Sie sind auf Seite 1von 15

Quem fala nos textos crticos de Ana Cristina Cesar?

Andra Catrpa da Silva

I
(...) a crtica no absolutamente uma tabela de resultados ou um corpo de julgamentos, ela essencialmente uma atividade, isto , uma srie de atos intelectuais profundamente engajados na existncia histrica e subjetiva ( a mesma coisa) daquele que os realiza, isto , os assume. (BARTHES, 2007, p. 160)

Quando nos aproximamos de qualquer texto potico contemporneo, comum nos depararmos com uma questo que dificulta a sua abordagem mais elementar: como iremos nos referir voz que se projeta para o leitor desde o poema? No caso especfico de Ana Cristina Cesar, essa mesma questo se complexifica quando consideramos o componente biogrfico que, tantas vezes, associado sua persona potica. Essa atitude, em parte, se embasa nos hbridos de carta e dirio que conectam a sua poesia coloquialidade marginal dos anos 70, ao mesmo tempo em que a particularizam. Isto porque, podemos afirmar, que o registro do momento, a busca pela espontaneidade que tantos poetas de sua gerao procuravam empreender, distanciava-se de sua forma de enfrentar essa verdadeira questo de poca: a rejeio de um projeto artstico rgido e uma maior proximidade com o pblico leitor.1 Em uma resenha sobre uma edio de 1977 das Cartas de lvares de Azevedo, Ana Cristina Cesar problematiza a concepo de seu organizador de que essa reunio epistolar ajude a corrigir certos equvocos a respeito do poeta Romntico e que auxilie o leitor a conhecer melhor o autor que ele foi:
As cartas viriam corrigir a falsa imagem que os poemas veiculam. A correspondncia , assim, lida ingenuamente, como reflexo fiel do Autor, a ser contrastada com seus insinceros versos... A correspondncia passa a funcionar como termmetro de verdade, que os versos encobrem. (Cesar, 1999, p.203)

Talvez possamos pensar nesse momento, e na pretenso especfica desse grupo, como paradigmticos para a poesia brasileira: um momento fronteirio entre a perda de prestgio da literatura como lugar privilegiado de manifestao cultural e a crena na possibilidade de recuperao desse status.

So diversos os exemplos encontrados no volume Crtica e Traduo da reflexo empreendida pela poeta, a partir de obras alheias, sobre a associao entre sujeito emprico e a noo de autoria que se constri por meio da leitura de uma obra. E esse empenho em extrair da tenso entre tais categorias o combustvel para sua potica pode ser apontado como aquele elemento particularizador de seu trabalho em relao a outros poetas marginais que, ao contrrio do jogo entre ocultao/desvelamento to caro Ana C. (e, aqui, o pseudnimo tambm um elemento ldico prolongando esse jogo), procuravam justamente uma identificao o mais direta possvel entre experincia e literatura. Esse contraste, talvez, fique mais explcito quando nos detemos na empolgao de Ana Cristina Cesar (1999a, p. 251) a respeito de um poeta do passado: Whalt Whitman tem o poder de transtornar de paixo poetas e leitores. como se ler Whitman significasse tornar-se amante de Whitman.. Essa afirmao inicial poderia parecer um ponto de contato muito claro e prximo entre a sua concepo literria e aquela almejada por grande parte dos marginais, como se uma potica ideal permitisse prescindir da mediao incontornvel da pgina impressa e promover um encontro direto - ler Leaves of grass beijar e ser beijado pelo prprio Whitman (idem, ibidem, p.252) entre poeta e leitor. No entanto, nessa mesma resenha surge uma distino entre o efeito provocado pela leitura dos versos do norte-americano e sua recusa ao biografismo, o que a leva a afirmar:
O prprio Whitman assinalava que sua vida era apenas uns poucos traos apagados sobre os quais ele quase nada sabia. O fascnio pela figura do poeta surge antes de sua potica radical que afirma, como verdadeiro inventor, que a palavra funda o real, que o livro o poeta. No final-despedida e chave de Leaves of grass, ele chega a dizer que aquele no um livro: Sou eu que tu abraas e que te abraa, e mergulha com delcia nos braos de quem o l ou seja, de quem o toca. (idem, ibidem, p.251)

