Sie sind auf Seite 1von 25

Manual do Usurio

BR ZE

TERMO DE GARANTIA
A Garantia inicia-se a partir da data de emisso da Nota Fiscal de compra do aparelho e tem prazo de 1 ano para a evaporadora e condensadora e 1 ano para o compressor, se o aparelho for instalado por uma Assistncia Tcnica Credenciada Komtec. Quando o Cliente optar por instalar o aparelho atravs de assistncia tcnica no credenciada, a Komtec no se responsabiliza por mau funcionamento, inoperncia, ou qualquer dano provocado durante a instalao. Ao serem realizadas as manutenes anuais, deve-se exigir da Assistncia Tcnica Credenciada Komtec a nota fiscal descrevendo os servios realizados, e que esta preencha os campos abaixo: Nmero da nota fiscal de servio, data, nome da assistncia tcnica e assinatura do tcnico responsvel.

1 MANUTENO

2 MANUTENO

3 MANUTENO

4 MANUTENO

5 MANUTENO

N Nota Fiscal Servio / / Data Manuteno

N Nota Fiscal Servio / / Data Manuteno

N Nota Fiscal Servio / / Data Manuteno

N Nota Fiscal Servio / / Data Manuteno

N Nota Fiscal Servio / / Data Manuteno

Nome da Ass. Tcnica

Nome da Ass. Tcnica

Nome da Ass. Tcnica

Nome da Ass. Tcnica

Nome da Ass. Tcnica

Assinatura Ass. Tcnica

Assinatura Ass. Tcnica

Assinatura Ass. Tcnica

Assinatura Ass. Tcnica

Assinatura Ass. Tcnica

Para a instalao dos produtos BRIZE, com a assistncia tcnica credenciada, acessar o site: www.brize.com.br Quando for solicitar servio em garantia, tenha em mos: Nota fiscal de compra do aparelho; Nota fiscal ou recibo dos servios de instalao do aparelho e manuteno. A Garantia Brize s cobre DEFEITO DE FABRICAO. A Garantia Brize no cobre: Peas que apresentam desgaste natural com o uso do aparelho, como filtros, pilhas etc; Defeitos decorrentes de: a) de mau uso ou uso indevido do aparelho; b) queda do equipamento ou transporte inadequado; c) adio de outras peas no originais realizadas por tcnicos no credenciados Komtec; d) aparelhos que apresentem alteraes em suas caractersticas originais; e) ligao do aparelho em tenso incorreta, oscilao de tenso, descargas eltricas ocasionadas por tempestades; f)Instalao em desacordo com o manual que acompanha o aparelho. Lembre-se Os servios prestados (instalao ou garantia) por Assistncia Tcnica Credenciada Komtec, podem ter cobrana adicional (deslocamento) em funo da distncia entre sua residncia, ou destino do aparelho e a Assistncia Tcnica Credenciada Komtec. Exija sempre da Assistncia Credenciada Komtec, ou Instalador nota fiscal ou recibo com a descrio dos servios prestados, s assim voc poder solicitar a garantia dos servios de instalao (90 dias).

03

BR ZE

Manual do Usurio

PRECAUES DE SEGURANA
Leia com ateno todo o contedo deste manual seguindo as orientaes mencionadas para previnir eventuais problemas que possam ocorrer com o condicionador de ar e prolongar a sua vida til. O no cumprimento das recomendaes a seguir pode provocar acidentes com o usurio que operar o condicionador de ar.

Cuidados ! Ventile o ambiente antes de operar o condicionador de ar caso tenha ocorrido vazamento de gs inflamvel no ambiente por algum outro tipo de aparelho; ! Desligue o disjuntor ao realizar a limpeza do condicionador de ar para evitar choque eltrico; ! Desligue o disjuntor caso o condicionador de ar no seja utilizado por um longo perodo de tempo; ! Evite ligar o condicionador de ar caso no possua filtro de ar na unidade interna evitando assim a entrada de sujeira no aparelho podendo ocasionar no mau funcionamento do mesmo; ! Certifique-se de que a mquina possua fio terra; ! As figuras dispostas neste manual so apenas ilustrativas podendo variar de modelo de acordo com o equipamento adquirido.

Importante O condicionador de ar deve ter a sua alimentao e interligao eltrica entre as unidades interna e externa aterradas. O aterramento reduz os riscos de choque eltrico aumentando a segurana no manuseio do aparelho e a proteo contra descargas atmosfricas.

Ateno ! No manuseie o aparelho com as mos molhadas; ! No direcione o fluxo de ar diretamente para os ocupantes do ambiente sob o risco de prejudicar a sade; ! No molhe os componentes eltricos do aparelho. Caso isto ocorra solicite a presena de uma assistncia tcnica credenciada komeco para averiguao do funcionamento dos componentes eltricos/eletrnicos do mesmo. ! No limpe o condicionador de ar com gua. Utilize de um pano seco para tal procedimento; ! No coloque obstculos na frente das unidades interna e externa que possam impedir a entrada e sada de ar do aparelho. Caso isto ocorra poder fazer com que o rendimento da mquina diminua ou at mesmo faa o condicionador de ar parar de funcionar.

Aviso A manuteno do condicionador de ar deve ser sempre realizada por uma assistncia tcnica credenciada Komeco. O no cumprimento deste aviso pode vir a resultar na perda da garantia do produto.

04

Manual do Usurio

BR ZE

VISTA GERAL DO APARELHO


Unidade Interna
1

1. Painel frontal 2. Sensor de temperatura 3. Aletas verticais 4. Aletas horizontais 5. Sada de ar 6. Filtro de ar 7. Dreno 8. Cabo de alimentao eltrica

Unidade Externa

8
9. Entrada de ar (lateral e traseira) 10. Sada de ar 11.Tubulao e interligao eltrica

9
Controle Remoto

11 10

Obs: As figuras acima so apenas ilustrativas podendo variar de modelo de acordo com o equipamento adquirido.

MOSTRADOR (POSSVEIS DISPOSIES)


As condies de operao esto indicadas abaixo: 1. Indicador de funcionamento (RUN) 2. Indicador do temporizador (TIMER) 3. Indicador de temperatura selecionada no controle remoto.
Receptor do sinal

4. Indicador de alto desempenho (HI POWER) 5. Indicador do modo econmico (ECONO)

4 3 2 1

Receptor do sinal

05

BR ZE

Manual do Usurio

OPERAO MANUAL
A operao manual pode ser usada temporariamente no caso do usurio no souber aonde se encontra o controle remoto do aparelho ou as pilhas terem descarregado.

Tampa do painel

1. Abre e levante a tampa do painel at ouvir o som de um clic. 2. Uma vez pressionado o boto de controle manual, o aparelho passar ao estado de AUTO operao.
Boto de controle manual

3. Feche a tampa do painel firmemente do jeito que estava antes.

CONTROLE REMOTO
Tenso para funcionamento Tenso mnima de operao Distncia (alcance do sinal) Faixa de temperatura do ambiente 3,0V 2,0V 8 metros -5C ~ 60C

! O controle remoto utiliza duas pilhas alcalinas com durao mdia de seis meses. Utilize sempre pilhas novas (ateno posio dos plos ao coloc-las); ! Ao usar o controle remoto, direcione o emissor de sinal ao receptor da unidade interna. No deve haver obstculos entre o controle e a unidade; ! No use equipamento sem fio (telefone celular) perto da unidade interna. Se ocorrer interferncia, desligue a unidade, tire o plug da tomada (se houver) e ento ligue novamente o plug e aps alguns instantes religue a unidade ou desligue e religue o disjuntor da mquina em seguida; ! Evite deixar a luz solar incidir diretamente sobre o receptor interno, pois isto poder impedir o receptor de receber o sinal do controle remoto; ! Evite deixar cair o controle remoto; ! No exponha o controle ao sol ou prximo de fontes de calor; ! Evite derramar lquidos no controle, caso isto ocorra, use uma flanela seca para limp-lo. 06

Manual do Usurio

BR ZE

FUNES DO CONTROLE REMOTO

1. Boto MODE (Modo de operao) Cada vez que pressionar este boto, um modo selecionado na seqncia conforme mostrada a seguir:
AUTO COOL DRY *HEAT FAN

* Modelos Quente/Frio

3. Boto ON TIMER Usado para acionar o condicionador de ar em um horrio pr-determinado pelo usurio 4. Boto SLEEP (Dormir) Pressione este boto para acionar/desligar ou alterar o tempo de desligamento automtico do condicionador de ar. Continue pressionando o boto at a indicao desaparecer do visor do controle remoto.
6 2 7 3 8 4 5 9 10

5. Boto FAN SPEED (Velocidade do ventilador) Usado para selecionar a velocidade do ventilador. Cada vez que for pressionado, a velocidade do ventilador selecionada na seqncia de AUTO, LOW, MED e HIGH, retornando ento para AUTO. 6. Boto TEMP (Temperatura) Pressione o boto ou para aumentar ou diminuir a temperatura da unidade. 7. Boto HOUR/MIN (Hora/minuto) Pressione o boto HOUR para alterar as horas e o boto MIN para alterar os minutos do relgio do controle remoto.

Nomenclatura: AUTO - Modo Automtico COOL - Modo Resfriar DRY - Modo Desumidificao HEAT - Modo Aquecer FAN - Modo Ventilar LOW - Baixo MED - Mdio HIGH - Alto

8. Boto ECONO (Econmico) Pressione este boto para acionar/desligar o modo econmico. Durante a operao econmico a velocidade do ventilador no poder ser ajustada. 9. Boto HIGH POWER (Alta operao) Pressione este boto para acionar/desligar o modo de alta operao. Durante a alta operao a velocidade do ventilador no poder ser ajustada. 10. Boto AIR FLOW (Fluxo de ar) Pressione este boto para mudar o ngulo de abertura das aletas da unidade interna.

07

BR ZE

Manual do Usurio

DISPLAY DO CONTROLE REMOTO

2 1

3 4 5 6 7

8
1. Indicador MODE (Modo de operao) Mostra o modo de operao selecionado. AUTO - Auto COOL - Resfriar DRY - Desumidificar HEAT - Aquecer FAN - Ventilar

9
6. Indicador do Modo Econmico (ECONO) Indica que o modo econmico est ativado. Pressione o boto ECONO novamente para desabilitar.

2. Indicador de temperatura Mostra a temperatura ajustada (18C a 30C). Quando o modo de operao estiver em FAN (modo ventilar), nenhuma temperatura indicada no visor do controle remoto.

7. Indicador POWER (Alta operao) Indica que o modo alta operao est ativado. Pressione o boto HI POWER novamente para desabilitar.

3. Indicador FAN SPEED (Velocidade do ventilador) Mostra a velocidade do ventilador ajustada. OBS: A velocidade do ventilador controlada automaticamente quando a indicao no visor permanecer piscando alternadamente. BAIXA MDIA ALTA

8. Indicador do Relgio e Operao Timer Indica a hora ajustada no controle remoto, a operao On Timer e Sleep. O tempo de ajuste para a operao On Timer indicado de 0:00 a 23:50 horas no controle remoto e para a operao Sleep de 1H a 10H. O relgio somente aparecer quando a funo On Timer e Sleep estiverem desativadas.

4. Indicador de Transmisso de sinal Indica que o sinal do controle remoto est sendo emitido para a unidade interna.

9. Indicador de fluxo de ar (AIR FLOW) Indica a posio das aletas da unidade interna. Pressione o boto AIR FLOW para mudar o grau de abertura das aletas.

5. Indicador SLEEP (Dormir) Indica se a operao SLEEP est ativada. Pressione o boto SLEEP novamente para desabilitar.

08

Manual do Usurio

BR ZE

OPERAO AUTOMTICA

No modo AUTO, o condicionador de ar escolher automaticamente o modo de resfriamento, aquecimento (modelos quente/frio), ventilao ou desumidificao dependendo da diferena entre a temperatura atual do ambiente interno e a temperatura ajustada no controle remoto 1. Boto MODE (Modo de operao) Pressione o boto MODE para selecionar a operao AUTO.

1 2 3

2. Boto TEMP (Temperatura) Pressione para ajustar a temperatura desejada do ambiente. Para cima Para baixo

3. Boto ON/OFF (Liga/Desliga) Pressione o boto ON/OFF (Liga/Desliga) para inicializar o condicionador de ar. Pressione o boto ON/OFF novamente para encerrar a operao da mquina.

Nota Se o modo AUTO no estiver confortvel para o usurio, o modo de operao desejado poder ser selecionado manualmente.

OPERAO DE DESUMIDIFICAO
! Pressione o boto MODE para selecionar o modo de desumidificao (DRY). ! Pressione ou para selecionar a temperatura desejada de 21 a 28. ! Pressione o boto ON/OFF. A lmpada de operao (LED) da unidade interna acende e o condicionador de ar comea a operar no modo de desumidificao. Pressione o boto ON/OFF novamente para finalizar esta operao. Nota Devido a diferena da temperatura ajustada da unidade e a temperatura atual do ambiente, o condicionador de ar quando estiver no modo de desumidificao ir operar automaticamente vrias vezes sem funcionar o modo resfriamento e ventilao.

09

BR ZE

Manual do Usurio

OPERAO RESFRIAR E AQUECER


O condicionador de ar entra em funcionamento de acordo com o modo de operao determinado pelo usurio. 1. Boto MODE (Modo de operao) Pressione o boto MODE para selecionar uma das operaes abaixo. COOL (Modo Resfriar)
1 2 3

HEAT* (Modo Aquecer)


* Modelos Quente/Frio

2. Boto TEMP (Temperatura) Pressione para ajustar a temperatura desejada do ambiente. Para cima Para baixo 3. Boto ON/OFF (Liga/Desliga) Pressione o boto ON/OFF (Liga/Desliga) para inicializar o condicionador de ar.

OPERAO VENTILAR
No modo ventilar, somente o ventilador da unidade interna permanece em funcionamento. 1. Boto MODE (Modo de operao) Pressione o boto MODE para selecionar a operao FAN (Ventilar). No modo ventilar, a temperatura no controle remoto no indicada.
3

2. Boto FAN SPEED (Velocidade do ventilador) Pressione o boto FAN SPEED para determinar a velocidade do ventilador da unidade interna, Low (BAIXA), Med (MDIA) e High (ALTA). BAIXA MDIA ALTA

3. Boto ON/OFF (Liga/Desliga) Pressione o boto ON/OFF (Liga/Desliga) para inicializar o condicionador de ar.

10

Manual do Usurio

BR ZE

OPERAO ON TIMER
A operao On Timer aciona o condicionador de ar automaticamente em um horrio especfico prdeterminado no controle remoto pelo usurio. 1. Boto ON TIMER Pressione o boto ON TIMER uma vez. A indicao ON aparecer no visor do controle remoto. 2. Boto HOUR/MIN (Hora/minuto) Pressione o boto HOUR (hora) e/ou o boto MIN (minuto) para selecionar o horrio desejado para inicializar o condicionador de ar automaticamente.
2 1

HOUR - Horas do relgio de 0:00 a 23:00 MIN - Minutos do relgio de 0:00 a 0:50 Cada vez que pressionar o boto HOUR, o tempo aumentar 01(uma) hora respectivamente e cada vez que pressionar o boto MIN, o tempo aumentar 10 (dez) minutos respectivamente. Pressione o boto ON TIMER novamente para confirmar o horrio ajustado. Cancelar a operao ON TIMER Pressione o boto ON TIMER aps confirmao do horrio ajustado de inicializao automtica para cancelar a operao On Timer. Observao

! Quando selecionar a operao On Timer, o controle remoto automaticamente transmite o sinal de timer para a unidade interna no horrio especificado. No entanto, mantenha o controle remoto em uma localizao onde o sinal possa ser transmitido apropriadamente para a unidade interna. ! A operao efetiva do On Timer pelo controle remoto limitada em 24 horas. Repita os passos acima para ativar a operao On Timer novamente.

Exemplo para ajuste do ON TIMER (Ligar Automaticamente)


Exemplo Para iniciar o condicionador de ar s 6:00. ! Pressione o boto ON TIMER uma vez. A indicao ON ir aparecer no visor do controle remoto; ! Pressione o boto HOUR para aumentar as horas em 01 (uma) hora respectivamente at indicar 6:00 no visor. ! Pressione o boto MIN para aumentar os minutos em 10 (dez) minutos respectivamente caso no esteja indicando --:00 no visor. ! Aps ajustada a operao On Timer, pressione o boto ON TIMER novamente e o horrio ajustado para iniciar o condicionador de ar ser ativado. 11

Iniciar Desligado

6:00

BR ZE

Manual do Usurio

OPERAO SLEEP
A operao Sleep desliga o condicionador de ar automaticamente em um uma faixa de hora prdeterminado no controle remoto pelo usurio. 1. Boto SLEEP Pressione o boto SLEEP uma vez. A indicao ON aparecer no visor do controle remoto. Segue abaixo sequncia de hora disponvel para desligamento automtico do condicionador de ar:
1H 2H 3H 5H 7H 10H

H - hora
1

Cada vez que pressionar o boto SLEEP o tempo , aumentar em 1 hora de 1H a 3H, em 2 horas de 3H a 7H e 3 horas de 7H a 10H). Mantenha o boto pressionado para alterar o tempo rapidamente.

Cancelar a operao SLEEP Pressione o boto SLEEP repetidamente at a indicao OFF desaparecer do visor do controle remoto.

Observao ! Quando selecionar a operao SLEEP o controle remoto automaticamente transmite o sinal , de timer para a unidade interna no horrio especificado. No entanto, mantenha o controle remoto em uma localizao onde o sinal possa ser transmitido apropriadamente para a unidade interna. ! A operao efetiva do SLEEP pelo controle remoto limitada em 24 horas. Repita os passos acima para ativar a operao SLEEP novamente.

Exemplo para ajuste do SLEEP (Desligar Automaticamente)

Parar Ligado 5H

Exemplo Para iniciar o condicionador de ar aps 5 horas. ! Pressione o boto SLEEP A indicao OFF ir . aparecer no visor do controle remoto; ! Pressione o boto SLEEP repetidamente at a indicao 5H aparecer no visor. ! Aps ajustado o tempo selecionado, o tempo para desligamento automtico do condicionador de ar j estar ativado.

12

Manual do Usurio

BR ZE

OPERAO TIMER COMBINADO

A operao Timer Combinado consiste em ligar e desligar o condicionador de ar automaticamente em horrios distintos pr-determinados no controle remoto pelo usurio.

1. Boto ON TIMER Pressione o boto ON TIMER uma vez. A indicao ON aparecer no visor do controle remoto. 2. Boto HOUR/MIN (Hora/minuto) Pressione o boto HOUR (hora) e/ou o boto MIN (minuto) para selecionar o horrio desejado para inicializar o condicionador de ar automaticamente. HOUR - Horas do relgio de 0:-- a 23:-MIN - Minutos do relgio de -:00 a -:50
1

Cada vez que pressionar o boto HOUR, o tempo aumentar 01(uma) hora respectivamente e cada vez que pressionar o boto MIN, o tempo aumentar 10 (dez) minutos respectivamente. Pressione o boto ON TIMER novamente para confirmar o horrio ajustado. 3. Boto SLEEP Pressione o boto SLEEP uma vez. A indicao ON aparecer no visor do controle remoto. Segue abaixo sequncia de hora disponvel para desligamento automtico do condicionador de ar:
1H 2H 3H 5H 7H 10H

H - hora Cada vez que pressionar o boto SLEEP o tempo , aumentar em 1 hora de 1H a 3H, em 2 horas de 3H a 7H e 3 horas de 7H a 10H). Mantenha o boto pressionado para alterar o tempo rapidamente. Cancelar a operao ON TIMER e SLEEP Pressione o boto ON TIMER aps confirmao do horrio ajustado de inicializao automtica para cancelar a operao On Timer. Pressione o boto SLEEP repetidamente at a indicao OFF desaparecer do visor do controle remoto.

13

BR ZE

Manual do Usurio

AJUSTANDO O RELGIO

O relgio no controle remoto mostra o horrio independentemente se o condicionador de ar estiver em uso ou no. Para ajustar o relgio siga os procedimentos abaixo:

1. Boto HOUR (Hora) Com o condicionador ligado ou desligado, mantenha pressionado o boto HOUR at o horrio no controle remoto comear a piscar. Em seguida pressione novamente o boto HOUR para selecionar a hora desejada enquanto o relgio estiver piscando. Cada vez que pressionar o boto HOUR, o tempo aumentar 01(uma) hora respectivamente. HOUR - Horas do relgio de 0:-- a 23:-Aps 15 segundos o relgio ir parar de piscar e o horrio ajustado no controle remoto entrar em vigor. Para alterar o tempo rapidamente, mantenha o boto para HOUR pressionado.

1 2

2. Boto MIN (Minuto) Com o condicionador ligado ou desligado, mantenha pressionado o boto MIN at o horrio no controle remoto comear a piscar. Em seguida pressione novamente o boto MIN para selecionar os minutos desejados enquanto o relgio estiver piscando. Cada vez que pressionar o boto MIN, o tempo aumentar 01(um) minuto respectivamente. MIN - Minutos do relgio de -:00 a -:59 Aps 15 segundos o relgio ir parar de piscar e o horrio ajustado no controle remoto entrar em vigor. Para alterar o tempo rapidamente, mantenha o boto para MIN pressionado.

OBS: Quando a operao On Timer e/ou Sleep estiver acionada no ser possvel ajustar o relgio. Desabilite esta funes pressionando para realizar o ajuste to relgio.

14

Manual do Usurio

BR ZE

MANUSEIO DO CONTROLE REMOTO


Localizao do Controle Remoto

8m

! Mantenha o controle remoto onde os sinais dele emitidos possam alcanar o receptor da unidade interna (distncia mxima de 8m); ! Quando selecionar a operao Timer, o controle remoto transmitir automaticamente um sinal para a unidade interna no horrio especfico; ! Se deixar o controle remoto em uma posio que impea uma transmisso apropriada do sinal, um atraso de 15 minutos poder ocorrer.

Cuidados ! O controle remoto no emitir sinal se cortinas, portas ou outro material bloquearem os sinais do controle remoto para a unidade interna; ! Evite que qualquer lquido possa cair no controle remoto, no exponha o mesmo a luz direta do sol ou ao calor; ! Se o receptor de raios infravermelhos da unidade interna for exposto a luz direta do sol, o condicionador de ar poder no funcionar normalmente; ! Use cortinas para que a luz do sol no atinja diretamente o receptor da unidade interna.

Substituindo as Pilhas

+ -

! O controle remoto utiliza de 2 pilhas alcalinas; ! Deslize a tampa do compartimento de pilhas que se encontra na parte traseira do controle remoto e ento substitua as pilhas usadas por pilhas novas; ! Certifique-se de que as pilhas foram encaixadas com a sua polaridade corretamente; ! Recoloque a tampa do compartimento de pilhas.

Nota ! Quando substituir as pilhas, utilize sempre pilhas novas. No misture pilhas de outras marcas. Pilhas usadas podero causar mau funcionamento do controle remoto; ! Se no for utilizar o controle remoto por algumas semanas, retire as pilhas para no ocorrer desgaste natural das pilhas; ! A vida til mdia das pilhas de aproximadamente 6 meses em uso normal; ! Troque as pilhas quando no houver recepo da unidade interna ou se o indicador de transmisso do controle remoto falhar ao acender.

15

BR ZE

Manual do Usurio

AJUSTANDO A DIREO DO FLUXO DE AR

! Ajuste a direo do fluxo de ar apropriadamente. Caso contrrio pode se sentir uma sensao de desconforto e tornar a temperatura do ambiente desigual; ! Ajuste a aleta horizontal de direo do fluxo de ar com o controle remoto; ! Ajuste as aletas verticais de direo do fluxo de ar manualmente.

Direo do fluxo de ar O condicionador de ar ajusta automaticamente a direo do fluxo de ar de acordo com as condies normais de funcionamento.

Para ajustar a direo do fluxo de ar desejada ! Execute esta funo enquanto o condicionador de ar estiver funcionando. Continue pressionando o boto AIR FLOW (Fluxo de ar) no controle remoto para mover a aleta para a posio desejada; ! Mude a direo das aletas verticais do fluxo de ar dentro do alcance indicado; ! Na operao seguinte, a direo horizontal do fluxo de ar estar automaticamente na direo que foi ajustada a aleta horizontal e atravs do boto AIR FLOW.

Aletas verticais

Para mover automaticamente a direo do fluxo do ar ! Execute esta operao enquanto condicionador de ar estiver em funcionamento. ! Pressione o boto AIR FLOW no controle remoto; ! Para finalizar esta funo, pressione o boto AIR FLOW novamente;

16

Manual do Usurio

BR ZE

LIMPEZA DO FILTRO DE AR

Filtros de ar obstrudos (sujos) reduzem a capacidade de resfriamento da mquina. Limpe o filtro de ar a cada duas semanas. 1. Puxe as duas terminaes do painel e levante-o a um ngulo em que ele fique fixo, no tente levantar mais o painel quando ouvir um clic; 2. Segure os apoios do filtro de ar e levante-o ligeiramente para retir-lo. 3. Aps a remoo do filtro de ar, limpe-o com um aspirador de p ou gua e ento deixe secar em um local com boa ventilao. 4. Retire o filtro eletroesttico que est anexado ao filtro de ar. ? o filtro eletroesttico com detergente ou Limpe gua e deixe secar debaixo do sol por duas horas. ? de recolocar o filtro eletroesttico verifique Antes se os seus contatos no esto danificados. Cuidado No toque no filtro eletroesttico antes de 10 minutos aps ter aberto a tampa da unidade interna sob o risco de eventual choque eltrico. 5. Insira a parte superior do filtro de ar dentro da unidade tomando cuidado para que os lados esquerdo e direito estejam alinhados com os encaixes da unidade interna corretamente.

Manuteno Se planejar no utilizar a mquina durante um longo perodo de tempo, realize os seguintes procedimentos: ! Acione o ventilador da unidade por aproximadamente 2 horas para secar o interior da unidade. ! Desligue o condicionador de ar e desconecte a sua alimentao. Remova as pilhas de dentro do controle remoto. ! A unidade externa requer manuteno e limpeza peridica. No tente realizar esse procedimento, entre em contato com uma assistncia tcnica para tal servio.

17

BR ZE

Manual do Usurio

LIMPEZA DA UNIDADE

Aviso Antes de iniciar uma limpeza no condicionador de ar, certifique-se de ter retirado da tomada ou desligado o disjuntor do aparelho

Limpe com tecido seco Utilize de um tecido seco e suave para limpar a unidade interna e o controle remoto. Um tecido umidecido com gua fria pode ser usado no caso da unidade interna estar muito suja.

Limpe com um pano seco.

Evite usar gua na limpeza Nunca borrife ou limpe a unidade interna com gua.

Evite usar componentes qumicos No utilize de benzina, solvente, cera em p para polimento ou outro material similar para limpar, eles podem corroer ou deformar a superfcie plstica do aparelho.

18

Manual do Usurio

BR ZE

RECOMENDAES
Ajuste de temperatura adequado 1. No modo resfriamento, se a diferena das temperaturas interna e externa estiver em 5C, para cada 1C que diminuir da temperatura ajustada, 10% de energia sero economizados. 2. Ambientes muito frios so prejudiciais a sade.

Evite luz direta do sol No modo resfriamento, use cortinas ou persianas para obstruir a luz do sol.

Mantenha a tela de filtro limpa Manter a tela de filtro limpa assegura a elevada capacidade do aparelho.

Feche portas e janelas O ar vindo de fora limitar o potencial de resfriamento.

Boa ventilao No coloque objetos na parte frontal da sada e entrada de ar da unidade externa.

19

BR ZE

Manual do Usurio

DESEMPENHO DE OPERAO
Os eventos seguintes podem ocorrer durante a operao normal do condicionador de ar: Proteo do condicionador de ar Proteo do compressor O compressor reiniciar 3 minutos aps ser desligado. A unidade designada para no gerar ar frio no modo aquecimento quando o trocador de calor da unidade interna estiver enquadrado em uma das seguintes situaes e a temperatura ajustada no ter sido alcanada: a) Quando o modo aquecimento recm iniciou b) Descongelamento c) Temperatura baixa de aquecimento O ventilador da unidade interna e externa pra na etapa de descongelamento (modelos quente/frio). O congelamento pode vir a ocorrer na unidade externa durante o ciclo de aquecimento quando a temperatura da unidade externa estiver baixa e a umidade estiver alta resultando ento no baixo rendimento de aquecimento do condicionador de ar. Durante esta condio, o condicionador de ar ir parar a operao de aquecimento e dar incio ao descongelamento automaticamente. O tempo de descongelamento pode variar de 4 a 10 minutos de acordo com a temperatura da unidade externa e da quantidade de gelo gerado na unidade externa.

Brisa branca saindo da unidade interna ! Uma brisa branca poder ser gerada devido a grande diferena de temperatura entre a entrada e a sada de ar no modo resfriamento em um ambiente que tenha uma alta umidade relativa do ar. ! Uma brisa branca poder ser gerada devido a mistura gerada no processo de descongelamento quando o condicionador de ar reinicia no modo aquecimento aps o descongelamento.

Rudo no condicionador de ar ! Talvez possa ser ouvido um rudo de ar fluindo quando o compressor estiver em funcionamento ou recm desligou. Este rudo o som do fludo refrigerante disperso. ! Tambm poder ser ouvido um estalo quando o compressor estiver em funcionamento ou recm desligou. Este estalo causado pela expanso do calor e a contrao do resfriamento das partes de plstico da unidade quando a temperatura variar.

Poeira soprada para fora da unidade interna Esta uma condio normal quando o condicionador de ar no utilizado por um longo perodo de tempo ou durante a primeira vez de uso do aparelho.

O condicionador de ar muda de ventilao para resfriamento ou aquecimento (Modelos quente/frio) Quando a temperatura da unidade interna alcanar a temperatura ajustada no condicionador de ar, o compressor desligar automaticamente e a mquina ento passar para o modo ventilar. O compressor ligar novamente quando a temperatura da unidade interna aumentar no modo resfriar ou diminuir no modo aquecer para o ponto ajustado.

20

Manual do Usurio

BR ZE

DESEMPENHO DE OPERAO

Operao de Resfriamento

Temperatura externa 18 a 43 C Temperatura do ambiente 17 a 32 C

Ateno
Umidade relativa do ar menor do que 80%. Se o condicionador de ar operar acima destas condies, a superfcie deste ir condensar mais. Operao de Aquecimento (Quente/Frio) Operao de Desumidificao Temperatura externa -7 a 24 C Temperatura do ambiente 17 a 30 C Temperatura externa 18 a 43 C Temperatura do ambiente 17 a 32 C

Aviso Se o condicionador de ar funcionar fora das condies descritas acima, as caractersticas de proteo e segurana comearo a operar.

21

BR ZE

Manual do Usurio

DESEMPENHO DO CONDICIONADOR DE AR
Caso o condicionador de ar no esteja operando de forma satisfatria, verifique os seguintes pontos antes de solicitar uma assistncia tcnica credenciada Komeco:

Aparelho inoperante ! Verifique se o disjuntor do condicionador de ar no est desligado ou avariado; ! Verifique se as pilhas do controle remoto esto esgotadas; ! Verifique se a operao Timer est acionada.

A unidade no est operando

No resfria ou no aquece bem ! Verifique se a sada ou entrada de ar da unidade externa est bloqueada; ! Verifique se portas ou janelas esto abertas; ! Verifique se o filtro de ar esta obstrudo com poeira; ! Verifique se as aletas esto na posio correta; ! Verifique se a velocidade do ventilador est especificada em baixa; ! Verifique se a temperatura especificada est muito alta ou baixa.

Muito quente

No so problemas do aparelho ! Odores impregnados na parede, carpex, moblia ou tecidos podem ser a causa do mau cheiro; ! Uma nvoa branca de ar frio ou gua gerada pela unidade externa .

Cheiro

Importante Se algumas das seguintes condies abaixo ocorrer, pare o condicionador de ar imediatamente, desligue o aparelho e contate uma assistncia tcnica credenciada Komeco. Se a lmpada (LED) do display da unidade interna piscar rapidamente, desconecte o aparelho e reconecte aps 2 ou 3 minutos. Caso a lmpada ainda continue a piscar, logo poder ser: ! Operao do disjuntor irregular; ! Material estranho ou gua pode estar dentro do aparelho.

22

Manual do Usurio

BR ZE

POSSVEIS PROBLEMAS E SOLUES


Se o condicionador de ar no funcionar de modo adequado, primeiro verifique os seguintes pontos antes de consultar uma assistncia tcnica credenciada Komeco.

SINTOMAS O condicionador de ar no aciona.

CAUSAS 1. Desligado. 2. Falha na energia ou tenso muito baixa. 3. Disjuntor desarmado.

RAZO E SOLUO 1. Introduza o plug seguramente na tomada. 2. Consulte uma assistncia tcnica credenciada Komeco. 3. Acione o disjuntor. Remova a obstruo.

O compressor opera mas logo pra. Resfriamento / aquecimento deficiente.

Obstruo na parte frontal no trocador de calor 1. Filtro de ar sujo e entupido. 2. Fonte de calor ou muitas pessoas no ambiente. 3. Portas e janelas abertas.

1. Limpe o filtro de ar. 2. Elimine a fonte de calor se possvel. 3. Feche-as para manter o ar resfriado no ambiente. Procedimento normal do aparelho.

Vazamento externo de gua.

Excesso de gua pode inundar em climas muito quentes e midos. 1. Quando o compressor ou ventilador ligar e desligar um rudo metlico pode ser ouvido. 2. Alguma coisa est batendo ou vibrando na parte interna do gabinete.

Funcionamento com rudos.

1. Procedimento normal do aparelho.

2. Desligue o equipamento e consulte uma assistncia tcnica credenciada Komeco.

23

BR ZE

Manual do Usurio

CDIGO DE MODELO

BZ

07

E
Modo de Controle
C - Controle Remoto

Tipo
F - Somente Frio Q - Quente/Frio

Capacidade (BTU/h x 1000)


Ex: 07 - 7000 BTU/h

Modelo
S - Split High Wall W - Window C - Cassete T - Teto Canto P - Piso Teto

Marca Brize

24

BR ZE
CONDICIONADORES DE AR

www.brize.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen