Sie sind auf Seite 1von 5

Projeto Tarefa de Casa Criando Hbitos de Estudo

JUSTIFICATIVA
O Projeto Tarefa de casa consiste em informar e refletir junto a Comunidade Educativa sobre a importncia da tarefa de casa como criador de hbito de estudo. A apropriao do conhecimento acontece como processo ininterrupto de transformao e atribuio de significados, e, ainda de estabelecimento de relaes entre estes significados. A tarefa de casa mais um destes momento de apropriao e fixao de conhecimentos.

EQUIPE ENVOLVIDA
SOE Assessoras Assistentes Professoras Regentes(Fundamental I e II) Audiovisual Laboratrio de Informtica.

Perodo
Durante todo o ano letivo.

Cronograma de atividades
Reunio em dezembro de 2011 Planejamento SOE Abril 2012- Encontros com as professoras do Ensino Fundamental Isondagens das dificuldades e possibilidades sobre o tema.

Artigo Informativo na Newsletter sobre Tarefa de Casa. Maio 2012- Atividades por ano de escolaridade junto com equipe da Informtica. Maio 2012- Participao SOE e Assessora nas reunies de Pais esclarecendo o assunto e traando metas. Escola de Pais- Palestra sobre a importncia da Tarefa de casa na vida escolar.

PROJETO tarefa de casa Proposta com os alunos do Fundamental I 1ano


Trabalhar com a msica Oito anos- Adriana Calcanhoto (http://almadeeducador.blogspot.com.br/search/label/ACONTECE%20COM%20ESTUDANTE-)

Ver na informtica o vdeo sobre a msica. Conversa sobre a curiosidade em aprender e a importncia da tarefa de casa Fazer a releitura da msica no computador. Cada criana ir desenhar, no computador, um trecho da msica e ser criado um livro clip com todos os desenhos

2ano
Trabalhar com uma aproveitamento. histria. Irei procurar na biblioteca e ver

Tocar na questo do aumento da tarefa no 2ano/ importncia deste hbito/ prova como exerccio igual tarefa de casa e exerccio de aula Montar uma histria contada a vrias mos. Um aluno ou a Orientadora comea e os outros vo acrescentando um pargrafo desenrolando a histria. Gravada a narrativa com a voz dos alunos na extenso wave e depois montar um PowerPoint com as ilustraes e a voz dos alunos. O audiovisual gravar a voz dos alunos e depois transformar a gravao para a extenso wave.

3ano
Vdeo com dicas para estudar melhor. Ver no computador.
http://www.youtube.com/watch?v=Iwpf0AFyDoc- dicas de um bom aluno (podemos montar o nosso)

Conversa sobre o tema e a importncia da tarefa de casa. Criar com eles o guia de um bom aluno (a srie j trabalha com esta linguagem pois fez o Guia de brincadeiras) Criar as dicas de forma coletiva, depois cada dupla ir digitar a dica no computador e o desenho daquela dica ser desenhado com papel ofcio com hidrocor(iremos escanear e anexar ao guia).

4ano
Desenho animado sem fala sobre a importncia do esforo como aprendiz.
http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI&feature=related- historinha animada sem fala que poderamos adaptar para o esforo positivo da tarefa de casa alunos aprendizes

Conversa informal sobre a histria. Importncia da tarefa de casa e hbitos de estudo. Criando personagens com tipos diferentes de estudantes. Mostrar vdeo (precisaremos adaptar). No MOMENTO QUAL TIPO VOC ?

Fazer o desenho no computador e listar a caracterstica deste tipo de


aluno e se necessrio o que precisa melhorar.

http://www.youtube.com/watch?v=3TWn4W5GayQ&feature=fvwrel 4 tipos de estudantes

5ano Dinmica em sala sobre hbito de estudo- necessrio para realizar as tarefas de casa. Dividir a turma em 6 grupos.Entregar as palavras chaves para que discutam o significado dela tendo em vista o tema estudo.(hbito/

motivao/ organizao/ leitura/ perseverana/ pesquisacuriosidade). Depois que cada um colocar seu ponto de vista ser entregue um papel com o significado do termo e uma pergunta para o grupo. Hbito- Qual seria a melhor maneira de estudar? Motivao- De que maneira possvel buscar motivao para os estudos? Organizao- Como deve ser a organizao necessria antes de comear a estudar? Leitura- Quais as etapas consideradas mais importantes na realizao da leitura? Perseverana- Como perseverar nos estudos? Pesquisa- Como posso ampliar o que aprendo?

Deixar que o grupo fale sobre o termo que pegou e responda a pergunta. Ampliar a discusso no grupo. Mandarei o material para Informtica colocar no arquivo do blog. Gravar a voz do (s) aluno (s) com a resposta dada a cada pergunta e depois inseri esta voz em um vdeo com uma imagem que represente as palavras chaves. Depois, postar no Blog. Ao final de todas as atividades dois alunos de cada turma de 5 ano ir ficar responsvel por colocar as informaes no blog j criado no ano anterior, onde j consta informaes sobre o tema bullying e agora ser ampliado com o tema tarefa de casa. Mandaremos novamente o endereo do blog.

Em um segundo momento entrar nas salas de 2 ao 5 para montagem de horrio de estudo. Mandar circular para os pais pedindo ajuda na utilizao do plano de estudo em casa.

Atividades com os pais Circular informativa sobre o tema. Alunos de 1ano ao 5 ano faro entrevista com os pais para que respondam a seguinte pergunta: Para voc, qual a importncia da tarefa de casa na formao escolar de seu filho? Escola de Pais sobre o tema Fala da equipe sobre o tema na reunio de Pais.

Sugestes e alteraes

Das könnte Ihnen auch gefallen