Sie sind auf Seite 1von 4

COMO FAZER UM ARTIGO Introduo

Comear a escrever um artigo fcil. Primeiro, voc coloca numa pgina a seguinte estrutura de forma bem simples: qual o problema? e porque eh um problema? qual a proposta? e porque a proposta resolve o problema? qual a soluo que voc oferece (concordando com a proposta, claro)? como essa soluo funciona? como a soluo implementa a proposta? Note, solucao no proposta! como voc quer provar ou avaliar a soluo? o porque essa avaliao prova que a proposta funciona? o como essa prova mostra que sua proposta resolve o problema? o sugestes: pensar em parmetros de analise qualitativos e quantitativos o importante: implementao produto e no a soluo! qual a concluso? o qual a sua analise de como a proposta resolveu o problema? o qual a sua analise da contribuio? o o que falta fazer (trabalhos futuros)?

Depois ir completando os furos, acrescentando as figuras, e ligando um pedao no outro! Lembre-se que um artigo no um texto de romance. Ele a apresentao de um trabalho ou um sumrio de um relatrio de pesquisa, essencialmente! O texto deve ser simples, de fcil leitura, seguindo uma estrutura lgica. Eu sugiro que para cada idia que se queira apresentar, seja no escopo de uma seo, um ou poucos pargrafos, e mesmo para cada pargrafo, pense-se na seguinte estrutura: o que importante? o que est faltando em relao idia que importante? o que eu estou apresentando para resolver essa falta? qual a sua anlise/sugesto/colocao sobre como o que voc apresentou resolveu a falta?

Veja o 'Guideline for Paper Structure'. No que segue, eu descrevo como escrever cada seo de um artigo.

Como escrever a INTRODUO?


Uma boa introduo anima o leitor (e o revisor) a continuar lendo seu artigo. Ela tambm ajuda na hora de criar de uma boa concluso, sendo que a Introduo abre as perguntas e a Concluso analisa as respostas. Eu sugiro a seguinte estrutura como linha de pensamento:

qual o problema? o por exemplo, descrever um cenrio onde o problema bem visvel o tentar encaixar o problema num escopo, ou seja limitar a rea de pesquisa que se pretende demonstrar o problema e sua soluo

o que esta faltando? depende do que esta sendo apresentado no trabalho o a forma pode ser comum, mas o contedo tem de ser nico o sugiro um pargrafo dizendo: o o que existe? o o que voc queria que existisse? o o que no existe ainda? o e porque se isso existisse seria uma vantagem? o termina com a pergunta: o que precisa ter para realizar essa vantagem?

o que voc est fazendo para chegar la? o novamente, deve-se apresentar o que esta sendo proposto em face do que no existe o deve-se salientar a vantagem de ter o que est sendo apresentado.

Como escrever a MOTIVAO E TRABALHOS RELACIONADOS?


mostrar o PROBLEMA de forma clara e simples! analisar o GAP: fazer uma relao de trabalhos relacionados e ANALISAR os trabalhos relevantes; em face do que voc disse que no tem, salientar o que esta faltando nesses trabalhos. lembrando que o que voc deve mostrar uma ANALISE do trabalhos relacionado, no apenas uma citao de nomes essa analise deve mostrar: o o que o trabalho tem? GOALS o o que a proposta apresentada faz? FEATURES o o que ela NO FAZ e queramos que ela fizesse para o nosso requirement? GAP o entao, conclumos que ela no fecha no nosso requirement? dai voc pode dizer: ``da analise da um grupo de trabalhos, conclumos que no tem nenhum que fecha com os nossos requisitos. Ento identificamos a oportunidade de contribuio''!!

Como escrever a PROPOSTA?


apresentar o PROBLEMA claro e simples e destacar onde esta o GAP!! A proposta eh feita sobre o GAP onde se quer ter o resultado! Entao eh dependente do trabalho apresentado. Mas, em geral, ela revisa o GAP e

destaca qual a OPORTUNIDADE DE CONTRIBUICAO (PORQUE) e COMO a contribuio ser feita? depois, mostrar o que esta sendo apresentando? a apresentao do produto COMO FERRAMENTA DE TRABALHO (no objetivo) pode ser comum entre todos. O que ela faz? Como funciona? Porque funciona assim? Elementos? Interaes? mostra como essa ferramenta se encaixa na proposta de SERVICO/SOLUCAO que esta sendo apresentada! E como o conjunto resolve o PROBLEMA! concluso: temos uma proposta de soluo que pode resolver o problema. A pergunta agora eh: resolve ou no?

Como escrever a SOLUO ?


apresentamos a proposta antes. Queremos valid-la numa soluo! No final, devemos concluir COMO ou QUAO BOM essa proposta resolve o problema! Analise qualitativa e quantitativa! vrios parmetros qualitativos e quantitativos podem ser reusados aqui!! Por exemplo, testes de escalabilidade (e ferramentas para esses testes) podem ser comuns para vrios trabalhos. o importante eh estabelecer parmetros de analise concretos, PORQUE desses parmetros e O QUE eles provam? Da, rodar os testes e apresentar os resultados!

Como escrever a CONCLUSO?


sumrio do que foi feito: qual era o problema? porque era um problema? qual a proposta apresentada? como resolveu o problema? e da? Resolveu o problema ou no? Parcialmente? Porque? O que poderia resolver mais? Do que voce achava que era, porque no foi? Dificuldades? trabalhos futuros: o que fazer depois?

DICAS FINAIS
SIMPLIFICAR SEMPRE, usando o mnimo de palavras para representar a idia e o conceito por detrs do trabalho; o foco principal do texto deve ser a idia, no e.g. a reviso dos trabalhos relacionados; EXPLICAR BEM, apresentar os detalhes de forma simples, que o leitor consiga vincular a idia a um conceito que ele j tem; ou seja, fazer referncias a situaes que podem ser entendidas intuitivamente, via experincia do dia-a-dia, ou que sejam bem conhecidas! O DIABO MORA NOS DETALHES: tenha cuidado com erros ortogrficos; capriche nas figuras, fazendo essas claras, bonitas; explique bem na apresentao do contedo das figuras, ficando fcil relacionar o que voc esta explicando como o contedo.

http://www.fernandokoch.com/wiki/tiki-index.php? page=Como+escrever+um+artigo+academico EM 21 DE JANEIRO DE 2009

Das könnte Ihnen auch gefallen