Sie sind auf Seite 1von 2

11 de maio de 2006

Marx est superado?


Nildo Viana (*) La Insignia. Brasil, maio de 2006.

Marx est superado? Nildo Viana corrente nos meios acadmicos a afirmao de que Marx est superado. At parece aquela velha histria: uma mentira repetida centenas de vezes acaba passando por verdade. Desde o final do sculo 19 e incio do sculo 20 se fala em "crise do marxismo" e no passam mais de cinco anos para aparecer algum repetindo a frmula da superao de Marx e do marxismo. O verdadeiro problema est em saber por qual motivo esta afirmao, apesar de todas as evidncias em contrrio, acaba sendo aceita por alguns, reproduzida por outros e ganha, em determinados momentos, ressonncia acadmica. A insistncia na superao do marxismo e das obras de Marx to grande que se faz necessrio retomar as evidncias contrrias a tal afirmao. Para se colocar que determinadas idias esto ultrapassadas preciso comprovar isto sob duas formas simultneas: do ponto de vista da teoria e do ponto de vista da prtica. Obviamente que muitas teses de Marx so criticadas (assim como diversos outros pensadores considerados "clssicos" e que ningum diz estar "superados", tal como Weber, por exemplo). Como ele, enquanto indivduo, morreu, ento no pode responder. No entanto, muitos concordam com suas teses e as defendem em seu lugar. J se disse que para alguma idia estar morta preciso que ela no tenha mais defensores. No este o caso das idias de Marx. Independentemente disto, possvel se afirmar que as teses de Marx foram refutadas cabalmente e que seus erros foram comprovados. Porm, nenhum pensador ainda conseguiu esta proeza. Alguns tentaram desacreditar algumas teses pontuais de Marx, mas alm de no terem sido muito felizes, ainda encontraram vrios outros criticando-os por seus equvocos, que vo desde a incompreenso do pensamento de Marx at a deformao, com raras excees. Do ponto de vista prtico, as idias de Marx sobrevivem, tanto nos meios acadmicos, quanto nos meios polticos. E se por acaso toma-se no o pensamento de Marx mas o marxismo, ento a situao se complica, pois o nmero de teses e desdobramentos se revela quantitativamente elevado e qualitativamente complexo. Assim, tal comprovao no se realiza sob nenhum dos dois pontos de vistas, nem do terico, nem do prtico. Sendo assim, como se pode acreditar na ingnua afirmao da ultrapassagem do pensamento de Marx? No iremos discutir as fontes sociais deste posicionamento, desde as divergncias polticas, passando pelas contrafaes acadmicas por motivos da competio interna da comunidade cientfica, at chegar aos eternos candidatos (acadmicos ou polticos, direita ou esquerda) a substitutos de Marx, que precisam destruir o dolo para se colocar no lugar dele. Basta, para nosso objetivo, apresentar a questo fundamental para entender esta aceitao da superao de Marx. Podemos dizer que por detrs desta tese subjaz uma viso do desenvolvimento do saber de matriz oriunda do senso comum, das representaes cotidianas

ilusrias. Trata-se de uma viso pautada numa concepo evolucionista do saber, segundo a qual, a melhor tese a ltima veiculada, ou do ltimo livro publicado, ou, ainda, do ltimo sensacionalismo acadmico. O carter volvel da opinio pblica e dos meios acadmicos fornece a explicao para o fenmeno do pensador que foi superado durante todo o sculo 20 e continua sendo superado at os dias de hoje, deixando de lado a contradio evidente: para qu superar o j superado? A resposta s pode ser: porque ainda no foi superado e por isso o esforo contnuo pela superao, uma verso contempornea e grotesca do trabalho de Ssifo.

(*) Nildo Viana professor da UEG - Universidade Estadual de Gois, Doutor em Sociologia/UnB, e autor dos livros "Introduo Sociologia" (Belo Horizonte, Autntica, 2006); "Estado, Democracia e Cidadania" (Rio de Janeiro, Achiam, 2003); "Heris e Super-Heris no Mundo dos Quadrinhos" (Rio de Janeiro, Achiam, 2005); "A Dinmica da Violncia Juvenil" (Rio de Janeiro, Booklink, 2004), "Escritos Metodolgicos de Marx" (Goinia, Edies Germinal, 2001), entre outros.

VIANA, Nildo. Marx est superado? Madrid, 11 maio 2006. Texto postado no Portal La Insignia. Disponvel em: <http://www.lainsignia.org/2006/mayo/soc_003.htm>. Acesso em: 12 maio 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen