Sie sind auf Seite 1von 30

CAdErNos TCNiCos ProCiV

Manual de Apoio Elaborao de Planos de Coordenao para Eventos de Nvel Municipal

Edio: AuToridAdE NACioNAl dE ProTECo CiVil novEmbro dE 2011

02

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

NdiCE PArTE i ENQuAdrAMENTo GErAl 1. PrEMbulo 2. MbiTo dE APliCAo 3. EsTruTurA TiPo dos PlANos dE CoordENAo PArA EVENTos PArTE ii CoNTEdo dos PlANos dE CoordENAo 1. dEsCrio E CArACTErizAo do EVENTo 1.1. CaraCTErizao do EvEnTo 1.2. anTECEdEnTEs/HisTorial do EvEnTo 2. orGANizAo dA rEsPosTA 2.1. misso do PosTo dE CoordEnao dE EvEnTos 2.2. aPC E EnTidadEs dE aPoio Envolvidas no PC 2.3. arTiCulao E aTuao dos aPC E EnTidadEs dE aPoio 2.3.1. misso das EsTruTuras auTrquiCas 2.3.2. misso dos aPC 2.3.3. misso das EnTidadEs dE aPoio 2.3.4. misso das EsTruTuras dE Comando oPEraCional 3. oPErAEs dE ProTEo E soCorro 3.1. oriEnTaEs E insTruEs GErais 3.2. sEGurana ConTra inCndio 3.3. PosTos mdiCos E TransPorTE dE vTimas 3.4. alTEraEs ao TrnsiTo E CorrEdorEs dE EvaCuao E PEnETrao 3.5. sETorizao 3.6. Comando 3.7. ComuniCaEs 3.8. adminisTrao E loGsTiCa 4. GEsTo dE iNforMAo 4.1. rElaTrios dE siTuao 4.2. informao PbliCa 5. iNforMAo CoMPlEMENTAr 5.1. ConCEiTos E dEfiniEs 5.2. lisTa dE ConTaCTos 5.3. lisTa dE disTribuio do PC 5.4. lisTa dE siGlas E aCrnimos do PC 5.5. anExos do PC anExo 1 alTEraEs ao TrnsiTo E CorrEdorEs dE EvaCuao E PEnETrao anExo 2 sETorizao anExo 3 diaGrama dE Comando E TransmissEs anExo 4 lisTa dE ConTaCTos anExo 5 lisTa dE disTribuio do PC PArTE iii iNforMAo CoMPlEMENTAr 1. biblioGrAfiA E rEfErNCiAs lEGislATiVAs 2. lisTA dE siGlAs E ACrNiMos 5 5 6 7 8 8 8 9 10 10 10 11 11 12 12 12 14 14 14 15 16 16 17 17 18 19 19 19 21 21 21 21 22 23 23 24 25 26 26 27 27 29

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

03

1 - Planos de Coordenao so documentos que visam o planeamento, organizao e coordenao dos aPC e das entidades de apoio envolvidas durante todo o evento, para que, caso ocorra alguma situao anmala e inusitada qual seja necessria a sua interveno, o tempo de resposta seja minimizado de modo a repor a normalidade.

o que o Manual de Apoio Elaborao de Planos de Coordenao para Eventos de Nvel Municipal? um documento que pretende auxiliar a elaborao do Plano de Coordenao1 (PC). Este manual tem como objetivo dotar os servios municipais de Proteco Civil (smPC) de uma base comum para a operacionalizao das misses que lhes so atribudas nos PC para eventos de mbito municipal. as indicaes apresentadas neste documento tiveram por base o disposto na lei de bases da Proteco Civil (lei n. 27/2006, de 3 de Julho), na lei que define o enquadramento institucional e operacional da Proteco Civil no mbito municipal (lei n. 65/2007, de 12 de novembro), no sistema integrado de operaes de Proteco e socorro sioPs (decreto-lei n. 134/2006, de 25 de Julho), na directiva operacional nacional (don) n. 1 dispositivo integrado das operaes de Proteo e socorro (dioPs) e no regime Jurdico de segurana Contra incndio em Edifcios (decreto-lei n. 220/2008, de 12 de novembro). Por fim, foram ainda tidas em considerao as boas prticas existentes no domnio da elaborao de PC para eventos de mbito municipal realizados no distrito de faro. A quem interessa? Este documento orientador interessa aos smPC, agentes de Proteo Civil (aPC) e a todas as entidades de apoio que participam no processo do planeamento de emergncia em eventos de mbito municipal. Quais os contedos deste Manual de apoio? o presente documento contempla as orientaes necessrias para a elaborao dos PC para Eventos de mbito municipal, nomeadamente no que se refere ao processo de planeamento, organizao e coordenao no quadro das aces de resposta a situaes de emergncia. o manual encontra-se dividido em trs partes: Parte i feita uma abordagem geral ao conceito e organizao de um PC. Parte ii apresentada uma explicao dos contedos sugeridos para a estrutura tipo dos PC, apresentando-se sempre que possvel, informao exemplificativa. Parte iii apresentada informao adicional referente elaborao do presente manual.

04

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

antes de imprimir este caderno pense bem se mesmo necessrio. Poupe electricidade, toner e papel. se optar por imprimir, este caderno foi preparado para serem usados os dois lados da mesma folha durante a impresso.

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

05

PArTE i ENQuAdrAMENTo GErAl 1. PrEMbulo


2 - Evento, no mbito deste manual, define-se como toda e qualquer atividade de acesso livre ou condicionado, em local aberto ou em recinto fechado, que interfira nas condies de normalidade do quotidiano do municpio, perturbando ou interrompendo a livre circulao de pedestres e/ou veculos, ou colocando em risco a segurana de pessoas e bens.

um pouco por todo o pas, e frequentemente na regio do algarve, realizam-se eventos2 de grandes dimenses tais como: festas e comemoraes de Passagens de ano; Eventos desportivos (rallies, tnis, futebol, ciclismo); Eventos temticos (festas medievais, concentrao de motos, festivais gastronmicos, romarias); festivais de msica; outros. Estes eventos, pela sua dimenso, caractersticas ldicas, socioculturais, pblico-alvo, entre outros fatores, so suscetveis de desencadear uma grande mobilizao de visitantes/ espectadores que se concentram no local do evento, acrescendo a probabilidade de ocorrncia de situaes anmalas e inusitadas. face ao exposto, torna-se necessrio constituir um dispositivo de preveno e resposta integrado, no mbito da proteo e socorro, adequado ao risco acrescido e identificado, com elevado grau de prontido. desta forma, a elaborao de PC reala-se como essencial para a obteno de um bom planeamento e organizao das operaes de proteo e socorro, que possam surgir. os documentos a constituir, que podero assumir a denominao de Plano de Coordenao para [designao do nome do evento] em [designao do local de realizao do evento], devero ser documentos simples, flexveis e dinmicos e ser desenvolvidos com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as aes necessrias resposta. devero ainda definir as orientaes relativamente ao modo de atuao dos vrios aPC e entidades de apoio a empenhar em operaes de proteo e socorro. no que concerne ao mbito e vigncia, a entidade responsvel pela elaborao do PC dever estabelecer que o acionamento do mesmo tem carter permanente, mencionando o espao temporal em que est vigente, pelo GdH3 (Grupo data Hora). sugere-se que neste ponto seja mencionada a data de aprovao do PC bem como a entidade responsvel pela sua aprovao. Exemplo: a) o presente PC estar em vigor durante toda a durao do evento 131415Jan11 - 141600Jan11, sendo permanente o seu acionamento durante o espao temporal designado. b) o presente Plano de execuo permanente para todas as entidades envolvidas, sempre que tal se justifique, a partir da data de aprovao. c) no mbito da segurana, na sua componente security excecionam-se deste Plano os incidentes que, por razo da sua origem, configurem incidentes ttico-policiais graves e cuja responsabilidade recaia no mbito das foras e servios de segurana (fss) ou do sistema de segurana interna (ssi).

3 - ddHHmmmmmaa (131415Jan11 - dia 13 de Janeiro de 2011, 14:15 Horas)

06

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

2. MbiTo dE APliCAo os PC para Eventos devem aplicar-se a eventos que sejam realizados no mbito territorial do municpio, quer sejam eventos confinados a espaos fechados 4, quer sejam realizados em recintos ao ar livre5, e que ocupam zonas ou locais de utilizao pblica, com personalidade jurdica pblica ou privada, que envolvam a presena ou movimentao de grandes massas populacionais. Em todo o caso, clarificar-se que, ainda que os PC se comportem como instrumentos de gesto operacional que visam responder a ocorrncias inusitadas que possam ocorrer durante o perodo de realizao de um evento, estes carecem de base legal pelo que, numa situao em que se registem acidentes graves ou catstrofes, os mesmos devem ser supridos pelos Planos municipais de Emergncia de Proteo Civil (PmEPC). desta forma, os PC para Eventos devem estar articulados com os PmEPC garantindo que, caso se registem situaes incaratersticas e que extravasem o trmite dos PC, estes sejam ativados, reforando a capacidade de responder com eficcia, rapidez e segurana s situaes de proteo e socorro, com uma forte articulao entre aPC e entidades de apoio. dever ainda garantir-se que, declarada a situao de alerta de mbito municipal, so adotadas as medidas adequadas e proporcionais necessidade de enfrentar graus crescentes de perigo que podero no estar contempladas nos PC e que podero implicar a ativao do PmEPC. uma vez ativado o PmEPC ou declarada a situao de alerta de mbito municipal, o Presidente da Cmara (ou o seu substituto legal), enquanto autoridade Poltica de Proteo Civil, assume a direo e conduta das operaes de proteo civil.

4 - Pavilhes multiusos, Escolas, Centros de formao, Tendas, Templos religiosos, museus, etc. 5 - Campos de futebol, ao nvel dos bairros, ruas, etc.

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

07

3. EsTruTurA TiPo dos PlANos dE CoordENAo dE EVENTos a ttulo de sugesto indica-se o ndice tipo do PC. 1. descrio e Caraterizao do Evento 1.1. Caraterizao do evento 1.2. antecedentes/Historial do evento 2. organizao da resposta 2.1. misso do Posto de Coordenao de Eventos 2.2. aPC e entidades de apoio envolvidas no PC 2.3. articulao e actuao dos aPC e entidades de apoio 2.3.1. misso das estruturas autrquicas 2.3.2. misso dos aPC 2.3.3. misso das entidades de apoio 2.3.4. misso das estruturas de Comando operacional 3. operaes de Proteo Civil 3.1. orientaes e instrues Gerais 3.2. segurana Contra incndio 3.3. Postos mdicos e transporte de vtimas 3.4. alteraes ao trnsito e corredores de evacuao e penetrao 3.5. setorizao 3.6. Comando 3.7. Comunicaes 3.8. administrao e logstica 4. Gesto de informao 4.1. relatrios de situao 4.2. informao pblica 5. informao Complementar 5.1. Conceitos e definies 5.2. lista de contactos 5.3. lista de distribuio do PC 5.4. lista de siglas e acrnimos do PC 5.5. anexos do PC anexo 1 alteraes ao trnsito e corredores de evacuao e penetrao anexo 2 setorizao anexo 3 diagrama de Comando e Transmisses anexo 4 lista de contactos anexo 5 lista de distribuio do PC

08

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

PArTE ii CoNTEdo dos PlANos dE CoordENAo 1. dEsCrio E CArATErizAo do EVENTo 1.1. Caracterizao do evento neste ponto dever ser elaborada uma descrio e caracterizao do evento, nomeadamente: Tipo de evento; organizao e promoo do evento; localizao do evento; Caraterizao do recinto; Programa do evento e seu horrio; nmero de visitantes previstos; Caratersticas dos visitantes previstos; Previso meteorolgica; Probabilidade de ocorrncias. Exemplo: a Passagem de ano em , desde sempre, uma das grandes apostas do municpio e tem-se afirmado, ao longo dos anos, como um dos maiores acontecimentos do gnero a nvel nacional. o destaque deste ano vai para a transmisso por um canal de televiso do concerto de , a partir das 21.30 horas, e seguidamente, s 00:00 horas surgir o fogo-de-artifcio. a festa continuar das 00:30 s 02:00 horas com a animao a cargo do dJ portugus mais reconhecido da atualidade que promete um alinhamento especial e contar com a participao de diversos convidados. a) o Palco ficar localizado no pavimento da praa principal, conforme mapa em anexo. o fogo-de-artifcio ser lanado no castelo da cidade, estimando-se para este evento uma afluncia de 60.000 visitantes, sobretudo jovens; b) Considerando um evento deste tipo e a poca do ano em que ocorre, espera-se um elevado nmero de pessoas, originando uma grande concentrao em espaos devidamente identificados, possveis de gerar situaes de compresso e outras situaes associadas; c) o acesso ao recinto, faz-se pedonalmente, atravs das vrias artrias da cidade que terminam na praa principal ou atravs do mini-bus que circular pela cidade e que transportar os visitantes at praa principal; d) Prevem-se temperaturas muito baixas e a possibilidade de ocorrncia de aguaceiros. Probabilidade de ocorrncias incndios urbanos; afogamento/desaparecimento de pessoas no mar; intoxicao alimentar; intoxicao por ingesto excessiva de bebidas alcolicas e Estupefacientes; Esmagamentos, decorrentes de situaes de pnico; desaparecimento de pessoas;

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

09

ferimentos causados por quedas ou por agresses; desacatos/Tumultos; desmoronamento de estruturas; doenas sbitas; (). 1.2. Antecedentes/Historial do evento neste ponto do PC, dever ser feita uma abordagem histrica com a descrio de eventos passados, onde devem constar todas as informaes pertinentes e o mais completo possvel: data do(s) evento(s); localizao do(s) evento(s) (descrio do local); nmero de visitantes; aPC e entidades de apoio envolvidos; Tipo de ocorrncias; nmero de ocorrncias; Constrangimentos. Exemplo: nmero de visitantes em anos anteriores: 2007 N Visitantes 35 000 2008 42 300 2009 29 000 2010 59 000

aPC e entidades de apoio envolvidos em anos anteriores: 2007 APC e entidades de apoio smPC Gnr PsP inEm Cb CvP 2008 smPC Gnr PsP inEm Cb 2009 smPC Gnr PsP Cb CvP 2010 smPC Gnr PsP inEm Cb CvP

Tipo de ocorrncias observadas em anos anteriores: 2007 Pr-Hospitalar assistncia local assistncia Postos mdicos (Pma) Evacuao unidade Hospitalar 10 5 1 2008 20 15 5 2009 6 7 2 2010 20 10 9

10

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

2. orGANizAo dA rEsPosTA 2.1. Misso do Posto de Coordenao de Eventos neste ponto dever ser descrita a misso do Posto de Coordenao do Evento (PCE). dever indicar-se quem o responsvel pelo PCE, o qual ser incumbido de informar o responsvel pelo PC, de qualquer situao anmala que se registe. Exemplo: a) Garantir de forma integrada uma adequada, expedita e eficaz mobilizao de meios e recursos, humanos e tcnicos, dos aPC e entidades cooperantes passveis de, coordenadamente, responder s situaes de proteo e socorro; b) Garantir a segurana, tranquilidade e a prestao de socorro durante a realizao do evento, com responsabilidades individuais nos seus planos de atuao especficos a cada uma e integradas holisticamente num dispositivo; c) Estabelecer uma matriz constituda por recursos humanos e equipamentos, de resposta operacional pertencentes aos aPC e estruturas, foras e unidades envolvidas no safety/ security, capaz de responder com eficcia s ocorrncias, no domnio de Proteo e socorro, nomeadamente: i) Emergncia Pr - hospitalar; ii) acidentes; iii) incndios; iv) apoio populao; v) (). d) assegurar a gesto coordenada dos fluxos de informao entre os aPC e as entidades de apoio intervenientes, atravs da realizao de briefings; e) (). 2.2. APC e entidades de apoio envolvidas no PC neste ponto devero ser referenciados todos os aPC, entidades de apoio e servios camarrios envolvidos/atuantes, com misso atribuda no PC. Exemplo: Agentes de Proteo Civil Corpo de bombeiros (Cb) de Gnr PsP inEm CvP () Entidades de Apoio e servios Camarrios Entidade organizadora do evento (EoE) smPC Gabinete Tcnico florestal

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

11

Polcia municipal (Pmun) Empresas de segurana privada (EsP) 2.3. Articulao e atuao dos APC e entidades de apoio neste tpico, devero ser descritas as competncias, atribuies ou misses dos aPC e entidades de apoio envolvidos no PC. 2.3.1. Misso das estruturas autrquicas Exemplo: CMArA MuNiCiPAl (CM) de disponibiliza meios, recursos e pessoal para a efectiva montagem do dispositivo; refora o acompanhamento da situao, em permanente articulao com o Comandante operacional municipal (Com); apoia na evacuao e transporte de pessoas, em estreita coordenao com o PCE; apoia e sustenta logisticamente as operaes de socorro e aciona o equipamento para interveno nas diversas ocorrncias de acordo com as necessidades do Comandante das operaes de socorro (Cos); atravs do smPC colabora na efetiva implementao do presente plano; () sErVio MuNiCiPAl dE ProTEo CiVil (sMPC) de Promove a sinalizao de infra-estruturas nomeadamente virias, para preveno e proteo dos cidados e para uma utilizao mais rpida e eficaz por parte dos meios de proteo e socorro; Efetiva o seu apoio s possveis ocorrncias atravs do envolvimento de elementos, para reconhecimento e orientao, no terreno; apoia logisticamente as operaes de proteo civil e socorro e colocam disposio os equipamentos e mquinas para interveno, de acordo com as necessidades; () JuNTA dE frEGuEsiA (Jf) de Promove aes de sensibilizao da populao e colabora nas que forem desenvolvidas pela Cm; Colabora na sinalizao de infra-estruturas, nomeadamente virias, para preveno e proteo dos cidados e para uma utilizao mais rpida e eficaz por parte dos meios de proteo e socorro; Colabora na sinalizao relativa a cortes de estradas, decididos por precauo ou originados por acidentes ou por fenmenos meteorolgicos, bem como as vias alternativas; disponibiliza meios, por solicitao do Com, no mbito das suas competncias, sempre que a situao o exigir; Colabora na divulgao de avisos populao de acordo com as orientaes dos responsveis municipais; ()

12

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

2.3.2. Misso dos APC Exemplo: GuArdA NACioNAl rEPubliCANA (GNr) assegura todas as aes relacionadas com a segurana do evento na respetiva rea de interveno territorial; assegura a manuteno da lei e ordem, na sua zona de interveno, salvaguardando a atuao das outras Entidades e organismos operacionais; assegura a presena de um oficial de ligao no PCE; Posicionamento dos meios: sector bravo, Charlie e delta. CorPo dE boMbEiros (Cb) dE Estabelece um dispositivo, no domnio da proteo e socorro adequado a esta operao; desenvolve todas as aes que conduzam a uma imediata interveno em acidentes, potenciando uma atuao articulada do dispositivo, visando uma clere reposio das condies normalidade; assegura a presena de um oficial de ligao no PCE para a ligao e articulao dos recursos envolvidos; Posicionamento dos meios: sector Charlie, sector bravo, sector delta. 2.3.3. Misso das entidades de apoio Exemplo: EMPrEsAs dE sEGurANA PriVAdA (EsP) apoiar as foras de segurana nas aes de proteo de bens e equipamentos em espaos pblicos; () 2.3.4. Misso das estruturas de Comando operacional Exemplo: CoMANdANTE oPErACioNAl MuNiCiPAl (CoM) de acompanha permanentemente as operaes de proteo e socorro, comparece no local do sinistro sempre que as circunstncias o aconselhem; Coordena as operaes de socorro quando a dimenso do sinistro requerer o emprego de meios de mais de um Cb; articula com os diversos aPC de mbito municipal, a coordenao dos meios que venham a ser necessrios empenhar no desenvolver das operaes; sem prejuzo da dependncia hierrquica e funcional do Presidente da Cmara, mantm permanente ligao de articulao operacional com o Comandante operacional distrital (Codis) sendo responsvel operacionalmente por todo o dispositivo empenhado; fornece em exclusivo aos rgos de comunicao social a informao oficial sobre a ocorrncia, limitando-se informao das operaes de proteo e socorro, sendo as informaes de mbito policial da exclusiva competncia das fss com responsabilidade na rea da ocorrncia.

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

13

CoMANdANTE dAs oPErAEs dE soCorro (Cos) a funo de Cos assumida por um elemento de Comando do Cb da rea de atuao, que se articula permanentemente com o Com. CHEfE dE GruPo dE CoMbATE A iNCNdios (CGCi)/EMErGNCiA PrHosPiTAlAr a funo de Chefe de Grupo de Combate a incndios assumida por um elemento de Chefia do Cb.

14

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

3. oPErAEs dE ProTEo E soCorro 3.1. orientaes e instrues gerais neste ponto devero constar todas as informaes pertinentes s operaes de proteo e socorro, nomeadamente, consideraes gerais inerentes organizao do evento, orientaes relativas a comportamentos e procedimentos a adoptar, entre outras instrues que sejam relevantes no mbito do PC. Exemplo: as aes de socorro em Eventos comportam, pelas caractersticas do prprio ambiente festivo/ldico de ocasio, condicionalismos para as fss; a dificuldade de acesso para que as diferentes entidades cumpram a misso que lhes incumbida, agravada pela grande concentrao de pessoas no local, tal como a visibilidade que as fss tm numa manobra de socorro, so aspectos a ter em ateno. Evidencia-se assim, uma importncia extrema para que as diferentes fss cumpram as normas de segurana de forma rigorosa, preconizadas pela entidade responsvel; o bom senso dever imperar entre todos os aPC destacados e com funes no evento, tal como a boa articulao, disciplina e respeito, somente com um nico objetivo, a Eficcia; Considerar o planeamento como instrumento de apoio deciso, flexvel, e de responsabilidade transversal; Coordenar o planeamento e a resposta de proteo e socorro, em estreita ligao com as fss, o Cb, o inEm, a autoridade martima (am), o smPC e demais servios camarrios no que toca ao apoio logstico; Planear e operacionalizar um dispositivo de socorro e assistncia fortalecendo a capacidade de interveno no que respeita a: Combate a incndios; socorro diferenciado na rea da emergncia pr-hospitalar e desencarceramento; Evacuaes primrias e secundrias; socorro em situaes incaratersticas. 3.2. segurana Contra incndio neste ponto dever ser feita referncia legislao especfica de segurana Contra incndio em Edifcios (sCiE), nomeadamente na utilizao-tipo em que o Evento se insere e exigncias descritas no mesmo documento. Exemplo: Caracterizao do Evento: Evento ao ar livre com 50000 pessoas Estamos perante uma utilizao-Tipo: Tipo vi espetculos e reunies pblicas, corresponde a edifcios, partes de edifcios, recintos itinerantes ou provisrios e ao ar livre que recebam pblico, destinados a espetculos, reunies pblicas, exibio de meios audiovisuais, bailes, jogos, conferncias, palestras, culto religioso e exposies, podendo ser, ou no, polivalentes e desenvolver as atividades referidas em regime no permanente, nomeadamente teatros, cineteatros, cinemas, coliseus, praas de touros, circos, salas de jogo, sales de dana, discotecas,

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

15

bares com msica ao vivo, estdios de gravao, auditrios, salas de conferncias, templos religiosos, pavilhes multiusos e locais de exposies no classificveis na utilizao-tipo x; Categoria de risco: 4 Categoria de risco: Efectivo de 50 000 pessoas. medidas de autoproteo: registos de segurana Plano de Preveno Plano de Emergncia interno aces de sensibilizao e formao organizao da segurana: deve ser implementado um servio de segurana Contra incndio, constitudo por um delegado de segurana com as funes de chefe de equipa e pelo nmero de elementos adequado dimenso da utilizao-tipo e categoria de risco: Para uma utilizao-Tipo vi e 4 Categoria de risco: 10 Elementos na equipa de segurana. durante os perodos de funcionamento das utilizaes-tipo (evento e seu espao fsico), o posto de segurana que as supervisiona (leia-se PCE) deve ser mantido ocupado, em permanncia, no mnimo por um agente de segurana (aPC previamente designado para a funo). o delegado de segurana, que chefia a equipa, deve desempenhar as suas funes enquanto houver pblico presente, podendo os restantes agentes de segurana ocupar-se habitualmente com outras tarefas, desde que se encontrem permanentemente suscetveis de contacto com o posto de segurana e rapidamente mobilizveis. 3.3. Postos Mdicos e transporte de vtimas neste ponto dever(o) ser mencionada(s) a(s) localizao(es) do(s) Pma montado(s) no recinto do evento. alm disso devero ser identificados os recursos, humanos e materiais, disponveis no(s) Pma, durante os vrios perodos do(s) dia(s) em que decorrer do evento. devero ainda ser identificados os meios de transporte de vtimas que esto distribudos no recinto bem como a sua localizao. Exemplo: durante o decorrer do evento estaro em funcionamento 2 Pma (um localizado junto ao Palco ou outro localizado junto entrada principal) que funcionaro, em permanncia, das 9h00 at s 24h00, onde estaro dois mdicos e quatro enfermeiros; Em cada um dos postos esto estacionadas duas ambulncias do tipo absC e uma moto 4; a ambulncia tem como misso o transporte das vtimas para o hospital de referncia. a moto 4, servir para facilitar o transporte de pessoal e equipamento para locais afastados dos Pma em que se encontrem as vtimas; ().

16

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

3.4. Alteraes ao trnsito e corredores de evacuao e penetrao dever ser feita a referncia descritiva e representada, com recurso a imagem/ortofotomapa e mapa das(os): vias cortadas ao trnsito; vias condicionadas ao trnsito; vias alternativas; Corredores de evacuao; Corredores de penetrao. Exemplo: de modo a assegurar a segurana de pessoas e bens, bem como facilitar a interveno de meios de proteo e socorro, as seguintes artrias do municpio estaro circunscritas ao trnsito: avenida manuel i Cortada ao trnsito; rua maria amlia funciona apenas no sentido norte-sul; rua Joo iv e rua Joo lcio vias de circulao alternativas; avenida rosa funciona como corredor de evacuao; (). Exemplo ortofotomapa e mapa: anExo 1 3.5. setorizao o que pretendido neste tpico uma caraterizao setorial, distinguindo assim as diferentes reas com diferentes riscos e diferentes nveis de afluncia de pblico. dever ser feita tambm uma caraterizao dos perodos mais crticos, tendo em contas os intervalos de tempo em que se perspective maior e menor afluncia de pblico. a setorizao dever ser apresentada de forma descritiva e representada com recurso a imagem/ortofotomapa e mapa. o PCE dever tambm ser representado na imagem/ortofotomapa e no mapa, tal como eventuais Pma, zonas de Concentrao e reserva (zCr), zona de apoio (za), zonas de reunio (zr) e todas as estruturas de apoio. Exemplo: a setorizao dever ser feita com recurso s diferentes cores e designaes: rea a (indicar a cor) setor rea a () setor rea a () setor rea a () PCE rea a () Pma 1 rea a () Pma 2 rea a () zCr rea a () za

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

17

Exemplo ortofotomapa e mapa: anExo 2 3.6. Comando o que pretendido neste tpico uma caraterizao da estrutura de Comando, onde devero ser indicadas as suas competncias. Caso seja necessrio, dever ser feita a referncia, legislao especfica em vigor. alm disso, devero estabelecer-se os mecanismos de mobilizao e ativao de meios e recursos existentes. Exemplo: Compete ao Cos assegurar o comando e controlo das operaes de socorro e proteo. aplicam-se s situaes de proteo e socorro decorrentes do presente Plano, os procedimentos em matria de Gesto das operaes, o previsto no don n. 1. 3.7. Comunicaes dever ser descrito o Plano de Comunicaes, bem como apresentado um esquema tipo diagrama/organograma dos canais de manobra, Comando e Tticos, das redes a utilizar e respetivas frequncias/canais. Exemplo: a organizao das Comunicaes de socorro efetuada de acordo com o estabelecido em nEP especfica da anPC. o sistema de Comunicaes basear-se- na rede operacional dos bombeiros (rob), na rede Estratgica de Proteo Civil (rEPC) e em alternativa na rede fixa e Gsm/GPrs. rede de Coordenao: Telefone fixo internet fax banda alta vHf (semi-duplex), rEPC - Canais 021 (PC mendro), 022 (PC alcaria ruiva), 081 (PC foia), 082 (PC s. miguel), 083 (PC balurcos), 084 (PC Caldeiro); Telefone Gsm/GPrs Telefone satlite rede de Comando: Telefone Gsm/GPrs banda alta vHf (semi-duplex), rob - Canais 026 (b alcaria ruiva), 086 (b foia), 087 (b s. miguel), 088 (b balurcos) e 089 (b Caldeiro); rede Ttica: Telefone Gsm/GPrs banda alta vHf (simplex), Canais 211, 212 e 213 da rob T 01, T 02 e T 03; rede de manobra: banda alta vHf (simplex), Canais 201, 202, 203, 205, 206 e 207 da rob m 01, m 02, m 03, m 05, m 06 e m 07. Exemplo diagrama: anExo 3

18

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

3.8. Administrao e logstica Todos os assuntos de ordem logstica de suporte e sustentao s aes do PCE, nomeadamente, o apoio logstico aos aPC e entidades de apoio devero ser bem explcitas neste tpico do documento. dever ficar bem explcito que no permitido o consumo de bebidas alcolicas antes e durante o tempo da operao. Exemplo: A CM responsvel por: Colocar baias onde necessrio a sua colocao, nomeadamente nos Pma e vias de emergncia; Prevenir servios de gua; Prevenir servios de eletricidade; Prevenir servios de esgotos; disponibilizar casas de banho para o pblico e/ou alterao do horrio de funcionamento das casas de banho pblicas localizadas no recinto do evento; fornecer e colocar sinaltica de parques de estacionamento; disponibilizar 2 casas de banho, uma delas para deficientes, dentro do permetro do Pma 2; disponibilizar 1 casa de banho junto ao Pma 1; disponibilizar 3 mesas de plstico e 7 cadeiras de plstico para o Pma 2.

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

19

4. GEsTo dE iNforMAo 4.1. relatrios de situao Este ponto visa garantir que os aPC e as entidades de apoio intervenientes no PC, uma vez acionados, elaborem um relatrio de situao onde seja avaliada a situao e a sua evoluo, refletindo sobre o desfecho da mesma, apresentando concluses e propostas, de forma a permitir melhorar o planeamento para eventos posteriores. no final do evento, o responsvel pelo PCE, dever elaborar um relatrio final, sendo este a sumula dos aspetos mencionando nos relatrios de situao elaborados pelos vrios aPC e entidades de apoio intervenientes no PC. Exemplo: o relatrio de situao deve incluir: Tipo/natureza da ocorrncia; data/Hora da ocorrncia; local do recinto onde se registou a ocorrncia; Condies de ocorrncia; vtimas (mortos, feridos leves e feridos graves e evacuados); danos nas infraestruturas do recinto; disponibilidade de meios para executar a evacuao; disponibilidade de comunicaes (rede telefnica pblica e mvel; redes de rdio analgica da proteo civil; redes privativas de agentes de proteo civil (Gnr, PsP, inEm, etc.); sirEsP); necessidade de socorro/assistncia requerida (assistncia mdica, evacuao mdica, hospitais, postos de socorro ou de triagem, alimentao/gua, abrigos, alojamento, vesturio, meios de transporte, combustveis, equipamentos ou viaturas especiais, material de telecomunicaes, etc.); Comentrios finais; Grupo data/hora e identificao do responsvel. 4.2. informao pblica atendendo s propores que a ocorrncia de um incidente no espao do recinto do evento pode adquirir, importante garantir que a informao a passar aos visitantes/espectadores a adequada e compreendida por todos. desta forma, o PCE, atravs do smPC, dever ser responsvel pela gesto da informao pblica em situaes em que a ocorrncia ainda gerida atravs dos procedimentos estabelecidos no PC. de realar que, caso a situao evolua desfavoravelmente, dever ser ativado o PmEPC, sendo os procedimentos de informao pblica asseguradas pelas entidades referidas no mesmo.

20

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

Exemplo: o smPC dever prestar informaes relativamente: s reas do recinto afetadas e interditas aos visitantes/espectadores do evento; aos locais para ondem foram transportadas as vtimas; aos locais para onde foram evacuados os visitantes/espectadores; medidas de autoproteo; zonas de Concentrao local, onde dever ser feito o registo de todos os indivduos que nelas se encontram; ().

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

21

5. iNforMAo CoMPlEMENTAr 5.1. Conceitos e definies dever ser apresentada uma explicao dos principais conceitos tcnicos utilizados, a qual, no entanto, poder remeter para o Glossrio de Proteo Civil aprovado pela Comisso nacional de Proteco Civil e publicada no stio da internet da anPC (www.prociv.pt). Exemplo: ACidENTE (1) Evento ou sequncia de eventos no planeados, por vezes previsveis, susceptveis de provocar perdas ou danos humanos, materiais ou ambientais. (2) Evento que requer resposta das entidades normalmente designadas para o efeito, atravs de procedimentos de actuao pr-estabelecidos e rotinados. (3) Evento inesperado ou indesejvel que causa danos ou perdas a um nmero reduzido de indivduos e/ou danos reduzidos ou limitados em estruturas. ACidENTE GrAVE um acontecimento inusitado com efeitos relativamente limitados no tempo e no espao, susceptvel de atingir as pessoas e outros seres vivos, os bens ou o ambiente. fonte: Glossrio da anPC 5.2. lista de contactos o PC deve incluir uma lista de contactos que indique o nome do representante, fax, telefones (fixo e mvel) e endereos de correio eletrnico dos aPC e entidades de apoio intervenientes no Plano. Exemplo: anExo 4 5.3. lista de distribuio do PC dever constar a lista das entidades de apoio a quem foi assegurada a distribuio do PC, designadamente, os aPC e entidades de apoio nele mencionados. Exemplo: anExo 5

22

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

5.4. lista de siglas e acrnimos do PC Exemplo: anPC autoridade nacional de Proteo Civil aPC agente de Proteco Civil Cb Corpo de bombeiros Cm Cmara municipal Codis Comandante operacional distrital Com Comandante operacional municipal Cos Comandante das operaes de socorro CvP Cruz vermelha Portuguesa EoE Entidade organizadora do Evento EsP Empresa de segurana Privada fss foras e servios de segurana inEm instituto nacional de Emergncia mdica Jf Junta de freguesia PC Plano de Coordenao PCE Posto de Coordenao do Evento Pma Posto mdico avanado Pmun Policia municipal PsP Policia de segurana Pblica smPC servio municipal de Proteco Civil ()

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

23

5.5. Anexos do PC Anexo 1 Alteraes ao trnsito e corredores de evacuao e penetrao Exemplo: ortofotomapa

legenda x x via cortada ao trnsito Corredor de evacuao mapa

via alternativa ao trnsito via condicionada ao trnsito

24

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

Anexo 2 setorizao Exemplo: ortofotomapa

legenda sector ... sector ... mapa

PCE zCr

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

25

Anexo 3 diagrama de Comando e Transmisses Exemplo:

26

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

Anexo 4 lista de contactos Exemplo: CoM nome Telefone Telemvel fax E-mail sMPC nome Telefone Telemvel fax E-mail Cb nome Telefone Telemvel fax E-mail Anexo 5 lista de distribuio do PC Exemplo: Para execuo: Exemplar 00 - Comandante operacional municipal de Exemplar 01 - Comandante do Corpo de bombeiros de Exemplar 02 - Comandante destacamento de da Gnr Exemplar 03 - Comandante do Comando Territorial de da Gnr Exemplar 04 - Comandante do Comando distrital de da PsP Exemplar 05 - delegado regional do inEm Exemplar 06 - Coordenador da Cruz vermelha Portuguesa Exemplar 07 - Presidente da Junta de freguesia de () Exemplo: Para conhecimento: Exemplar 08 - Presidente da Cmara municipal de Exemplar 09 Governo Civil de Exemplar 10 - Comandante operacional distrital de Exemplar 11 - Comandante do Corpo de bombeiros de Exemplar 12 Presidente do Conselho da administrao do Hospital distrital de Exemplar 13 - Entidade regional Turismo do Exemplar 14 - instituto Porturio e Transportes martimos Exemplar 15 - arquivo ()

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

27

Parte iii iNforMAo CoMPlEMENTAr 1. biblioGrAfiA E rEfErNCiAs lEGislATiVAs lei n. 27/2006, de 3 de Julho (lei de bases da Proteco Civil); lei n. 65/2007, de 12 de novembro (Enquadramento institucional e operacional da proteo civil no mbito municipal, organizao dos servios municipais de proteo civil e competncias do Comandante operacional municipal); decreto-lei n. 309/2002, de 16 de dezembro (instalao e funcionamento de recintos de Espectculos e divertimentos Pblicos); decreto-lei n. 49/2005, de 24 de fevereiro com a primeira alterao ao decreto-lei n. 21/2006, de 2 de fevereiro altera o decreto-lei n. 49/2003, de 30 de maro (quadro de competncias do Cnos, Cdos, Comandante operacional nacional e Comandantes operacionais distritais, com as alteraes introduzidas pelo decreto-lei n. 97/2005, de 16 de Junho); decreto-lei n. 134/2006, de 25 de Julho (sistema integrado de operaes e Proteco e socorro); decreto-lei n.75/2007, de 29 de maro (lei orgnica da autoridade nacional de Proteco Civil anPC); decreto-lei n. 241/2007, de 21 de Junho (define o regime jurdico aplicvel aos bombeiros portugueses no territrio continental); decreto-lei n. 247/2007, de 27 de Junho (define o regime jurdico dos corpos de bombeiros, no territrio continental); decreto-lei n. 220/2008, de 12 de novembro (regime Jurdico de segurana Contra incndio em Edifcios); decreto-lei n. 268/2009, de 29 de setembro (licenciamento de recintos itinerantes e improvisados); Portaria n. 1532/2008, de 29 de novembro (regulamento Tcnico de segurana Contra incndio em Edifcios); resoluo n. 25/2008, de 18 de Julho (directiva relativa aos Critrios e normas Tcnicas para a Elaborao de Planos de Emergncia de Proteco Civil).

28

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

outras referncias directiva operacional nacional (don) n. 1 dispositivo integrado das operaes de Proteco e socorro (dioPs); normas operacionais Permanentes (noP) da anPC; norma de Execuo Permanente (nEP) da anPC; regulamentos internos dos Corpos de bombeiros do distrito de faro; PlanoP municipal n.02/2010 Cmf xxix Concentrao internacional de motos - smPC faro; Plano de Emergncia 9 festival internacional do Chocolate bidos 2011 smPC de bidos; dispositivo Especial de Proteco e socorro do fim de ano 2010/2011 smPC albufeira; Caderno Tcnico ProCiv #3 manual de apoio elaborao e operacionalizao de Planos de Emergncia de Proteco Civil; Caderno Tcnico ProCiv #9 Guia para a Caracterizao de risco no mbito da Elaborao de Planos de Emergncia de Proteco Civil; Caderno Tcnico ProCiv #11 Guia para a Elaborao de Planos Prvios de interveno Conceito e organizao.

Cadernos Tcnicos ProCiv #19

29

2. lisTA dE siGlAs E ACrNiMos am autoridade martima anPC autoridade nacional de Proteco Civil aPC agente de Proteo Civil Cb Corpo de bombeiros CGCi Chefe de Grupo de Combate a incndios Cm Cmara municipal Codis Comandante operacional distrital Com Comandante operacional municipal Cos Comandante das operaes de socorro CvP Cruz vermelha Portuguesa dioPs dispositivo integrado das operaes de Proteco e socorro don directiva operacional nacional EoE Entidade organizadora do Evento EsP Empresa de segurana Privada fss foras e servios de segurana GdH Grupo data Hora Gnr Guarda nacional republicana inEm instituto nacional de Emergncia mdica Jf Junta de freguesia nEP norma de Execuo Permanente noP norma operacional Permanente PC Plano de Coordenao PCE Posto de Coordenao do Evento Pma Posto mdico avanado PmEPC Plano municipal de Emergncia de Proteco Civil Pmun Polcia municipal PsP Polcia de segurana Pblica rEPC rede Estratgica de Proteco Civil rob rede operacional dos bombeiros sCiE segurana Contra incndios em Edifcios sirEsP sistema integrado de redes de Emergncia e segurana de Portugal smPC servio municipal de Proteco Civil ssi sistema de segurana interna za zona de apoio zCl zona de Concentrao local zr zona de reunio

Cadernos Tcnicos ProCiV #19 Manual de Apoio Elaborao de Planos de Coordenao para Eventos de Nvel Municipal Edio: autoridade nacional de Proteco Civil / Comando distrital de operaes de socorro de faro Autor: Comando distrital de operaes de socorro de faro (abel Gomes, Carina Coelho, Hugo Guerreiro, rui Graa) design grfico: www.nunocoelho.net data de publicao: novembro de 2011 isbN: 978-989-8343-12-3 disponibilidade em suporte pdf: www.prociv.pt Autoridade Nacional de Proteco Civil av. do forte em Carnaxide 2794-112 Carnaxide / Portugal Tel.: +351 214 247 100 / fax: +351 214 247 180 geral@prociv.pt / www.prociv.pt

Das könnte Ihnen auch gefallen