Sie sind auf Seite 1von 22

Linguagem e Tcnica de Programao Tecnologia Java

Professor: Hlder Seixas Lima E-mail: helder.seixas@ifnmg.edu.br

Persistncia em Banco de Dados

Criar um banco de dados

O primeiro passo para para persistir dados cria um banco de dados; Um aplicativo Java pode se conectar em qualquer banco de dados, desde que se tenha driver conhecido como JDBC.

Adiante entenderemos o que um driver JDBC.

Na nossa aula vamos utilizar o SGBD Derby, mas, poderia ser qualquer outro como MySql, Oracle, Postgree e etc...

Criar um banco de dados

O objetivo desta aula persistir os dados do CRUD de cadastro de uma conta bancria feita nas aulas anteriores. Para tal, vamos criar a seguinte tabela:
create table "SISTEMABANCARIO".CONTA ( NUMERO INTEGER not null primary key, NOME_CLIENTE VARCHAR(50) not null, SALDO DOUBLE not null )

Criando um banco de dados no Derby

Acesse a aba Servios no NetBeans;

Criando um banco de dados no Derby


Acesse Banco de Dados Java DB;

Clique com o boto direito do mouse e acione Criar banco de dados... Defina o nome do banco de dados como SistemaBancario; Perceba que o banco de dados foi criado;

Criando um banco de dados no Derby

O Derby permite acesso ao banco de dados de forma remota ou direta. Nas nossas aulas vamos considerar o acesso de forma remota.

Criando um banco de dados no Derby

Clique com o boto direito do mouse no banco de dados criado e acione Conectar... Clique com o boto direito do mouse no banco de dados novamente e acione Executar comando... Na aba que se abre digite o SQL para criao da tabela:
create table "SISTEMABANCARIO".CONTA ( NUMERO INTEGER not null primary key, NOME_CLIENTE VARCHAR(50) not null, SALDO DOUBLE not null )

Criando um banco de dados no Derby

ra L pa SQ o t tar Bo ecu ex

Tabela criada aps execuo

JDBC

Aps criado o banco de dados podemos modificar nosso cdigo-fonte para fazer a conexo; JDBC: Java Database Connectivity; uma especificao (padro) do Java que determina que cada SGBD deve definir uma biblioteca para realizar a conexo com o banco de dados; Na prtica, se voc ir utilizar o MySql ter utilizar o driver para MySql, se ir utilizar o Oracle ter que utilizar o driver para Oracle e etc...

Derby JDBC

Vamos utilizar o Derby. Onde conseguir o driver JDBC? Geralmente o driver est disponvel no site do SGBD. No caso do Derby ele est disponvel na pasta lib da instalao com o nome de derbyclient.jar.

Onde fica a instalao do Derby?

Clique com o boto direito do mouse em Java DB e acione Propriedades...

Importando o derbyclient.jar

Acesse, atravs do navegador de pastas do seu sistema do seu sistema operacional, a pasta que est a Instalao do Java BD; Entre na pasta derbyclient.jar; lib e copie o arquivo

V at a pasta que est o seu projeto, crie a pasta lib e cole o arquivo derbyclient.jar.

Importando o derbyclient.jar

Para concluir a importao do driver devemos deixar isto explicito para o NetBeans. Clique com o boto direito do mouse em Bibliotecas e acione Adicionar JAR/pasta. Na tela que se abre informe o local do derbyclient.jar localizado na pasta do seu projeto.

Modificando o cdigo-fonte

Aps todos estes passos estamos prontos para aplicar as modificaes no cdigo-fonte; Vamos comear pela incluso de Conta; Crie o mtodo criarConta TelaCadastroConta na classe

Modificando o cdigo-fonte

Complete o mtodo criarConta com o cdigo abaixo:

Modificando o cdigo-fonte

O mtodo que insere uma Conta no banco de dados est pronto. Agora temos que fazer a chamada a este mtodo no evento de salvar Conta. Basta modificar o cdigo para chamar o mtodo criado ao invs de armazenar no array contasCadastradas.

Testando a incluso de Conta

Execute o projeto, preencha os campos e acione o boto Salvar. Para verificar se os dados foram persistidos acesse Aba Servios, clique com o boto direito em cima da tabela CONTA e acione Visualizar dados... Veja o resultado:

Obtendo Contas do banco de dados

Devemos criar um mtodo para buscar as contas do banco de dados.

Obtendo Contas do banco de dados

Modifique o mtodo exibirTodasContasCadastradas para utilizar o mtodo exibirContas ao invs do atributo contasCadastradas. Teste o sistema e veja os resultados.

Demais funcionalidades

Faa voc mesmo as demais funcionalidades do CRUD: pesquisar, alterar e excluir; Eles seguem o mesmo padro que o CREATE E SELECT.

Boa sorte...

Das könnte Ihnen auch gefallen