Sie sind auf Seite 1von 15

mUlUKti WUJ L KAHN

m^mmtmmrnm I AM )

Hit** mmtt o S fab

IV AVENTURA SIBERIANA 1. Aide Mmoire 2. Intriga em Vladivostoque 3. Terror a leste.

59

CAPITULO AVENTURA

IV

SIBERIANA

1.

"Aide Mmoire"

No dia 2 de agsto de 1918, dia em que as tropas britnicas acamparam em Arcngel, o Major-general William S. Graves do Exrcito dos E..A. comandante da VIII Diviso em Camp Fremont, Palo Alto, Califrnia, recebeu uma mensagem cifrada urgente do Departamento de Guerra em Washington, D. C. A primeira frase decifrada dizia:
"NENHUM MEMBRO DO SEU PESSOAL OU QUEM QUER QUE SEJA DEVER CONHECER O CONTEDO DESTA MENSAGEM."

E a mensagem instrua o General Graves para "tomar o primeiro e mais rpido trem de S. Francisco, dirigir-se a Kansas Cit^, e ali procurar o secretrio de Guerra no Hotel Baltimore. No havia o que explicasse o motivo dessa convocao do general para Kansas City, assim como no havia indicao alguma do tempo por que le deveria se ausentar de seu psto. O General Graves, veterano e soldado severamente disciplinado, no fz objees, o que era alis obviamente desnecessrio. Encheu a maleta ae viagem de alguns pertences e duas horas depois j tomara o expresso de S. F, partindo velozmente rumo a leste, deixando S. Francisco. Chegando a Kansas City o general encontrou Newton D. Baker, secretrio de Guerra, esperando por le na estao.

60

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

O secretrio estava apressado. Tinha de tomar o trem dentro de poucos minutos, explicou le. Rpidamente, relatou ao General Graves o porqu de sua convocao para aqule encontro misterioso. O Departamento de Guerra o escolhera para comandar uma expedio de tropas americanas que deveriam embarcar imediatamente para a Sibria. O Secretrio Baker entregou ao General Graves um envelope fechado, dizendo: "Isto contm a poltica dos E.U.A. na Rssia, a qual voc tem de seguir. Veja onde pisa. Voc vai andar em cima de ovos carregados de dinamite. Deus o proteja e adeus l" Nessa noite, szinho no seu hotel em Kansas City, o General Graves abriu o onvolopo lacrado. Desdobrou um memorando do sete pginas intitulado Aide Mmore, O memorando no tinha assinatura, mas aparecem na concluso as seguintes palavras: Departamento de Estado, Washington, D. C., 17 de julho de 1918. O Ade Mmore comeava com uma srie do generalidades sbre "o corao do povo americano" palpitando com o desejo de "ganhar a guerra." Em necessrio, prosseguia o documento, que os E.U.A. cooperassem espontneamento" de todo o modo possvel com os aliados contra a Alemanha. E Aide Mmoire atingia o sou ponto principal: "Depois de bom examinar a situao russa o govrno chegou concluso definitiva de que uma interveno militar agravaria do muito a confuso, seria prejudicial em vez de benfica e no apresentaria vantagens para o nosso principal objetivo: vencer a guerra contra a Alemanha. No podo assim tomar parte em tal interveno ou sancion-la em princpio.' Era uma norma poltica clara o precisa, com a qual o General Graves concordou cordialmente. Por que ento era le enviado para comandar tropas americanas no territrio russo? Perplexo, o general continuou a leitura: "A ao militar admissvel na Rssia, como o govrno dos E.U.A. a considera nas atuais circunstncias, nicainente para auxiliar os tchecos a consolidar as suas fras e colaborar vantajosamente com os seus parentes eslavos..."

A GRANDE

CONSPIRAO

61

Tcheco-eslovacos? Na Rssia? "Deitei-me", escreveu mais tarde o General Graves, descrevendo o incidente no seu livro "Aventura Americana na Sibria", "mas no pude dormir, curioso por saber o que outras naes estavam fazqndo e porque no me davam alguma informao do que ia pela Sibria.' Se O General Graves conhecesse as respostas s perguntas que o mantinham desperto, ter-se-ia perturbado ainda muito mais nessa noite do vero em Kansas City.

2.

Intriga em Vladivostoque

Sob o regime feudal do Czar, a vasta e fabulosamente rica regio da Sibria permanecera quase inteiramente estagnada. Muito da imensa rea que abrange das bordas da Europa ao Pacfico e do rtico ao Afeganisto estava completamento desabitada. Atravs dessa terra virgem e desconhecida passava a solitria E. F. Transiberiana, o nico elo entro leste o oosto. Quom controlasse essa ferrovia e o territrio de umas poucas milhas de cada lado da mesma, controlaria a Rssia Asitica, um subcontinente de importncia estratgica do riqueza incomensurvel. No meado do voro do 1918, quando Rayraond Robins viajou rumo a lesto pela E. F. Transiberiana, 61o vira trens carregados do soldados tcheco-eslovacos. Antigos membros descontentes do exrcito austro-hngaro, sses tchecos tinham desertado em massa para as fileiras russas antes da Revoluo. O alto comando imperial russo os organizara num exrcito tchcco lutando ombro a ombro com os russos contra as fras austro-hngaras. Depois da queda de Kerensky, o govrno sovitico concordara, por solicitao dos aliados, com o transporte das tropas tchecas atravs da Rssia para Vladivostoque. Elas embarcaram nesse prto, circundaram o globo para se encontrarem com as fras aliadas na frente ocidental. Mais de 50.000 dsses soldados tchecos estavam alinhados ao longo do percurso das 508 milhas ferrovirias de Kazan a Vladivostoque. Os soldados tchecos acreditavam que iam Europa lutar pela independncia da Tcheco-Eslovquia, mas seus chefes, os

62

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

generais reacionrios Gayda e Sirovy, tinham outros planos. Em conivncia com certos homens de Estado aliados, sses enerais planejavam se utilizar das tropas tchecas para derruar o govrno sovitico... Conforme o acrdo estabelecido entre os aliados e o govrno sovitico, os tohecos deviam entregar as suas armas s autoridades soviticas durante a passagem pelo territrio sovitico. Mas aos 4 de junho de 1918, o Embaixador David R. Francis informara seu filho, ena carta, que estava "procurando evitar, se possvel", o desarmamento dos soldados tcnecos. O embaixador acrescentava: "No tenho instrues ou autorizao de Washington para encorajar sses homens dosobedincia s ordens do govrno sovitico, a no ser uma expresso de simpatia manifestada pelo Departamento de Estado. Todavia tenho feito o possvel. Agindo sob as ordens do General Gayda e Sirovy, os tchecos recusaram-se a entregar o seu equipamento militar s autoridades soviticas. Simultneamento ocorreram levantes ao longo de tda a ferrovia transiberiana. As tropas tchecas bem treinadas e fartamente equipadas tomaram numerosas cidades em que estavam estacionadas, derribaram os sovietes locais e estabeleceram administraes anti-soviticas. Durante a primeira semana de julho, com o auxlio de contra-revolucionrios russos, o General Gayda desferiu um golpe em Vladivostoque e estabeleceu um regime anti-sovitico nessa cidade. Nas ruas foram afixados cartazes e uma proclamao assinada pelo Almirante Knight da Marinha dos E.U.A., Vice-Almirante Koto da Marinha Japonsa, Coronel Pons da Misso Francesa e pelo Capito Badiura do exrcito tcheco-eslovaco, que fra nomeado comandante da cidade ocupada. A proclamao informava a populao de que a interveno dos poderes aliados fra motivada por "um esprito de atnizade e simpatia pelo povo russo." Aos 22 de julho de 1918, cinco dias depois de ter o Departamento de Estado dos E.U.A. redigido o seu Aide Mmoire acrca da necessidade da remessa de tropas americanas para auxiliar o desembarque de tropas tchecas, De Witt Clinton

GRANDE

CONSPIRAO

63

Poole (13), cnsul americano em Moscou, enviou ao cnsul em Omsk um telegrama cifrado que dizia: 'Informe confidencialmente os chefes tcheco-eslovacos que, salvo noticia posterior, os aliados desejam que les conservem sua posio atual. De outro lado, les no devem deixar de aproveitar as exigncias militares da situao. Seria "desejvel antes de tudo que les assumissem o contrle da E. F. Transiberiana e depois de assumido ste, retivessem o contrle de todo o territrio atualmente dominado por les. Informe os representantes franceses de que o cnsul-geral francs concorda com estas instrues." O pretexto dado pelos aliados para invadir a Sibria no vero do 1918 ora o do salvar os tchecos de ataques no provocados das tropas do Exrcito Vermelho e dos prisioneiros do guerra armados poios bolcheviques. Nessa primavera e no vero Os jornais britnicos, americanos e franceses encheram-se "do reportagens sensacionais acrca dos bolcheviques que estavam armando "detonas de milhares de prisioneiros alemes e austracos na Sibria" a fim do lutarem contra os tchecos. O New York Times relatava que s na cidade de Tomsk, 60.000 alemos haviam sido supridos de equipamento militar pelos vermelhos. O Capito Ilicks, do servio de informaes britnico, o Capito Webster, da misso da Cruz Vermelha americana e o Major Drysdalc, adido militar americano em Pequim, viajaram para a Sibria com permisso das autoridades soviticas para inVestigarem sbre tais acusaes. Aps semanas de cuidadoso inqurito, os trs homens chegaram mesma concluso. No havia prisioneiros alemes ou austracos armados na Sibria. As acusaes, declararam os trs oficiais, eram pura fabricao da propaganda deliberadamente intencionada em envolver os aliados numa interveno contra a Rssia. No dia 3 de agsto de 1918, tropas britnicas acamparam em Vladivostoque.
(13) De Witt Clinton Poole tornou-se mais tarde chefe do departamento de negcios russos do Departamento do Estado. ,

64

MICHEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

"Viemos", informava o governo britnico ao povo russo no dia 8 de agsto, "ajudar-vos a vos salvardes vs mesmos do desmembramento e da destruio nas mos dos alemes . . . Desejamos assegurar-vos solenemente que no reteremos uma nesga do vosso territrio. Os destinos da Rssia esto nas mos do povo russo. Cabe a le, o s a cio, decidir a forma de seu govrno e achar a soluo para os seus problemas sociais.' No dia 16 acamparam os primeiros destacamentos americanos. "A ao militar na Rssia atualmente", declarou Washington, "s se justifica para proteger e ajudar quanto possvel os tcheco-eslovacos contra os prisioneiros armados austracos e alemes que os esto atacando, o para assegurar os esforos de autogovrno e autodefesa dos prprios russos que desejam receber assistncia." p Os japonses acamparam tambm no mesmo ms com tropas novas. "Adotando essa medida", anunciou Tquio, "o govrno japons permanece no firme propsito do promover relaes de duradoura amizade e assegura a sua poltica de respeitar a integridade territorial da Rssia e de se abster de tua interferncia em sua poltica nacional." Os soldados japonses na Sibria eram cuidadosamente providos pelo alto comando japons com pequenos dicionrios russos nos quais a palavra "bolchevique", definida como* barsuk (texugo. ou animal feroz), vinha seguida da seguinte anotao: 'Tara ser exterminado."

3.

Terror a leste

No dia 1. de setembro de 1918, o General Graves chegou a Vladivostoque para assumir o comando das fras expedicionrias americanas na Sibria. "Acampei na Sibria", escreveu le mais tarde na Aventura Americana na Sibria, "sem nenhuma idia preconcebida do que fazer ou deixar de fazer. Eu no tinha preconceito algum contra nenhuma faco da Rssia e antecipadamente me sentia habilitado a tra-

GRANDE

CONSPIRAO

65

balhar harmoniosamente e com esprito cooperativo com todos os aliados." As instrues ao General Graves, como vinham no Aide Mmoire, eram as de proteger a E. F. Transiberiana, ajudar as fras tcliccas a desembarcar em Vladivostoque e evitar interferncia nos negcios domsticos da Rssia. Mal fixara lo o seu quartel-general quando foi visitado pelo chefe tcheco, General Gayda, que passou a colocar Graves bem a par da situao russa. Os russos, disse Gayda, no podem ser conduzidos com "gentileza ou persuaso, mas s a chicote e baioneta." Para salvar o pas do caos medonho, era necessrio varrer o bolchevismo e levar ao poder um ditador militar. Gayda disse que conhecia o homem talhado exatamente para sse psto: o Almirante Alexandre Vassilievitch Kltehak, comandante naval ex-czarista que viera do Japo para organizar um exrcito anti-sovitico e que j reunira fras considerveis na Sibria. Entretanto, o General Graves deveria ajudar os tchecos e outros para uma marcha imediata ara o Volga e um assalto de "exrcitos anti-soviticos a comater os bolcheviques. Gayda apresentou ento ao General Graves um plano leste sbre Moscou. sse plano, revelou Gayda, fra aprovado pelos consultores e representantes franceses e britnicos no Departamento de Estado dos Estados Unidos. O General Graves repetiu as ordens que recebera de seu govrno e disse quo tencionava cumpri-las. Informou Gayda de que enquanto lo comandasse, nenhum soldado americano seria utilizado contra os bolcheviques nem interferiria em qualquer negcio ntimo da Rssia. Gayda saiu furioso. Pouco tempo depois o General Graves ' " " " ' "essa vez era o General Knox, comandante das fras britnicas na Sibria. "Voc est com a reputao de amigo dos pobres", advertiu Knox ao General Graves: "No sabe voc que so simplesmente uns porcos?" O General Graves tinha aejuilo que Raymond Robins denominava "mentalidade aberta. Era um homem que pretendia descobrir as coisas por si mesmo. E le decidiu-se a obter informaes de primeira mo acrca do estado atual dos negcios na Sibria. Seus oficiais de informao pnseram-

66

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

-se logo a viajar pelo pas e traziam extensos e minudentes informes de suas observaes. De h muito Graves chegara concluso de que: "A palavra "bolchevique", como se usava na Sibria, significava muita coisa do povo russo, e empregar tropas para combater bolcheviques ou armar, e equipar, alimentar, vestir ou pagar russos brancos para combat-los, era absolutamente incompatvel com a clusula do "no interveno nos negcios internos da Rssia." No outono de 1918 j havia mais de 7.000 soldados irjglses no norte da Sibria. Outros 7.000 oficiais britnicos e franceses, tcnicos o soldados estavam com o Almirante Koltchak, ajudando-o a treinar o equipar seu exrcito branco. Ajudando s inglses franceses estavam 1.500 italianos. Havia aproximadamente 8.000 soldados americanos sob o comando do General Graves. A maior de tdas as fras na Sibria era a japonsa, que tinha grandes ambies de dominar por si s a Sibria inteirinha. Os soldados japonses eram em nmero do 70.000... Em novembro, o Almirante Koltchak, com o apoio de britnicos e franceses, proelamou-sc com ditador da Sibria. O almirante, um homenzinho cxcitvol, a quem um dos seus colegas descrevia como "uma criana doente... certamente neurastnioa... sempre sob influncia alheia", instalou quartel-general em Omsk e conferiu a si prprio o ttulo de "Governador Supremo da Rssia." Anunciando que Koltchak era "o Washington russo", o ex-ministro czarista Sazanov prontamente se transformou em representante oficial de Koltchak em Paris. Soaram hinos dg louvor ao almirante em Londres e Paris. Samuel Hoare repetia que na sua opinio Koltchak era "um gentleman", Winston Churchill descrevia Koltchak como "honesto", "incorruptvel", "inteligente" e "patriota." O New York Times via nele "um homem valente e honesto", com "um govrno estvel e aproximadamente representativo." O regime de Koltchak era generosamente suprido pelos aliados, especialmente pela Inglaterra, com munies, armas de guerra e fundos. "Ns despachamos para a Sibria", informava enfticamente o General Knox, "centenas de milhares

GRANDE

CONSPIRAO

67

de fuzis, centenas de milhes de cartuchos, e t c . . . Cada bala queimada contra os bolcheviques pelos soldados russos no curso dsse ano fra manufaturada na Gr-Bretanha, por operrios britnicos, com matria-prima britnica, despachada para Vladivostoque em cargueiros britnicos." Uma cano popular na Rssia dessa poca, dizia:
Uniforrrtcs britnicos Gnlos da Frana Fumo jnpons Koltchak rogo a danai

O General Graves no participava do entusiasmo aliado polo govrno do Almirante Koltchak. Dia a dia seus oficiais do informao traziam-lhe notcias do reino de terror que Koltchak institura. Havia 100.000 homens no exrcito do almirante e mais mil estavam sendo recrutados sob pena de fuzilamento. Prises e campos de concentrao espalhavam-se em superabundncia. Centenas de russos que tinham cometido a temeridade de se opor ao novo ditador, foram pendurados aos postes telegrficos e rvores ao longo da E.F. Transberiana. Inmeros outros repousavam em valas comuns que eram obrigados a cavar por suas prprias mos antes que s carrascos de Koltchak os atirassem para dentro a fogo de nolralhtt. Roubo, assassnio o pilhagem oram o programa do dia. Um dos principais esteios de Koltchak, um ex-oficial czarista chamado General llozanoff, baixou as seguintes instrues para os seus soldados: "1. Ocupando as aldeias anteriormente ocupadas pr bandidos (guerrilheiros soviticos), procurem apanhar os lderes do movimento, e onde no puderem apanh-los, mas tiverem indcios da sua presena, ento fuzilem uma de cada dez pessoas do povo. 2. Quando as tropas atravessarem uma cidade e a populao no quiser informar os soldados, depois de ter tido ensejo de o fazer, acrca da presena do inimigo, exigir-se- inexorvelmente de todos uma contribuio em dinheiro. 3. As aldeias cuja populao enfrentar nossas tropas com armas, sero queimadas e todos ost adultos

68

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

masculinos fuzilados; propriedades, casas, carros, etc., sero apreendidos para uso do exrcito." Descrevendo o oficial que baixara tais ordens, o General Knox disse ao General Graves: "Rozanoff um timo companheiro." Ao lado das tropas de Koltchak bandos terroristas financiados pelos japonses, assolavam o pas. Seus chefes eram o Ataman Gregori Scmyonov e Kalmikoff. O Coronel Morrow, comandante das tropas americanas no setor Trans-Baikal, narrou que em uma aldeia ocupada pelas tropas de Semyonov, todos os habitantes foram assassinados. A maioria, relatou o coronel, havia sido abatida "como coelhos" ao abandonarem as suas casas. Os homens tinham sido queimados vivos. "Somenov (Semyonov) e os soldados de Kalmikoff, segundo o General Graves, "sob proteo das tropas japonsas, devastavam o pas como animais selvagens, matando e roubando o povo... Se se objetasse contra sses assassnios brutais, respondiam que os assassinados eram bolcheviques, e essa explicao, aparentemente, satisfazia ao mundo todo." O General Graves exprimiu abertamente a sua repugnncia s atrocidades cometidas pelas fras anti-soviticas na Sibria. Sua atitude suscitou muita hostilidade ontro os chefes brancos, franceses e japonses. Morris, o embaixador americano no Japo, que visitava a Sibria, comunicou ao General Graves que o Departamento de Estado lhe cabografara dizendo que a poltica americana na Sibria necessitava do apoio de Koltchak. "Agora, general", disse Morris, "voc tem de apoiar Koltchak." Graves replicou que no recebera nenhuma palavra direta do Departamento de Guerra para apoiar Koltchak. " o Departamento de Estado que est orientando isto, e no o Departamento de Guerra", disse Morris. "No estou sob as ordens do Departamento de Estado",, retrucou Graves. Os agentes de Koltchak lanaram uma campanha de propaganda para destruir a reputao de Graves e levar a caba sua revocao da Sibria. Mentiras e boatos foram postos em circulao descrevendo como o general se fizera "bolche-

GRANDE

CONSPIRAO

69

vique" e como as suas tropas estavam ajudando os comunistas. Grande parte da propaganda era anti-semtica. Um trecho tpico dizia: "Os soldados dos E.U.A. esto contaminados pelo bolchevismo. Muitos dles so judeus do East Side de Nova Iorque, cohstantemente envolvidos em motins." O Coronel John Ward, da polcia militar britnica, que atuava como conselheiro poltico de Koltchak, declarou publicamente que quando visitara o quartel-general da fra expedicionria americana, viu que "de 60 oficiais de ligao e tradutores, mais de 50 eram judeus russos!" Alguns dos prprios compatriotas do General Graves ajudavam a ampliar essa propaganda. "O cnsul americano em Vladivostoque", revelou o General Graves, "transmitia diriamente ao Departamento de Estado, sem comentrio, os artigos panfletrios, falsos e obscenos que apareciam na imprensa de Vladivostoque acrca das tropas americanas. Esses artigos e a crtica das tropas americanas nos E.U.A. giravam em trno da acusao de serem ostas bolcheviques... Essa acusao jio poderia basoar-so em ato algum das tropas americanas... "mas a acusao ora a mesma quo so forjava contra qualquer indivduo quo na Sibria so recusasse a apoiar Koltchak. Forjaram-na os aliados de Koltchak, entro les o Cnsul-geral Harris." Quando a campanha de difamao estava no auge, chegou ao quartel-general do General Graves um mensageiro especial do General Ivanoff-Rinoff, comandante de tdas as fras de Koltchak na Sibria Oriental. O mensageiro comunicou ao General Graves que se le contribusse com 20.000 dlares mensais para o exercito do Koltchak, o General Ivanoff-Rinoff poria trmo propaganda contra Graves e suas tropas... sse General Ivanoff-Rinoff era um dos mais selvagens e sdicos comandantes de Koltchal. Seus soldados na Sibria Oriental matavam populaes inteiras de homens das aldeias suspeitas de terem homiziado "bolcheviques." Praticavam ha-

70

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

bitualmente o rapto de mulheres e espancavam-nas a coronhadas. Assassinavam velhos, mulheres e crianas. Um jovem oficial americano, enviado para investigar as atrocidades cometidas por Ivanoff-Rinoff, ficou to apavorado com o que viu que depois de terminar o seu relatrio a Graves, exclamou: "General, por amor de Deus, nunca mais me envie a outra expedio como essa! Eu acabaria tirando o meu uniforme para me juntar a essa pobre gente e ajud-la como pudesse!" Quando o General Ivanoff-Rinoff se viu ameaado por um levante popular, o Senhor Charles Eliot, alto comissrio britnico, procurou induzir o General Graves a tomar a defesa do comandante de Koltchak. "Pelo <jue me toca", comunicou irritado o General Graves ao Senhor Charles, "pode o povo trazer Ivanoff-Rinoff em frente ao meu quartel-general e dependur-lo naquele poste telefnico! Nenhum "soldado americano levantar a mo para defend-lo." Enquanto a guerra civil ganhava terreno, a interveno se alargava na Sibria e por tda a Rssia Sovitica, acontecimentos aterradores estavam se operando na Europa. No dia 9 de novembro de 1918, marinheiros alemes se amotinaram em Kiel, mataram seus oficiais e hastearam a bandeira vermelha. Demonstraes populares de paz se alastravam pela Alemanha. Na frente ocidental soldados aliados e alemes fraternizavam ,na terra de ningum. O alto comando alemo pedira um armistcio. O Kaiser Guilherme II fugira para a Holanda, entregando a sua espada real a um atnito jovem guarda na fronteira. Aos 11 de novembro foi assinado o armistcio. Terminara a I Guerra Mundial.

Josef Sttin
http://w wwvY.com

t a j i i i blogspot.com com uni dade js tal i n hotmail. com

Das könnte Ihnen auch gefallen