Sie sind auf Seite 1von 5

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1-

COMO OS FILOSOFOS GREGOS PREFERIAM SER CONHECIDOS?

Preferiam ser conhecidos como amigos da sabedoria, ou seja, filsofos. 2-

EXPLIQUE O QUE A FILOSOFIA REFLETE.

Reflete o mais alto grau dessa paixo pela verdade, o amor pela verdade que se quer conhecido sempre com maior perfeio tendose em mira os pressupostos ltimos daquilo que se sabe.

3-

QUAL O OBJETIVO DA FILOSOFIA?

a) Busca incessante de totalidade de sentido em que se situam o homem e o cosmos; b) Busca de respostas a perguntas sucessivas atingir verdades gerais que apresentam necessidade de outras; c) Forma de busca racional para as questes que a prpria cincia se julga impotente para responder; d) Perene esforo de sondagem nas razes dos problemas Pretende indagar os pressupostos das cincias particulares; e) Reduo conceitual progressiva at atingir juzos que legitimam outros juzos integrados em um sistema de compreenso total.

4-

CARACTERIZE UM FILOSOFO AUTENTICO.

No mero expositor de sistemas, um verdadeiro cientista, um pesquisador incansvel, que procura sempre renovar as perguntas formuladas, no sentido de alcanar respostas que sejam condies das demais.

5-

COMO COMEA A FILOSOFIA?

Segundo o pensamento de Aristteles, comea com um estado de inquietao, de espanto e de perplexidade, para culminar numa atitude crtica diante do real da vida. Isto quer dizer que, a Filosofia definese como um esforo com o qual o homem percebe a realidade e busca uma compreenso mais aprofundada.

6-

O QUE SIGNIFICA A CONSCINCIA DA DIGNIDADE PENSANTE?

Reale (2002) acrescenta que o homem passou a filosofar quando viu-se cercado pelo problema, pelo mistrio e para solucion-los adquiriu a conscincia de sua dignidade pensante. Segundo Chau (1997), os traos principais deste pensamento filosfico so a tendncia racionalidade, a busca por respostas conclusivas para os problemas e a exigncia que o pensamento apresente suas regras de funcionamento. Assim quando uma contradio aparece numa exposio filosfica, ela deve ser considerada falsa. A Filosofia busca uma compreenso mais profunda dos conceitos, procura a verdadeira essncia da idia, do valor, procura o conceito e no a mera opinio que temos de ns mesmos, das coisas, das idias e dos valores. A diferena entre opinio e conceito consiste em esclarecer que a opinio instvel, mutvel, depende de cada um, de seus gostos e preferncias, enquanto o conceito uma verdade intemporal, universal, e necessria de alguma coisa. De acordo com Chau (1997) , a Filosofia se volta para questes humanas como uma forma de garantia para encontrar a verdade, isto , o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos e meios prprios para saber o que verdadeiro e como alcan-lo em tudo o que investigamos. Portanto, o ponto de partida da Filosofia a confiana no pensamento ou no homem como ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e fazer reflexes. 7-

DEFINA ATITUDE FILOSOFICA.

prpria de quem saiba captar e renovar os problemas universais sobre o cosmos e sobre a vida, procurando satisfazer s exigncias atuais, significantes por novos e por velhos problemas situados em diversos ciclos histricos-culturais.

8-

QUANDO A FILOSOFIA SE CONTENTA COM UMA RESPOSTA?

Enquanto no atinja sua essncia, a razo ltima de um dado campo de problemas.

9-

QUANDO ATINGIMOS UM PRINCIPIO PARA A FILOSOFIA?

Quando alcanamos uma verdade que nos d a razo de ser de todo um sistema particular de conhecimento e verificamos a impossibilidade de reduzir tal verdade a outras verdades mais simples e subordinantes, segundo certa perspectiva, dizemos que atingimos um princpio ou um pressuposto.

POR QUE A FILOSOFIA A CINCIA DOS PRIMEIROS PRINCPIOS?


10-

Porque a filosofia pretende elaborar uma reduo conceitual progressiva, at atingir juzos com os quais se possa legitimar uma srie de outros juzos integrados em um sistema de compreenso total.

11-

QUAL A DIGNIDADE DO SABER FILOSFICO?

O saber filosfico aquele baseado na universalidade de conhecimentos, concentrados na soluo de uma questo, utilizando-se uma maneira livre para isso (pensar, discutir, refletir etc). O saber filosfico racional. Baseia-se na especulao em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, dizse que uma atitude. Ele sistemtico, mas no experimental. Vai raiz das coisas e produzido segundo o rigor lgico que a razo exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente. Nessa investigao, o saber filosfico visa aos "porqus" de tudo o que existe. ativo, pois coloca o humano procura de respostas para as inmeras perguntas que ele prprio pode formular. Exemplos: Quem o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual o valor da vida humana? O que o tempo? O que o sentido da vida? conhecimento filosfico tem por origem a capacidade de reflexo do homem e por instrumento exclusivo do raciocnio. Como a Cincia no suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicao atravs da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Cincia delimitado pela necessidade da comprovao concreta para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepo geral do mundo. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presena no universo, a Filosofia interroga o prprio saber e transforma-o em problema. , sobretudo, especulativa, no sentido de que suas concluses carecem de prova material da realidade. Mas, embora a concepo filosfica no oferea solues definitivas para numerosas questes formuladas pela mente, ela traduz em ideologia. E como tal influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prtica e intelectual.

12-

CONCEITUE JUSFILOSOFIA?

o campo de investigao filosfica que tem por objeto o Direito. Para Miguel Reale, a filosofia do Direito corresponde ao pensamento filosfico da realidade jurdica. Podendo ser empregado em uma acepo lata, abrangente de todas as formas de indagaes sobre o valor e a funo das normas que governam a vida social no sentido do justo, ou em uma acepo estrita, para

indicar o estudo metodolgico dos p r e s s u p o s t o s o u condies daexperincia jurdica considerada em sua unidade sistemtica. o campo de investigao filosfica que tem por objeto o Direito.

13-

QUAIS SO OS GRANDES TEMAS DA FILOSOFIA DO DIREITO?

Os grandes temas ou assuntos fundamentais da filosofia do Direito so a justia (teoria da justia), a propriedade, liberdade, igualdade, conceito de direito, mtodos de produo, interpretao, aplicao do direito (metodologia jurdica) e a funo do Direito na sociedade.

14-

QUAL O OBEJTIVO DA JUSFILOSOFIA?

Objetiva os pressupostos ltimos daquilo que se sabe. Surge da inquietao\perplexidade: atitude crtica diante do real e da vida.

15QUAIS SO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA FILOSOFIA DO DIREITO?


Fato (eficcia), valor (fundamento) e norma (vigncia). O Sociologismo Jurdico (F), o Moralismo Jurdico (V) e o Normativismo Abstrato (N), remetem a concepes unilaterais da compreenso jurdica. Para se compreender o Direito necessrio Compreenso do Direito a integrao dos trs pontos de vista unilaterais, segundo Miguel Reale.

16-

QUAL A ESSNCIA DO DIREITO?

A essncia do Direito a coero, ou a coercibilidade: a possibilidade de se invocar o suo da fora para a execuo da norma jurdica se necessrio. A fora passa a ser um meio a que o Direito recorre para se fazer valer, quando se revelam insuficiente os motivo que, comumente, levam os interessados a cumpri-la. Quando efetivamente se recorre fora fsica temos a coao. A coao, portanto, apenas se manifesta na hiptese do no cumprimento das normas jurdicas.

A FILOSOFIA EXPLIQUE.
17-

DO DIREITO UMA

DISCIPLINA JURDICA?

No. A filosofia do direito no disciplina jurdica, mas a prpria filosofia enquanto voltada para uma ordem de realidade, que a realidade jurdica. ela se preocupa com algo que possui valor universal, onde quer que exista o homem, a existe o direito como expresso de vida e convivncia, plausvel de indagao filosfica.

18-

POR QUAL MOTIVO SE ESTUDA JUSFILOSOFIA?

O Direito uma realidade universal. Onde quer que exista o homem, ai existe o direito como expresso de vida e de convivncia. exatamente por ser um fenmeno universal que o direito suscetvel de indagao filosfica. Esta a razo pela qual se faz Filosofia do Direito. Filosofia do Direito compete dar subsdios capazes de fazer com que o indivduo seja capaz de tomar eficientemente decises relacionadas ao Direito, bem como pesar alternativas, fazer escolhas, considerar argumentos e resolver de alguma forma os problemas que lhe so apresentados. Para tanto, Filosofia do Direito caberia apresentar ao estudante as vrias formas de pensar o Direito, situando-o dentro do processo de discusso histrico, incentivando a anlise das diversas respostas dadas pelos pensadores s diversas questes propostas, favorecendo e estimulando a formao de um senso crtico em relao aos conhecimentos que lhe so apresentados, e fornecendo, assim, subsdios para o aprimoramento do exerccio jurdico.

19-

QUAL A MISSO DA JUSFILOSOFIA?

de crtica da experincia jurdica, no sentido de determinar as suas condies transcendentais, ou seja, as condies que servem de fundamento experincia, tornando a possvel.

20-

COMO O JUSFILSOFO TRATA A LEI PARA APLICAR A JUSTIA?

Enquanto o jurista constri a sua cincia partindo de certos pressupostos, que so fornecidos pela lei e pelos cdigos, o filosofo do direito converte em problema o que para o jurista vale como resposta ou ponto de assente e imperativo. Tanto o advogado como o jurista se apiam nos textos legais, constituindo a lei como ponto de partida, o filosofo do direito, ao contrrio, converte tais pontos de partida em problemas e perguntas.

Das könnte Ihnen auch gefallen