Sie sind auf Seite 1von 8

Central de material e esterilizao CME Histrico da esterilizao No sc IV a.C.

, Aristteles j alertava Alexandre( O Grande) a ferver gua para evitar doenas. No hospital de Rotunda em Dublin, Robert Collins introduziu o tratamento com calor para as roupas de cama. Em 1877, John Tyndall, um fsico ingls, reconheceu a forma calor-resistente das bactrias e o esporo. Em 1880 Charles Chamberland, bacteriologista francs, construiu o primeiro esterilizador a vapor em 1880. EmpiricoXCincia 1.Avano tecnolgico. 2.Revoluo microbiolgica 3. Desenvolvimento das tcnicas cirrgicas 4.Surgimento das especialidades 5.Necessidades de otimizao e padronizao de procedimentos 6.Dependentes do centro cirrgico. O histrico da CME no Brasil Quando surgiu AS primeiras CMEs surgiram na dec de 50, A autonomia surgiu na dec de 70, Reflexes sobre o funcionamento na dec de 90. Mas qual o significado de CME Segundo o Ministrio de Sade : O conjunto de elementos destinados recepo, expurgo, reparo, esterilizao, guarda e distribuio dos materiais para as unidades dos estabelecimentos e assistenciais sade. J no SOBECC, sua definio quase parecida : Um setor destinado limpeza, ao acodicionamento, esterializao, guarda e distribuio dos produtos para sade. DEFINIO NO PP

a rea responsvel pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais mdico-hospitalares. na CME que se realiza: Controle, Preparo, Esterilizao e Distribuio dos materiais hospitalares.

Existe 3 tipos de CME so elas: Descentralizada: Utilizada at o final da dec de 40, neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas responsvel por preparar e esterilizar os materiais que utiliza. Semi-Descentralizada: Teve inicio na dec de 50, cada unidade prepara seus materiais, mas o encaminha para serem esterilizados em um nico local. Centralizada: Utilizada atualmente, os materiais do hospital so processados no mesmo local, ou seja, os materiais so preparados, esterilizados, distribudos e controlados quantitativamente e qualitativamente na CME. Qual o objetivo de uma CME fornecer o material esterilizado a todo o hospital, promover a interao entra as reas: expurgo, preparo e montagem de instrumental, adequar as condies ambientais s necessidades do trabalho na rea, planejar e implementar programas de treinamento e atualizao profissional, Promover o envolvimento e compromisso com a equipe, Favorece o bom relacionamento interpessoal E promove os materiais e equipamento que atendam as necessidades do trabalho na rea.

Organograma do Servio de enfermagem Gerencia de enfermagem

Assistente Chefia de enfermagem clinica cirrgica Chefia de enfermagem centro cirrgico

Chefia de enfermagem CME

Enfermeiro supervisor Enfermeiro assistencial Tcnicos e auxiliares Tcnicos e auxiliares Enfermeiro assistencial Tcnicos e auxiliares

Atribuio do enfermeiro na CME: Como Gerenciador: Elaborao de normas e rotinas, confeco e escalas de servio, responsabilidade tcnica, pareceres outras. Como Supervisor: Substituio de gerente, superviso do servio e desenvolvimento de escala diria. Como CCIH: Estimular e realizar o controle de infeco hospitalar. Como Educador: Superviso de estgio, educao continuada (tipo de cursos de reciclagem), e ministrao de palestras e cursos. Como Pesquisador: Introduo de novas tcnicas e realizao de estudos. Instrumentos tcnicos legais: RDC ANVISA n50/2002-Regulamenta os projetos fsicos de todo os EAS: Aplica-se somente projetos novos, reformas e ampliaes; abrange tanto a rea pblica como a rea privada. Quais as atividades numa CME: receber e separar os materiais; lavar os materiais; receber as roupas vindas da lavanderia preparar os materiais e roupas(em pacote); esterilizar os materiais e roupas atravs dos mtodos fsicos (calor mido, calor seco e ionizao) e/ou quimico (liquido e gs), proporcionando condies de aerao dos produtos esterilizados a gs; fazer o controle microbiolgico e de validade dos produtos esterilizados; armazenar os materiais e roupas esterilizadas; distribuir os materiais e roupas esterilizadas;e zelar pela proteo e segurana dos operadores.

Estruturas Fsicas e Operacional DML Chefia Secretaria Copa Deposito

Expurgo

Bancadas de preparo de materiais

Guarda

Vesturio Recebimento Feminino

Vesturio Masculino

Esteri aliza o Distrib uio

Fluxo rea suja rea limpa rea estril Fluxo Unidirecional com barreiras fsicas entre as reas. rea de recepo e expurgo, qual a sua definio: rea destinada recepo, descontaminao, lavagem e separao dos artigos mdico-hospitalares utilizados. considerada uma rea insalubre por conta dos riscos biolgicos e mecnicos expressos por: -materiais perfuro-cortantes, -presena de secrees, excees e sangue. Os funcionrios desta rea utilizam EPIs (EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL) para se protegerem de se contaminarem com sangue e fluidos corpreos, quando lavam os instrumentais. rea expurgo o processo de remoo mecnica, atravs de maquinrio sendo diferente da recepo que s separa o material e a lavagem aqui no expurgo o material colocado nos maquinrios juntamente com gua, adicionada ou no, a detergentes, desincrostantes ou produtos enzimticos, num determinado tempo, de forma manual ou por ao equipamento mecnicos O objetivo da limpeza a remoo de sujidades, a remoo, reduo e destruio de microorganismo e a remoo completa de substancias pirognicas.

Algumas consideraes da limpeza -A falha da limpeza incorre em deficincia na esterilizao porque a matria orgnica atua como meio de proteo para microorganismo, -A limpeza imediata fundamental, pois evita a maior aderncia da matria orgnica e facilita sua remoo. Existe 2 tipo de limpeza so elas: -Limpeza manual: o processo amplamente utilizado, no qual os artigos so limpos por peas. Emprega-se para a remoo de sujidades atravs do uso de: -gua corrente frio ou morna, -escovas com cerdas resistentes e -detergentes neutros ou enzimticos. Tem por desvantagens: -Exposio do profissional a riscos biolgicos; -Exposio produtos qumicos em aerossis e -Riscos para acidentes mecnicos. -Limpeza mecnica: consiste em lavar o artigo por meio de equipamentos que facilitam a limpeza dos artigos, que operam em diferentes condies de temperatura e tempo. Tem por vantagem: -Diminui a exposio do profissional aos riscos biolgicos e a acidentes com prfurocortantes. Destacam-se os seguintes equipamentos: Lavadora esterilizadora,(S se o local tive condio para compra-la) Lavadora descontaminadora, Pasteurizadora, Lavadora ultrassnica e Lavadora termodesinfetadora (hospital de grande porte).

A qualidade da gua: A gua com metais pesados pode provocar: -Oxidao na cmara das lavadoras, -Escurecimento do invlucro, -Oxidao dos instrumentais cirrgicos.

Melhoria da qualidade da gua: -Instalao de filtros na maquinas e torneiras, -Trocar tubulao de ferro por cobre. Produtos de limpeza: -A limpeza somente com gua no eficaz, - detergentes formada por substncias tensoativas diminui a tenso superficial, A ao do detergente: -reduo da tenso superficial, -umectao, -disperso, -suspenso e -emulsificao da sujeira. Produtos enzimticos Consiste em solues qumicas que possuem caractersticas tensoativas e enzimas como fator ativo. Tendo como enzimas proteases (para digerir protenas), lpases( para digerir gordura), amilase e carboidrases( para digerir cardoidratos). Mecanismo de ao: -Enzimas desprendem e dissolvem protenas, -Detergentes remove partculas orgnicas. rea de Preparo rea destinada inspeo, seleo, empacotamento e identificao dos materiais limpos provenientes do expurgo para serem encaminhados esterilizao. O objetivo dessa rea oferecer segurana e conforto aos profissionais que utilizaro do material esterilizado, realizar o controle dos instrumentais e substituir o instrumentais defeituosos. Caractersticas fsicas: -Ambiente amplo, -Boa iluminao, -Ventilado por sistema de ar condicionado, -Boas condies ergonmicas e -Ter subdivises de trabalho.

Sendo esta rea de preparo subdividida para facilitar o desenvolvimento das atividades executadas. Tendo: -Preparo de materiais especiais: Destinada ao preparo e construo de materiais, como cotonetes, cotonoides, tampes, faixas, etc. -Preparo de materiais em ao inoxidvel: Destinada ao preparo de bacias, bandejas, cubas-rim,etc. -Preparo de instrumental cirrgico: Destinada ao acondicionamento de instrumentais cirrgicos em bandejas, caixas de ao ou grau cirrgico. -Preparo de artigos de assistncia respiratria: Destinada ao preparo de circuito de ventilao mecnica de anestesia. -Preparo de roupas cirrgicas e campos operatrios: Destinada ao preparo de campos cirrgicos, aventais, compressas a serem utilizados em procedimentos invasivos. Consideraes: Quando o artigo so encaminhados para o setor de preparo devem ser inspecionados quanto: - funcionalidade, - limpeza e - integridade. Esterilizao a destruio de todas as formas de vida microbiana(vrus, bactrias, esporos, fungos, protozorios e helmintos), por um processo que utiliza agentes qumicos ou fsicos. Area de esterilizao O setor de esterilizao responsvel pela esterilizao dos materiais. Esta rea destina-se esterilizao de materiais pelos mtodos fsicos e qumicos. Armazenamento e Distribuio Area destinada centralizao de todos os artigos processados e esterilizados, para serem distribudos as unidades consumidoras. Finalidades: -Preservao a esterilidade dos artigos medico-hospitalares; -Realizar controle do material estril; -Manter a qualidade do processo de processamento e esterializao;

-Distribuir material estril s unidades consumidoras. Consideraes: -rea de acesso restrito; -Ventilao por sistema de ar condicionado; -Presena de comunicao com rea externa (guich, monta-carga ou elevadores); -Presena de pia prxima a porta de entrada da rea. -Presena de pia prxima porta de entrada da rea; -Utilizao de uniformes ou avental privativo; -Temperatura ambiente de 18 22C e -Umidade relativa entre 35 a 70%. -Presena de armrios fechados ou cestos aramados; -Mesas e estantes no-metalicas; -Uso de mascara obrigatrio. Qual o papel do enfermeiro ou enfermeira: -Operacionalizao do servio, -Promoo da qualidade e da segurana da esterilizao, -Estimulao das relaes humanas, -Preveno de doenas ocupacionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen