Sie sind auf Seite 1von 7

Anlise das Condies de Iluminao Natural de Ambiente Construdo no Ginsio poliesportivo da Faculdade de Educao Fsica e Fisioterapia com base

na percepo do usurio.
Analysis of the Natural Lighting Conditions in the Built Environment Gym in multisport College of Physical Education and Physiotherapy. _______________________________________________________________________
Kamila Magalhes de Andrade Raquel Martins Brasil dos Reis

Este trabalho trata da avaliao in loco do conforto ambiental lumnico do Ginsio Coberto da Faculdade de Educao Fsica e Fisioterapia(FEFF), com arquitetura e tcnicas construtivas diferenciadas da estrutura aplicada as demais quadras cobertas da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa busca identificar a influncia das tecnologias construtivas adotadas no desempenho das tarefas e conforto com base na percepo do usurio. Para a realizao deste trabalho foram retiradas fotografias para a observao dos sistemas de iluminao e quantidade da mesma que adentrava no ambiente. Apesar das outras quadras poliesportivas da FEFF UFAM no possurem vedaes como as da quadra em estudo, parecem ser at mesmo mais escuras. Devido o atual estado da quadra, j que ela est em reforma para abrir ao pblico este novo sistema de iluminao no foi possvel realizar entrevistas ou questionrios com os usurios, porm o tempo de estadia na quadra foi possvel para que a viso pudesse se adaptar ao novo ambiente e desta forma estarmos aptos para afirmar que a quadra possui timos nveis de iluminao para a prtica de desportos.

Palavras-chave: Conforto ambiental, Ginsio Coberto da Faculdade de Educao Fsica e Fisioterapia

Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

Introduo A principal funo da edificao possibilitar conforto ao usurio e boa realizao das tarefas, desta forma para alcanar este conforto necessrio analisar no projeto as questes ergonmicas, que vo desde a relao entre os espaos at as caractersticas de iluminao, trmica e acstica que podem causar desconforto e problemas de sade. H que se levar em conta que a luz natural importante para a sade das pessoas. A exposio luz do sol detona uma srie de processos fisiolgicos que permite ao corpo sintetizar vitamina D, um ingrediente fundamental para que o corpo absorva clcio, fsforo e outros minerais da dieta alimentar, fundamentais para a boa formao dos ossos e fortalecimento dos dentes. Outro aspecto a ser considerado que a presena de luz natural quase sempre est associada com uma ligao visual dos ambientes com o exterior. A variao da luz natural nas diferentes horas do dia, condies climticas e estaes do ano importante para marcar os ritmos biolgicos e psicolgicos das pessoas. Em um ambiente de aprendizado necessrio avaliar a iluminao por parmetros como : 1.rea e orientao da edificao; 2.rea das aberturas para ventilao; 3.tipo de vedao; 4.Sombreamento ; 5.Obstrues externas. Ao analisar um ambiente com base na percepo do usurio de fundamental importncia, porm o usurio pode se deixar influenciar por outros fatores de conforto. Portanto a anlise do Ginsio ser de fins qualitativos, pois para futuras anlises tendo em vista medies tcnicas, a anlise do usurio serve para validar os resultados obtidos. Diante destas observaes a anlise do Ginsio da Faculdade de Educao Fsica( FEFF) da Universidade Federal do Amazonas( UFAM) tem como objetivo principal analisar o conforto trmico com base na percepo do usurio e apresentao de uma proposta diferenciada para o mesmo ambiente que resolva todas as necessidades de utilizao.

Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

Metodologia( MODIFICAR) Para este estudo foram considerados o gabarito, a localizao, a tipologia arquitetnica e a anlises realizadas partir de fotos, visitas ao ginsio, medies in loco (trena), plantas baixas, cortes e fachadas cedidas pela prefeitura do CAMPUS da UFAM, os softwares AutoCAD, Google SketchUp e o simulador de iluminao natural e artificial APOLUX. Caracterizao da arquitetura do ginsio Localizao do edifcio O Ginsio(Figura 1) fica localizada na Universidade Federal do Amazonas no Campus Universitrio de Manaus, no setor Sul e faz parte do conjunto de equipamentos para o ensino da Educao Fsica(Figura 2). Fica localizada latitude 3o5,521 S e longitude 59O 58'29.25(Figura 3).

Figura 1 - Ginsio Poliesportivo da FEFF

Figura 2- Localizao do ginsio poliesportivo da FEFF Fonte: Adaptada do Google Earth

Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

Figura 3- Orientao solar do ginsio Fonte: Adaptada do google Earth

Composio fsica do Edifcio A estrutura do edifcio composta por uma estrutura de concreto armado, com vedaes em elementos vazados (cobogs) nas fachadas leste- oeste (Figura 6), e no sentido norte-sul as paredes recebem vedao de tijolos vazados. As paredes externas do edifcio recebem reboco pintura acrlica na cor branca neve nos elementos vazados, nos elementos externos como pilaretes o revestimento pintura acrlica fosca cor areia. No interior do edifcio, as vigas e colunas so pintadas na cor areia fosca, pilaretes na cor palha, e as paredes norte e sul, que possua elementos vazados at sua metade, no intervalo do cho at a metade da parede o revestimento feito com pastilha na cor palha. Este edifcio possui aproximadamente 1125 m, recebe ventilao direta por todas as fachadas, que permitida pela existncia dos cobogs( Figura 4 e 5) , que garantem tanto a ventilao quanto a iluminao do ambiente, e por grandes vos localizados prximos ao telhado, nas fachadas leste e oeste que permitem que o ar e iluminao. O telhado composto parcialmente por telhas translcidas que permitem a iluminao zenital no ambiente. (Figura 6) Em razo da prtica de atividades esportivas necessrio que a orientao solar seja feita no sentido norte sul, para que no haja ofuscamento nos praticantes desportivos, sendo assim este prdio est inclinado 16o no sentido norte e sul.

Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

Figura 4- Cobogs

Figura 5 Fachadas Leste e oeste

Figura 6 Aberturas na laje permitem a passagem de luz para o ambiente

Instrumentao e parmetros de avaliao Durante a pesquisa foram levantados os registros de projetos da reforma do Ginsio junto a prefeitura do Campus Universitrio. No dia 21.03 das 15h00min foi realizada uma visita ao ambiente de anlise escolhido, onde nenhum componente da iluminao artificial estava ligado, Ginsio Poliesportivo da Faculdade de Educao Fsica e Fisioterapia ( FEFF) da Universidade Federal do Amazonas( UFAM).

Anlise do ambiente atravs da percepo do usurio Para anlise da percepo do usurio foi utilizado como base o roteiro para avaliao de iluminao, traduzido e adaptado do modelo proposto pela CIE (Comission
Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

Internationale de lclairage) para avaliao da iluminao em ambientes existentes. Embora elaborado para a avaliao de escritrios, pode ser aplicado para ambientes destinados s outras funes, desde que com ajustes cabveis a cada caso. O edifcio em anlise, no momento das visitas estava sendo reformado no sendo possvel que os principais usurios pudessem fazer as devidas avaliaes. Ao chegar ao ambiente foi notado um layout simples, ausncia de arquibancadas o que nos permite chegar concluso de que ele utilizado principalmente a nvel acadmico, tendo pouca utilizao em eventos pblicos, com 14 armrios que compem a estrutura do ginsio e tem aparncia aceitvel, j que possui um design simples e parece suprir as necessidades dos usurios. A melhor qualidade do ambiente sem dvida a tima iluminao, durante o dia sem a utilizao de iluminao artificial permite tima visibilidade. A primeira vista o ambiente parece desconfortvel devido claridade, mas com o passar do tempo a viso se adapta e o ambiente se torna um lugar confortvel. No dia da visita, o cu estava parcialmente encoberto e a temperatura amena, o que no nos permitiu ter a ideia de como seria o clima do ginsio em dias de cu claro, quando o calor mais intenso. A grande preocupao do ambiente a iluminao zenital que possibilitada por telhas translcidas instaladas na cobertura, a luz penetra no ambiente atravs de aberturas na laje do ginsio. O esquema de cores no causa cansao por alternar entre tons semelhantes, e a iluminao do ambiente permite enxergar as cores corretamente, as caractersticas dos materiais e o tamanho da sala. Anlise das estratgias de iluminao para o ginsio Para a proposta do ginsio, foram pensados dois tipos de iluminao: (a) Iluminao zenital (b) Iluminao lateral (a) Iluminao zenital acontecer por meio de faces sobrepostas (Figura 07) pintadas em cor clara para maior reflexo de luz. A taxa de refletncia da cor branca de 75%.

Figura 7 Faces Sobrepostas que compe a estrutura de cobertura

Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

(b) Iluminao lateral A iluminao lateral tambm ter faces sobrepostas( Figura 8) e cor branca para maior reflexo da luz para o ambiente.

Concluso A partir dos dados coletados in loco possvel dizer que as escolhas arquitetnicas foram bem sucedidas, pois o ginsio permite uma boa identificao de movimentos e cores e forma que fundamental para um ambiente de prtica esportiva onde necessrio distinguir movimentos em diversas velocidades, notar as sinalizaes referentes a cada tipo de esporte e visualizao do observador externo a essas atividades, o professor por exemplo, que necessita enxergar, por exemplo a numerao de uma camiseta. A orientao solar da quadra e a iluminao lateral controlada atravs de cobogs e aberturas superiores que mantm o ambiente sempre iluminado de forma difusa, no causando ofuscamentos, permitindo o acompanhamento e identificao de objetos no espao da quadra.

Referncia

Andrade, K.M de.; Reis, R. M .B. dos

Das könnte Ihnen auch gefallen