Sie sind auf Seite 1von 14

A inveno dos irmos Lumire, que consistiu no aperfeioamento de um dispositivo capaz da conduo em uma cadncia regular de uma pelcula

onde esto imagens imveis, separadas por faixas pretas, criando a iluso de movimento, possibilitou, conforme Chrisitian Metz, "(...) injetar na irrealidade da imagem a realidade do movimento e, assim, atualizar o imaginrio a um grau nunca dantes alcanado". Em seus cento e poucos anos de existncia, o cinema passou por diversas transformaes tcnicas, estticas, ideolgicas, formais, estilsticas e de contedo, para citar apenas algumas.

A cada uma destas mudanas correspondeu no apenas uma forma de se fazer cinema, como tambm diferentes formas de se pensar o cinema. Mas o que importante reter aqui o fato de que ao falarmos a palavra cinema, podemos estar nos referindo tanto ao filme propriamente dito, quanto a uma indstria ou mesmo a um lugar de encontro fsico e social. O objetivo deste curso propiciar aos interessados uma introduo linguagem, esttica e histria do cinema atravs de conceitos, exemplos e indicaes de leitura.

Chamamos de linguagem cinematogrfica o conjunto de planos, ngulos, movimentos de cmera e recursos de montagem que compem o universo de um filme. Da mesma forma que na linguagem gramatical os substantivos, adjetivos e advrbios exercem funes especficas e so usados da maneira mais inteligvel possvel (no seremos bem compreendidos se dissermos: muito o quando feliz vi fiquei), os aspectos da linguagem cinematogrfica devem ser planejados para se obter a melhor forma de expresso.

Para isso, preciso ter em conta que cada plano, movimento de cmera, etc, tem um efeito psicolgico, um valor dramtico especfico e exerce seu papel dentro da totalidade que um filme. Portanto, ao se escolher um enquadramento, deve-se levar em conta o seu efeito visual individual e tambm como ele se encaixa na continuidade do trabalho. Assim a seguir enumeramos alguns dos principais aspectos da linguagem...

Campo: compreende tudo o que est presente na imagem: cenrios, personagens, acessrios. Extra-campo: remete ao que, embora perfeitamente presente, no se v. o que no se encontra na tela, mas que complementa aquilo que vemos. Designa o que existe alhures, ao lado ou em volta do que est enquadrado. Planos O tamanho de um plano determinado pela distncia entre a cmera e o objeto filmado. Deve haver adequao entre o tamanho do plano e seu contedo material (o plano mais afastado quanto mais coisas h para ver) e seu contedo dramtico. Existem numerosos planos e eles raramente so unvocos: o plano geral de uma paisagem pode perfeitamente enquadrar uma personagem entrando em primeiro plano, e possvel dispor atores em diversas distncias.

Plano: a imagem-movimento. uma perspectiva temporal, uma modelao espacial. Contra-plano: dialoga com o plano e pode ser definido como uma tomada feita com a cmera orientada em direo oposta posio da tomada anterior.

Plano geral: Enquadra a cena em sua totalidade. aberto e procura registrar o espao onde as personagens esto. O corpo humano enquadrado por inteiro e sempre temos o ambiente (interno ou externo) ocupando grande parte da tela. Reduzindo o homem a uma silhueta minscula, este plano o reintegra no mundo, faz com que as coisas o devorem, "objetivando-o". D uma tonalidade psicolgica pessimista, uma ambincia moral um tanto negativa e, s vezes, tambm traz uma dominante dramtica de exaltao , lrica ou mesmo pica.

Plano americano: o plano que enquadra a figura humana do joelho para cima. Geralmente no comporta mais do que trs personagens reunidas. Tem esse nome devido sua grande popularidade entre os diretores de Hollywood das dcadas de 30 e 40.

Plano seqncia: a filmagem de toda uma ao contnua atravs de um nico plano (sem cortes).

Close: o plano enquadrado de uma maneira muito prxima do assunto. A figura humana enquadrada do ombro para cima, mostrando apenas o rosto do/a ator/atriz. Com isso, o cenrio praticamente eliminado e as expresses tornam-se mais ntidas para o/a espectador/a. Corresponde a uma invaso no plano da conscincia, a uma tenso mental considervel, a um modo de pensamento obsessivo.

Plano detalhe: Semelhante ao close, mas se refere a objetos. Enquadra um objeto isolado ou parte dele ocupando todo o espao da tela. Ressalta um aspecto visual, eliminando o que no importante no momento.

ngulos So determinados pela posio da cmera em relao ao objeto filmado. Plonge: A cmera filma o objeto de cima para baixo, ficando a objetiva acima do nvel normal do olhar. Tende a ter um efeito de diminuio da pessoa filmada, de rebaixamento. OBS: Neste trecho do filme, a plonge acompanhada de um movimento de zoom out da cmera.

Contra-plonge: A cmera filma o objeto de baixo para cima, ficando a objetiva abaixo do nvel normal do olhar. Geralmente, d uma impresso de superioridade, exaltao, triunfo, pois faz "crescer" o/a ator/atriz.

Inclinado: uma tomada feita a partir de uma inclinao do eixo vertical da cmera. Pode ser empregada subjetivamente, materializando aos olhos do/a espectador/a uma impresso sentida por uma personagem, como uma inquietao ou um desequilbrio moral.

Movimentos de cmera Constituem a base tcnica do plano em movimento. So definidos levando-se em conta se o movimento da cmera de rotao (em torno do seu eixo) ou de translao (locomovendo-se em avano ou recuo, subindo ou descendo). Panormica: A cmera se move em torno do seu eixo, fazendo um movimento giratrio, sem sair do lugar. Trata-se de um movimento da cmera que pode ser horizontal (da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda), vertical (de cima para baixo ou vice-versa) ou oblquo. A panormica vertical tambm conhecida como tilt. Travelling: A cmera movida sobre um carrinho (ou qualquer suporte mvel) num eixo horizontal e paralelo ao movimento do objeto filmado. Este acompanhamento pode ser lateral ou frontal, neste ltimo caso podendo ser de aproximao ou de afastamento. Ao lado temos um exemplo de travelling lateral. Para ver um exemplo de travelling de aproximao,clique aqui. Para ver um exemplo de travelling de afastamento,clique aqui.

Zoom: No zoom, a cmera se mantm fixa e seu conjunto de lentes que se move, fazendo com que o objeto se apresente mais afastado ou mais prximo na imagem.

Montagem
Montar significa dispor, compor, construir. A montagem no cinema a organizao dos planos de um filme em certas condies de ordem e durao. Consiste na sucesso das tomadas ou planos dentro de uma sequncia, de forma a darlhes unidade interpretativa. Corte seco: quando h uma transio imediata, direta de uma cena para outra. Foi um dos primeiros procedimentos da montagem, usado na hora da transio de um filme para outro. Usado quando se quer obter imagens que se sucedem dentro de um enredo.

Fuso: quando uma cena desaparece simultaneamente ao aparecimento da cena seguinte. As cenas se superpem: enquanto uma se apaga, a outra aparece. Mantm a fluidez e a suavidade de uma seqncia. Seu uso pode significar uma passagem de tempo. Tambm usada quando se quer suprimir aes que sejam dispensveis na narrao (processo conhecido como elipse).

Fade: Quando a imagem vai surgindo aos poucos de uma tela preta (ou de outra cor qualquer), temos o fade in. Quando ela vai desaparecendo at que a tela fique preta, temos o fade out. A velocidade com que a imagem d lugar tela preta e vice-versa pode ser controlada de acordo com o efeito desejado. O fade in comumente usado no incio de uma seqncia e o fade out, como concluso. Pode denotar a passagem de tempo ou um deslocamento espacial, assim como na fuso. Obs: Neste trecho, o fade out aparece como fechamento da cena. Cortina: uma forma de transio de planos que ocorre quando uma cena encobre outra (geralmente entrando no eixo horizontal, mas pode ocorrer tambm no sentido vertical, diagonal, em ris e em uma infinidade de formas). Pode ocorrer tambm atravs de uma linha que corre o quadro, mudando as aes. Obs: Neste trecho, a cortina aparece na transio da cena em que as personagens descem uma escada para a cena seguinte, em que elas caminham de costas para a cmera. Montagem Paralela: quando duas ou mais seqncias so abordadas ao mesmo tempo, intercalando as cenas pertencentes a cada uma, alternadamente, a fim de fazer surgir uma significao de seu confronto. Ocorre quando se quer fazer um paralelo, uma aproximao simblica entre as cenas, como por exemplo a aproximao temporal. Pioneiros Irmos Lumire: diretores franceses Os franceses Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948) Lumire so responsveis pela primeira exibio pblica de uma imagem em movimento (em 1895) e, por isso, so considerados, muitas vezes, como sendo os fundadores da Stima Arte. Seus filmes mostravam acontecimentos comuns: operrios saindo da fbrica em Lyon, ondas agitando-se no mar, etc. Em 1896, inauguraram na Rssia a primeira sala de projees cinematogrficas.

Chegada do trem cidade (L'arrive la ciotat, 1895): Primeira projeo cinematogrfica exibida ao pblico, em 28/12/1895. Palavras de Georges Melis, presente na exibio: " A mostra comeou com uma fotografia esttica que depois de alguns segundos comeou a se mover. O trem apareceu e acelerou em direo ao pblico. Ns estvamos estonteados por este espetculo". Na cena, o foco vai para frente e para trs, permanecendo a imagem sempre clara. Provavelmente nasce a o princpio da montagem. Chegada do trem cidade (L'arrive la ciotat, 1895) Diretores: Irmos Lumire

Georges Melis (1861 - 1938): diretor francs Este francs, que j havia sido pintor, mgico e caricaturista de jornal, decidiu criar seus prprios filmes. Em 1896, comeou, ento, a fazer pelculas parecidas com as dos irmos Lumire. Entretanto, sua prtica como mgico acabou influenciando-o e levando-o a produzir truques cinematogrficos e a usar o drama (a fico) em seus filmes. Com essa inovao, o cinema passou a ser efetivamente um entretenimento, ao lado do teatro e da msica. Melis considerado o pai dos efeitos especiais. Ele concebia o cinema como um teatro filmado. Em seus filmes, a cmera em plano geral filmava os atores com o mesmo campo de viso de um espectador que assiste a uma pea.

Viagem lua (Le voyage dans la lune, 1902): Obra satrica de fico cientfica baseada na obra de Jlio Verne. Alguns homens so escolhidos para empreenderem uma viagem lua num foguete e, chegando l, tm que se defender dos ataques dos terrveis habitantes. Na poca, no havia recursos para realizar efeitos espetaculares que pudessem convencer o espectador. Apesar disso, as 30 cenas apresentam qualidades de estilo e imaginao. A linguagem visual (cenrios, figurinos) bem prxima do teatro e aos efeitos especiais utilizados pelos mgicos.

Viagem lua (Le voyage dans la lune, 1902): Diretor: Georges Mlies Fotografia: Michaut e Lucien Tainguy Atores: Victor Andr, Bleuette Bernon

Griffith (1875-1948): diretor norte-americano Comeou sua carreira como ator e foi diretor de cinema em 1908. Mostrou que o cinema podia explorar um universo maior que os limites do palco. Realizou principalmente pelculas que relatavam fatos da Histria. Ele foi alm do plano geral (presena de primeiro plano), e usava o retrospecto (ao que ocorre num tempo anterior ao representado no momento ou flash back) e a ao paralela. Valorizava o estado emocional das personagens. Sua cmera possua uma atuao livre, potica e imaginativa. considerado o grande inventor da montagem.

O nascimento de uma nao (The birth of a nation, 1915): Um escravagista do Sul ferido numa batalha contra os abolicionistas e, quando volta para casa, encontra o poder legislativo de sua cidade dominado por negros. Resolve fundar, ento, a Ku Klux Klan. Os crticos da poca deploraram seu tratamento reacionrio da luta do povo negro pela liberdade. O racismo expresso no filme provocou grandes protestos de setores da sociedade da poca, e Griffith chegou a ser denunciado na justia. Esta a grande contradio (e polmica) do filme: apesar de possuir uma tcnica avanada, o seu contedo social extremamente retrgrado.

O nascimento de uma nao (The birth of a nation, 1915): Diretor: D. W. Griffith Fotografia: G. W. Bitzer Atores: Lilian Gish, Mae Marsh, Henry Walthall
Carl Dreyer (1889-1968): diretor dinamarqus Este jornalista e roteirista fez um cinema introspectivo e filosfico. Os filmes que dirigiu so quase um estudo da alma humana. Uma preciso natural o levou a um estilo prprio, focado no indivduo.

A paixo de Joana d'Arc (Le passion de Jeanne d'Arc, 1928): Baseado em crnicas autnticas do processo, o filme retrata um nico dia, desde a priso at o julgamento de Joana D'arc. Possui muitos closes e ao austera, com raros desvios das unidades clssicas de tempo e espao. O rosto de Joana focalizado sempre erguido para seus acusadores, e estes a encaram de cima para baixo. A pelcula de andamento lento, cheia de silncios e imobilidade. As legendas quebram o ritmo, mas so necessrias, pois a ao s vezes muito sutil para se sustentar somente no visual. um filme introspectivo (passivo, contemplativo), que se concentra nas fisionomias e na vida interior das personagens, em seus aspectos psicolgicos.

A paixo de Joana d'Arc (Le passion de Jeanne d'Arc, 1928): Diretor: Carl Dreyer Fotografia: Rudolph Mat Atores: Marie Falconetti, Eugene Silvain Outros diretores
Sergei Eisenstein (1898-1948): diretor russo Nasceu na ex-URSS e, apesar de ter feito apenas 14 filmes, um dos diretores mais inovadores e pioneiros da histria do cinema. Sua tcnica de montagem influenciou Orson Welles, Godard, Brian de Palma e Oliver Stone. Formou-se engenheiro e trabalhou no Exrcito Vermelho antes de se concentrar na transformao do cinema em arma poltica.

Encouraado Potenkin (Bronenosets Potyomkin, 1929): O filme retrata um incidente da Revoluo de 1905: a tripulao do encouraado Potenkin se rebela num motim contra a pssima condio de vida e a comida estragada. parte de sua finalidade didtica, este filme um timo exemplo do trabalho pioneiro de Eisenstein na edio. Ele acreditava que uma das grandes propriedades do cinema era mostrar mais do que simples imagens da vida cotidiana. Atravs da justaposio e da sucesso rtmica de imagens, ele criava significaes e sentimentos poderosos. A histria no possui personagens, mas esteretipos sociais: o marinheiro, o padre, a me, o estudante, etc.

Encouraado Potenkin (Bronenosets Potyomkin, 1929): Diretores: Grigori Aleksandrov e Sergei Eisenstein Fotografia: Edward Tisse Atores: Aleksandr Antonov, Vladimir Barsky
Fritz Lang (1890-1976): diretor austro-americano Fez mais de 30 filmes na Alemanha e nos EUA. Sua formao em artes e arquitetura se faz evidente na concepo visual de suas obras. Ele desenvolveu as narrativas e criou as atmosferas de seus filmes utilizando smbolos expressionistas e jogos de luz, e atravs da edio. Assim como as linhas e formas convencionais eram distorcidas no Expresionismo Alemo, suas cidades futursticas so retratadas de uma maneira distorcida.

M, O Vampiro de Dsseldorf (M, 1931): baseado na histria real de Peter Krten, um assassino de crianas que, em 1925, semeou o horror na cidade de Dsseldorf. O filme aborda alguns dos temas favoritos do diretor: os vrios rostos do poder para garantir a ordem social, a vingana como meio de destruio, a inadaptao e a angstia do indivduo numa sociedade nazista. Primeira obra-prima do cinema falado, pela utilizao do som como figura da linguagem narrativa. Significou a consagrao de Fritz Lang como diretor e passou a ser uma referncia do cinema expressionista alemo.

M, O Vampiro de Dsseldorf (M, 1931): Diretor: Fritz Lang Fotografia: Fritz Arno Wagner Atores: Peter Lorre, Gustaf Grndgens
Josef von Sternberg (1894-1969): diretor austro-americano: Roteirista e diretor de fotografia conhecido por seus inovadores efeitos de iluminao e figurino, e pelo erotismo estilizado de alguns de seus filmes. Tambm operador de cmera, Sternberg era obcecado pelo aspecto visual de seus trabalhos. O tema de seus filmes geralmente gira em torno da tenso entre iluso e realidade, entre emoo e razo. Aps a Primeira Guerra Mundial, foi diretor assistente at dirigir seu primeiro longa-metragem, "The Salvation Hunters"(1925). Cosiderado o descobridor de Marlene Dietrich, foi o pioneiro do filme noir potico, utilizando um imaginativo jogo de luzes e sombras para criar atmosferas de grande fora dramtica. Aps alguns filmes com Dietrich, sua carreira comeou a declinar, mas teve uma volta triunfal com "Anataban" (1952).

O anjo azul (Der blaue engel, 1930): Uma cantora de cabar sensual e perversa enlouquece um severo e desptico professor de literatura, at lev-lo s mais cruis humilhaes. Referncia obrigatria do Expressionismo Alemo em seu acesso ao cinema falado. Baseado no romance Professor Unrat, de Heinrich Mann, destaca-se mais pelo perfil psicolgico das personagens do que pelo uso do som. Revelou a atriz Marlene Dietrich.

O anjo azul (Der blaue engel, 1930): Diretor: Joseph Von Stenberg Fotografia: Gnther Rittau Atores: Marlene Dietrich, Emil Jannings

John Ford (1894 - 1973): diretor norte-americano Pode ser considerado o pai do western. Embora tenha se aventurado em outros assuntos, inclusive comdias e dramas, ningum jamais soube como ele retratar o oeste inspito e fazer emergir heris to fascinantes. Ganhou cinco Oscars.

No tempo das diligncias (Stagecoach, 1939): A viagem de uma diligncia contendo os mais variados tipos de pessoas, que tm que enfrentar os ataques apaches e vem suas vidas modificadas para sempre. Primeiro Western sonoro de John Ford, o filme elevou bastante a reputao do diretor. Foi indicado para sete Oscars e ganhou dois. Sua estrutura bastante formal: dividido ordenadamente em oito episdios (quatro cenas de ao que alternam com quatro cenas de interao entre as personagens).

No tempo das diligncias (Stagecoach, 1939): Diretor: John Ford Fotografia: Bert Glennon Atores: John Wayne, Claire Trevor
Sangue de heri (Fort apache, 1948): um excelente exemplo da concepo que John Ford tem do cinema. Esta polmica obra-prima do diretor um canto ao mito da cavalaria ianque e uma denncia da arrogncia suicida e do desprezo racista do militarismo. Este primeiro faroeste da trilogia dedicada cavalaria norte-americana uma metfora das circunstncias que levaram morte do General Custer, a frente da Stima Cavalaria.

Sangue de heri (Fort apache, 1948): Diretor: John Ford Fotografia: William Clothier e Archie Stout Atores: Henry Fonda, John Wayne, Shirley Temple
Carol Reed (1906-1976): diretor britnico Durante os anos 20, fez pequenos papis no teatro. No incio dos anos 30, trabalhou como assistente de direo e estreou como diretor em "Midshipman Easy" (1935). Alcanou o auge de sua criatividade no final da dcada de 40 com trs filmes de destaque: "Old man out" (1947), "O dolo cado" (1948) e "O terceiro homem" (1949). Ganhou os Oscars de melhor filme e diretor por "Oliver!" (1968).

O terceiro homem (The third man, 1949): Um escritor de romances vai visistar em Viena um amigo, que acaba morrendo num acidente. A polcia acusa o morto de vrios crimes e o amigo faz de tudo para provar sua inocncia. considerado por muitos o melhor filme noir feito fora da Inglaterra. Como os filmes do gnero, extremamente romntico, apesar de conter uma dose de sarcasmo.

O terceiro homem (The third man, 1949): Diretor: Carol Reed Fotografia: Robert Krasker Atores: Orson Welles, Joseph Cotten, Alida Valli

Mrio Peixoto (1908- 1982): diretor belga-brasileiro Nasceu na Blgica e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Em 1926, foi para a Inglaterra e descobriu que queria ser ator. Voltou ao Brasil no ano seguinte e participou do grupo Teatro de Brinquedo. Dessa experincia surgiu a vontade de fazer um filme. Numa viagem a Paris, viu a imagem que deu origem a Limite: a capa da revista "Vu" de 14/08/29. A face feminina de frente, grandes olhos fixos e braos masculinos cercam a cabea da moa e exibem, em primeiro plano, as mos algemadas. Depois de Limite, tentou realizar outros filmes sem sucesso.

Limite: A ao do filme se passa num barco. Nele, perdidos no mar, esto um homem e duas mulheres, que, abatidos, deixam de remar e parecem conformados com seus destinos. Cada um conta, atravs de flash backs, sua histria. Estreou em 1931, patrocinado pelo Chaplin Club, mas no conseguiu distribuio comercial. Predominam os planos prximos (closes), que revelam as reaes e estados de alma das personagens. Quase no h planos gerais. Por duas vezes foi escolhido em enqurito nacional (promovidos pela Cinemateca Brasileira em 1988 e pela Folha de So Paulo em 1995) o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

Limite: Diretor: Mrio Peixoto Fotografia: Edgar Brasil Atores: Olga Breno, Taciana Rei, Mrio Peixoto
Alfred Hitchcock (1899 - 1980): diretor britnico Nasceu na Inglaterra e ingressou no mundo do cinema na dcada de 20, como roteirista. Depois se tornou assistente de direo e estreou na direo em 1925. Na dcada de 30, j era o diretor jovem de mais sucesso e mais bem pago do cinema britnico. Tido como um mestre do suspense, era um grande narrador de histrias, alm de tcnico soberbo.

Psicose (Pshyco, 1960): Uma secretria rouba 40 mil dlares de seu patro e, na fuga, obrigada a parar num hotel, onde assassinada. Sua irm e um detetive particular seguem sua pista at descobrirem muito mais do que esperavam. Filme baseado no romance de Robert Bloch. A histria inspirada na vida de um homem chamado Ed Gein, conhecido como "o assassino canibal de Winsconsin". Considerado por muitos o filme mais assustador, cruel e sdico de Hitchcock, foi filmado em preto e branco por opo do prprio diretor, que considerava que, a cores, o filme ficaria "ensangentado" demais. Recebeu quatro indicaes ao Oscar e ganhou um Globo de Ouro.

Psicose (Pshyco, 1960): Diretor: Alfred Hitchcock Fotografia: John L. Russel Atores: Anthony Perkins, Vera Miles, Janet Leigh

A sombra de uma dvida (Shadow of a doubt, 1943): Charlie um assassino de vivas ricas. Fugindo da polcia, vai para o interior passar um tempo com sua famlia, para alegria de sua sobrinha (chamada Charlie por sua causa), que o admira muito. Mas o comportamento estranho do tio e as visitas dos detetives que o investigam levam a sobrinha a descobrir que ele um assassino. Assim, alm de sua decepo, ela tem que conviver com a dvida de revelar ou no o terrvel segredo famlia e lutar pela prpria vida.

A sombra de uma dvida (Shadow of a doubt, 1943): Diretor: Alfred Hitchcock Foto: Joseph Valentine Atores: Teresa Wright, Joseph Cotten Orson Welles (1915 - 1985): diretor norte-americano Dizem que influenciou mais diretores do que qualquer outra pessoa, em grande parte com seu primeiro longa-metragem: Cidado Kane. Viajou o mundo, trabalhou na Broadway e no rdio (aterrorizando os EUA com a emisso dramatizada e em tom jornalstico da novela radiofnica "A guerra dos mundos", em 1938). No ano seguinte, passou a fazer filmes. Todo o seu trabalho apresenta toques de genialidade, entretanto nunca foi o favorito das bilheterias e lutava para financiar seus filmes. Tambm atuou como ator para outros diretores.

Cidado Kane (Citizen Kane, 1941): O multimilionrio Charles Foster Kane morre em sua manso, dizendo apenas uma palavra: "rosebud". Com o objetivo de descobrir o seu significado, um reprter vai atrs das pessoas que viveram e trabalharam com Kane. Elas contam suas histrias (mostradas no filme atravs de uma srie de flash backs) que revelam a personalidade de Kane, mas no so suficientes para revelar o significado de sua ltima palavra, mistrio que s o pblico descobre no final.

Cidado Kane (Citizen Kane, 1941): Diretor: Orson Welles Fotografia: Gregg Toland Atores: Joseph Cotten, Orson Welles
A marca da maldade (A touch of evil, 1958): Trata-se de um enredo ambientado numa cidadezinha mexicana de fronteira, com um policial da diviso de narcotraficantes opondo-se a um tira corrupto, que forja as provas para encriminar um jovem mexicano. A leitura que o cineasta faz desse episdio policial o enriquece, torna-o complexo, irresistvel. A abertura conhecida, com justia, como uma das mais impactantes j vistas. A cmera segue os personagens principais durante 3 minutos, sem corte. A abertura cumpria a funo de resumir a histria toda naqueles poucos minutos e a melhor maneira de faz-lo era dirigir um planosequncia contnuo.

A marca da maldade (A touch of evil, 1958): Diretor: Orson Welles Fotografia: Russell Metty Atores: Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles

Mr. Arkadin (Mr. Arkadin, 1955): Um rico homem contrata um detetive para investigar seu prprio passado, revelando ao pblico aqueles que o conheceram, o amaram e o odiaram. Filmado na Espanha, Alemanha, Itlia e Frana, um dos filmes mais interessantes de Welles. Cheio de sobreposies de dilogos e ngulos inclinados, o filme constantemente mantm os olhos e ouvidos do espectador fora do eixo, alcanando um clima ideal.

Mr. Arkadin (Mr. Arkadin, 1955): Diretor: Orson Welles Fotografia: Jean Bourgoin Atores: Orson Welles, Robert Arden, Paola Mori
Vitrio de Sica (1902 - 1974): ator e diretor italiano Seja como ator ou como diretor, este italiano construiu uma notvel carreira no cinema e um dos cineastas mais influentes do mundo. Dirigiu 34 filmes e ganhou diversos prmios internacionais, inclusive dois Oscars. Comeou sua carreira como ator. Fez cerca de 150 filmes e era um dolo das matins, principalmente entre as mulheres. Comecou a dirigir filmes durante a Segunda Guerra e, para conseguir dinheiro para produzi-los, continuou atuando em filmes de outros diretores. Ladres de bicicleta (Ladri di biciclette, 1948): Na Itlia do ps-guerra, um operrio desempregado consegue um emprego, para o qual necessita de uma bicicleta. No seu primeiro dia de trabalho, ela roubada e ele sai pela cidade numa busca angustiante pelo seu meio de trabalho. Um dos clssicos do realismo italiano, uma histria de perda e dor. O que chama ateno no filme sua mensagem, a maneira como o homem pode ser devorado pela sociedade. O filme preto e branco tem uma escala de tons cinzas que vo escurescendo medida que a vida das personagens vai piorando. As personagens so representadas por pessoas que nunca haviam atuado.

Ladres de bicicleta (Ladri di biciclette, 1948): Diretor: Vitrio de Sica Fotografia: Carlo Montuori Atores: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda

Peter Greenaway (1942 - ): O Considerado um dos (The pillow book, 1996): livro de cabeceira cineastas britnicos mais originais e controversos. Seus adaptao de um clssico por cenrios e fotografias suntuosos, uma filmes so caracterizados literrio ertico japons do sculo X, trilhas "O livro de cabeceira", de Sei Shonagon. Uma jovem usa o chamadoexcitantes, detalhes escatolgicos e enredos perversos. A maioria de seus trabalhos so frios, embora inovadores. Formou-se pintor e corpo de seus amantes para escrever e fazer com suas peles seu comeou seu trabalho no cinema montando entre documentrios livro de cabeceira. O enredo explora a relao vrios a arte e o corpono final dos anos dos toques de morbidade, foram mais morno humano. Apesar 60. Alguns de seus trabalhos o filme aprovados e de premiados em diversos festivais de cinema. Greenaway. Possui um estilo visual inovador e estonteante, que o diretor diz ser inspirado na televiso.

O livro de cabeceira (The pillow book, 1996): Diretor: Peter Greenaway Fotografia: Sacha Vierny Atores: Vivian Wu, Yoshi Oida

A ltima tempestade (Prospero's books, 1991) Prospero, um ex-duque de Milan, lanado por uma tempestade numa ilha perdida, junto com sua filha, Miranda, e vrios membros da tripulao, conseguindo salvar sua preciosa coleo de livros. Impressiona pela moderna tecnologia utilizada. Tem como ponto de partida a pea "A Tempestade", de William Shakeaspeare. Obscuro, o filme para muitos impenetrvel, tanto que os distribuidores do filme se viram obrigados a escrever uma sinopse da trama para que o pblico pudesse acompanhar o filme.

A ltima tempestade (Prospero's books, 1991) Diretor: Peter Greenaway Fotografia: Sacha Vierny Atores: John Gieldud, Michel Blanc
O cozinheiro, o ladro, sua mulher e o amante (The cook, the thief, his wife and her lover, 1989): A mulher do ladro, com a ajuda do cozinheiro, planeja uma vingana terrvel contra seu marido, que matou seu amante. A histria possui personagens to bizarras e acontecimentos to chocantes que passamos a esperar o inesperado. Cheio de brutalidade e de acontecimentos grotescos, o filme consegue ser, em diferentes momentos, chocante, ertico, violento, nauseante e, finalmente, muito engraado. Possui humor negro e ironia salpicada em cada conversao e monlogo. A histria trata da associao entre dois dos grandes prazeres da vida: a comida e o sexo.

O cozinheiro, o ladro, sua mulher e o amante (The cook, the thief, his wife and her lover, 1989): Diretor: Peter Greenaway Fotografia: Sacha Vierny Atores: Richard Bohringer, Michael Gambon
Abel Gance (1889 - 1981): diretor francs Cineasta, poeta e dramaturgo, tornou-se um dos mais ilustres cineastas do perodo situado entre as duas guerras mundiais. Foi pioneiro no uso da lente grande angular, do som estereofnico e da projeo em tela trplice. Comeou no cinema como ator, foi roteirista e posteriormente fundou uma produtora. Inovador e impetuoso, experimentava tudo para dar ritmo e movimento aos seus filmes, colocando sua cmera em carros, guindastes, trens e at trapzios. considerado o melhor bigrafo do cinema (retratou as vidas de Napoleo, Lucrcia Borges, Beethoven, Rainha Margot e Marie Tudor). Seus atores mudos representavam dilogos escritos, raridade na poca.

Napoleo (Napolen, 1927): Biografia do militar que, desde a infncia, j usava tcnicas de batalha em brincadeiras inocentes, como guerras de bola de neve. Usando conceitos tcnicos revolucionrios para a poca, Gance descreve, de forma magistral, as primeiras vitrias, a ascenso militar e as campanhas estratgicas de Bonaparte. Consumiu trs anos de filmagens, exigiu locaes em seis cidades, 150 cenrios, 200 tcnicos, quatro mil armas de fogo, seis mil atores extras, oito mil figurinos e teve dois mortos e 42 feridos em cenas perigosas.

Napoleo (Napolen, 1927): Diretor: Abel Gance Fotografia: Jules kruger, Joseph-Louis Mundwiller, Torpkoff Atores: Albert Dieudonne, Edmond Van Daelle, Gina Manes

Das könnte Ihnen auch gefallen