A diferena entre apagar a distncia entre arte e vida e transformar a vida em arte pode parecer sutil, difusa, mas Ana Cristina Cesar ressalta que, apenas por meio da leitura das palavras que duram no tempo impresso aps impresso se constri a figura mtica daquele poeta, que dentro do livro e como livro conecta-se com cada leitor. Assim, para o escritor enquanto tal, a experincia (por certo, em grande parte sensria e emotiva) que conta aquela que se desenrola e se fixa no ato mesmo da escrita. Mas, se a mediao literria algo que no parece um obstculo, precisamos nos lembrar de que ressaltar desmedidamente o elemento de construo potica na obra de Ana C. pode fazer a balana pender para um lado que ela parecia evitar. O poeta como sumo artfice ou como aquele que trabalha de maneira cerebral para a perfeio de seus versos era

um conceito que rejeitava, buscando estabelecer uma cumplicidade com o leitor a partir de toda a entrega e dedicao com que um escritor investe suas palavras. Para compreendermos melhor essa ideia de um investimento pessoal que no ir resultar em uma tentativa de abolir totalmente a distncia entre a persona potica e seu leitor, precisamos retomar a questo dos gneros hbridos que Ana Cristina Cesar manipula. Em um depoimento dado em 1983 (editado por Beatriz Rezende, que ministrava o curso no qual a poeta foi convidada a falar), logo aps as apresentaes, ela aborda o fato de ter sua escrita identificada tanto ao dirio quanto correspondncia. Resumidamente, pode-se dizer que ela relaciona esses gneros com trs questes: 1) o fato de que ambos esto ligados vivncia pessoal de maior parte das pessoas; 2) a percepo de que as mulheres tradicionalmente praticam a escrita dentro de uma esfera particular, ntima e 3) tanto a carta quanto o dirio (este, de maneira mais indireta) miram um interlocutor ou confidente. E, afirmando o interesse por essa figura do interlocutor, o desejo de mobilizar quem a l, identifica esse movimento como trao duma literatura feminina e a feminina no necessariamente escrita por mulher. (...) Acho que a gente pode ter Guimares Rosa, de repente, e ter uma escrita feminina. Uma escrita obcecada. (idem, ibidem, p.258) Nessa passagem, h dois elementos que recebem ateno da autora reiteradamente, sobretudo na seo Escritos no Rio, de Crtica e Traduo: a prtica literria como uma forma de desejo do outro e a tentativa de refletir sobre a existncia de um trao estilstico feminino, mesclando isso, por vezes, com uma anlise da atuao da mulher na literatura. perceptvel, alis, uma inquietao em suas resenhas e ensaios, um mpeto de interveno que transcendia a participao via criao artstica e avanava pela discusso do campo literrio. Esse desejo vem permeado de um ativismo feminino, mais do que feminista, no sentido de que se revela, no mais das vezes, de forma sutil. No volume analisado, h apenas trs textos que se dedicam integralmente ao assunto: Literatura e mulher: essa palavra de luxo; Riocorrente, depois de Eva e Ado... e Excesso inquietante, ainda que, como interlocutoras de suas correspondncias, Ana Cristina Cesar tenha privilegiado colegas do sexo feminino, e tambm tenha se dedicado a traduzir2 e estudar a obra de escritoras.

A ttulo de curiosidade, mencionamos aqui que um dos trabalhos que Ana Cristina Cesar realizou como tradutora foi a verso para o portugus de The Hite Report. A obra, publicada inicialmente em 1976 nos Estados Unidos, prope uma investigao franca por meio da aplicao de questionrios detalhados,

Ento virei pesquisadora do assunto mulher, catando bibliografia, achei uma livraria s disso, e pelo menos meia dzia de livros inteligentes (todos batendo em literatura). Estou lendo inglesas e americanas. (...) Queria dar um curso sobre esse assunto. No tinha uma pesquisa vista? Conta comigo. [Esta carta se dirige Heloisa Buarque de Hollanda] Podia ter levantamento de todas as sras. que escreveram e escrevem no Brasil. Um dos livros que estou gostando mais chama The female imagination (uma americana; so quase todas americanas) e comea dizendo que despite the social change parece que tem uma special female self-awareness emerging throught [sic] literature in every period. E se pe a examinar qual . O despite the social change marca o ps-feminismo. Eu bati at em biologia. (Cesar, 1999b, p.74-75)

Nesse sentido, h um engajamento para aproveitar uma circunstncia talvez indita na histria da literatura brasileira a de que as mulheres no s estavam produzindo prosa e poesia, como tambm assumindo um papel decisivo na discusso (via crtica acadmica e jornalstica, como tambm na definio do campo editorial) dos procedimentos literrios de seu presente3.

II
Essa inquietao seja trabalhando como criadora, pesquisadora, tradutora ou ensasta sugere um descontentamento com as maneiras consolidadas de trnsito em campos distintos. No caso especfico das monografias, dissertaes, resenhas e ensaios, Ana Cristina Cesar parece propor uma forma mais irreverente de atuao acadmica e mais aprofundada no jornalismo, uma prxis essencialmente questionadora, que se revela quando lemos cada um de seus textos. Trao este que se irradia pela ausncia de

distribudos pela pesquisadora feminista Shere Hite sobre a sexualidade da populao norteamericana. A escritora brasileira foi a responsvel por traduzir integralmente o volume referente ao sexo feminino, e fez parte da equipe que se encarregou do volume a respeito dos homens. Sobre isso, alis, o necrolgio da Folha, publicado originalmente em 13.10.1983, traz uma nota, que transcrevemos aqui: Mrcia [de Almeida, escritora e amiga da poeta] e Ana Cristina comearam a traduzir juntas o Relatrio Hite Masculino, mas abandonaram o servio antes do final por no concordarem com a maneira como o trabalho estava sendo desenvolvido. 3 Ainda que possa parecer um discurso do ressentimento esse que, a partir do gnero, busca uma forma de interveno social, curioso observar que passadas mais de duas dcadas da redao dos ensaios de Ana Cristina Cesar que sondavam o estatuto do feminino na literatura, essa questo talvez seja mais atual do que deveria ser. Como exemplo, podemos citar o Guia da Folha Livros, discos, filmes (30/09/2011) que, apesar de ter em seu expediente trs redatoras, elencou vinte e um colaboradores contra apenas uma mulher para fazer resenhas dos produtos culturais divulgados pela publicao. Isso nos faz especular se, para a grande mdia, em um meio conservador como o literrio, a chancela de um resenhista do sexo masculino parea mais relevante para estabelecer-se como manifestao de autoridade.

acomodao no momento de optar por referncias tericas, que no apontam pela opo de uma nica corrente crtica, mas pela curiosidade de leituras variadas e uma atitude avessa de um scholar comportado, demonstrando se acreditarmos em sua correspondncia uma dificuldade de se ater aos textos que lhe pareciam menos interessantes.
Mudou tudo desde a ltima carta. Tomei horror total ao curso de Sociologia da Literatura era simplesmente idiota, todo mundo adorando ser marxista, e principalmente saquei que no ia nunca conseguir ler Lukcs ou outros autores srios. Em nome de que, pode me dizer? Senti averso, fiquei 2 dias entre o cinismo e o tdio, at que encontrei uma soluo brilhante: troquei o curso para teoria e prtica na traduo literria. (Cesar, 1999b, p.36)

Estou descobrindo e amando o Benjamin. Devorei este fim de semana no stio o Essais sur Bertold Brecht, que tem um ensaio fundamental, que me virou a cabea lauteur comme producteur, conheces? incrvel que NUNCA (a no ser com a Heidrun) eu li Benjamin na PUC. Nem nenhum de Frankfurt (exceo outra vez para Heidrun pro curso de vocs). [Esta carta se dirige Cecilia Londres] Sabe que at o ltimo semestre na PUC (o 9) eu nunca tinha lido Antonio Candido?! E tinha at preconceito contra. (Alis, tinha lido, sim, Vrios escritos, tambm no ciclo bsico, estimulada pela torrente de informaes de teoria; mas nunca nenhum prof. pediu leitura de A.C. exceto a Clara). uma distoro sria. Percebo que a minha formao manquitola. E as meninas que saem pela vida sem perceber, tendo lido Lvis-Strauss antes de mais nada? De vez em quando fico abismada com essa velha situao, especialmente ao ler textos nunca mencionados na faculdade e que me parecem fundamentais. (idem, ibidem, p. 114)

Entre menes a numerosos autores e rotinas de estudo alm dos tericos que esto nas citaes -, encontramos nomes como os de Freud, Melanie Klein, irmos Campos, Adorno e Deleuze. Essas referncias surgem nas cartas enviadas a suas amigas entre 1976-80, ao lado daquelas concernentes teoria da traduo, a poetas e prosadores e, tambm, a diversos filmes e cineastas4.

A seo literatura no documento, do volume Crtica e traduo, traz o resultado de uma pesquisa da autora (parte de sua dissertao de Mestrado em Comunicao) sobre documentrios a respeito de escritores ou obras literrias brasileiras. Nessa produo, ela identifica dois surtos: um mais educativo, relacionado a iniciativas do Estado Novo (tendo como principal incentivador Gustavo Capanema) e iniciado em 1937; outro, mais cultural, ps-1970, menos preocupado com os contedos oficiais das escolas. interessante observar como o tema do documentrio cujo teor de verdade ela problematiza bastante pode ser indiretamente relacionado ao movimento empreendido pela prpria Ana Cristina Cesar na poesia, com seu jogo entre aluses biogrficas e construo literria.

Annita Costa Malufe (2010) afirma que a problematizao da noo de autoria sobretudo por meio de ps-estruturalistas, como Foucault e Barthes influenciou a obra de Ana C., ainda que, muitas vezes, sua poesia seja lida em chave confessional.
(...) A postura adotada por ela diante da questo da autoria e do estatuto do texto literrio se aproxima muitas vezes de filsofos considerados ps-estruturalistas, como Roland Barthes, Michel Foucault, Jacques Derrida, Gilles Deleuze. Conforme pode-se observar em sua biblioteca particular, Ana era de fato leitora de autores que partilham certo universo de pensamento comum, aquele em que vemos afastar-se uma concepo meramente representacional da arte. (MALUFE, 2010, p. 37)

A mesma autora sustenta, de acordo com as concepes ps-estruturalistas que se valorizao do ato de inscrio. Isto refora, a partir de uma noo particular de historicidade, a importncia do aspecto fsico e circunstancial: de presente em presente, de gesto em gesto, se constituir a escrita que lida retrospectivamente pela crtica ir construir uma obra literria. Alm disso, seja na concepo de Foucault sobre a construo complexa da funo autor em cada modalidade discursiva, seja na relao que Barthes estabelece entre a figura autoral e a valorizao capitalista do indivduo, encontramos em ambos os casos uma contestao de um modelo considerado autoritrio, no qual seria possvel identificar uma base teolgica.5 Nesse sentido, o primeiro vai considerar que para se aproximar daquela funo, a crtica ir utilizar procedimentos semelhantes exegese crist quando esta queria provar o valor de um texto atravs da santidade do autor. (FOUCAULT, 2002, p.51) J o segundo prope que:
(...) a escritura prope sentido sem parar, mas para evapor-lo: ela procede a uma iseno sistemtica do sentido. Por isso mesmo, a literatura (seria melhor passar-se a dizer a escritura), recusando designar ao texto (e ao mundo como texto) um segredo, isto , um sentido ltimo, libera uma atividade a que se poderia chamar contrateolgica, propriamente revolucionria, pois a recusa de parar o sentido
Quanto ao mtodo escolhido, curioso que mesmo criticando uma concepo estreita do que documental ela recorra elaborao de um catlogo de filmes e recolha de depoimentos de cineastas para complementar suas anlises textuais daquela produo cinematogrfica. 5 No por acaso, Flora Sussekind (2010) identifica como uma prtica atual em meio crtica - a respeito no s de autores como Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski e Cacaso, mas tambm de cones de outras reas, como Leonilson (nas Artes Plsticas) ou Renato Russo (na msica) a valorizao de questes biogrficas, como o sofrimento proporcionado por enfermidades fsicas ou psquicas, como forma de dar suporte recepo de obras lidas de acordo com o molde das hagiografias. Segundo a pesquisadora, esse gnero, que tratava da vida dos santos, tem paralelos com a valorizao romntica desses artistas que, tendo morrido jovens e com uma produo de grande apelo emocional, acabam sendo tratados por parte da crtica e do pblico como uma espcie de mrtires.

articularam em fins da dcada de 60, que o conceito de expresso acaba dando lugar

finalmente a recusa de Deus e de suas hipstases: a razo, a cincia, a lei.. (BARTHES, 1988, p. 70)

Para esse terico francs, o escritor pr-moderno (Autor) existiria antes do livro, para nutri-lo com uma escrita advinda de suas experincias pregressas, enquanto o escritor moderno (Escriptor) nasceria junto com a escritura, j que escrever no seria meramente um registro, mas um ato performativo, que no tem outro sentido alm dele prprio.

III
No entanto, Helosa Buarque de Hollanda (2003), ao fazer uma breve retrospectiva da crtica feminista em nvel geral, observa que possivelmente a luta pela significao das teorias feministas as coloque em um campo de contestao diverso do pensamento psmoderno, que apregoa a dificuldade ou impossibilidade de articulao dos campos social e poltico. Essa articulao seria necessria quando se busca certos liames que parecem desconexos ou certas relaes que surgem naturalizadas entre gnero e natureza ou gnero e cultura, dificultando a adeso a certos postulados da desconstruo de alicerces do pensamento ocidental (como a ideia de autoritarismo patriarcal) antes que seja feita a ele uma crtica especfica, a partir da perspectiva do que ele manteve tanto tempo afastado, margem de si. Para examinar a atuao especfica dessa crtica em territrio nacional, Hollanda observa que muitas vezes esse enfoque feminista teve suas principais formas de atuao no seio dos setores progressistas da Igreja Catlica, ou ainda nos partidos e associaes de esquerda. Vrias das importantes conquistas das militantes brasileiras teriam ocorrido, portanto, junto a campos tradicionais em sua vertente religiosa ou sua vinculao familiar (neste ltimo exemplo, a autora cita a politizao da figura materna no Movimento pela Anistia), privilegiando as questes da justia e do bem-estar social mais do que aquelas relativas sexualidade, ao aborto e ao divrcio. Aps o fim da Ditadura, os estudos que investigam as interseces entre o gnero feminino e o literrio teriam se institucionalizado rapidamente, ainda que Hollanda aponte uma resistncia de trs centros acadmicos USP, UNICAMP e UFRJ para abraar esse campo. Ainda assim, constata um nmero crescente de investigaes na rea, concentrando o foco de seu texto, a partir de ento, no que chama de tendncia arqueolgica ou seja, o trabalho de recuperao de atores e dados histricos silenciados pela literatura cannica (...). (Hollanda, 2003, p. 18).

A partir da, a pesquisadora ir destacar a importncia de uma questo de fundo aos estudos feministas: o exame da interrelao entre os discursos englobando as histrias literrias nacionais e os discursos sociais patrilineares, que valorizam as ideias de influncia e de paternidade cultural. No caso brasileiro, durante o sculo XIX, forjou-se uma tradio que, mesmo assim, passou a ser compreendida como nica, ancestral e linear, a despeito de seu carter inventado. E, mesmo que a figura da mulher tenha sido enfatizada como fundamental para a ideologia civilizadora republicana, a autora afirma que, na produo literria feminina, fica patente um sentimento de excluso e at de perda identitria no curso da modernizao do pas, manifestando-se por meio de um desconforto em relao aos sentimentos patriticos e nacionalistas. Essa questo parece se complicar, para Hollanda (ibidem, p.24), com a influncia vanguardista em nosso modernismo: Desenvolve-se assim, a partir do projeto antropofgico, uma elaborada tecnologia cultural de triturao, processamento e deglutio da alteridade com particular ateno na eliminao, ainda que parcial, das diferenas.. A absoro do que lhe estranho, na tradio cultural nacional, causaria uma dificuldade peculiar ao feminismo, pela dissoluo de limites claros e pelo mito da igualdade racial e sexual que, muitas vezes, circula quando o assunto o preconceito em solo brasileiro.
No por acaso, portanto, que os estudos literrios feministas no Brasil institucionalizaram-se rpida e naturalmente, que a maior parte dos estudos sobre a mulher apresente dificuldade em se reconhecer como feminista, que os modelos tericos vindos de fora, articulados em funo de uma noo contrastada de diferena e alteridade, estejam se revelando literalmente ideias fora do lugar e que, finalmente, a prpria impreciso que estes estudos vm demonstrando seja um dos caminhos possveis para o questionamento da estrutura das relaes de poder no Brasil e para a formulao de uma esttica e de uma poltica cultural democrticas em nossos pases. (idem, ibidem, p.25)

IV
Assim, seja pelo questionamento das relaes entre autoria e biografia (e, mais especificamente, pelo estatuto do autor, em termos barthesianos), seja pela investigao entre feminino e literatura, Ana Cristina Cesar aproximou-se de assuntos candentes no momento em que estava escrevendo poesia e produzindo seus textos crticos, em muitos casos, antecipando um papel crescentemente relevante que viriam a ter na produo artstica do pas. Abraar a tendncia arqueolgica examinada por Helosa Buarque de Hollanda, ou enfrentar a morte do Autor de que fala Barthes pressupe, tambm, um abalo do Crtico tanto pela desconfiana da linearidade da histria literria conformada

por um cnone predominantemente masculino, quanto pela afirmao da inviabilidade de se analisar um texto com base em sua origem. Esse descontentamento com os modelos crticos vigentes atravessa os ensaios e resenhas que a poeta produziu, no que diz respeito sua seleo temtica e tambm sua abordagem metodolgica. Esta, no entanto, oscila entre a adoo (mais frequente) de uma postura bastante prxima do leitor e de seu objeto, evitando afetao de neutralidade ou de uma perspectiva estritamente cientfica, e alguns critrios bastante rgidos (menos comuns) no que concerne qualidade literria de certas obras. Enquanto a nossa argumentao parece se coadunar com a primeira atitude, podemos adiantar que estamos conscientes de que o mesmo no vale para a segunda que, por vezes, parece mais condizente com uma concepo consolidada da crtica como juzo. Pedimos pacincia ao leitor, visto que pretendemos tangenciar esse problema quando nos aproximarmos da concluso deste ensaio.

V
O intelectual de esquerda ainda o sujeito que tem ideias, opinies, inclinaes revolucionrias, mas que no consegue repensar revolucionariamente o prprio trabalho: sua relao com os meios de produo intelectual, sua tcnica, seu poder de dizer. (CESAR, 1999, p.207)

Por ora, vamos nos deter no aspecto que prope uma continuidade com o que afirmamos at aqui, e para o qual as referncias tericas adotadas apontam: certa irreverncia que d o tom parte da produo crtica de Ana Cristina Cesar. Um bom exemplo disso o texto Malditos marginais hereges (1999, ps. 204-212), publicado originalmente no tabloide independente Beijo. A ironia, a, se avizinha do sarcasmo, no deixando dvidas quanto desaprovao categrica em relao coletnea de contos Malditos escritores que, segundo a autora, teria vendido 25.000 exemplares no primeiro semestre de 1977. Suas ressalvas j partem da apresentao grfica do livro, que constituiria uma embalagem ideolgica de um produto que busca a aparncia de ser alvo de perseguio (com fotos dos contistas consideradas por ela como aludindo quelas anexadas s fichas policiais) e que transformaria o empenho em reproduzir uma realidade considerada incmoda em mero modismo literrio. Em seguida, observa o contraste entre a

marginalidade evocada pela capa e a mensagem comportada da epgrafe6 de Castro Alves que est na folha de rosto:
O Maldito da capa era garrafal, berrante, em tipo escandaloso de jornal barato. J a epgrafe romntica da coletnea aparece discretamente na folha de rosto, num itlico pequeno e bonitinho. Discretamente, a epgrafe inverte o ttulo: so eles que nos chamam de malditos; na verdade, somos benditos. Equaes mgicas retornam para corrigir a maldio, agora com ajuda metafrica de poeta (no casualmente) romntico: produtor: semeador produto: semente, gota, germe que faz a palma, povo: terra, campo a fecundar, tbula rasa (CESAR, 1999, p.206)

Sem cerimnias ou pretenso objetividade, Ana Cristina Cesar tece sua argumentao recorrendo incorporao do que seria fala do outro como sendo sua, e vice-versa. Como se assimilasse estilisticamente a diluio dos conflitos de classe que atribui s pretenses dos autores e editores da antologia criticada para us-la, justamente, contra eles. (Seria essa uma liberdade que tomava por privilegiar a prpria atuao como poeta ou, de fato, uma atitude que rejeita qualquer reverncia ou justa medida acadmica, mesmo prezando a prpria reputao de pesquisadora?) No que concerne aos contos propriamente ditos, apesar da diversidade de autores, a poeta acusa uma homogeneidade estilstica e temtica nos textos, demonstrando um esforo para apresentar ao leitor aspectos brutais ou violentos em seus mnimos detalhes, para fazer chegar elite a verdadeira vida, fgados e intestinos da realidade brasileira. (idem, ibidem, p.208) Essa reao crtica - que no pretende ocultar um alto grau de incmodo e de irritao fundando o prprio ato logra em transformar um componente passional em recurso retrico: a ironia. E o aspecto ironizado - antes de ser uma ideia de representao popular ou da coletividade via literatura - parece ser o desfile de uma galeria de oprimidos que, circulando na fico, distancia-se dos sujeitos empricos pela mediao literria. Isto acarretaria em uma manuteno do status quo, contribuindo para que tanto esses modelos fossem idealizados quanto os autores ficassem em um mbito distanciado de sua prpria

bendito o que semeia / livros, livros mancheia / e manda o povo pensar. / O livro caindo nalma, / germe que faz a palma / chuva que faz o mar.

condio7, evitando um questionamento que para uma prtica socialmente transformadora seria incontornvel: quem domina e quem dominado?
muita confuso. Ou antes: tentativa de diluir diferenas e contradies reais entre grupos e classes, expressando os conflitos sociais com dualidade: eles e ns. O inimigo explorador e ns, os explorados. Fica encoberta a distncia (a relao) entre os escritores e povo que retratam... resolvida num golpe de pena por uma identificao fictcia: basta falar neles para identificar-se com eles. Basta pronunciar a identidade para t-la, ali, mo. O intelectual produz discursos (literatura, manifesto, cincia, etc.) de apoio verbal (=verbalmente fetichizado: basta falar para instaurar) ao povo. (idem, ibidem, p.207)

Assim, em um sentido mais amplo, nesse seu texto a ironia visa 1) uma compreenso estreita do que seria o papel do escritor (denncia da realidade); 2) a sua forma de atuao (porta-voz do povo); 3) a sua via crtica (esquecer-se da prpria classe para representar os setores populares) e 4) o seu instrumento (um literatura realista, descritiva). Todos esses elementos mirando uma viso esquemtica e diluidora das contradies inerentes ao trabalho intelectual e tenso literria entre crtica social e conscincia esttica.

VI

No entanto, conforme havamos afirmado anteriormente, a irreverncia crtica de Ana Cristina Cesar no deve ser confundida com uma atitude de vale-tudo ou de falta de critrios, s vezes, bastante firmes, no exame de determinadas propostas literrias. Um
7

Um ensaio de tom menos mordaz, que tange o mesmo assunto O poeta fora da Repblica o escritor e o mercado, escrito em parceria com talo Moriconi e publicado originalmente no Jornal Opinio em 1977. Nele, parte-se do argumento de que o poeta, em algum ponto de sua trajetria, confronta-se com o argumento platnico da expulso dos poetas da Repblica. Essa ideia da inutilidade da literatura, no entanto, no corresponderia ao estatuto de bem mercadolgico que o texto adquire no capitalismo. Assim Moriconi e Cesar valorizam a atitude de autores iniciantes que procuram pensar a viabilizao de sua publicao via cooperativa e tambm a conscientizao dos autores consagrados, como Lygia Fagundes Telles, Autran Dourado e Carlos Drummond de Andrade, que na dcada de 70 comearam a debater a questo do direito autoral. A mobilizao dos autores para interferir na circulao de suas obras seria um ponto importante para abalar a concepo do escritor como ser iluminado, para questionar a aura do texto escrito. Alm disso, ambos consideram que essa conscincia de classe seria uma premissa bsica para se pensar na possibilidade de interveno social do intelectual. Ainda assim, concluem que tanto a posio legalista (dos consagrados) quanto a cooperativista (dos iniciantes), mesmo sendo passos para o engajamento concreto, no pem em cheque as relaes produtivas. Para eles, a opo marginal seria a escolha mais consciente por permitir que os autores controlassem o processo de produo, a distribuio e a venda dos livros, aproximando-se do leitor.

exemplo disso Quatro posies para ler, que apesar do ttulo juntando-se jocosamente aos subttulos (De p; Sentado; Brincando; De trs pra frente) faz uma crtica contundentemente negativa do livro Monsenhor, de Antnio Carlos Villaa, encontrando ali (ironicamente, claro) a aplicao de uma recomendao psicanaltica ao analisando de dizer tudo o que lhe viesse ao pensamento. S que Villaa se esqueceu de que no se encontrava no consultrio do analista, mas escrevendo..(idem, ibidem, p.158) E para sustentar seu argumento contra a obra, socorre-se da distino marioandradina entre lirismo e arte que, somados, resultariam em poesia. No entanto, Ana Cristina Cesar novamente assim como fez no texto Malditos marginais hereges utiliza o discurso indireto livre, tornando bastante tendencioso s suas opinies o resumo das palavras do modernista, que originalmente se mantm ambguas em relao ao verdadeiro peso que do ao quanto de controle e ao quanto de liberdade necessrio para se fazer literatura. Mais do que didaticamente esclarecer o leitor sobre o projeto potico do poeta moderno, portanto, o recurso revela a recusa da ensasta daquilo que considera ser um amontoado gratuito de sugestes. No esqueamos das palavras de Helosa Buarque de Hollanda sobre o modernismo e a antropofagia, e a sua percepo de como o movimento, de alguma forma, foi hbil em deglutir o que lhe interessava e descartar os elementos culturais que no lhe serviam. Por esse vis, a devorao que Ana Cristina Cesar faz de Mario de Andrade como mulher e como colega de gerao de um fenmeno literrio considerado desqualificado nos anos 70 , com perdo do trocadilho, deliciosa.

VIII

Mas, consciente de que em quase todo esse trabalho utilizamos o expediente de tratar nossa autora pelo epteto poeta para, apenas no ltimo pargrafo, cham-la de ensasta, talvez seja o momento de trazer para nossa discusso a pergunta: de qual Ana Cristina Cesar falamos aqui? Em outras palavras, quando Maria Lcia de Barros Camargo (2003, p. 60) cita um trecho do ensaio Nove bocas da nova musa e afirma em seguida, de que e de quem Ana Cristina estar realmente falando seno de si mesma?, podemos tambm nos perguntar de quem fala Camargo? Nesse caso especfico, j no incio da seo Ana faz o ensaio, ela associa Ana Cristina Cesar tradio dos poetas modernos que exercem o trplice ofcio: poesia, traduo e crtica (CAMARGO, ibidem, p.49).

Isso se explica porque a pesquisadora est interessada na obra integral da autora que, inegavelmente, tem como maior destaque no mbito da relevncia para a literatura brasileira a sua produo potica. Mas ns, que agora nos dedicamos a essas breves consideraes sobre seu ensasmo crtico, como devemos proceder? A labilidade das fronteiras entre sujeito e voz potica, a que nos referimos em nosso primeiro pargrafo, pode contaminar a percepo da produo crtica que nos deixou Ana Cristina Cesar? No por acaso, por certo, ocorre uma associao comum entre sujeito emprico e voz potica, e quando consideramos algumas especificidades da crtica e mesmo da narrativa em relao lrica, podemos perceber como os dois primeiros so discursos mais separados da subjetividade, ainda que uma voz crtica se construa numa exigncia de coerncia talvez mais intensa do que em relao poesia e prosa de fico, como se a descontinuidade de nfase ou conceitos pudesse abalar a reputao de um crtico, caso ele no sinalizasse quais so seus motivos e qual a trajetria de seu pensamento. Essa especificidade da crtica, que reside na mediao entre a anlise daquele que a elabora, o objeto analisado e o repertrio terico sustentando a argumentao tecida, ainda que no descarte um processo de criao e que, frequentemente, seja motivada inicialmente por paixes e intuies, pressupe uma despersonalizao medida que necessrio explicitar e desfiar os sentidos propostos, como se esse trabalho, tantas vezes metdico, predispusesse o crtico a se distanciar do aspecto emotivo de seu trabalho. Mas, se a poeta Ana Cristina Cesar recusa e tensiona a ideia corrente da associao entre lrica e eu emprico, no de se esperar que a ensasta v defender uma dicotomia rgida entre sujeito criador e crtico8, pois a sua poesia contm, na prpria concepo de literatura, uma fonte de reflexo para seu ensasmo, o seu mtodo. A sua atividade pode ser considerada, assim, metacrtica experimentando formas de produzir ensaios e resenhas que buscassem temas relevantes para a sua gerao e solues formais diversas, numa recusa permanente da homogeneidade. E, conscientes dessa multiplicidade de facetas, vamos tomar a liberdade de buscar em um exemplo de sua poesia, mais propriamente, em reflexes motivadas por ela um aspecto que parece
8

Camargo (2003, p. 70) chama a ateno para o fato de que, no ensaio Riocorrente, depois de Eva e Ado..., Ana Cristina Cesar chega a criar uma personagem fictcia para tecer algumas consideraes sobre literatura produzida por mulheres, Sylvia Riverrun (o Riocorrente do ttulo), apresentada como especialista em literatura de mulher, ex-militante feminista, ativa no movimento desde 1967, uma das fundadoras do Marxist-Feminist Literature Collective, colaboradora da revista inglesa Spare Rib (mais uma aluso ao ttulo, que d pistas sutis da brincadeira), plantonista eventual de Rape Crisis Center (...) e por a vai.

oportuno nesta discusso. Viviana Bosi (2003) observa que, no terceiro texto que compem a srie dos poemas gatogrficos, a imagem do espelho que desaba/ fere e contunde nossa cara no pode ser lida como uma mera fragmentao (negativa) da imagem do sujeito, mas acena tambm para uma possibilidade de desnudamento de um reflexo enganadoramente uno e estvel.
A dor do embate, quando o espelho narcisista e reflexivo se quebra, leva a uma pungente forma informe, arriscando-se o artista a caminhos que vo alm dos limites da criao de objetos autnomos que trazem a sua assinatura. Se a escrita anulada, tambm o corpo dissolve-se: no sobra nenhum objeto externo, ou imagem, s uma ferida e sua conscincia, em silncio num retorno em quedas renovado no poema. (BOSI, 2003, p.448)

Ao lado desse embate potico, que potencializa os conflitos entre vida e representao, temos um embate crtico, que busca tensionar a ideia de argumentao avaliativa com a experincia de uma voz que se projeta a partir de determinado ngulo, marcado historicamente e eminentemente interessado em intervir no campo literrio a partir da elaborao crtica que prope. A assuno clara dessa postura que refuta o prestgio dos procedimentos consolidados na elaborao de ensaios e resenhas tem um papel tico, que no dispensa a afirmao de outros procedimentos, particularizados. A multiplicidade de papeis e atividades que o nome Ana Cristina Cesar pressupe no permite que dotemos esse nome por trs do texto de uma identidade estvel, da qual, talvez, seja justo supor que o corpo do sujeito emprico seja o reduto. Mas quando resta o nome de um autor, e quanto mais bem sucedido ele for em sua capacidade de interessar s futuras geraes, mais ele vai se descolando das intenes e projetos da pessoa que viveu e mais ele vai sendo construdo e reconstrudo pelas palavras que deixou. Estas vo sendo incorporadas e modificadas, ao longo do tempo, pelos leitores que cativa e pelas leituras que estimula.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARTHES, Roland. A morte do autor. O rumor da lngua. So Paulo: Brasiliense, 1988. _______________. Crtica e verdade. So Paulo: Editora Perspectiva, 2007. BOSI, Viviana. O risco do gato. Vozes femininas gnero, mediaes e prticas de escrita. (Sssekind, F., Dias, T. e Azevedo, C.; org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2003. CAMARGO, Maria Lucia de Barros. Atrs dos olhos pardos Uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapec: Argos, 2003. CESAR, Ana Cristina. Crtica e traduo. So Paulo: Editora tica, 1999a. _________________. Correspondncia incompleta. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999b. FOUCAULT, Michel. O que um autor? Alpiara: Vega, 2002. HOLLANDA, Helosa Buarque de. O estranho horizonte da crtica feminista no Brasil. Vozes femininas gnero, mediaes e prticas de escrita. (Sssekind, F., Dias, T. e Azevedo, C.; org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2003. MALUFE, Annita Costa. Passagens entre escrita e vida. Letras & Letras, Uberlndia 26 (1) 33-50, jan./jun. 2010. SSSEKIND, Flora. SSSEKIND, Flora. Hagiografias. Inimigo rumor 20. So Paulo/Rio de Janeiro: Cosac Naify/7Letras, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen