsto no art. 132 da Lei n 6.404, de 1976, em local, data e hora previamente fixados pelo Conselho de Administrao, para deliberar sobre as matrias de sua competncia, especialmente: I - tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstraes financeiras; II - deliberar sobre a destinao do lucro lquido do exerccio e a distribuio de dividendos; III - eleger os membros do Conselho de Administrao e do Conselho Fiscal. Art. 40 A Assemblia Geral Extraordinria, alm dos casos previstos em lei, reunir-se- mediante convocao do Conselho de Administrao, para deliberar sobre assuntos de interesse da Companhia, especialmente: I - reforma do Estatuto; II - aumento do limite do capital autorizado; III - aumento do capital social, ressalvado o disposto no 1 do art. 4o deste Estatuto; IV - avaliao de bens com que o acionista concorrer para o aumento do capital social; V - reduo do capital social; VI - emisso de debntures conversveis em aes ou a sua venda quando em tesouraria; VII - incorporao da Companhia a outra sociedade, sua dissoluo, transformao, ciso, fuso;

VIII - participao da Companhia em grupo de sociedades; IX - alienao do controle do capital social de subsidirias da Companhia; X - destituio de membros do Conselho de Administrao; XI - alienao de debntures conversveis em aes de titularidade da Companhia e de emisso de suas subsidirias; XII - fixao da remunerao dos administradores; XIII - cancelamento do registro de Companhia aberta; XIV - escolha de empresa especializada, a partir da apresentao pelo Conselho de Administrao de uma lista trplice de empresas especializadas, para a elaborao de laudo de avaliao de suas aes pelo respectivo valor econmico, a ser utilizado nas hipteses de cancelamento do registro de Companhia aberta ou do desenquadramento s regras de padro de governana societria, definidas por bolsa de valores ou entidade mantenedora de mercado de balco organizado, credenciada na Comisso de Valores Mobilirios, visando o cumprimento das regras estabelecidas na competente regulamentao de prticas diferenciadas de governana corporativa editada por tais entidades, e de acordo com os termos dos contratos eventualmente celebrados pela Petrobras com essas mesmas entidades; XV - renncia a direito de subscrio de aes ou debntures conversveis em aes de subsidirias, controladas ou coligadas. 1 A deliberao da matria prevista no inciso XIV deste artigo dever ser tomada por maioria absoluta de votos das aes ordinrias em circulao, no se computando os votos em branco. 2 Na hiptese de oferta pblica formulada pelo acionista controlador, este arcar com os custos da elaborao do laudo de avaliao. Art. 41 A Assemblia Geral fixar, anualmente, o montante global ou

individual da remunerao dos administradores, bem como os limites de sua participao nos lucros, observadas as normas da legislao especfica. Art. 42 As Assemblias Gerais sero presididas pelo Presidente da Companhia ou substituto que este vier a designar, e, na ausncia de ambos, por um acionista escolhido pela maioria dos votos dos presentes. Pargrafo nico. O Presidente da Assemblia escolher, dentre os acionistas presentes, o Secretrio da mesa.

Captulo VI Do Conselho Fiscal Art. 43 O Conselho Fiscal, de carter permanente, compe-se de at cinco membros e respectivos suplentes, eleitos pela Assemblia Geral Ordinria, todos residentes no Pas, observados os requisitos e impedimentos fixados na Lei das Sociedades por Aes, acionistas ou no, dos quais um ser eleito pelos detentores das aes ordinrias minoritrias e outro pelos detentores das aes preferenciais, em votao em separado. 1 Dentre os membros do Conselho Fiscal, um ser indicado pelo Ministro de Estado da Fazenda, como representante do Tesouro Nacional. 2 Em caso de vaga, renncia, impedimento ou ausncia injustificada a duas reunies consecutivas, ser o membro do Conselho Fiscal substitudo, at o trmino do mandato, pelo respectivo suplente. 3 Os membros do Conselho Fiscal sero investidos nos seus cargos mediante a assinatura de termo de posse no livro de atas e pareceres do Conselho Fiscal, do qual constar: (i) a anuncia aos contratos eventualmente celebrados pela Petrobras com bolsa de valores ou entidade mantenedora de mercado de balco organizado, credenciada na Comisso de Valores Mobilirios, tendo por objetivo a adoo de padres de governana societria fixados por estas entidades, responsabilizando-se pelo cumprimento de tais contratos e respectivos regulamentos de prticas diferenciadas de governana corporativa, se for o caso, e (ii) anuncia aos termos da clusula compromissria de que trata o art. 58 deste Estatuto. Art. 44 O mandato dos membros do Conselho Fiscal de um ano, permitida a reeleio. Art. 45 A remunerao dos membros do Conselho Fiscal, alm do reembolso obrigatrio das despesas de locomoo e estada necessrias ao desempenho da funo ser fixada pela Assemblia Geral que os eleger, observado o limite estabelecido na Lei n 9.292, de 1996. Art. 46 Compete ao Conselho Fiscal, sem prejuzo de outras atribuies que

