Sie sind auf Seite 1von 2

MENSAGEM E OS LUSADAS A comparao entre Os Lusadas e a Mensagem impe-se pelo prprio facto de esta ser, a alguns sculos de distncia

e num tempo de decadncia, o novo canto da ptria portuguesa.


Silvina Rodrigues Lopes, Apresentao Crtica, Mensagem de Fernando Pessoa,

A Mensagem entrelaa-se, atravs de um complexo processo intertextual, com Os Lusadas, que por sua vez so j um reflexo intertextual da Eneida e da Odisseia. Estabelece-se, portanto, um dilogo que perpassa mltiplos tempos histricos. Pessoa transforma-se num arquiteto que edifica uma obra nova, com modernidade, mas tambm com a herana da memria. Pessoa e Cames Poetas da ausncia () do que foi ou do que poder vir a ser.
(Jacinto do Prado Coelho)

1. A viso da Histria Mensagem / Pessoa Os Lusadas / Cames Os dois poemas estabelecem um lao entre o geogrfico e o histrico (a posio geogrfica de Portugal aponta o caminho para o mar e para o Ocidente, para a aventura) Tanto Pessoa como Cames selecionam, a seu jeito, a histria, destacando as figuras que mais lhes interessam para o projeto global da sua obra. Nos dois poemas, sublinhado o dado matricial da cultura grega (Ulisses colocado ao lado de figuras histricas) No tratamento dos reis de Portugal, encontramos diferenas importantes: - Seleciona reis que se destacaram pela sua feio ativa figuras que se destacaram pela sua ao blica (ex. D. Afonso III e D. Afonso IV). - Valoriza a atividade real, combativa. - Heri blico. A interveno divina aparece como complemento do valor dos portugueses, valor supremo capaz de escapar lei da morte. E aqueles que por obras valerosas Se vo da lei da Morte libertando; Cantando espalharei por toda a parte, Se a tanto me ajudar o engenho e a arte. Os Lusadas (I, 1)

- Seleciona figuras do pensamento, figuras dotadas de uma capacidade visionria singular (ex. D. Dinis, o plantador de naus a haver). - Valoriza a dimenso contemplativa e visionria. - Heri mtico. A Histria de Portugal pensada luz de um plano divino. O que somos resulta de um ato de sagrao, de algo que predito por Deus: O homem e a hora so um s Quando Deus faz e a histria feita. O mais carne, cujo p A terra espreita.
D. Joo o Primeiro

Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce


O Infante

2. O Mar Mensagem / Pessoa Os Lusadas / Cames Sobre os perigos do mar, Pessoa e Cames imaginam duas figuras que representam a mesma essncia perigosa de toda a aventura, do desejo de partir Mostrengo (Mensagem) figura ameaadora e agressiva, sem traos de humanidade; Adamastor (Os Lusadas) Monstro dotado da capacidade de amar. Significa promessa e desafio, o Horizonte realizao, conquista. por buscar. O mar de Mensagem feito da Distncia Absoluta, do Puro longe (Ode Martima)

3. D. Sebastio Mensagem / Pessoa Os Lusadas / Cames encarado como o salvador da Ptria, aquele que poder promover a mudana, tirando Portugal da crise em que se encontra (sculos XVI e XX). mito. homem. o smbolo da loucura positiva, da sede de o heri pico em potncia (C. infinito que caracteriza o ser humano que Berardinelli, 2000), uma vez que o sonho pretende ultrapassar a sua prpria natureza. de conquistar o Norte de frica ainda Ser homem ser descontente (poema O povoa as mentes da poca. Cames Quinto Imprio) incentiva o rei a novas empresas blicas. Os Lusadas (X, 152)

4. O Imprio desejado Mensagem / Pessoa Em Pessoa, a ideia de um novo Imprio feito de Matria um imprio terreno a alcanar pela ao blica dos homens posta de parte. Todo o Imprio que no baseado no Imprio Espiritual uma Morte de p, um cadver mandado. (F.P.) Os Lusadas / Cames O poeta denuncia o definhamento da Ptria, a decadncia do Imprio. Mas, ao mesmo tempo, aponta a possibilidade de um renascimento, a que a ao de D. Sebastio deveria dar incio um Imprio territorial que partiria de novas conquistas no Norte de frica.

5. A voz do Poeta do desencanto esperana e ao apelo Mensagem / Pessoa Os Lusadas / Cames num tom marcadamente crtico que Pessoa e Cames terminam os seus poemas Dilogo na despedida:
Este fulgor bao da Terra Que Portugal a entristecer [A Ptria est metida] No gosto da cobia e na rudeza Dha austera, apagada e vil tristeza

O tom de desencanto comum ao final dos dois poemas mistura-se com uma esperana de renovao e um apelo ao Futuro.
a Hora! (Verso final de Mensagem) Fico que em todo o mundo de vs cante, De sorte que Alexandre em vs se veja, Sem dita de Aquiles ter enveja. (Os Lusadas)

Das könnte Ihnen auch gefallen