Sie sind auf Seite 1von 13

1. POR QUE UTILIZAR O PREZI?............................................3 2. PRIMEIROS PASSOS........................................................

3
2.1. Como abrir....................................................................................3 2.1.1. ONLINE.....................................................................................................3 2.1.2. DESKTOP..................................................................................................3 2.2. 2.3. Conhecendo o espao de trabalho..................................................4 Criando um texto...........................................................................4

2.4. Inserindo imagens e vdeos............................................................5 2.4.1. Vdeos j baixados....................................................................................5 2.4.2. Youtube....................................................................................................5 2.5. Inserindo formas............................................................................6

2.6. Ferramenta Zebra..........................................................................6 2.6.1. Para girar 360.........................................................................................7 2.6.2. Para aumentar/diminuir o tamanho do elemento:....................................7 2.6.3. Para mover um elemento.........................................................................7 2.7. Criando Caminhos (Path)................................................................7 2.7.1. Tirando algum elemento do caminho.......................................................8 2.7.2. Acrescentando um elemento ao caminho.................................................8 2.8. Mudando a fonte............................................................................8

2.9. Inserindo PDF, Excel, Power Point..................................................9 2.9.1. Animando uma apresentao de Power Point.......................................9 2.10. Inserindo um Audio........................................................................9 2.11. Exportando a apresentao..........................................................10

3. CONSIDERAES IMPORTANTES....................................10
3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. Edio.........................................................................................11 Seleo.......................................................................................11 Converso de vdeos....................................................................11 Converso de PDF........................................................................11 Visualizao.................................................................................12

4. DICAS..........................................................................12
Dicas

1. POR QUE UTILIZAR O PREZI?


Cria apresentaes interessantes Permite trabalhar com espaos infinitos A apresentao no fica amarrada a seqncia de slides Anima apresentaes criadas no Power Point Permite insero de vdeos, fotos, textos, udios, links (inclusive para exibio direta do Youtube), etc. Permite mostrar relaes entre elementos e contextos de forma simples. Permite destacar informaes importantes Permite agrupar idias em tpicos Esconder uma informao para criar surpresa. Voc pode dar zoom, mostrar elementos relacionados, responder a comentrios a qualquer momento e j voltar a apresentao simplesmente clicando em next. Muito fcil de usar

1. PRIMEIROS PASSOS
1.1. COMO ABRIR
Existem duas formas de utilizar o Prezi: 1.1.1. ONLINE Entrar em WWW.prezi.com.br Se essa sua primeira vez no site, deve se cadastrar atravs do boto Sign up now e realizar um rpido cadastro. Feito isso, clique na aba superior YOUR PREZIS. NEW PREZI para criar uma nova apresentao Dar um ttulo e uma descrio do seu novo projeto.

1.1.1.DESKTOP Para conseguir fazer o download free por 30 dias do Prezi Desktop, necessrio ter um login no site (que j te d direito de acessar o Prezi online, como citado no item anterior).

tendo

um

cadastro,

at

endereo:

http://prezi.com/desktop/download/ Clicar em Install Now (um quadrado logo no inicio da pgina). Siga a instruo que ele der ser solicitada a instalao do Adobe Air, mas essa instalao ser automtica, basta clicar em SIM.

1.1.

CONHECENDO O ESPAO DE TRABALHO

Espao de Trabalho: Onde possvel inserir texto, vdeo, udio, imagem, qualquer elemento que desejar para a apresentao.

Menu Top Right: Acessa a opo SALVAR, AJUDA, DESFAZER, REFAZER e SAIR. Bubble Menu: oferece todas as opes para edio da apresentao, como fontes, caminho, insero de vdeos e imagens, etc.

Chamada de ZEBRA, essa ferramenta permite edies em cada elemento inserido no seu campoo de trabalho, como: aumentar e diminuir de tamanho, e girar 360 (seja vdeo, imagem ou texto).

Editor de texto: para escrever e editar textos. Menu de navegao: permite a navegao (para frente e para traz) da apresentao.

Zoom

1.1. CRIANDO UM TEXTO


D um DUPLO CLIQUE no rea de trabalho. Ir aparecer esta ferramenta:

No espao em branco, digite o texto desejado. As opes em cima permitem deixar o texto centralizado, esquerda ou direita ou colocar tpicos. As opes a baixo permitem alterar a fonte pr-definida. Obs.: No existe alterao do tamanho de texto de forma numrica isso feita atravs da ferramenta ZEBRA, que ser melhor explicada a seguir.

1.1. INSERINDO IMAGENS E VDEOS


No Bubble Menu, clique em INSERT

LOAD

FILE

aqui

voc

procura no computador onde est salvo sua imagem) 1.1.1.Vdeos j baixados O Prezi aceita apenas vdeos em formato FLV, ou seja, Flash. Mas voc pode facilmente converter um vdeo em formato .wmv, .avi, .mpeg, etc, para .flv. Veja no 3.3 algumas opes.

1.1.2.Youtube O Prezi permite a execuo de um vdeo diretamente do youtube: D dois cliques na rea de trabalho para liberar a caixa de texto. Copie o URL (endereo) do vdeo do Youtube. Cole na caixa de texto OK

Obs.: Esse vdeo ser exibido apenas quando a apresentao for executada direta do site.

1.1. INSERINDO FORMAS


Atravs da ferramenta Forma (Shape), podem ser inseridos os seguintes elementos para ajudar na construo da apresentao:

Setas Pincel: pode ser usado para rabiscar idias. Marcadores: pode ser usado para grifar palavras importantes dos textos.

Obs.: Para melhor efeito do marcador, selecione o menu Zebra, clique no boto

+ e selecione Bring Forward(Trazer para frente do texto).

1.1. FERRAMENTA ZEBRA

Para habilitar essa ferramenta de edio, basta clicar uma nica vez em cima do elemento a ser editado (uma imagem, por exemplo).

1.1.1.Para girar 360 Clique e segure o mouse na borda, como destacada na figura abaixo, para girar o elemento para direita ou esquerda:

1.1.2.Para aumentar/diminuir o tamanho do elemento: Clique e segure o mouse na parte intermediria, como destacada na figura, para expandir ou diminuir o elemento:

1.1.3.Para mover um elemento Clique e segure o mouse, na rea abaixo destacada, para mover o elemento em qualquer lugar da rea de trabalho:

1.2. CRIANDO CAMINHOS (PATH)


A ferramenta PATH determina o caminho que a apresentao ir seguir. a seqncia de apario dos elementos durante a apresentao. Para defini-la basta numerar os elementos da seguinte maneira. Inserir os elementos da apresentao Selecionar no Bubble Menu a opo PATH Na opo PATH, selecionar ADD (Adicionar) Ir clicando em cada elemento de acordo com a ordem de apario desejada.

1.1.1.Tirando algum elemento do caminho Caso tenha desistido de deixar algum elemento do caminho, basta clicar sobre o numero que ele representa e arrast-lo para fora da rea de trabalho, como se fosse jog-lo fora. 1.1.2.Acrescentando um elemento ao caminho. Caso queira inserir outro elemento depois de j ter definir um caminho, basta clicar em uma bolinha que aparece entre os dois elementos que voc quer inserir este novo e arrast-la at o novo elemento .

Como na figura, selecione a bolinha indicada pela seta vermelha e arraste at o prximo elemento, o vdeo.

1.2. MUDANDO A FONTE

O Prize no oferece variedade de fontes, ficando limitado a padres, que uma vez modificados, alteram tambm o fundo da apresentao e alguns outros detalhes. Para ver esses modelos, clique em Colors & Fonts.

1.3. CRIANDO FRAMES (QUADROS)


A ferramenta Frame utilizada para organizar informaes em grupos e permitem que sejam enquadradas os elementos de um mesmo contexto quando forem inseridos os caminhos. Bubble Menu

1.4. INSERINDO PDF, EXCEL, POWER POINT


O Prezi s aceita arquivos em Excel e Power Point se estes estiverem salvos em formato PDF (ver 3.4 para aprender a converter). IMPORTANTE: Atualmente s possvel importar um arquivo em PDF, EXCEL OU POWER POINT no Prezi ONLINE. Para importar, basta seguir os passos da insero de imagens e vdeos, ou seja: Bubble Menu Insert Load Files

1.1.1.Animando uma apresentao de Power Point Como j citado, possvel importar para o Prezi uma apresentao de Power Point e deix-la mais interativa.

Isso pode ser feito utilizando a ferramenta FRAME e PATH para trabalhar com zoom e dar mais mobilidade e interatividade na apresentao.

1.2. INSERINDO UM AUDIO


O Prezi ainda tem uma grande limitao para a execuo de udio durante a apresentao, isso porque ele no suporta nenhum tipo de arquivo nos formatos .wma, .mp3, .wave, etc. No entanto, ainda possvel inserir som no projeto, desde que esse seja convertido para um formato de vdeo. Isso pode ser feito atravs de softwares como o Windows Movie Maker ou o Sony Vegas. Obs.: Para exportar um udio no Movie Maker (j vem instalado no computador) em formato de vdeo, necessrio acrescentar uma imagem.

1.3. EXPORTANDO A APRESENTAO


O Prezi exporta sua apresentao em formato Flash (FLV), portanto necessrio que este programa esteja instalado no computador no qual ser executado. Na verso online: Certifique-se de que sua ultima alterao na apresentao foi salva. Clique em EXIT (boto do Menu Top Right Canto superior direito) Voc ser reencaminhado para o site. Selecione, ento, a sua apresentao. Ela ser carregada e na lateral direta ter um menu vertical. Clique na opo DOWNLOAD. Ser dada a opo para exportar. Selecione a primeira, referente a execuo em PC ou MAC. Obs.: O arquivo vem em formato ZIPADO. Ser necessrio descompactar para executar o arquivo em flash. Na verso Desktop:

Certifique-se de que sua ultima alterao na apresentao foi salva. No canto superior esquerdo (Menu do programa) v em FILE; EXPORT AS PORTABLE PREZI; Selecione a pasta onde dever ser salvo o arquivo.

Obs.: O arquivo vem em formato ZIPADO. Ser necessrio descompactar para executar o arquivo em flash.

**IMPORTANTE**:

Para

que

apresentao

rode

necessrio que seja copiada sempre a pasta completa para onde for feita a execuo. Caso contrrio, o arquivo no ir abrir.

1. CONSIDERAES IMPORTANTES
1.1. EDIO
S possvel editar uma apresentao (mover ou aumentar um elemento, por exemplo) quando no Bubble Menu estiver selecionado a opo WRITE (figura inteira). Ou seja, se voc acabou de inserir uma imagem e est com a opo INSERT aberta, para voltar na edio, deve clicar na parte azul do canto superior esquerdo do Bubble Menu, para continuar a edio.

1.2. SELEO
Para selecionar vrios elementos (para poder aument-los

proporcionalmente, por exemplo ou quando uma figura criada a partir da ferramenta PINCEL, que possui vrios partes de um elemento), segure a tecla SHIFT e com o mouse selecione os elementos desejados.

1.3. CONVERSO DE VDEOS


Algumas opes para converter um vdeo para FLV e inseri-lo no Prezi:

Programa Anyvideo Converter: um programa leve, fcil de baixar e fcil de mexer. O site Zamzar (WWW.zanzar.com) permite a converso online. No precisa se cadastrar e ele envia o arquivo convertido para o formato desejado por um email fornecido por voc. No entanto, o envio no instantneo, podendo demorar horas para chegar. Obs.: O arquivo convertido pelo site vem em tamanho menor.

1.1. CONVERSO DE PDF


O prprio Pacote Office oferece essa opo de converso. Muitos computadores j possuem essa opo ativada. Caso j esteja ativada, abra o arquivo, por exemplo, uma planilha de Excel e: Arquivo Salvar como Crie um nome para o arquivo e na opo inferior opte por PDF, transformando seu arquivo de Excel em PDF. Caso no aparea essa opo: Arquivo Salvar Como Localizar suprimentos para outros formatos de arquivos. Na caixa de dilogo que abrir, selecionar Instalar e usar o suplemento Salvar com PDF ou XPS da Microsoft.

1.1. VISUALIZAO
Ao utilizar o Prezi Online com licena pblica (gratuita), as

apresentaes ficam sob visualizao do pblico. Isso significa que qualquer pessoa pode ter acesso s informaes contidas ali. No entanto, a edio/alterao da apresentao feita apenas mediante senha do editor inicial. Sugesto para quem no quer deixar visvel sua apresentao: assim que finalizar a apresentao, exportar e apagar do site. Contudo, lembre-se de que se isso for feito, no poder mais haver alteraes, exceto se a apresentao for totalmente refeita.

2. DICAS
Para dar nfase em alguma palavra, conjunto de palavras ou imagem, deixe um espao maior ao redor, para que o Prezi possa focar essa parte mais facilmente, como na figura a seguir:

Das könnte Ihnen auch gefallen