lhe sejam conferidas em virtude de disposio legal ou por determinao da Assemblia Geral: I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutrios; II - opinar sobre o relatrio anual da administrao, fazendo constar do seu parecer as informaes complementares que julgar necessrias ou teis deliberao da Assemblia Geral; III - opinar sobre as propostas dos administradores, a serem submetidas Assemblia Geral, relativas modificao do capital social, emisso de debntures ou bnus de subscrio, planos de investimentos ou oramentos de capital, distribuio de dividendos, transformao, incorporao, fuso ou ciso da Companhia; IV - denunciar, por qualquer de seus membros, aos rgos de administrao e, se estes no tomarem as providncias necessrias para proteo dos interesses da Companhia, Assemblia Geral, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providncias teis Companhia; V - convocar a Assemblia Geral Ordinria se os administradores retardarem por mais de um ms essa convocao, e a Extraordinria sempre que ocorrerem motivos graves ou urgentes, incluindo na pauta das assemblias as matrias que considerarem necessrias; VI - analisar, pelo menos trimestralmente, o balancete e demais demonstraes financeiras elaboradas periodicamente pela Diretoria; VII - examinar as demonstraes financeiras do exerccio social e sobre elas opinar; VIII - exercer essas atribuies durante a liquidao. Pargrafo nico. Os membros do Conselho Fiscal participaro, obrigatoriamente, das reunies do Conselho de Administrao em que devam ser apreciadas as matrias referidas nos incisos II, III e VII deste artigo.

Captulo VII Dos Empregados da Companhia Art. 47 Os empregados da Petrobras esto sujeitos legislao do trabalho e aos regulamentos internos da Companhia, observando-se as normas legais aplicveis aos empregados das sociedades de economia mista. Art. 48 A admisso de empregados pela Petrobras e por suas subsidirias e controladas obedecer a processo seletivo pblico, nos termos aprovados pela Diretoria Executiva. Art. 49 As funes da Administrao Superior e os poderes e responsabilidades dos respectivos titulares sero definidos no Plano Bsico de Organizao da Companhia. 1 As funes a que se refere o caput deste artigo podero, excepcionalmente e a critrio da Diretoria, ser atribudas a tcnicos ou especialistas estranhos ao quadro permanente da Companhia. 2 As funes gerenciais que devam integrar o quadro organizacional da Companhia, nos demais nveis, tero os poderes e responsabilidades dos titulares definidos nas normas dos respectivos rgos. Art. 50 Sem prejuzo das requisies previstas em lei, a cesso de empregados da Petrobras e de suas subsidirias ou controladas depender de autorizao, em cada caso, da Diretoria Executiva e ser feita, sempre que possvel, mediante o reembolso dos custos correspondentes. Art. 51 A Companhia destinar uma parcela dos resultados anuais a ser distribuda entre seus empregados, de acordo com os critrios aprovados pelo Conselho de Administrao, observada a legislao em vigor.

Captulo VIII Disposies Gerais Art. 52 As atividades da Petrobras obedecero a um Plano Bsico de Organizao, aprovado pelo Conselho de Administrao, que conter a estrutura geral e definir a natureza e as atribuies de cada rgo, as relaes de subordinao, coordenao e controle necessrias ao seu funcionamento, de acordo com o presente Estatuto. Art. 53 O exerccio social coincidir com o ano civil, encerrando-se a 31 de dezembro de cada ano, quando sero levantados o balano patrimonial e demais demonstraes financeiras, que devero atender s disposies legais aplicveis. Pargrafo nico. A Companhia poder levantar balanos semestrais, para pagamento de dividendos ou juros sobre o capital prprio, por deliberao do Conselho de Administrao. Art. 54 Sobre os recursos transferidos pela Unio ou depositados por acionistas minoritrios, para fins de aumento do capital da sociedade, incidiro encargos financeiros equivalentes taxa SELIC desde o dia da transferncia at a data da capitalizao. Art. 55 A Petrobras destinar, do lucro lquido apurado no seu Balano Anual, a parcela de 0,5% (cinco dcimos por cento) sobre o capital social integralizado, para constituio de reserva especial, destinada ao custeio dos programas de pesquisa e de desenvolvimento tecnolgico da Companhia. Pargrafo nico. O saldo acumulado da reserva prevista neste artigo no poder exceder 5% (cinco por cento) do capital social integralizado. Art. 56 Aps deliberada a distribuio do dividendo mnimo previsto no art. 8 deste Estatuto, poder a Assemblia Geral, observados os termos da legislao societria e as normas federais especficas, atribuir percentagens ou gratificao aos membros da Diretoria Executiva da Companhia, por conta de participao nos lucros.

Art. 57 A Diretoria Executiva poder autorizar a prtica de atos gratuitos razoveis em benefcio dos empregados ou da comunidade de que participe a empresa, inclusive a doao de bens inservveis, tendo em vista suas responsabilidades sociais, na forma prevista no 4 do art. 154 da Lei n 6.404, de 1976. Art. 58 Devero ser resolvidas por meio de arbitragem, obedecidas as regras previstas pela Cmara de Arbitragem do Mercado, as disputas ou controvrsias que envolvam a Companhia, seus acionistas, os administradores e conselheiros fiscais, tendo por objeto a aplicao das disposies contidas na Lei n 6.404, de 1976, neste Estatuto Social, nas normas editadas pelo Conselho Monetrio Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comisso de Valores Mobilirios, bem como nas demais normas aplicveis ao funcionamento do mercado de capitais em geral, alm daquelas constantes dos contratos eventualmente celebrados pela Petrobras com bolsa de valores ou entidade mantenedora de mercado de balco organizado, credenciada na Comisso de Valores Mobilirios, tendo por objetivo a adoo de padres de governana societria fixados por estas entidades, e dos respectivos regulamentos de prticas diferenciadas de governana corporativa, se for o caso. Pargrafo nico. As deliberaes da Unio, atravs de voto em Assemblia Geral, que visem orientao de seus negcios, nos termos do art. 238 da Lei n 6.404, de 1976, so considerados formas de exerccio de direitos indisponveis e no estaro sujeitas ao procedimento arbitral previsto no caput deste artigo. Art. 59 Os contratos celebrados pela Petrobras para aquisio de bens e servios sero precedidos de procedimento licitatrio simplificado, na forma do regulamento aprovado pelo Decreto n 2.745, de 24 de agosto de 1998. Art. 60 Com o objetivo de compor suas propostas para participar de licitaes que precedem as concesses de que trata a Lei n 9.478, de 1997, a Petrobras poder assinar pr-contratos, mediante a expedio de cartasconvite, assegurando preos e compromissos de fornecimento de bens e

servios. Pargrafo nico. Os pr-contratos contero clusula resolutiva de pleno direito, a ser exercitada sem penalidade ou indenizao de qualquer espcie no caso de outro licitante ser declarado vencedor, e sero submetidos, posteriormente, apreciao dos rgos de controle externo e fiscalizao. Art. 61 A Unio, na qualidade de acionista controladora da Companhia, os membros do Conselho de Administrao, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva devero: I - Abster-se de negociar os Valores Mobilirios nos seguintes perodos: a) no perodo de um ms que antecede ao encerramento do exerccio social at a publicao do edital, colocando disposio dos acionistas as demonstraes financeiras da Companhia ou sua publicao, prevalecendo o que primeiro ocorrer; b) no perodo compreendido entre a deciso tomada pelo rgo social competente de aumentar ou reduzir o capital social, de distribuir dividendos ou bonificao em aes ou emitir outros Valores Mobilirios, e a publicao dos respectivos editais ou anncios. II - Comunicar Companhia e bolsa de valores ou entidade mantenedora de mercado de balco organizado credenciada na Comisso de Valores Mobilirios, os seus planos de negociao peridica de valores mobilirios, caso os possurem, assim como as subsequentes alteraes ou descumprimento de tais planos. A comunicao dever conter, no mnimo, se o plano de investimento ou desinvestimento programado, a periodicidade e as quantidades programadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen