Sie sind auf Seite 1von 5

ATIVO CIRCULANTES GRUPO DAS DISPONIBILIDADES CARACTERISTICAS ATIVO CIRCULANTE Representam Bens e Direitos; Em sua maioria, esto em constante

nte circulao; Contas de natureza devedora; Elementos positivos; Representa am potencialidade de gerao de caixa ou benefcios futuros; Garante a continuidade da entidade; Representa poder de posse e troca; So controlveis; Oriundos de fatos ou gastos passados que geraram um direito CLASSIFICAO No que tange sobre as o ativo e sua classificao, tem-se em seus artigos 178 e 179 de acordo com a 6.404/76 que:
Art. 178. No balano, as contas sero classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. 1 No ativo, as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos; (grifo, negrito nosso) I ativo circulante; e (Includo pela Lei n 11.941, de 2009) II ativo no circulante, composto por ativo realizvel a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangvel. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009) [...] Art. 179. As contas sero classificadas do seguinte modo: I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizveis no curso do exerccio social subsequente e as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte; (grifo, negrito nosso)

Em sntese, pode-se dizer que sero classificados no ativo circulante o dinheiro em caixa e os bens e direitos que sero transformados em dinheiro durante o ciclo operacional da empresa, alm, claro, das despesas do exerccio seguinte. O ativo circulante dever ser subdividido em disponibilidades, direitos realizveis no curso do exerccio social subsequente e em aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte. (SANTOS E SCHMIDT, 2008, p.5)

LEMBRANDO QUE:

GRAU DE LIQUIDEZ: o maior ou menor prazo no qual bens e direitos podem ser transformados em dinheiro. [...] As com tas caixa e a conta Bancos Conta Movimento so as que possuem maior grau de liquidez, pois representam disponibilidades imediatas. Por isso, so as primeiras contras a aparecerem no Plano de Contas.

DISPONIBILIDADES; nesse subgrupo so classificados o dinheiro em caixa, numerrios em contas bancrias, as aplicaes financeiras de curtssimo prazo e o numerrio em transito de qualquer natureza; em outras palavras, elas representam o dinheiro em mos e aquele depositado em bandos, ou seja, os recursos disponveis na data da elaborao das demonstraes financeiras. So os recursos financeiros que se encontram disposio imediata da empresa e compreendem os meios de pagamento em moeda e em outras espcies, os depsitos bancrios a vista e os ttulos de liquidez imediata. Exemplos: caixa, bancos, aplicaes de liquidez imediata e numerrios em transito. (SANTOS E SCHMIDT, 2008, p.5) De acordo com a FIPECAFI (2010) as aplicaes de liquidez imediata conceitualmente, de acordo com as normas internacionais so entendidas como Equivalentes de caixa, pois podem representar valores que podem ser convertidos em um curto prazo sem riscos, no estando sujeitos a alteraes de valores em resgates como os investimentos. Seguindo estrutura proposta por ambos autores, o plano de contas que compreende as disponibilidades estaria disposto em: 1- ATIVO CIRCULANTE 1.1. DISPONVEL 1.1.1 Caixa 1.1.2 Depsitos Bancrios vista 1.1.3 Numerrios em transito 1.1.4 Equivalentes de caixa Aplicaes de Liquidez Imediata 1- Caixa: Inclui dinheiro, bem como cheques em mos, recebidos e ainda no depositados, pagveis irrestrita e imediatamente. Pode estar registrado em uma conta ou mais dependendo das necessidades da empresa. Para maior controle e acompanhamento das entradas e dispndio monetrios realizados por esta conta existem alguns controles, entre eles o fundo fixo e caixa flutuante. Fundo Fixo: caracterizado por quantias fixas disponibilizadas para pagamento de diversos dias, destinado ao pagamento de pequenas despesas, tais como refeies, condues, correios, gorjetas, autenticaes etc. Onde so realizadas prestaes de contas periodicamente, onde h a reposio do valor do fundo por cheque nominal ao responsvel pelo fundo fixo.

As importncias recebidas (em dinheiro ou em cheques) devem ser depositadas em conta bancria diariamente e, ao final do dia, recomenda-se observar se o numerrio existente em seu poder representa o saldo apontado no boletim de Caixa. Periodicamente, o fundo fixo de Caixa deve ser recomposto. Isso ocorrer quando os valores colocados sua disposio chegarem a nveis mnimos que impossibilitem a cobertura de futuros gastos. Os pagamentos efetuados com recursos do fundo fixo de Caixa no so lanados diretamente na escriturao contbil, mas apenas registrados no boletim de Caixa. Por ocasio da recomposio do fundo fixo, tais valores sero reconhecidos contabilmente de uma s vez. Os lanamentos contbeis relativos movimentao do fundo fixo sero assim efetuados: 1) Constituio do fundo fixo de Caixa: D - Caixa - Fundo Fixo (AC)
C - Bancos Conta Movimento (AC)

2) Recomposio do fundo fixo de Caixa (e, conseqentemente, reconhecimento contbil das despesas): D - Despesas Administrativas (CR)
C - Bancos Conta Movimento (AC)
AC = Ativo Circulante CR = Conta de Resultado

Caixa Flutuante:

Neste sistema, sob o saldo da conta Caixa, transitam alm dos recebimentos e dos pagamentos em dinheiro, os valores referentes a vales, adiantamentos para despesas diversas, cheques recebidos a depositar, valores pendentes, etc. Na data do Balano deve figurar somente, no saldo da conta Caixa, o saldo em dinheiro, devendo os demais valores serem classificados como Disponvel/Outros Crditos (cheques pagveis imediatamente) ou Realizvel (vales, adiantamentos, cheques no pagveis imediatamente). 1) Pagamentos: D Fornecedores (PC) C - Caixa (AC) 2) Recebimentos: D Caixa (AC) C Duplicatas a receber (AC)
AC = Ativo Circulante PC = Passivo Circulante

D Caixa (AC) C Adiantamento de Clientes (PC)

2- Depsitos bancrios vista

Sobre os depsitos bancrios vista cabem alguns comentrios: a) Contas de Livre Movimentao: representados normalmente pelas contas de livre movimentao mantidas pela empresa em bancos. Estas contas podem ser contas movimento, ou de depsitos sem limite, contas especiais somente para pagamentos como medida interna da empresa e contas especiais cobrana. b) Contas Bancrias Negativas: no devem ser demonstrados como reduo dos demais saldos bancrios, mas, separadamente, como um item do Passivo Circulante. CPC 03, item 9: emprstimos bancrios so geralmente considerados como atividades de financiamento. c) Data da contabilizao de cheques: devem ser contabilizados por sua emisso quando isso corresponder aproximadamente data da entrega aos beneficirios, ou seja, os cheques emitidos at a data do balano esto deduzidos dos saldos bancrios. Os cheques no entregues aos favorecidos, ou com valores substanciais, devero ser adicionados aos saldos bancrios e s contas correspondentes do Passivo Circulante. d) Conciliaes Bancrias: as empresas devem sempre manter controles peridicos de conciliaes, entre seus saldos contbeis e os extratos bancrios, onde se consegue identificar pendncias existentes de contabilizao dentro do perodo, realizando-as a partir do confronto entre estes demonstrativos. e) Situaes Especiais: Contas em Bancos em Liquidao: os saldos devem ser classificados como Contas a Receber ou Realizvel a Longo Prazo, dentro do Ativo No Circulante. Dever ser feita tambm estimativa de possveis perdas. Depsitos bancrios Vinculados: depsitos vinculados de liquidaes de contratos de cambio ou importaes; depsitos vinculados liquidao de emprstimos, substituio ou reposio de garantias de emprstimos; depsitos bloqueados ou com restrio de movimentao por fora de clausula contratual de financiamento ou para a obteno de linhas especiais de credito etc. Estes depsitos no devem fazer parte integrante das disponibilidades, e sua classificao no balano deve levar em conta suas caractersticas especificas e as restries existentes. Geralmente sero classificveis em conta parte do Ativo Circulante ou realizvel a longo prazo.

3- Numerrios em Transito Numerrios em trnsitos so tambm classificveis juntamente com os saldos em bancos. Basicamente registra a transferncia de recursos entre as dependncias da instituio, processada sob a forma de numerrios. So representados por remessas para filiais, depsitos ou semelhantes, por meios de cheques, ordem de pagamentos, recebimentos tambm de numerrios, ou ainda de clientes ou terceiros. 3- Aplicaes de liquidez imediata As aplicaes de liquidez imediata, so as aplicaes de curtssimo prazo no mercado financeiro. Estas aplicaes de acordo com o CPC 03 apresentam as seguintes caractersticas: prontamente conversveis em caixa e insignificante risco de mudana de valor. So consideradas equivalentes de caixa. No so consideradas dentro deste grupo: aplicaes em moeda nacional sujeitas a alguma oscilao por variao de preos como commodities; aplicaes em moeda estrangeira, sujeitas a mudanas significativas de valor. CRITERIOS DE AVALIAO Em sua grande maioria as contas do grupo disponvel so registradas pelo valor nominal constante dos documentos correspondentes s respectivas transaes, tais como dinheiro, cheque, avisos bancrios, recibos autenticados de depsitos etc., no havendo problemas de avaliao, exceto quando os valores forem em moeda estrangeira. Saldo em Moeda estrangeira Se a empresa tiver valores de disponibilidades em moeda estrangeira, os mesmos devem ser registrados em subcontas parte e seu saldo em moeda nacional deve ser ajustado, correspondente ao valor em moeda estrangeira convertido para moeda nacional pela taxa cambial de compra corrente na data do balano. A variao cambial correspondente ao ajuste do saldo em moeda nacional nova taxa de cambio dever ser lanada, em resultado do exerccio, no grupo de Despesas e Receitas Financeiras, nas subcontas parte das variaes monetrias.

Das könnte Ihnen auch gefallen