Sie sind auf Seite 1von 3

Aula 06 - Do Condomnio Conceito A comunho significa dizer que determinados direitos pertencem a vrios indivduos, de modo que em se tratando

o de um direito de propriedade, tem-se a copropriedade. Da a idia de que condomnio significa que cada condmino proprietrio da coisa toda, limitados pelos iguais direitos dos demais consortes. Assim, condomnio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente sobre o todo e cada uma de suas partes, de modo que todos os condminos tm direitos iguais sobre a totalidade da coisa sofrendo limitao na proporo e que concorrem com os outros condminos na titularidade sobre o todo. Diante disso, de se anotar que nenhum condmino poder dispor de parte da coisa a terceiros sem o consentimento dos demais e nem exigir sua diviso se a coisa for naturalmente indivisa. Classificao 1) Quanto a sua origem, pode ser convencional, eventual e legal. Ser convencional na hiptese de haver acordo dos condminos atravs de negcio jurdico pelo qual duas ou mais pessoas adquirem ou colocam um bem em comum para dele usar e gozar. Nessa conveno poder ser estabelecido a quota de cada co-proprietrio e havendo silncio, deve prevalecer o entendimento do art. 1.315, nico. Ser eventual na hiptese de causa alheia a vontade dos condminos, como ocorre nas doaes em comum a duas ou mais pessoas e tambm nos casos de heranas deixadas a vrios herdeiros, etc... Ser legal quando derivar de ordem jurdica como consequncia inevitvel do estado de indiviso da coisa, como so os casos das paredes, cercas, muros, valas e formao de ilhas. 2) Quanto ao seu objeto, a comunho pode ser universal ou particular. Ser universal se compreender a totalidade da coisa, incluindo os frutos e rendimentos. Ser particular, se houver restrio a determinadas coisas, como so os casos de condomnio de paredes e tapumes 3) quanto a necessidade, o condomnio poder ser transitrio ou permanente.Transitrio, aquele que vigora durante um certo tempo e o permanente, que no se pode extinguir dada a natureza do bem ou em virtude de relao jurdica que gerou o direito 4) quanto a forma, o condomnio pode ser pro diviso ou indiviso. No pro diviso, cada comunheiro tem uma parte certa do bem, ou seja, a comunho de direito mas no de fato, como o caso do condomnio edilcio ou ento naquelas hipteses da existncia de vrios lotes de terrenos dentro de uma nica matrcula no CRI, fato que inclusive gera direito as aes possessrias podendo levar a usucapio e o pro indiviso, todos os comunheiros permanecem na indiviso, no se sabendo qual seria a parte de cada um dos comunheiros, posto se tratar de comunho de fato e de direito.

Direitos e deveres dos condminos - ver art. 1.314 do Cdigo Civil O condomnio confere aos seus titulares uma srie de direitos e obrigaes e a determinante a sua quota parte, ou seja, a frao no bem indiviso que cabe a cada comunheiro. Assim, cada frao ideal representa seu direito ou obrigao at o trmino do condomnio. Essa quota dever estar fixada expressamente no ttulo determinador do condomnio e em caso de dvida, presume-se iguais nos quinhes art. 1.315. Por outro lado, cada condmino, atravs de sua quota parte, dono da totalidade, de modo que seu direito no se limita apenas a sua frao ideal, razo apela qual, a vontade da maioria dos condminos soberana sobre a destinao da coisa ou seu modo de administr-la, desde que no viole art. 104 do Cdigo Civil. 1) cada condmino pode usar da coisa conforme seu destino e exercer todos os direitos compatveis com a indiviso, o que significa que no pode usar livremente e do mesmo modo, no pode excluir o direito dos demais condminos j que a coisa pertence a todos. Assim, na hiptese de se tratar de um prdio rural, o condmino pode perceber os frutos e rendimentos de sua atividade, desde que respeitados os demais condminos e se tratar-se de prdio urbano pode nele residir, desde que pagando aluguel aos demais por suas partes ideais. 2) cada condmino pode vender sua respectiva parte ideal, desde que respeitado o direito preferencial dos demais, podendo aquele condmino que no teve conhecimento da venda que foi efetivada a estranhos, depositar o preo e haver para sai a parte vendida. Ver artigos 504 e 1.322, pargrafo nico. 3) Cada condmino tem direito de gravar a parte indivisa, no podendo ocorrer o mesmo se o gravame for na totalidade da coisa sem o consentimento dos demais ver art. 1.314 e 1.420, 2 4) Se um dos condminos contrair dvidas em proveito do condomnio, dever responder pessoalmente pelo compromisso, mas ter direito a ao de regresso contra os demais art. 1.318 Nas relaes externas entre condmino e terceiros, a posio jurdica no se restringe ao valor de seu quinho, o que significa dizer que: a) cada condmino pode reivindicar de terceiro a coisa comum, ainda que no haja consenso dos demais e inclusive contra a vontade destes . ver art. 1199 (para o caso de defesa da posse usando dos interditos possessrios) e 1314, 2 parte. Observe-se que essa reivindicao contra terceiros e no contra os demais condminos b) nenhum do condminos lcito, sem prvia anuncia dos demais, dar posse, uso ou gozo da propriedade a estranhos e se isso ocorrer, pelo que foi dito acima, cada um deles em particular pode fazer uso de retomada da coisa, desde que cumpra com as exigncias legais tais como se for locao, ver art. 1323, parte final. No se reconhecendo esse direito de retomada, se o ocupante do imvel for outro condmino. Da extino do condomnio art. 1.320 A diviso da coisa poder ser feita de maneira amigvel e judicial. A forma amigvel se d por Escritura Pblica com a concordncia de todos os condminos, desde que sejam maiores e capazes.

A diviso judicial ocorre quando no h acordo entre os condminos ou quando um deles for incapaz. Na hiptese de extino por essa via, dever ser observado o art. 1113 e s. do CPC, que dever ser vendido em hasta pblica na qual sero observadas as seguintes preferncias: a) o condmino em iguais condies prefere ao estranho b) entre os condminos, o que tiver na coisa benfeitorias de maior valor e no as havendo o de maior quinho (ver art. 1.322 CC e 1118 CPC). Fazer um estudo acerca do Condomnio Edilcio (art. 1.331 e seg. C. Civil) e Condomnio Fechado.

Das könnte Ihnen auch gefallen