Sie sind auf Seite 1von 14

Manual de

GUIA PRTICO
PROTECO JURDICA
INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P

ISS, I.P. Departamento/Gabinete

Pg. 1/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico Proteco Jurdica (9001 V4.09)

PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P.

AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P.

PAGINAO Gabinete de Comunicao

CONTACTOS Telefone: 808 266 266 (n. azul), dias teis das 08h00 s 20h00. Fax: (+351) 272 240 900 Estrangeiro: (+351) 272 345 313 Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Directa.

DATA DE PUBLICAO Dezembro 2010

ISS, I.P.

Pg. 2/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

NDICE A1 O que ? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 B1 Quem tem direito? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 B2 Posso acumular este apoio com outros que j recebo? ----------------------------------------------------------- 5 C1 Como devo proceder para receber este apoio? --------------------------------------------------------------------- 5 C2 Quando que me do uma resposta? --------------------------------------------------------------------------------- 8 D1 Como funciona este apoio? Que apoio recebo? ------------------------------------------------------------------ 9 D2 Quais as minhas obrigaes? -------------------------------------------------------------------------------------------11 D3 Porque razes termina?---------------------------------------------------------------------------------------------------11 E1 Legislao Aplicvel--------------------------------------------------------------------------------------------------------12 E2 Glossrio ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------13 Perguntas Frequentes ------------------------------------------------------------------------------------------------------------13

ISS, I.P.

Pg. 3/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

A1 O que ?

A proteco jurdica um direito das pessoas e das entidades sem fins lucrativos que no tenham condies para pagar as despesas associadas com processos judiciais (nos tribunais), em caso de despedimento, divrcio, despejo, penhoras, etc., ou extrajudiciais (fora dos tribunais), no caso de divrcio por mtuo consentimento.

A proteco jurdica inclui: Consulta jurdica consulta com um advogado (no se aplica s entidades sem fins lucrativos) Apoio judicirio nomeao de um advogado ou solicitador, dispensa de pagar as despesas com o advogado e/ou com o processo ou possibilidade de as pagar em prestaes.

B1 Quem tem direito?

Quem tem direito proteco jurdica? Quem no tem direito proteco jurdica?

Quem tem direito proteco jurdica? Cidados portugueses e da Unio Europeia. Estrangeiros e aptridas com ttulo de residncia vlido num Estado membro da Unio Europeia. Estrangeiros sem ttulo de residncia vlido num Estado membro da Unio Europeia se as leis dos seus pases de origem derem o mesmo direito aos portugueses. Pessoas que tm domiclio ou residncia habitual num Estado membro da Unio Europeia diferente do Estado membro onde vai decorrer o processo (litgios transfronteirios). Pessoas colectivas sem fins lucrativos - tm apenas direito ao apoio judicirio. Ateno: Todos os indicados acima tm de demonstrar que no tm capacidade econmica para suportar as despesas associadas com a aco judicial, com a contratao de um advogado, etc.

Nota: Encontra-se em insuficincia econmica aquele que, tendo em conta o rendimento, o patrimnio e a despesa permanente do seu agregado familiar, no tem condies objectivas para suportar pontualmente os custos de um processo.

Nota: Poder verificar se tem direito ou no proteco jurdica: Atravs dos simuladores de proteco jurdica, utilizados pelos servios da segurana social, em: http://www.seg-social.pt/left.asp?01.08.04

ISS, I.P.

Pg. 4/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

Quem no tem direito proteco jurdica? Pessoas colectivas com fins lucrativos. Estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada.

B2 Posso acumular este apoio com outros que j recebo?

Sim.

C1 Como devo proceder para receber este apoio?

Formulrios Documentos necessrios Pessoa singular (indivduos) Pessoa colectiva sem fins lucrativos Se faltar algum documento Onde se pode pedir?

Formulrios MOD PJ 1 /2007 DGSS - Requerimento de proteco jurdica para pessoa singular MOD PJ 2 /2007 DGSS - Requerimento de proteco jurdica para pessoa colectiva ou equiparada Podem ser descarregados em www.seg-social.pt > Formulrios > Apoio judicirio - Proteco Jurdica. Formulrio de pedido de apoio judicirio noutro estado-membro da Unio Europeia (disponvel em portugus e em ingls). Pode ser descarregado em www.seg-social.pt > Formulrios > Apoio judicirio Litgios Internacionais.

Ateno: ao preencher qualquer destes formulrios, muito importante que indique uma morada onde tenha a certeza que recebe a correspondncia.

Documentos necessrios Pessoa singular (indivduos) Fotocpias dos seguintes documentos, relativos pessoa que faz o pedido e s pessoas que com ele vivam em economia comum: Fotocpia de documento de identificao vlido (carto do cidado, bilhete de identidade, certido do registo civil, boletim de nascimento, passaporte), autorizao de residncia.

ISS, I.P.

Pg. 5/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

ltima declarao de IRS que tenha sido apresentada e respectiva nota de liquidao (se j tiver sido emitida) ou, na falta da declarao, certido passada pelas Finanas.

Se for trabalhador por conta de outrem Recibos de vencimento passados pela entidade patronal nos ltimos seis meses.

Se for trabalhador por conta prpria Declaraes de IVA referentes aos dois ltimos trimestres e documentos comprovativos do respectivo pagamento.

Recibos passados nos ltimos seis meses.

Se receberem apoios de outro sistema de segurana social Documento comprovativo do valor actualizado de qualquer subsdio ou penso que esteja a receber de um sistema que no seja o sistema de segurana social portugus.

Se tiverem bens imveis (casas, terrenos, prdios) Caderneta predial actualizada ou certido de teor matricial passada pelas Finanas e cpia do documento comprovativo da aquisio do imvel.

Se tiverem aces ou participaes em empresas Documento comprovativo do valor da cotao verificada no dia anterior ao da apresentao do pedido ou cpia do documento comprovativo da aquisio.

Se tiverem automveis Livrete e registo de propriedade.

Se forem membros dos rgos de administrao ou scios duma empresa Se pertencerem aos rgos de administrao duma pessoa colectiva ou forem scios com 10% ou mais do capital social de uma sociedade, devem apresentar fotocpias dos seguintes documentos relativos pessoa colectiva: ltima declarao de IRC ou IRS apresentada, consoante os casos, e respectiva nota de liquidao, se j tiver sido emitida, ou, na falta da referida declarao, de certido passada pelas Finanas; Declaraes de IVA referentes aos ltimos 12 meses e documentos comprovativos do respectivo pagamento; Documentos de prestao de contas dos trs ltimos exerccios findos ou dos exerccios findos desde a constituio, no caso de esta ter ocorrido h menos de trs anos; Balancete do ltimo trimestre, no caso de se tratar de uma sociedade.

ISS, I.P.

Pg. 6/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

Fotocpia de documento de identificao vlido da pessoa que assinou o pedido, se este tiver sido assinado por outra pessoa.

Nota: se a Segurana Social tiver acesso informao atravs das Finanas, fica dispensado de entregar os documentos relativos aos rendimentos e aos bens imveis e mveis (aces, participaes, etc.).

Nota: Considera-se Economia Comum, as pessoas que vivam com o requerente de proteco jurdica em comunho de mesa e habitao e tenham estabelecido uma vivncia em comum de entreajuda ou partilha de recursos, constem ou no da respectiva declarao de IRS.

Consideram-se, designadamente, como vivendo em economia comum com o requerente de proteco jurdica: - A pessoa que com ele viva em unio de facto; - Os seus parentes ou afins na linha recta (pais, madrasta/padrastro, avs, bisavs, filhos, noras, genros, netos, bisnetos e respectivos cnjuges); - Os parentes at ao 3 grau da linha colateral, ainda que paguem alguma retribuio: (irmos, sobrinhos e tios); - As pessoas relativamente s quais haja obrigao de convivncia ou de prestao de alimentos: (cnjuges ou ex-cnjuge, descendentes, ascendentes, irmos, etc.)

Pessoa colectiva sem fins lucrativos Fotocpias de: Fotocpia de documento de identificao vlido (carto do cidado, bilhete de identidade, certido do registo civil, boletim de nascimento, passaporte), autorizao de residncia, dos legais representantes da entidade. Estatutos/ pacto social actualizados. ltima declarao de IRC ou de IRS que tenha sido apresentada e respectiva nota de liquidao (se j tiver sido emitida) ou, na falta da declarao, certido passada pelas Finanas. Declaraes de IVA referentes aos ltimos 12 meses e documentos comprovativos do respectivo pagamento. Documentos de prestao de contas dos trs ltimos exerccios findos ou dos exerccios findos desde a constituio, no caso de esta ter ocorrido h menos de trs anos. Balancete do ltimo trimestre, se tiver.

Se tiver bens imveis (casas, terrenos, prdios) Caderneta predial actualizada ou certido de teor matricial passada pelas Finanas e cpia do documento comprovativo da aquisio do imvel.
ISS, I.P. Pg. 7/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

Se tiver aces ou participaes em empresas Documento comprovativo do valor da cotao verificada no dia anterior ao da apresentao do pedido ou cpia do documento comprovativo da aquisio.

Se tiver automveis Livrete e registo de propriedade.

Se tiver outros bens mveis Lista de todos os bens mveis sujeitos a registo que detenha por contratos de locao financeira, de aluguer de longa durao ou outros similares (com indicao do tipo, matrcula ou registo, marca, modelo, ano e valor). Ttulo de registo de outros bens mveis sujeitos a registo. Outros documentos que comprovem as declaraes prestadas.

Se faltar algum documento Independentemente da via pela qual o cliente faz o pedido, deve entregar o(s) documento(s) em falta com a maior brevidade possvel. Caso no entregue, o centro distrital da rea da residncia, ou da sede do requerente comunica-lhe atravs de carta enunciado o(s) documento(s) em falta, pedindo-lhe para apresentar os mesmos no prazo de 10 dias, e avisam-no que, caso os no entregue, o seu pedido poder ser recusado (ou seja, no ter direito a qualquer apoio no mbito da proteco jurdica). Quando o pedido/requerimento apresentado num servio de atendimento ao pblico da Segurana Social, o cliente informado, de imediato, da falta de documento(s).

Onde se pode pedir? Em qualquer servio de atendimento ao pblico da Segurana Social Enviando por fax, correio ou e-mail para o Centro Distrital da rea onde moram ou tm a sua sede (deve anexar todos os documentos necessrios).

NOTA: Se o requerimento for enviado para o VIA Segurana Social, dever, de imediato ou no mais curto prazo possvel, ser reencaminhado para o centro distrital da rea da residncia ou da sede do requerente.

C2 Quem que decide o pedido e quando que me do uma resposta?

Quem que decide o pedido Quando que me do uma resposta Se faltar algum documento Tem o direito de ser ouvido antes do pedido ser definitivamente recusado

ISS, I.P.

Pg. 8/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

O pedido decidido pelos directores dos centros distritais da rea da residncia ou da sede do requerente, ou pelas pessoas em quem estes tenham delegado tal competncia, incumbindo-lhes analisar o pedido e solicitar documentos em falta.

Recebe uma resposta em 30 dias Dentro de 30 dias. Se passados estes 30 dias no tiver recebido uma resposta, o seu pedido de proteco jurdica considera-se deferido. Ateno: isto no significa que o seu pedido seja concedido na totalidade (por exemplo, pode acontecer ter pedido para no pagar as despesas do processo e, apesar de ter passado o prazo dos 30 dias, s ter condies para lhe ser dada a possibilidade de pagar essas despesas em prestaes). A aprovao do pedido e as suas condies tm sempre de ser reconhecidas pela Segurana Social.

Se faltar algum documento Os centros distritais da rea da residncia do requerente escrevem-lhe, pedindo-lhe para apresentar os documentos em falta no prazo de 10 dias, e avisam-no que, caso os no entregue, o seu pedido poder ser recusado. A contagem dos 30 dias fica suspensa at apresentar os documentos.

Tem o direito de ser ouvido antes do pedido ser definitivamente recusado Se os servios da Segurana Social decidirem recusar o pedido, no todo ou em parte, tm de o avisar por escrito que essa a sua inteno e dar-lhe 10 dias para responder. Junto com a sua resposta pode enviar documentos que estivessem em falta ou que comprovem os seus argumentos. Se no se manifestar no prazo de 10 dias, a deciso torna-se definitiva. No lhe enviada uma nova carta.

D1 Como funciona este apoio? Que apoio recebo?

Consulta jurdica Apoio judicirio

Consulta jurdica Consulta com um advogado para discutir um caso concreto em que os seus interesses ou os direitos esto envolvidos. Alm de esclarecer e aconselhar, o advogado pode tambm ajud-lo a resolver o problema sem recorrer aos tribunais (por exemplo, sugerindo que envie uma carta).

Apoio judicirio O apoio judicirio tem as seguintes modalidades:

ISS, I.P.

Pg. 9/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

Dispensa de taxa de justia e demais encargos com o processo No tem de pagar a taxa de justia nem as outras despesas relacionadas com o processo.

Pagamento faseado de taxa de justia e demais encargos com o processo Pode pagar a taxa de justia e as outras despesas relacionadas com o processo em prestaes

Nomeao e pagamento da compensao de patrono Como no tem possibilidade de pagar a um advogado, a Ordem dos Advogados nomeia-lhe um. Este advogado pago pelo Ministrio da Justia.

Nomeao e pagamento faseado da compensao de patrono Como no tem possibilidade de pagar a um advogado, a Ordem dos Advogados nomeia-lhe um. Paga a compensao (honorrios) deste advogado ao Tribunal em prestaes.

Pagamento da compensao de defensor oficioso O advogado que o defende em processo-crime (tribunal criminal) nomeado pelo Tribunal. Este advogado pago pelo Ministrio da Justia.

Pagamento faseado da compensao de defensor oficioso; O advogado que o defende em processo-crime (tribunal criminal) nomeado pelo Tribunal. Paga a compensao (honorrios) deste advogado ao Tribunal em prestaes.

Atribuio de agente de execuo -lhe nomeado um solicitador que trata dos procedimentos relativos execuo (por exemplo, uma penhora).

Notas: 1. Se o requerente ou qualquer elemento do seu agregado familiar participar em mais de um processo em que beneficie de apoio judicirio nas modalidades de pagamento faseado, o agregado familiar considerado como um nico beneficirio para efeitos de concesso de apoio judicirio, valendo como montante e periodicidade da prestao, para todos os processos, os que forem fixados em primeiro lugar, de acordo com os critrios previstos na lei.

2. O pagamento das prestaes deve ser efectuado apenas no processo fixado em primeiro lugar, independentemente de dever ser comprovado em todos os pedidos que o requerente, ou os elementos do agregado familiar, venham sucessivamente a formular.

ISS, I.P.

Pg. 10/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

D2 Quais as minhas obrigaes?

Comunicar pontualmente qualquer alterao da situao econmica verificada quando foi feito o pedido, que lhe permita dispensar a proteco jurdica concedida.

D3 Porque razes termina?

A proteco jurdica retirada A proteco jurdica termina

A proteco jurdica retirada Se a situao econmica (do prprio ou do seu agregado familiar) se alterar e puder dispensar a proteco jurdica. Se surgirem provas de que a proteco jurdica lhe foi concedida por razes invlidas. Se os documentos que serviram de base concesso forem declarados falsos por deciso do Tribunal da qual j no pode haver recurso. Se, em recurso, for confirmada a sua condenao como litigante de m f (ou seja, se tiver mentido, atrasado propositadamente o processo, tentado obstruir a justia, etc.). Se, em aco judicial para receber penso de alimentos provisria, lhe for atribuda uma quantia para pagar essa aco judicial. Se lhe tiver sido concedido apoio judicirio na modalidade de pagamento faseado e no tiver pago uma prestao e, em seguida, no tiver pago a prestao em falta nem a respectiva multa dentro do prazo que lhe foi dado para o fazer.

A proteco jurdica termina Pelo falecimento da pessoa singular ou pela extino ou dissoluo da pessoa colectiva a quem foi concedido (salvo se os sucessores, ao pedirem ao Tribunal que os reconhea como sucessores, juntarem cpia do pedido de apoio judicirio e da sua aceitao e este vier a ser aprovado). Se tiver passado um ano desde que foi concedida a proteco jurdica e no tiver ido a qualquer consulta jurdica ou dado incio aco em tribunal, por razo que seja da sua responsabilidade.

ISS, I.P.

Pg. 11/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

E1 Legislao Aplicvel

Portaria n. 10/2008, de 3 de Janeiro, alterada pelas Portarias ns 210/2008, de 29 de Fevereiro e 654/2010, de 11 de Agosto Procede regulamentao da Lei 34/2004, de 29 de Julho, na redaco dada pela Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto, nomeadamente quanto fixao do valor da taxa devida pela prestao de consulta jurdica, definio das estruturas de resoluo alternativa de litgios s quais se aplica o regime de apoio judicirio, definio do valor dos encargos para efeitos do disposto no n. 2 do artigo 36. da lei referida, regulamentao da admisso dos profissionais forenses no sistema de acesso ao direito, nomeao de patrono e de defensor e ao pagamento da respectiva compensao.

Portaria n 11/2008, de 3 de Janeiro Adequa o modelo de requerimento de proteco jurdica aprovado pela Portaria n. 1085-B/2004, para as pessoas singulares e para as pessoas colectivas sem fins lucrativos (que podem apenas beneficiar da modalidade de apoio judicirio) s alteraes introduzidas pela Lei n 47/2007, de 28 de Agosto Lei n 34/2004, de 29 de Julho.

Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto Fixa os critrios de prova e de apreciao da insuficincia econmica para a concesso de proteco jurdica.

Portaria n. 288/2005, de 21 de Maro Altera a Portaria n. 1085-A/2004, de 31 de Agosto, que fixa os critrios de prova e de apreciao da insuficincia econmica para a concesso da proteco jurdica.

Decreto-Lei n. 71/2005, de 17 de Maro Regula a proteco jurdica no mbito de litgios transfronteirios.

Portaria n. 1085-A/2004, de 31 Agosto, na redaco dada pela Portaria n 288/2005, de 21 de Maro, e pela Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto Fixa os critrios de prova e de apreciao da insuficincia econmica para a concesso de proteco jurdica.

Lei n. 34/2004, de 29 de Julho, na redaco dada pela Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto Altera o regime de acesso ao direito e aos tribunais e transpe para a ordem jurdica nacional a Directiva n 2003/8/CE, do Conselho, de 27 de Janeiro, relativa melhoria do acesso justia nos litgios transfronteirios atravs do estabelecimento de regras mnimas comuns relativas ao apoio judicirio no mbito desses litgios.

ISS, I.P.

Pg. 12/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

E2 Glossrio

Litgio transfronteirio o processo em que a pessoa que pede proteco jurdica tem domiclio ou residncia habitual num Estado Membro da Unio Europeia que no aquele onde vai decorrer a aco.

Perguntas Frequentes

Quem tem direito proteco jurdica? Cidados portugueses e da Unio Europeia Estrangeiros e aptridas com ttulo de residncia vlido num Estado membro da Unio Europeia.

Exemplo: Qualquer cidado que tenha ttulo de residncia vlido num pas da UE Estrangeiros sem ttulo de residncia vlido num Estado membro da Unio Europeia se as leis dos seus pases de origem derem o mesmo direito aos portugueses.

Exemplo: Qualquer cidado que embora sem ttulo de residncia vlido num pas da EU (que resida, por exemplo, no Brasil) pode ter apoio judicirio num pas da UE se o pas onde reside (Brasil) conceder o mesmo direito a um portugus.

Pessoas que tm domiclio ou residncia habitual num Estado membro da Unio Europeia diferente do Estado membro onde vai decorrer o processo (litgios transfronteirios).

Sempre que um estrangeiro com residncia num Estado membro da UE, necessite de apoio judicirio para resolver um litgio nos tribunais portugueses ou, inversamente, sempre que um cidado residente em Portugal necessite de recorrer aos tribunais estrangeiros (de um pas da EU) dever preencher um formulrio prprio para litgios transfronteirios que se encontra disponvel, em portugus e em ingls, na Internet em www.seg-social.pt>Formulrios>Apoio judicirio> Litgios internacionais.(FORMULARIO PARA PEDIDO DE APOIO JUDICIRIO NOUTRO ESTADO MEMBRO DA UNIO EUROPEIA)

Exemplo: Um portugus que durante as frias tenha tido um acidente em Espanha, precisando de recorrer aos tribunais espanhis. Ou, inversamente, Um Espanhol que durante as frias tenha tido um acidente em Portugal, precisando de recorrer aos tribunais portugueses.

ISS, I.P.

Pg. 13/14

Guia Prtico Proteco Jurdica

Como posso saber, antes de apresentar o pedido de proteco jurdica, a que modalidades posso ter direito? Pode fazer uma simulao em http://www.seg-social.pt/ > Simuladores > Clculo do valor de rendimento para efeitos de proteco jurdica: http://www.seg-social.pt/left.asp?01.08.04

Um cidado espanhol, residente em Portugal com ttulo de residncia vlido em Portugal, com processo a decorrer em Espanha. Onde requerer o apoio judicirio? Qual o formulrio? Requer em Portugal, atravs FORMULRIO PARA PEDIDO DE APOIO JUDICIRIO NOUTRO ESTADO MEMBRO DA UNIO EUROPEIA.

Um Portugus, residente em Espanha com ttulo de residncia vlido, com um processo em tribunal Portugus, onde requerer o apoio judicirio? Qual o formulrio? Requer em Espanha, atravs FORMULRIO PARA PEDIDO DE APOIO JUDICIRIO NOUTRO ESTADO MEMBRO DA UNIO EUROPEIA.

ISS, I.P.

Pg. 14/14

Das könnte Ihnen auch gefallen