Sie sind auf Seite 1von 20

1

Transferncia na psicose: erotomania


Palavras-chave: Transferncia na psicose, erotomania, erotomania de transferncia, tratamento possvel.

Mrcia de Souza Mezncio

No que se refere transferncia, repetidamente discutida, tudo indica que ela existe na psicose. Mas, diferentemente das neuroses, onde estas desenvolvem uma neurose de transferncia, na psicose se desenvolve uma psicose passional. A este processo denominaremos erotomania de transferncia, sendo a erotomania a modalidade do amor de transferncia prpria da psicose. (BROCA, 1985)

A psiquiatria uma referncia obrigatria para a psicanlise e no s no campo especfico das psicoses. A psicanlise constitui um campo distinto da psiquiatria, de sua tradio e seus laos com a medicina. Seus conceitos, no que se refere definio das chamadas estruturas clnicas, foram trazidos de uma leitura e interpretao particular das categorias advindas da psiquiatria clssica. Ao definir neurose, psicose, perverso, a psicanlise opera uma apropriao de um saber construdo pela psiquiatria. No entanto, no se institui em continuidade com o saber psiquitrico. Clrambault e as psicoses passionais O conceito de erotomania tem sua origem nas descries psiquitricas de um tipo particular de delrio. Tomo como primeira referncia o isolamento das psicoses passionais, feito por Clrambault na dcada de 1920. Referidas aos delrios paranicos na tradio psiquitrica clssica, sero tomadas por ele como um grupo distinto do grupo das paranias. Os antecedentes de Clrambault, na escola psiquitrica francesa, so, de um lado, o trabalho de Srieux e Capgras ao efetuar a distino entre psicose de reivindicao e delrio de interpretao, e, de outro, o de Dide, que isola o grupo dos idealistas

2 passionais1. Esses trabalhos introduzem a distino entre os mecanismos de interpretao e as reaes passionais. Esses autores sero referncias importantes para o trabalho de Lacan sobre a parania2. Srieux e Capgras, representantes da escola clssica francesa, realizam a adaptao das linhas mestras da concepo de Kraepelin que, segundo Dide, despedaa a parania ao dar-lhe um sentido mais restrito preocupao de uma anlise clnica e semiolgica rigorosa, caracterstica da tradio francesa (BERCHERIE, 1989:204). Descrevem, ento, formas particulares de delrio, agrupadas sob a designao de parania, assentadas sobre uma constituio paranica comum. O diagnstico diferencial entre o delrio de interpretao e o delrio de reivindicao foi sendo construdo a partir de 1902, assumindo sua forma final em 1909, com a publicao de Les folies raisonnantes et le dlire dinterpretation. As caractersticas prprias do delrio de interpretao so: a existncia de mltiplas interpretaes delirantes, raras ou nenhuma alucinao, persistncia da lucidez e da atividade psquica, com extenso progressiva das interpretaes. J o delrio de reivindicao se organiza em torno de uma idia primria prevalente, com poucas interpretaes, estado de exaltao passional que leva a reaes desproporcionais e atos, por vezes, violentos. As concepes delirantes so verossmeis, sem megalomania nem delrio de perseguio. Podem ser de carter altrusta ou egosta (BERCHERIE, 1989:200202). Predominam as idias dos prejuzos sofridos, erotomania, cime, idealismo. DIDE (1913:72-73) pretende se afastar do tradicionalismo clssico e pensar uma nosologia que inclua os idealistas passionais, apreendidos a partir da autonomia da interpretao passional ou apaixonada, isto , da sua diferena em relao interpretao delirante que , sobretudo, intelectual. A primeira constitui uma sistematizao afetiva que, ao lado da integridade da personalidade e da noo de mundo exterior, desenvolve-se em torno de um ideal prvio e imutvel. Todo o peso de sua concepo colocado no ideal, ao qual se reduz toda a vida intelectual e que canaliza toda a atividade. Dide estabelece um quadro diferencial do idealismo passional com o delrio de interpretao, com os estados
1

Adotamos a traduo proposta por Srgio Laia que, em nota de traduo do trabalho de Dide (cf. DIDE, In: Opo Lacaniana, n.13, 1995), esclarece a preferncia em traduzir passion por passional e no por apaixonado, para preservar o objetivo nosogrfico do autor.
2

LACAN (1932) situa a sua parania de autopunio, ao inclu-la na nosologia ao lado da parania de reivindicao. A referncia a Dide oposta referncia a Clrambault e sua concepo da erotomania. O ponto principal da divergncia entre as duas concepes envolve o tema da sexualidade.

3 exaltados de mania e com algumas manifestaes histricas. Em relao paixo normal, a diferena de quantidade; o excesso que pode se tornar patolgico. Os idealistas se dividem em idealistas do amor, da bondade e idealistas da beleza, da justia. As chamadas psicoses passionais, para as quais Clrambault reivindica um lugar especial na nosografia, englobam os delrios de reivindicao, os delrios de cime e os delrios erotomanacos. A descrio dos quadros das psicoses passionais por Clrambault se inicia pela separao dos delrios passionais dos delrios interpretativos. As caractersticas seguintes distinguem as duas formas de delrio, por seu incio, sua origem, sua evoluo. Se o paranico delira com seu carter, o passional delira com sua emoo, que serve construo do n central das formaes delirantes. No h uma deduo a partir de uma idia mestra no interpretativo, como no h delrio passional sem um postulado. Dessa maneira, h uma localizao restrita do delrio no passional, e uma extenso circular do delrio e de seus temas no paranico (CLRAMBAULT, 1921:342-343). Clrambault realiza tambm a demonstrao de que os erotmanos no so nem reivindicadores nem idealistas passionais. A erotomania tem como ponto de partida o sentimento amor, sendo a querelncia ou reivindicao secundria e contingente, procedendo assim uma inverso: ao invs de se fazer da paixo um caso particular de reivindicao, faz-se da reivindicao um caso particular de paixo. Ele adota os critrios diferenciais entre delrio de interpretao e delrio de reivindicao, definidos por Srieux e Capgras aos quais acrescenta a patogenia passional , e os aplica na diferenciao entre delrio interpretativo e delrio erotomanaco (CLRAMBAULT, 1921:344-345). Quanto sugesto de Capgras de que os erotmanos deveriam ser considerados como uma forma do idealismo passional, isto , sua forma amorosa, Clrambault considera que tais classificaes no se sobrepem, destacando o platonismo essencial dos erotmanos de Dide, contingente em sua prpria descrio. Essencial, do seu ponto de vista, somente a paixo. Para ele, o mrito de Dide est em afirmar que os idealistas no so interpretativos (CLRAMBAULT, 1923:416). Todos esses conceitos e concepes sero objeto de apaixonado debate entre Clrambault e seus pares. Ele insistir no interesse de se operar com uma categoria especfica correspondendo a um mecanismo particular de construo e instalao do delrio, baseado, inicialmente, na vontade e mantido por uma posio ativa do delirante. O carter

4 idealista refutado por ele, que coloca em questo as descries anteriores da erotomania com nfase no platonismo, que considera acessrio e no necessrio ou, mesmo, fruto de observao pouco apurada, pelo clnico, de um trao de reticncia e dissimulao do doente. Toda a pesquisa de Clrambault decorre de um problema eminentemente prtico: seu trabalho na enfermaria especial da chefatura de polcia colocou-o diante das dificuldades de se distinguir um apaixonado mrbido de um normal, pela inexistncia de uma descrio precisa do quadro e de um questionrio, adequado e sistemtico, para um delirante que conserva suas capacidades em situaes exteriores ao campo afetado pelo delrio, o que levantava tambm a questo do risco representado por esses delirantes, uma vez no realizadas suas expectativas. Sua descrio exaustiva e privilegiada, pois sua amostra recai exatamente sobre esses delirantes, insatisfeitos, que atentavam contra o objeto de sua fabulao, ou seja, que passavam ao ato agressivo e criminoso. CLRAMBAULT (1920) faz, ento, uma descrio lgica do que ele nomeia sndrome erotomanaca que se desencadeia a partir de um postulado fundamental, premissa geradora dos raciocnios, das quimeras, dos atos. Esse postulado se refere invariavelmente ao amor do objeto pelo sujeito.
As concepes do delrio erotomanaco se agrupam, de uma parte, em um postulado inicial e dedues desse postulado (todos dados relativos ao objeto), de outra parte, em temas imaginativos e interpretativos diversos (dados relativos aos incidentes da perseguio). (CLRAMBAULT, 1921:338)3.

O delrio se desenvolve em trs estgios: estgio da esperana, estgio de despeito, estgio de rancor. A evoluo tpica se inicia com uma fase de otimismo que coincide com o estgio da esperana , seguida de uma fase pessimista caracterizada, inicialmente, por um sentimento misto de dio, em que predomina a ambigidade conciliao/vingana o estgio do despeito , que, por fim, se transforma em dio verdadeiro, acusaes e reivindicaes estgio do rancor. Como se v, a reivindicao tida como secundria e somente est presente na fase final do delrio.
A Erotomania Pura para ns uma Sndrome Ideo-afetiva, de uma intensidade passional, na qual toda Ideao deriva do que nomeamos o
3

Les conceptions du dlire rotomaniaque se groupent dune part en un postulat initial et dductions de ce postulat (toutes donnes relatives lobjet), dautre part en thmes imaginatifs et interprtatifs divers (donnes relatives aux incidents de la poursuite).

5
Postulado, apresentando uma tal coerncia que se reproduz em uma forma estereotipada, completa desde o incio, suscetvel de uma longa durao, se no crnica desde seu princpio. A nica transformao que sofre aquela do Amor em Despeito e depois em dio, acrscimos somente sob a forma de idias ambiciosas e de perseguio polarizada. Seu Objeto nico, definitivo, visado desde o incio de modo fixo, tnus elevado voltado para a ao. incurvel. (CLRAMBAULT, 1921:347)4.

Os traos constantes ou discriminantes da sndrome so: o postulado inicial Ele (o objeto) me ama: foi ele quem comeou , e suas dedues de carter mais imaginativo que interpretativo. Entre as dedues evidentes destacam-se: o objeto no pode ser feliz sem o sujeito, o objeto no est completo sem o sujeito, o objeto livre. Outros temas derivados que se demonstram: vigilncia e proteo contnuas do objeto, iniciativa do objeto, conversas indiretas com ele, seus recursos fenomenais, simpatia e interesse de todos pelo romance e, por fim, de importncia capital e sempre presente, a conduta paradoxal e contraditria do objeto. Os componentes do sentimento gerador do postulado so o orgulho, o desejo (amor) e a esperana: a chamada trade afetiva. Clrambault acentua a preeminncia do orgulho sobre o amor e particularmente a especificidade sexual do orgulho, o que o faz reafirmar o carter contingente do platonismo. Salienta o fato de que a submisso do objeto uma submisso sexual; o que distingue o sujeito: sua superioridade sexual o que o torna amvel e amado pelo objeto, uma vez que este caracteristicamente superior, seja pessoal ou socialmente. De grande interesse so as discusses acaloradas que ocorreram na Societ Clinique de Mdicine Mentale, em torno das associaes possveis da sndrome erotomanaca com outras psicoses, dos diagnsticos diferenciais, dos elementos discriminantes e necessrios para uma preciso diagnstica. Situam-se nessa discusso questes tais como: a erotomania constitui de fato uma sndrome, uma entidade mrbida autnoma, ou um sintoma, podendo ocorrer em quadros psicticos variados, da parania demncia? Encontramos aqui as formulaes de erotomania associada, secundria ou prodrmica, reservando-se o diagnstico de erotomania pura para os casos em que se verificam o ponto de partida,
4

Lrotomanie Pure est pour nous un Syndrome Ido-Affectif, dune intensit passionelle, dont toute lIdation drive de ce que nous nommons le Postulat, prsentant une telle cohrence quil se reproduit dans une forme strotype ; complet demble, susceptible dune trs longue dure, sinon chronique ds son principe; ne subissant de transformation que celle de lAmour en Dpit, puis en Haine, et dadditions que sous forme dides ambitieuses et de perscution polarises; comportant un Objet unique, dfinitif, envisag ds le dbut dune faon fixe; comportant un hypertonus subcontinu, extrmement port laction, et incurable.

6 concepes e evoluo bem definidos tal como descrito no quadro tpico a que Clrambault chega, enfim, compondo o questionrio adequado ao interrogatrio desses pacientes. Clrambault insiste que no se deve confundir sintomas com mecanismos. O mecanismo da erotomania tido como eminentemente psicolgico e, por isso, superficial em relao s demais psicoses, baseadas no automatismo mental5. Utiliza-se de processos psicolgicos normais, variando apenas em grau e intensidade. Os delrios interpretativos se apoiariam num carter paranico, um sentimento generalizado de desconfiana, que compromete a personalidade global do sujeito e cujo incio no pode ser determinado. As sndromes passionais se caracterizariam por sua patogenia em componentes e mecanismos ideativos, de extenso polarizada, no comprometendo toda a personalidade, e incio constitudo por um n ideoafetivo, no qual o elemento afetivo uma emoo profunda e duradoura (CLRAMBAULT, 1921:342). Nos casos secundrios ou sintomticos, ocorre freqentemente uma mudana de objeto, e mesmo a escolha de objeto no imposta como por amor primeira vista coup-de-foudre , mas est sujeita ao clculo, adivinhao, determinada por intuio, interpretao ou alucinao auditiva. Essa chamada mudana de objeto surpreende Clrambault no momento em que ele passa a ser visado pelo delrio de um de seus pacientes. Ele diz, ento, jamais ter podido imaginar uma tal situao. Para esse paciente, o mdico ocupa um lugar persecutrio, impedindo a realizao de suas esperanas relativas ao objeto de seu delrio erotomanaco (CLRAMBAULT, 1923:405). O mdico, de fato, desconhece as categorias psicanalticas e no opera com a transferncia que , no entanto, evidente nesse caso, em sua vertente persecutria. O fato no isolado como decorrente da estrutura do enquadramento mdico-policial do interrogatrio, mas atribudo ao carter do paciente a ele submetido. A surpresa de Clrambault no se deve ao desconhecimento de casos em que o mdico includo no delrio, mas por se tratar de um caso de erotomania pura, no qual essa substituio no seria pensvel. Nos casos mistos, ela no s pensvel como deve ser pensada.
5

A definio da chamada sndrome S, sndrome do automatismo mental, foi concluda por Clrambault em 1926. A partir de um processo orgnico, um ncleo lesional neuronal, so geradas respostas mentais, de produo espontnea, involuntria e mecnica. Inicialmente, o pequeno automatismo: intuies abstratas, vazio de pensamento, pensamentos impostos. Segue-se o grande automatismo: comentrio dos atos, adivinhao e eco do pensamento, triplo automatismo motor, idico e ideoverbal. A sndrome antecede as alucinaes verdadeiras e o delrio. Essa interpretao mecanicista se opunha a qualquer explicao psicolgica da psicose. (CLRAMBAULT, 1919-1927)

7
A substituio de um novo Objeto ao atual merece ser vislumbrada. Ela se dar novamente primeira vista? Provavelmente no. Ou se far pela transferncia do sentimento atual a um outro personagem real e prximo, por exemplo, o Mdico, que ser ento declarado ser o abade? possvel, haveria fuso de dois sentimentos e subseqentemente de duas idias, em uma palavra, haveria a acumulao, ainda que transitria, de dois Objetos. Ns conhecemos fatos deste gnero. (CLRAMBAULT, 1921:355-356; grifo nosso)6.

Note-se o uso literal da palavra transferncia. Mesmo que no se confunda seu uso com o do conceito psicanaltico homnimo, pode-se dizer que tambm conhecemos fatos desse gnero. Fatos que guiam a pesquisa psicanaltica sobre a transferncia na psicose. As referncias de Freud: delrio paranico Freud e Clrambault so contemporneos. Como disse anteriormente, Freud opera a partir das categorias nosolgicas da psiquiatria de seu tempo. No certo que ele acompanhasse as discusses que envolveram o trabalho de Clrambault, pois o mesmo no chegou a elaborar uma obra de flego durante sua vida. Seus textos, publicados nas revistas mdicas francesas, eram apresentaes de pacientes e discusses de casos, debates com os colegas. Eles foram organizados somente em 1942, aps sua morte, em 1934, e a de Freud, em 1939, com a publicao de um volume editado por seus alunos e que reuniu suas Obras psiquitricas. As referncias de Freud erotomania no a relacionam, em absoluto, com sua formulao do conceito de transferncia. Aparecem na anlise da Gradiva, de Jensen, e no texto sobre o presidente Schreber. Delrios e sonhos: a Gradiva de Jensen No primeiro, intitulado Delrios e sonhos na Gradiva de Jensen e publicado em 1907, encontramos uma referncia irnica e crtica ao procedimento psiquitrico do diagnstico. Freud no era psiquiatra, mas neurologista de formao. Seu interesse pela psicologia desviou-o dessa origem mdica, levando-o a criar a psicanlise. Em 1907, ele
6

La substituition dun nouvel Objet lactuel mrite dtre envisage. Se fera-t-elle par nouveau coup de foudre? Trs probablement non. Se fera-t-elle par transfert du sentiment actuel un autre personnage rel, et proche, par exemple le Mdicin, qui alors serait dclar tre labb? Cest possible; il y aurait fusion de deux sentiments, et subsquemment de deux ides; en un mot il y aurait cumul, au moins transitoire, de deux Objets. Nous connaissons des faits de ce genre.

8 est buscando consolidar sua inveno e fazer escola. O texto de Jensen, denominado Gradiva: uma fantasia pompeana7, fora publicado em 1903 e chega at ele atravs de Jung, com quem recm iniciara um relacionamento amistoso-cientfico, que manter nos prximos anos. Freud se interessa pela pesquisa psiquitrica, na busca de ampliar o conhecimento psicanaltico e estend-lo ao campo das psicoses. A anlise do texto literrio em questo permite-lhe uma demonstrao de sua teoria dos sonhos, bem como de sua relao com a formao de delrios. Entre o psiquiatra e o escritor criativo, Freud escolhe claramente o segundo, que considera um precursor da cincia e, portanto, tambm da psicologia cientfica (FREUD, 1907:50). Para ele, as descries da mente humana feita pela literatura ensinam ao psiquiatra tanto quanto, ou mesmo mais, as descries patolgicas auxiliam o escritor em sua criao, sendo que um no pode esquivar-se do outro. Se ele considera o texto de Jensen perfeito como exposio imaginativa de um caso e do seu tratamento, no poupar crticas ao psiquiatra:
Um psiquiatra talvez inclusse o delrio de Norbert Hanold no vasto grupo da parania, classificando-o provavelmente como erotomania fetichista, j que seu trao mais saliente era uma paixo por uma escultura, e aos olhos desse psiquiatra, que tudo tende a ver pelo prisma mais grosseiro, o interesse do jovem arquelogo por ps e posies de ps inevitavelmente passaria por fetichismo. Contudo, todos os sistemas de nomenclatura ou classificao dos diversos tipos de delrio de acordo com seu tema principal so de certa forma precrios e estreis. (FREUD, 1907:51-52; grifo nosso).

Freud afirma suas reservas quanto ao diagnstico puramente fenomenolgico e descritivo, baseado nos temas patolgicos, apontando sua pesquisa, no que se refere s psicoses, na determinao do mecanismo de defesa prprio e tambm no mecanismo de formao de sintomas. As frmulas do delrio paranico no caso Schreber
7

Existe uma traduo no Brasil, publicada por Jorge Zahar Editor, na coleo Transmisso da Psicanlise. O autor relata a histria de um jovem arquelogo alemo, Norbert Hanold, que, em virtude de seu trabalho e de seu isolamento, acaba por se apaixonar por um relevo que encontra em suas pesquisas, sendo atrado particularmente pelo modo singular do andar da jovem nele retratada. Em viagem a Pompia, local de origem do relevo, o arquelogo se enreda em uma trama de sonhos, fantasias e delrios, a partir do encontro com uma moa que ele vai considerar o fantasma da retratada pela escultura. Segue-se um trabalho de cura pelo amor. Na realidade, a tal moa pertence ao passado, mas ao passado infantil do prprio sujeito, e se encarregar de traz-lo de volta realidade, sade e ao encontro amoroso.

9 Essa direo retomada no trabalho sobre o presidente Schreber, cujo captulo III , justamente, denominado Sobre o mecanismo da parania. Em seu primeiro pargrafo, encontramos um eco da questo precedente:
O carter distintivo da parania (ou da dementia paranoides) deve ser procurado alhures, a saber, na forma especfica assumida pelos sintomas: e esperamos descobrir que esta determinada, no pela natureza dos prprios complexos, mas pelo mecanismo mediante o qual dos sintomas so formados ou a represso ocasionada. (FREUD, 1911:81; grifo nosso).

Nesse captulo, Freud discute a nosologia existente, o diagnstico do caso Schreber e prope uma reviso das categorias nosolgicas. nesse contexto que apresenta sua verso da derivao gramatical das formas do delrio paranico, a includo o delrio erotomanaco. Ele parte da constatao de que o desejo subjacente defesa pela doena paranica deve ser reconhecido como um desejo homossexual latente ou recalcado. Freud no fala de erotomania em Schreber. Sua demonstrao no sentido de comprovar sua afirmao sobre a importncia do desejo homossexual na parania, sendo as formas do delrio paranico erotomania, delrio de perseguio, delrio de cime, megalomania geradas como uma defesa contra esse desejo. A derivao gramatical responde ao recalque do desejo homossexual correspondente frase: Eu, um homem, o amo (outro homem) . Assim, prope trs formas de negao possveis, incidindo sobre o verbo, sobre o objeto ou sobre o sujeito da frase. No delrio de perseguio, contradiz-se o verbo: eu no o amo, eu o odeio, porque ele me persegue; na erotomania, a contradio recai sobre o objeto: eu no o amo, eu a amo, porque ela me ama; a negao do sujeito ocorre no delrio de cimes, em suas duas verses, o delrio de cimes alcolico: no sou eu que amo o homem, ela que o ama, e o delrio de cimes da mulher: no sou eu que amo as mulheres, ele que as ama. Uma quarta forma tambm apontada, aquela que, ao negar a frase como um todo eu no amo ningum, s amo a mim mesmo , oferece a frmula do delrio de grandeza ou megalomania. Nas duas primeiras formas perseguio e erotomania , aps a negao acionado o mecanismo da projeo, com a atribuio ao outro do sentimento percebido internamente. O comentrio de LACAN (1958:548) sobre esse trecho incide sobre o fato de que as conseqncias lgicas da deduo freudiana so ignoradas por todos e tambm sobre o fato de que de que o prprio Freud descarta o mecanismo de projeo como insuficiente para

10 dar conta do problema8. Mais adiante, LACAN (1958:573) nos adverte de que Freud falta ao seu prprio princpio no sustentar a origem do delrio a partir de seus temas ao relacionar o homossexualismo idia de grandeza. Freud se embaraa, segundo Lacan, por no ter ainda formulado o conceito de narcisismo, apesar de anunci-lo atravs da discusso sobre o mecanismo de recalque prprio psicose, que se refere retirada da libido do mundo externo e seu retorno sobre o eu. As referncias de Lacan: Aime e Schreber O interesse de Lacan pela erotomania est presente desde o princpio. Inicialmente, na tese de doutorado em Medicina, as relaes da erotomania com a transferncia so dedutveis, apesar de no ser esse o eixo que Lacan acentua ento. Com relao a Schreber, Lacan percebe a natureza erotomanaca da relao com Deus no momento do seminrio em que toma o caso para demonstrar as estruturas freudianas da psicose, mas levar dez anos para explicitar o carter da relao com Flechsig e indic-la como modelo das relaes que o dispositivo analtico introduz entre o psictico e o analista, o de uma erotomania mortfera. Essa condio , segundo MILLER (1996:156), efeito da epistemofania sobre o psicotizado efeito, por sua vez, de paranoizao: quem se oferece como suporte da epistemofania torna-se um objeto erotomanaco. Entendemos epistemofania como correspondente posio de encarnao do saber, da qual Flechsig se apresenta como exemplo. Aime: posio erotomanaca A primeira referncia de Lacan erotomania pr-psicanaltica. Em sua tese de doutorado, Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade, na qual trata do caso Aime, Lacan apresenta um exaustivo inventrio das concepes psiquitricas acerca da parania. Ao localizar, terica e conceitualmente, a criao do grupo das paranias na nosografia psiquitrica, faz, sem se referir ao nome de Clrambault, uma observao sobre a tentativa, de modo bastante estranho, de agrupar os delrios de reivindicao, os delrios de cime e a erotomania sob o nome de psicoses passionais, distinguindo-as das psicoses paranicas (LACAN, 1932).
8

Para Freud, a projeo secundria; alm de no ser exclusiva da parania, no est presente em todas as suas formas.

11 Algumas pginas adiante, Lacan retomar o argumento e a discusso de Clrambault, sem, no entanto, concordar com o isolamento das psicoses passionais. Ressalta a importncia de distinguir interpretao apaixonada de interpretao delirante, evidenciando a reao passional como um mecanismo de formao do delrio, bem como o seu determinismo psicolgico, mrito que atribui a Clrambault. Contesta, no entanto, tal como Freud, que se deva classificar as doenas mentais pelo contedo do delrio, concordando com Capgras na proposio de que o quadro, dito passional, se incluiria perfeitamente nas categorias de interpretativos e reivindicadores, sendo, portanto, uma parania. O prprio fato de Clrambault admitir as formas mistas e associadas e a evoluo da psicose passional para quadros polimorfos fornece o argumento a Lacan. Nesse momento, Lacan se ope ao mecanicismo de Clrambault. O reconhecimento dele como seu nico mestre em psiquiatria somente se dar muitos anos mais tarde, em outro contexto, no qual Lacan prestar homenagem ao agudo olhar clnico de seu mestre, sua capacidade de observao e descrio, seu modo exaustivo de interrogar e fazer falar o doente (LACAN, 1955-1956). Mesmo o automatismo mental, rejeitado nesse primeiro momento, ser colocado em posio central na teoria lacaniana da psicose, na oportunidade em que Lacan rompe com as categorias jaspersianas da compreenso e sustenta que no existe psicognese em psicanlise. O automatismo mental ser percebido, ento, como uma metfora, como a expresso do carter exterior da linguagem e do automatismo do significante. O caso relatado e comentado por Lacan em sua tese, o caso Aime 9, traz em sua prpria denominao o trao distintivo da erotomania. Ela havia sido internada, aos 38 anos, no Asilo de Sainte-Anne, aps ter sido presa por haver cometido uma agresso e atentado contra a vida de uma famosa atriz de teatro. O perito concluiu que ela sofria de delrio sistematizado de perseguio, base de interpretaes com tendncias megalomanacas e substrato erotomanaco (LACAN, 1932:150). Lacan a acompanhou por cerca de um ano e meio. Seu delrio de perseguio organizava-se em torno do temor de que algo acontecesse a seu filho e das dificuldades que lhe eram impostas em seu desejo de tornar-se escritora. Encontrava ameaas publicadas nos jornais, reconhecia fatos de sua
9

Lacan se utiliza do nome de um dos personagens de um romance escrito por essa paciente. Aime traduz-se por amada. Conforme MILLER (1991:15), o nome por si um diagnstico, o nome de sua posio erotomanaca.

12 prpria vida descritos nos romances de um conhecido escritor, em relao ao qual Lacan acredita que o delrio teria sido inicialmente de natureza erotomanaca, passando ao estado de despeito. O objeto de sua escolha erotomanaca era o Prncipe de Gales, ao qual enviou cartas e dedicou seus romances. Lacan acrescenta que suas relaes com seu mdico no esto isentas de um eretismo de imaginao vagamente erotomanaco (LACAN, 1932: 55). Uma vez que recusa a erotomania como entidade autnoma, Lacan no se utiliza desse diagnstico para o caso, forjando uma outra denominao, inexistente nos quadros clssicos, a de parania de autopunio10. Isso no significa que ignore ou despreze os traos manifestamente erotomanacos de Aime, mas somente que no os enquadra na descrio de Clrambault. Acentua suas caractersticas clssicas, tais como o platonismo e a situao superior do objeto escolhido. No considera que o sentimento gerador do delrio fosse o orgulho sexual, mas um interesse homossexual11 ou inverso psquica, expresso do voto inconsciente da no-realizao sexual e da satisfao obtida num platonismo radical (LACAN, 1932:265). interessante notar que Lacan utiliza a teoria freudiana para fundamentar sua proposta diagnstica, fazendo uma aproximao da teoria da libido com a concepo de personalidade que defende em seu argumento. Para ele, a teoria da libido e suas fixaes evolutivas oferecem um substrato cientfico ao que as teorias psicolgicas somente descrevem. Recorre tambm ao fragmento da anlise do caso Schreber para derivar, a partir da frmula da erotomania homossexual, os temas e as frmulas delirantes de sua paciente, demonstrando que, mais que frmulas gerais e at anedticas, a deduo gramatical freudiana seria perfeitamente aplicvel ao caso particular (LACAN, 1932:263-264). Ainda uma observao e um recurso psicanlise se referem questo da cura e da curabilidade das psicoses e de seu tratamento, apresentando a psicanlise como indicao teraputica em primeiro plano. Lacan reconhece que a tcnica psicanaltica conveniente para esses casos ainda no est, segundo o testemunho dos mestres, madura, mas que
10

A posteriori, Lacan atribuir o diagnstico de erotomania a Aime. Em 1975, falando aos norte-americanos sobre sua entrada na psicanlise, far referncia ao caso paradigmtico de sua tese, criticando seu prprio diagnstico de parania de autopunio, que, ento, considerar bizarro e excessivo em sua lgica de deduo do mal a partir de sua cura (LACAN, 1976:9-10). 11 Nesse momento, Lacan abona a tese freudiana de que a causa ativadora da parania uma defesa contra a homossexualidade.

13 casos foram analisados e descritos com bons resultados (LACAN, 1932:282). Ele indica o ponto central do problema: a transferncia.
Assim, o dificlimo problema posto pela tcnica atual ao psicanalista o seguinte: urge corrigir as tendncias narcsicas do sujeito por uma transferncia to prolongada quanto possvel. Por outro lado, a transferncia para o analista, despertando a pulso homossexual, tende a produzir nesses sujeitos um recalcamento no qual a prpria doutrina nos mostra o mecanismo maior do desencadeamento da psicose. Esse fato pode colocar o analista numa postura delicada. O mnimo que pode acontecer o abandono rpido do tratamento pelo paciente. Mas em nossos casos, a reao agressiva se dirige com muita freqncia contra o prprio psicanalista, e pode persistir por muito tempo ainda, mesmo aps a reduo dos sintomas importantes, e para espanto do prprio doente. (LACAN, 1932:282-283; grifo do autor).

Penso que podem se localizar aqui as pedras de espera que, tal como Lacan aponta na obra de Freud como as suas intuies geniais, so tambm localizveis em seu prprio trabalho. Pois a construo de um tratamento possvel para a psicose vai se dar em torno desses pontos j assinalados por Lacan no trecho acima: as relaes da transferncia com o desencadeamento, a relao com o mdico seja de carter persecutrio ou erotomanaco que substitui o sintoma, constituindo o material primordial do tratamento: o sintoma analtico, ou seja, a transferncia e as dificuldades de seu manejo. Erotomania: questo preliminar Lacan dedica um de seus seminrios o de 1955-1956 sobre as psicoses e um de seus Escritos: De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose, texto de 1958, ao comentrio do caso Schreber. Ele o faz retomando as coordenadas freudianas e elaborando seus prprios conceitos e operadores. Ao iniciar o Seminrio III: As psicoses, Lacan adverte que no se poderia falar rigorosamente de tratamento da psicose em Freud. Apesar de abrir o seminrio com essa advertncia, Lacan anuncia que o objetivo daquele ano de trabalho conclu-lo com a discusso do tratamento possvel do psictico. Na Questo preliminar, dois anos depois, atualiza o tema no ponto em que Freud o havia deixado: pelo questionamento da inexistncia de transferncia do psictico, apontando para a dificuldade de seu manejo. do caso, e da anlise que Freud fez dele, que se destaca o tema da erotomania, deixando-se entrever o futuro desse conceito na prtica clnica com psicticos. Lacan

14 critica o inventrio das manifestaes transferenciais e se preocupa em isolar o fenmeno em referncia s funes e estrutura da palavra falada, liberando esse mecanismo transferencial de no sei que confusas e difusas relaes de objeto. Diz que seu objetivo, no seminrio, incidia sobre a estrutura do delrio, o qual pode ser considerado como uma perturbao da relao com o outro, e ele est portanto ligado ao mecanismo transferencial (LACAN, 1955-1956:348). A anlise de Freud da derivao gramatical da frmula da homossexualidade masculina retomada e a concluso para o caso de Schreber deduzida: ... no a ele que eu amo, um outro, um grande Ele, o prprio Deus, se inverte em ele me ama, como em toda erotomania. (LACAN, 1955-1956:349). Erotomania divina, pois deus seu objeto, com todas as particularidades do deus de Schreber. Lacan faz um resumo da posio de Freud. O delrio de Schreber est ligado irrupo de um desejo homossexual, uma defesa contra ele. uma defesa bastante intensa, que acarreta ao sujeito os maiores sofrimentos. Freud relaciona a intensidade da defesa ao temor narcsico da perda implicada na prtica homossexual. A soluo pelo delrio permite ao sujeito uma reconciliao com esse desejo pela via de um delrio megalomanaco de redeno. O sujeito que se torna o objeto do amor do ser supremo pode por conseqncia abandonar o que lhe parecia primeira vista o mais precioso do que ele devia salvar, a saber, a marca de sua virilidade (LACAN, 1955-1956:350). Os problemas so, ento, a castrao, a referncia flica e a relao com o pai, dos quais Freud no abre mo. Lacan ressalta a prevalncia em Freud das figuras paternas presentes no caso Schreber, que s se reconcilia com elas na configurao final do delrio e na figura maior do pai que Deus. Os operadores lacanianos, deduzidos de Freud, no so conceitos estritamente freudianos. Foi necessrio, para Lacan, definir um novo campo conceitual, onde opera com os registros do real, do simblico e do imaginrio. O principal conceito para a clnica das psicoses ser a forcluso do Nome-do-Pai. O conceito de forcluso forjado a partir de uma traduo interpretativa de rejeio (Verwerfung), noo que Freud utiliza j em 1894, mas que Lacan retira do caso do Homem dos lobos, no relato de um episdio alucinatrio ocorrido na infncia do paciente. A alucinao do dedo cortado, que Freud interpreta como uma rejeio da castrao, um

15 no querer saber nada disso, alm mesmo do sentido do recalque, sugerindo um mecanismo prprio para essa modalidade de no querer saber (LACAN, 1955-1956:22). Outra referncia freudiana que Lacan utiliza para justificar seu conceito o artigo A negativa (Die Verneinung) de 1925. Lacan explicita que considera justificada sua deduo, pois o contexto de articulao lgica do juzo de atribuio anterior ao juzo de existncia o exige. A Behajung, afirmao primordial, introduo do bom no eu, institui o campo da simbolizao e corresponde ao recalque primrio. Em contrapartida, o campo de exterioridade ao eu institui-se a partir da expulso daquilo que mau (Ausstossung). A Verwerfung definida por Lacan como uma no Behajung, como abolio simblica, rejeio de um significante primordial em trevas exteriores (LACAN, 1955-1956:174). o que d sentido retroativo formulao freudiana do mecanismo da psicose nos termos de que aquilo que foi internamente abolido retorna desde fora (FREUD, 1911:95). Por no haver sido simbolizado, o retorno se d no real, na forma dos fenmenos elementares da psicose. A metfora paterna, apresentada na Questo preliminar, d conta de uma tentativa de Lacan de articular as teorias freudianas do complexo de dipo e da castrao. Tambm Lacan trabalha o caso Schreber do ponto de vista edpico, pensa a psicose do ponto de vista da neurose. O Nome-do-Pai deduzido do dipo e atesta a passagem do sujeito pela castrao. Pensado a partir da categoria do simblico, organiza o campo da linguagem e faculta ao sujeito a neurose. O Nome-do-Pai, como um significante que substitui o significante do Desejo da Me, produz a significao flica. Isso introduz um problema: como o gozo se torna significante? Como o gozo da me velado sob o significante Desejo da Me se torna significao flica e fornece o ordenador para o gozo do sujeito? O problema subjacente metfora paterna o de juntar libido e significante, as duas vertentes freudianas: a tcnica do deciframento, da interpretao (significante) e a economia libidinal, da satisfao (vertente do gozo). Nesse sentido, a Questo preliminar prepara a mudana de perspectiva do ensino de Lacan, que passar da referncia ao modelo da neurose e da estabilizao para o modelo da psicose e da suplncia, que inclui o registro do gozo e os fenmenos de corpo na concepo da cura (ALEMN LAVIGNE, 198-). No quadro de referncia da primeira clnica, sustentada pela forcluso do Nome-doPai, Lacan introduz tambm a noo de desencadeamento para designar a forma de irrupo

16 da psicose. O que se rompe a cadeia simblica, pois falta a ela o significante do Nomedo-Pai que o seu ordenador.
num acidente desse registro (simblico) e do que nele se realiza, na forcluso do Nome-do-Pai no lugar do Outro, e no fracasso da metfora paterna, que apontamos a falha que confere psicose sua condio essencial, com a estrutura que a separa da neurose. (LACAN, 1958:582).

Apesar de organizar teoricamente o campo da pesquisa sobre as psicoses, essas articulaes no tiveram incidncia imediata na clnica, pois reforavam as indicaes de prudncia por identificar os riscos implicados no tratamento de psicticos. Dez anos mais tarde, por ocasio da publicao da traduo francesa das Memrias, em 1966, no pequeno texto de apresentao, Lacan se refere relao de Schreber com seu mdico, Flechsig, em termos de uma espcie de erotomania mortfera e que no se trata de nenhuma ascese mstica, nem muito menos de alguma abertura efusiva vivncia do doente, mas de uma posio qual apenas a lgica da cura introduz (LACAN, 1966:23). Lacan adverte o clnico, implicado como sujeito-suposto-saber no sintoma, que algo semelhante ocorre no lao do psictico com o mdico. A erotomania, portanto, decorre da estrutura e da lgica da relao analtica e tem conexo com a modalidade de transferncia na psicose. Nessa Apresentao da traduo francesa das Memrias do Presidente Schreber, tem-se a introduo da oposio entre sujeito do significante e sujeito do gozo, que acarretar conseqncias para a clnica da psicose. Com essas indicaes, encaminha-se a pesquisa sobre a estrutura da transferncia na clnica da psicose. O carter mortfero paradigmtico, mas possibilita a abertura de uma questo sobre o manejo desse lao e a colocao em perspectiva da sada transferencial como uma soluo possvel. assim que MILLER (1996:149) encerra seu comentrio sobre as apresentaes de pacientes de Lacan, perguntando: quem explicar a transferncia do psictico? Sua existncia no mais questionada, mas explic-la a condio de receber e tratar o psictico. As tentativas de explicao tm uma histria quase to longa quanto a histria da psicanlise. Entre os alunos mais prximos de Freud, os tratamentos de psicticos no deixaram de ocorrer, mesmo que as publicaes s viessem a surgir aps a morte dele. Paul Federn12, por exemplo, publica somente em 1943 os relatos dos tratamentos por ele
12

Paul Federn (1871-1950), psicanalista vienense. Atuou tambm nos Estados Unidos. Divergia da concepo de Freud quanto inexistncia de transferncia na psicose e publicou suas idias divergentes tambm quanto

17 conduzidos desde 1905. Foi ele quem introduziu a expresso psicose de transferncia, que vai ser largamente utilizada nos anos 50 pelos analistas da IPA, apesar de no corresponder ao conceito original de Federn e mesmo adotar acepes diferentes segundo os autores e as escolas. Tambm as formas de abordar essa psicose de transferncia sero bastante variadas, ainda que tendo em comum uma concepo do tratamento orientada pelo imaginrio. Em geral o conceito descreve a emergncia, no tratamento, de sentimentos extremos e ambivalentes, e a percepo fusional da relao com o analista. No fundamental, um conceito forjado como uma extenso da neurose de transferncia para o campo da psicose. A psicose tomada segundo o modelo da neurose grave ou do postulado de um ncleo psictico comum (MALEVAL, 2002:324-325). Para Lacan, como vimos, trata-se de uma apreenso estrutural, no fenomnica, da relao do psictico com o mdico. Por isso, estabelecer a diferena estrutural entre neurose e psicose implica a recusa de um conceito como o de psicose de transferncia. O conceito que permite operar essa diferenciao a forcluso do Nome-do-Pai. A erotomania de transferncia a deduo necessria, mas no deixa de ser problemtica. Afinal, uma vez que se trata de uma erotomania mortfera e que pode levar ao desencadeamento, no novamente um motivo para contra-indicar o tratamento? Longe de fornecer uma soluo, no seria antes um obstculo? O que a articulao desse conceito permite a diferenciao radical entre o amor de transferncia neurtico e o amor mortificante do psictico. O amor na psicose o amor morto, que implica a abolio do sujeito submetido a um Outro radicalmente heterogneo (LACAN, 1955-1956:287). A erotomania responde por uma relao especfica com o Outro, articulado em um delrio que arrisca situar esse Outro em lugar de perseguidor. A concepo a ser formada do manejo da transferncia recomendada por Lacan a questo preliminar ao tratamento do psictico. Tirar as conseqncias teraputicas dessa erotomania de transferncia exige que se prossiga a investigao e que se estabelea o que Lacan chamou de outro centramento.
Lacan assenta progressivamente as bases deste ltimo mediante indicaes dispersas, todas elas posteriores a 1964, fundadas, no em uma lgica significante, mas em uma axiomtica do gozo: assim situa o psictico como um sujeito fora de discurso, invadido por um gozo desordenado, cujos enunciados principais so holfrases e que capaz de
ao eu e economia do investimento libidinal nas psicoses aps a morte de Freud.

18
desenvolver uma erotomania de transferncia. (MALEVAL, 2002:371372)13.

Os elementos necessrios para a direo da pesquisa e do tratamento esto a indicados. No vou me estender aqui na definio dos conceitos forjados por Lacan no prosseguimento de seu ensino, apenas indicar que a nfase inicial no registro simblico ser deslocada para o registro real com a formulao dos conceitos de objeto a e gozo. A nfase deixa de estar no desencadeamento do significante, mas recai sobre a invaso de gozo. A diviso do sujeito necessria para que ele no seja louco. Diviso pelo significante, mas tambm pelo objeto, que deve ser destacado pela operao da funo flica, que a funo que permite o limite do gozo. A desregulao do gozo psictico deve-se ao fato que o psictico tem o objeto a no bolso e esse se presentifica na alucinao, nos sentimento de ser vigiado etc. A conseqncia da tese de que a invaso de gozo produz o sofrimento do sujeito leva a propor a direo do tratamento pela via da regulao deste. A tarefa do analista possibilitar ao sujeito essas regras. A questo que repercute a de saber qual o lugar do analista no trabalho de reconstruo do psictico. Sabe-se que ele realiza grande parte do trabalho sozinho; o que faz, ento, com que o analista possa ser-lhe til? Penso que no se trata mais de discutir a existncia da transferncia na psicose, mas de saber o que ocorre com o fenmeno transferencial na entrada em anlise do psictico. Segundo Broca, trata-se de acolher a erotomania, que a modalidade do amor de transferncia prprio da psicose, posicionandose de forma a evitar que ela se torne uma psicose passional e resulte em uma passagem ao ato. Trata-se de ser til ao esvaziamento de gozo buscado pelo psictico. A partir de ento, o que se buscar, no enquadramento do tratamento e da transferncia, ser oferecer ao psictico um destinatrio para seu delrio, um anteparo para um desencadeamento controlado, ou, como prope BROCA (1985:128), uma psicose sob transferncia. No se est orientando por um puro otimismo teraputico, mas pelo imperativo tico de acolher as demandas que chegam ao analista. Demandas que Michel Silvestre define em dois tempos: primeiro, demanda de significantes para organizar o mundo; segundo, demanda de regras
13

Lacan sienta progresivamente las bases de este ltimo mediante indicaciones dispersas, todas ellas posteriores a 1964, fundadas, no ya en una lgica del significante, sino en una axiomtica del goce: as, sita al psictico como un sujeto fuera del discurso, invadido por un goce desordenado, cuyos enunciados principales son holofrases, y que es capaz de desarrollar una erotomania de transferencia.

19 para o gozo invasivo e desregulado (SILVESTRE, 1988). E que Colette Soler identifica como demanda de um testemunho para suas certezas (SOLER, 1993). Trata-se de sustentar que o trabalho analtico com um psictico no nem vo nem impossvel (MALEVAL, 2002:416)14.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEMN LAVIGNE, J. IV Seminario de texto: De una Cuestin preliminar a todo tratamiento posible de la psicosis. In: Cuadernos CFC, 10, Crdoba, 1995. BERCHERIE, P. Os fundamentos da clnica, histria e estrutura do saber psiquitrico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989. BROCA, R. Sobre la erotomana de transferencia. In: Psicosis y psicoanlisis. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 1985. CLRAMBAULT, G. G. de. Automatisme Mental: Deuxime Chapitre - laboration du Dogme (1919-1927). In: Oeuvres Psychiatriques, Paris: Presses Universitaires de France, 1987. p.457599. ______. Coexistence de deux dlires perscution et rotomanie (1920). In: Oeuvres Psychiatriques, Paris: Presses Universitaires de France, 1987. p.323-337. ______. Les dlires passionels: rotomanie. Revendication. Jalousie (1921). In: Oeuvres Psychiatriques, Paris: Presses Universitaires de France, 1987. p.337-346. ______. rotomanie pure. rotomanie associe (1921). In: Oeuvres Psychiatriques, Paris: Presses Universitaires de France, 1987. p.346-370. ______. Discussion de ce cas deux ans aprs (1923). In: Oeuvres Psychiatriques, Paris: Presses Universitaires de France, 1987. p.405-406. ______. Autonomie du syndrome rotomaniaque. Sa forme paranoiaque nest pas une entit clinique. Le syndrome nest pas a base interprttative ni imaginative. Lrotomanie est irrductible au dlire de revendication (1923). In: Oeuvres Psychiatriques, Paris: Presses Universitaires de France, 1987. p.414-419. DIDE, M. Qual o lugar dos idealistas passionais na nosologia? (1913). In: Opo Lacaniana, Revista Brasileira Internacional de Psicanlise, So Paulo: Edies Elia, n.13, p.72-76, ago. 1995. FREUD, S. Observaes adicionais sobre as neuropsicoses de defesa (1896). Rio de Janeiro: Imago, 1994. p.159-183. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 3). ______.Delrios e sonhos na Gradiva, de Jensen (1907[1906]). Rio de Janeiro: Imago, 1976. p.1398. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 9).
14

...sostener que el trabajo analtico con un psictico ni es vano ni es imposible.

20
______. Notas psicanalticas sobre um relato autobiogrfico de um caso de parania (Dementia paranoides) (1911). Rio de Janeiro: Imago, 1970. p.15-115. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 12). JENSEN, W. Gradiva, uma fantasia pompeana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987. LACAN, J. Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade, seguido de Primeiros escritos sobre a parania (1932). Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1987. ______. O Seminrio, livro 3: As psicoses (1955-1956). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. ______. De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose (1958). In: Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. p.537-590. ______. Apresentao da traduo francesa das Memrias do Presidente Schreber (1966). In: Falo, Revista Brasileira do Campo Freudiano n.1, Salvador, Fator ed., p.21-23, julho/1987. ______. Confernce Yale University: Kanser Seminar. In: Silicet, Paris: Seuil, n.6-7, p.7-31, 1976. MALEVAL, J.-C. La forclusion del Nombre del Padre: el concepto y su clnica. Buenos Aires: Paids, 2002. MILLER, J.-A. Lies sobre a apresentao de doentes. In: Matemas I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. p.138-149. ______. Produzir o sujeito. In: Matemas I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. p.155-161. ______. Clnica irnica. In: Matemas I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. p.190-200.

______. Clnica diferencial de las psicosis. In: Caderno de resumos do seminrio realizado entre janeiro de 1987 e maro de 1988, Paris: Instituto do Campo Freudiano, 1991. SILVESTRE, M. Transferncia e interpretao nas psicoses. In: Amanh a psicanlise, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p.127-135. SOLER, C. Estudios sobre las psicosis. Buenos Aires: Manantial, 1993.

Das könnte Ihnen auch gefallen