Sie sind auf Seite 1von 35

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Aula Demonstrativa

1. Apresentao Pessoal .......................................................................... 2 2. Raciocnio Lgico para Analista de Finanas e Controle: Objetivo do Curso e Pblico-Alvo ........................................................................................... 2 3. Programao do Curso ......................................................................... 3 4. Mensagem Final .................................................................................. 3 5. Aula Demonstrativa Nmeros e grandezas proporcionais; razo e proporo; diviso proporcional; regra de trs simples e composta; porcentagem; ......................................................................................... 6 6. Exerccios comentados ......................................................................... 6 7. Memorex ...........................................................................................29 8. Lista das questes abordadas em aula ..................................................32 9. Gabarito ............................................................................................35

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 1. Apresentao Pessoal Oi, tudo bem? Meu nome Karine Waldrich. Nasci em Blumenau, Santa Catarina. Sou Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil, aprovada em 39o lugar, no concurso de 2009. Depois comentarei um pouco mais sobre isso, mas, por hora, vamos aos detalhes do curso. 2. Raciocnio Lgico para Analista de Finanas e Controle: Objetivo do Curso e Pblico-Alvo O objetivo deste curso ensinar Raciocnio Lgico-Quantitativo para os aspirantes ao cargo de AFC. Meus cursos aqui no Ponto seguem duas premissas principais: 1) Eu no sou terica da matria. Sou uma aprovada em concurso que estudou muito para passar e tem uma boa ideia do que as bancas cobram e como cobram. Por isso, no me aprofundo em teorias desnecessrias ao entendimento e que no caem em concursos. 2) Acho que mais explicao melhor do que menos, portanto procuro esmiuar o contedo, pois na poca em que eu estudava preferia professores que fizessem isso. Nada ficar subentendido. O curso se prope a ser desenvolvido com base em questes comentadas. O objetivo ver tudo desde o comeo. Mesmo que no possui conhecimento algum na matria possui condio de acompanhar as aulas. A banca deste concurso a ESAF. Vamos resolver todas as questes da ESAF dos anos de 2011, 2010 e 2009 (referentes ao assunto do edital da CGU, claro). Quando as questes destes 3 ltimos anos no forem suficientes, utilizarei tambm questes mais antigas, e por vezes, questes interessantes de outras bancas. Mas, prioritariamente, utilizaremos apenas questes recentes. Assim, mais do que aprenderem a matria, vocs aprendero o jeito que a ESAF cobra a matria. Faremos uma anlise precisa de como est sendo cobrado o Raciocnio Lgico-Quantitativo pela ESAF. Ao final de cada aula, ser apresentado um esquema dos pontos mais importantes uma espcie de Memorex para que vocs revisem o assunto de forma rpida. Para este curso, vamos seguir o edital do concurso da CGU de 2008.
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH No edital deste concurso, Raciocnio Lgico-Quantitativo contava com 6 questes peso 1,5. O edital do concurso dizia:
RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO: Esta prova objetiva medir a habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas, e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Nenhum conhecimento mais profundo de lgica formal ou matemtica ser necessrio para resolver as questes de raciocnio lgico-analtico. As questes das provas podero tratar das seguintes reas: 1. Estruturas Lgicas. 2. Lgica de Argumentao. 3. Diagramas Lgicos. 4. Trigonometria. 5. Matrizes Determinantes e Soluo de Sistemas Lineares. 6. lgebra. 7. Probabilidades. 8. Combinaes, Arranjos e Permutao. 9. Geometria Bsica.

Todos esses tpicos sero vistos no nosso curso, claro. 3. Programao do Curso Estruturei o nosso curso para possuir 5 aulas, mais a aula demonstrativa (esta). Agrupei os contedos nas aulas de acordo com sua semelhana, para que seja mais fcil de eu explicar e vocs o assimilarem. O cronograma encontra-se na tabela abaixo: AULA AULA 0 AULA 1 AULA 2 AULA 3 AULA 4 AULA 5 DATA ASSUNTO
Nmeros e grandezas proporcionais; razo e proporo; diviso proporcional; regra de trs simples e composta; porcentagem; Matrizes, Determinantes e Soluo de Sistemas Lineares. lgebra. Trigonometria. Geometria Bsica. Combinaes, Arranjos e Permutao. Probabilidade. Estruturas Lgicas. Lgica de Argumentao. Diagramas Lgicos.

27/03/2012 03/04/2012 10/04/2012 17/04/2012 24/04/2012

O Frum do curso ser respondido diariamente, portanto o objetivo que tenhamos um contato direto, e que vocs saiam sem dvidas e preparados para enfrentar a prova da CGU. Estou, alm disso, sempre disponvel no karinewaldrich@pontodosconcursos.com.br. Antes do curso (mesmo que voc no se inscreva), durante o curso (para algum assunto que queira tratar de forma pessoal comigo, sem utilizar o frum) e depois do curso (para alguma dvida posterior). 4. Mensagem Final Pessoal, como falei no comeo desta apresentao, sou de Blumenau.
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Me formei em Engenharia Qumica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e em Administrao de Empresas pela Escola Superior de Administrao e Gerncia da Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Quando me formei em Administrao, fui fazer o estgio final de Engenharia Qumica em uma multinacional. Trabalhei muito, o que nunca me incomodou. Sou o tipo de pessoa formiga, que acha que nada cai do cu. Mas o clima de instabilidade me incomodava demais. Depois de muito refletir, vi que, acima de qualquer aspirao profissional, minha maior vontade era simplesmente ser feliz, com qualidade de vida. Em 2009, quando saiu a autorizao para o concurso da Receita Federal (mais precisamente, no dia 24 de abril de 2009), comecei a estudar para este concurso, para o cargo de Auditor-Fiscal. Claro que eu tinha um pouco de base das faculdades, mas no sabia nada dos Direitos e comecei do zero. Estudei muito. Em setembro saiu o edital e em dezembro foram as provas. Fui aprovada em 39o lugar, dentre os 70.000 candidatos. Atualmente, exero este cargo na Inspetoria da Receita Federal de So Paulo. Quase gabaritei a prova de Raciocnio Lgico deste concurso, acertando 19 das 20 questes. A nica questo que errei defendo que deveria ter sido anulada (inclusive j debati esse assunto em uma coluna no site do Ponto). Gosto muito da matria e, por isso, hoje em dia dou aula dela no Ponto. Falando sobre meu estudo, Blumenau uma cidade de 300.000 habitantes, sem muita opo de estudo para concursos. Estudei basicamente em casa, numa escrivaninha velha do lado da minha cama. Utilizei alguns cursos do Ponto, especialmente depois do edital, e foi o que salvou, por serem especficos para o concurso que eu estava pretendendo (naquele caso, o da Receita). Independente disso, o que foi determinante para a minha aprovao, sem dvidas, foi a fora de vontade. Foi estudar muito. Eu queria muito passar, queria muito sair daquela escrivaninha. Concurso pblico no pede foto para inscrio. No importa se voc bonito ou feio, preto ou branco, rico ou pobre, gordo ou magro. O que importa se voc: 1) Quer passar; 2) Estudar muito para passar.
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Se voc quer passar, e estudar muito para passar, j tem 90% das chances de ser aprovado. Espero que possamos ter um excelente curso, e conto com vocs para isso. Agora vamos ao contedo desta aula demonstrativa, propriamente dito.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 5. Aula Demonstrativa Nmeros e grandezas proporcionais; razo e proporo; diviso proporcional; regra de trs simples e composta; porcentagem; O assunto da aula de hoje recorrente na ESAF. 6. Exerccios comentados

Questo 1 ESAF/MPOG/EPPGG/2009 Uma picape para ir da cidade A para a cidade B gasta dois tanques e meio de leo diesel. Se a distncia entre a cidade A e a cidade B de 500 km e neste percurso ele faz 100 km com 25 litros de leo diesel, quantos litros de leo diesel cabem no tanque da picape? a) 60 b) 50 c) 40 d) 70 e) 80 Vejam que a questo fornece uma relao: so necessrios 25 litros para o carro fazer 100 km de percurso. Quantidade de combustvel e percurso so, portanto, grandezas diretamente proporcionais. De incio, um esclarecimento: o que Grandeza? Grandeza todo valor que, ao ser relacionado a outro, varia quando este outro tambm sofre variao. Por exemplo, depois do concurso vocs iro passear bastante, e espero que viajem para Santa Catarina (minha terra). O trajeto entre Blumenau e Florianpolis leva, em mdia, 2 horas para ser realizado de carro, a uma velocidade de 90km/h. Mas, se a velocidade do veculo for aumentada, o tempo de viagem diminui. Perceberam a relao entre velocidade e tempo? Neste caso, temos duas grandezas relacionadas. As grandezas podem ser diretamente proporcionais e inversamente proporcionais. Grandezas diretamente proporcionais so aquelas que, quando uma aumenta, a outra tambm aumenta, e quando uma diminui, a outra tambm diminui.
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Por exemplo, o peso de uma pessoa diretamente proporcional quantidade de comida que ingere (quanto mais come, normalmente maior o seu peso). Ou ento, a quantidade de gasolina colocada no tanque de um automvel diretamente proporcional distncia que o carro pode percorrer (quando mais gasolina, maior a distncia). J as grandezas inversamente proporcionais so aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui, e quando uma diminui, a outra aumenta. Temos o exemplo que falei acima: quanto maior a velocidade, menor o tempo para percorrer um trajeto. Numa fbrica, quanto maior a quantidade de trabalhadores, menor a carga de trabalho para cada um deles. Existem infinitas relaes de proporcionalidade. Veremos algumas durante nossa aula, principalmente nas questes. Para resolver questes com grandezas proporcionais (direta ou inversamente), temos que aprender a Regra de Trs. O princpio o mesmo, s a maneira de calcular muda um pouco, para o caso de Grandezas Diretamente e Inversamente proporcionais. Por exemplo: se colocamos 20 litros de combustvel no tanque do carro, ele anda 250 kilmetros. E se colocarmos 30 litros?

Quantidade de combustvel

Distncia percorrida

Quantidade de combustvel no tanque e distncia percorrida com o combustvel so grandezas diretamente proporcionais, como vimos. Portanto, temos:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Quantidade de Combustvel

Distncia Percorrida

Grandezas Diretamente Proporcionais

Assim, se eu colocar 30 litros, ando quanto? Vamos montar a Regra de Trs, seguindo o esquema abaixo: MONTAGEM DA REGRA DE TRS Grandeza A Inicial Grandeza B Inicial

Est para

Assim como:
Grandeza A Final Est para Grandeza B Final

No nosso caso, temos: MONTAGEM DA REGRA DE TRS 20 litros 250 kilmetros

Est para

Assim como:
30 litros Est para X kilmetros

Para resolver a Regra de Trs, o passo multiplicar em cruz. Vejamos abaixo:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

RESOLUO DA REGRA DE TRS Grandeza A Inicial Grandeza B Inicial

Grandeza A Final

Grandeza B Final

Para o nosso caso, fica:

Multiplicar em Cruz

RESOLUO DA REGRA DE TRS 20 250

30

Ou seja: 20.x = 30.250 x=


30.250 = 375 km 20

Multiplicar em Cruz

Portanto, colocando 30 litros, ando 375km. Se a distncia entre a cidade A e a cidade B de 500 km, para saber a quantidade de combustvel gasta basta fazer uma regra de trs simples: 25 litros -------- 100 km
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


x litros ---------- 500 km 100x = 25.500 100x = 12500 x = 125 litros. A questo diz que esta quantidade corresponde a 2,5 tanques de combustvel. Portanto, com mais uma regra de trs, descobrimos a capacidade do tanque: 2,5 tanque --------- 125 litros 1 tanque ----------- x litros 2,5x = 125 x = 50 litros. Portanto, cabem 50 litros de combustvel no tanque do carro.

Resposta: Letra B. Questo 2 ESAF/MPOG/EPPGG/2009 Dois pintores com habilidade padro conseguem pintar um muro na velocidade de 5 metros quadrados por hora. Se fossem empregados, em vez de dois, trs pintores com habilidade padro, os trs pintariam: a) 15 metros quadrados em 3 horas. b) 7,5 metros quadrados em 50 minutos. c) 6 metros quadrados em 50 minutos. d) 7,5 metros quadrados em 30 minutos. e) 5 metros quadrados em 40 minutos.
No incio, temos 2 pintores. Os dois, juntos, pintam o muro a 5 metros quadrados por hora. Precisamos saber quanto pinta um pintor, apenas. A partir da, saberemos quantos metros quadrados 3 pintam. A metragem diretamente proporcional quantidade de pintores. Se 2 pintam 5 metros quadrados, 1 pintar, apenas, 2,5 metros quadrados. E 3, pintaro, portanto, 3 x 2,5 = 7,5 metros quadrados por hora. Cada alternativa fala uma coisa, em um tempo diferente. Precisamos saber qual fala um valor equivalente ao que encontramos: 7,5 metros quadrados por hora. Vamos analisar as alternativas:
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

10

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH a) 15 metros quadrados em 3 horas.
Se so 7,5 metros quadrados por hora, ento, em 3 horas, so 3x7,5 = 22,5 metros quadrados. Alternativa falsa.

b) 7,5 metros quadrados em 50 minutos.


7,5 metros quadrados so pintados em uma hora, o que equivale a 60 minutos. Alternativa falsa.

c) 6 metros quadrados em 50 minutos.


Vamos fazer uma regra de trs para saber quanto tempo leva para pintar 6 metros quadrados: 7,5 metros quadrados ------ 60 minutos 5 metros quadrados -------- x minutos 7,5x = 360 x = 48 minutos Portanto, leva-se 48 minutos, e no 50. Alternativa falsa.

d) 7,5 metros quadrados em 30 minutos.


J sabemos que 7,5 metros quadrados so pintados em 60 minutos, e no em 30. Alternativa falsa.

e) 5 metros quadrados em 40 minutos.


Esta provavelmente a alternativa correta, porque as outras esto erradas. Vamos comprovar por regra de trs: 7,5 metros quadrados ------- 60 minutos 5 metros quadrados --------- x minutos 7,5x = 5.60 7,5x = 300 x = 40 minutos.

Resposta: Letra E. Questo 3 ESAF/MF/ATA/2009


Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

11

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Existem duas torneiras para encher um tanque vazio. Se apenas a primeira torneira for aberta, ao mximo, o tanque encher em 24 horas. Se apenas a segunda torneira for aberta, ao mximo, o tanque encher em 48 horas. Se as duas torneiras forem abertas ao mesmo tempo, ao mximo, em quanto tempo o tanque encher? a) 12 horas b) 20 horas c) 16 horas d) 24 horas e) 30 horas
Para facilitar nossos clculos, vamos chutar um valor para a capacidade do tanque. Vamos dizer que a capacidade do tanque de 100. Vocs vo me ver fazendo isso durante o curso todo. Chutando valores, quando eles no interferem no resultado da questo. Vejam aqui, por exemplo: como o que importa a relao entre as duas torneiras, no importa o tamanho do tanque. Se chutarmos que ele mede 1, 100 ou 1000, no muda nada. Se s a primeira torneira for aberta, o tanque (que dissemos que a capacidade de 100) encher em 24 horas. Se s a segunda torneira for aberta, o tanque encher em 48 horas. Portanto, se abrirmos as duas torneiras ao mesmo tempo, durante 24 horas, a primeira encheria o tanque (com 100), e a segunda estaria na metade (pois, se a segunda enche 100 em 48 horas, ento encher 50 em 24 horas). Assim, em 24 horas, as duas enchem 150. Mais do que o tanque precisa. Portanto, vamos fazer uma regra de trs para ver em quanto tempo as duas, juntas, enchem os 100 do tanque: 24 horas ------ 150 x horas ------- 100 150x = 2400 x = 16 horas. Assim, as duas, juntas, levam 16 horas para encher o tanque.

Resposta: Letra C. Questo 4 ESAF/MF/ATA/2009 Com 50 trabalhadores, com a mesma produtividade, trabalhando 8 horas por dia, uma obra ficaria pronta em 24 dias. Com 40
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

12

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia, com uma produtividade 20% menor que os primeiros, em quantos dias a mesma obra ficaria pronta? a) 30 b) 16 c) 24 d) 20 e) 15
Com essa questo, veremos a Regra de Trs Inversa e a Regra de Trs Composta. No incio da aula, falei que, a uma velocidade de 90km/h, se leva 2 horas para percorrer a distncia entre Blumenau e Florianpolis. E se fizermos uma velocidade de 100km/h? Existe uma relao entre velocidade e tempo:

Velocidade

Tempo

No entanto, a relao entre elas inversamente proporcional: quando uma aumenta, a outra diminui:

Velocidade

Tempo de Trajeto

Grandezas Inversamente Proporcionais

A Regra de Trs correspondente a uma relao de grandezas inversamente proporcionais chamada Regra de Trs Inversa. Ela calculada da seguinte maneira:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

13

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH RESOLUO DA REGRA DE TRS INVERSA Grandeza A Inicial 1___ Grandeza B Inicial

Grandeza A Final

1___ Grandeza B Final

Multiplicar em Cruz
No exemplo, temos que, viajando-se a 90km/h, percorre-se a distncia entre Blumenau e Florianpolis em 2 horas. Para saber em quanto tempo se chega viajando-se a 100km/h:

90km/h

1_ 2 horas

100km/h

x Multiplicar em Cruz
90. 1 1 = 100. x 2 90 = 50 x 90 = 1,8horas x = 50

1_ x horas

Portanto:

O trajeto completado em 1,8 horas. Para saber o quanto 0,8 hora representa em minutos, podemos at fazer outra regra de trs, pois 1 hora possui 60 minutos. Quanto mais horas, mais minutos: 1 hora--------60minutos 0,8 hora -----x minutos
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

14

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Multiplicando em cruz: x = 0,8.60 = 48 minutos. Portanto, com o aumento da velocidade, o tempo de trajeto entre Floripa e Blumenau diminui 12 minutos (passou de 2 horas para 1 hora e 48 minutos). Alm da Regra de Trs Direta e a Regra de Trs Inversa, existe a Regra de Trs Composta. Ela utilizada no caso de termos 3, ou mais, grandezas interligadas. Por exemplo: em uma mecnica com 10 funcionrios, a folha de pagamento de 15000 reais, e o salrio proporcional tambm quantidade de carros consertados por mecnico, que de 3 carros por dia. O dono da mecnica quer aumentar o faturamento da oficina. Quer que a quantidade de carros consertados por mecnico seja de 4 carros. E quer contratar 5 mecnicos. A folha de pagamento, nesse caso, passa a ser de quanto? Existe uma relao entre essas trs grandezas: quanto maior o nmero de entregados e maior a quantidade de carros consertados por empregado, maior a folha de pagamento. Em sumo:

Quantidade de funcionrios

Qtde. de carros por mecnico

Folha de pagamento

Para descobrir o valor da Folha, fazemos a Regra de Trs Composta:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

15

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH MONTAGEM DA REGRA DE TRS COMPOSTA

Grandeza A Inicial

Est para

Grandeza B Inicial

Est para

Grandeza C Inicial

Assim como:
Grandeza A Final Est para Grandeza B Final

Assim como:
Est para Grandeza C Final

Se a grandeza for inversamente proporcional, no esquea de dividila por 1


Na Regra de Trs Composta, importante atentar para as grandezas inversamente proporcionais. Assim como na Regra de Trs Inversa, este tipo de grandeza deve ser dividido por um. Outro aspecto importante da Regra de Trs Composta que no h multiplicao em cruz. Ento, essa Regra segue o que chamo de Esquema do Grude:

RESOLUO DA REGRA DE TRS COMPOSTA ESQUEMA DO GRUDE

Grandeza A Inicial ________________ Grandeza A Final

Grandeza B Inicial __________________ Grandeza B Final

Grandeza C Inicial __________________ Grandeza C Final

Portanto, no exemplo da mecnica, temos:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

16

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

10 mecnicos ________________ 15 mecnicos

3 carros por mecnico __________________ 4 carros por mecnico

Folha: 15000 reais __________________ X reais

10 3 15000 . = X 15 4 30 15000 = 60 X 1 15000 = 2 X X = 30000


Portanto, a folha dobrou, passou para 30.000 reais. Se a folha dependesse apenas da quantidade de funcionrios (que variou de 10 para 15), no teria dobrado. Nesta questo, percebam que temos 4 grandezas:

nmero de trabalhadores; horas por dia; produtividade; dias de trabalho.

Os dias de trabalho so inversamente proporcionais ao nmero de trabalhadores (ou seja, quanto mais trabalhadores, menos dias de trabalho), s horas por dia (ou seja, quanto mais horas por dia, menos dias de trabalho) e produtividade (quanto maior a produtividade, menos dias de trabalho). Assim, podemos fazer uma regra de trs composta que relacione as 4 grandezas no incio e no final (vamos chamar o incio de 1 e o final de 2). Os valores dos trabalhadores, da produtividade e das horas por dia devero estar divididos por 1, por so inversamente proporcionais. Como no temos dados da produtividade, s sabemos que ela diminui 20%, vamos supor que no incio ela valia 1 e no final valia 0,8:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

17

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Trabalhadores Produtividade 1 1 ________________ x __________________ Trabalhadores 2 Grandeza B Final

Horas por dia 1

_____________ Horas por dia 2

Nmero de dias 1 ______________ Nmero de dias 2

Colocando os valores, temos:

1/50

1/1

1/8

24

________________ x __________________ 1/40 1/0,8

_____________ 1/10

______________ X

Assim:

1 1 1 24 50 . . 8 = 1 1 1 x 40 0, 8 10
Vamos fazer novamente o extremos pelos meios para resolver as fraes dentro das fraes (repito que veremos isso, em detalhes, na aula de lgebra): 40 0, 8 10 24 . . = 50 1 8 x Percebam que, quando a grandeza tiver proporcionalidade inversa, basta colocar na frao de maneira trocada (o que se refere ao incio vai no denominador, e o que se refere ao final vai no numerador). Continuando: 320 24 = x 400 320 x = 9600

x = 30 Resposta: Letra A.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

18

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Questo 5 ESAF/SUSEP/Analista Tcnico/2010 Um pai deseja dividir uma fazenda de 500 alqueires entre seus trs filhos, na razo direta da quantidade de filhos que cada um tem e na razo inversa de suas rendas. Sabendo-se que a renda do filho mais velho duas vezes a renda do filho mais novo e que a renda do filho do meio trs vezes a renda do mais novo, e que, alm disso, o filho mais velho tem trs filhos, o filho do meio tem dois filhos e o filho mais novo tem dois filhos, quantos alqueires receber o filho do meio? a) 80 b) 100 c) 120 d) 160 e) 180
O pai deseja dividir a fazenda de 500 alqueires entre os 3 filhos. Mas no para dividir igualmente. A diviso deve ser na razo direta (ou seja, diretamente proporcional) quantidade de filhos que cada um tem e na razo inversa (ou seja, inversamente proporcional) s suas rendas. Para resolver isso, vamos aprender sobre a diviso proporcional. O assunto diviso em partes proporcionais nada mais do que uma continuao da Regra de 3 direta e inversa. O que ele ensina, na verdade, uma tcnica matemtica que ajuda a estabelecer divises proporcionais. Dividir um nmero N em partes diretamente proporcionais aos nmeros a, b e c o mesmo que determinar os nmeros x, y e z, de maneira que:

as seqncias (x, y, z) e (a, b, c) sejam diretamente proporcionais x+y+z=N

Neste caso, podemos usar uma tcnica matemtica, que :

x y z x+y+z N x y z = = = = = = a+b+c a b c Se a b c , ento a + b + c


Por exemplo. Temos 12 reais em notas de 1, e queremos dividir de forma proporcional idade de 3 crianas, que possuem 5, 4 e 3 anos. Neste caso, temos:

x y z = = 5 4 3
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

19

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Assim:

x + y + z 12 = =1 5 + 4 + 3 12
Portanto:

x =1 5 x =5
Da mesma forma, y = 4 e z = 3. As criana de 5 anos receber 5 reais, a de 4 anos receber 4 reais, e a de 3 anos receber 3 reais. H tambm a diviso em partes inversamente proporcionais. No exemplo anterior, digamos que, ao invs de notas de 1 real, tenhamos uma quantia de 3000 reais para dividir entre jovens de 12, 15 e 20 anos, para que eles faam um intercmbio. S que queremos dividir de forma inversamente proporcional: o jovem com menos idade recebendo mais dinheiro para viajar, assim por diante. Um nmero N dividido em partes inversamente proporcionais aos nmeros a, b e c, significa fazer a diviso de N em partes diretamente proporcionais aos inversos de a, b e c, sendo a.b.c 0. Ou seja: Se

x y z x+y+z x y z = = , ento = = = 1 1 1 1 1 1 1 1 1 + + a b c a b c a b c

No caso dos jovens, temos:

x y z 3000 = = = 1 1 1 1 1 1 + + 12 15 20 12 15 20
Na aula de lgebra veremos a fundo como funciona a soma de fraes. Mas, j adianto que precisamos encontrar o Mnimo Mltiplo Comum, ou seja, um nmero que seja divisvel por 12, 15 e 20. J adianto que o 60, mas no se preocupem, pois veremos isso mais a frente:

3000 3000 3000 60.3000 = = = = 5.3000 = 15000 1 1 1 5+4+3 12 12 + + 12 15 20 60 60


Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

20

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Portanto:

x = 15000 1 12
12 x = 15000

x = 1250

y = 15000 1 15 15y = 15000 y = 1000 z = 15000 1 20


20 z = 15000

z = 750
Passemos resoluo da questo. Ela d diversas relaes entre as rendas e o nmero de filhos dos 3 filhos do pai. Vamos colocar tudo na tabela abaixo, para que a gente no se perca:

Filho Renda Nmero Filhos

Filho 1 de

Filho 2

Filho 3

A questo diz: Sabendo-se que a renda do filho mais velho duas vezes a renda do filho mais novo, e que a renda do filho do meio trs vezes a renda do mais novo. Poderamos, como fizemos na questo anterior, chamar a renda do filho mais novo (filho 3) de 100. Se a renda do filho mais novo fosse 100, e a renda do filho mais velho (filho 1) de 2x a do filho mais novo, a renda do filho mais Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br 21

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


velho seria de 200. E, da mesma forma, a renda do filho do meio (filho 2) seria de 3x100 = 300. Mas, ser muito mais fcil trabalhar com nmero menores, portanto vamos utilizar apenas 2, 3 e 1. Filho Renda Nmero Filhos Filho 1 2 de Filho 2 3 Filho 3 1

A questo tambm diz: o filho mais velho tem trs filhos, o filho do meio tem dois filhos e o filho mais novo tem dois filhos. Vamos completar na tabela: Filho Renda Nmero Filhos Filho 1 2 de 3 Filho 2 3 2 Filho 3 1 2

A questo pergunta quantos alqueires receber o filho do meio. Isso ser diretamente proporcional quantidade de filhos do filho 2 (que tem 2 filhos) e inversamente proporcional sua renda (ele ganha 3). Portanto, vamos juntar a diviso diretamente proporcional e a diviso inversamente proporcional. Temos a seguinte relao:

x y z = = 3 2 2 2 3 1
Assim:

500 500 500.6 = = 3 2 2 9 + 4 + 12 25 + + 2 3 1 6


Desta forma:

y 500.6 = 2 25 3 3y 500.6 = 2 25 y = 500.6.2 500.2.2 = = 80 25.3 25


www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Karine Waldrich

22

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Resposta: Letra A.

Questo 6 ESAF/SMF/Agente de Fazenda/2010 O PIB de um pas que entrou em recesso no fim de 2008 tinha crescido 10% no primeiro trimestre de 2008, 5% no segundo trimestre, tinha ficado estvel no terceiro trimestre e tinha cado 10% no ltimo trimestre daquele ano. Calcule a taxa de crescimento do PIB desse Pas, em 2008. a) 1,25%. b) 5%. c) 4,58%. d) 3,95%. e) -5%.
Com esta questo, falaremos sobre porcentagem. O que percentual? Aula de portugus: Per-centual... Per cem... dividido por 100. Um nmero percentual, portanto, um nmero que no se encontra de forma absoluta, e sim dividido por 100. Por exemplo:

15% = 15 100
Todo nmero percentual pode ser expresso em decimais:

15% = 0,15
A teoria relativamente simples, mas na prtica vrias questes podem ser capciosas... Isso porque, na hora de resolver uma questo, muitas pessoas se esquecem do seguinte (vamos chamar de Regra Fundamental do Percentual):

Regra fundamental do Percentual

O percentual no est sozinho

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

23

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


O percentual um nmero relativo. Ele no est sozinho, no pode ser tratado em uma equao como um nmero sozinho. Por exemplo: pagava 100 reais por dia para uma Senhora limpar minha casa, mas agora ela vai cobrar 25% a mais. Quanto passarei a pagar?

100 + 25%?
A resposta fcil, intuitiva: 100 + 25 por cento igual a 125. Mas e se acontecesse o contrrio? Pago 125 para uma senhora limpar minha casa. Agora vou pagar 25% a menos. Quanto passarei a pagar?.

Neste caso, estaria certo mudar o 25% de lado na equao, chegando ao 100 que chegamos na equao anterior? A resposta NO.

125 25% = 100

ERRADO!!!

O percentual no est sozinho. Ou seja, quando falamos 125 25%, na verdade estamos querendo dizer:

125 (25% de 125)


Quando dizemos 25% de 125, estamos querendo pegar uma parcela do 125, um pedao, uma frao, um... percentual. J vimos acima que o percentual equivale a algo dividido por 100. Ento a expresso acima fica:
125 25 . 125 100

125 0,25. 125

125 31,25 = 93,75

Perceberam a diferena?
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

24

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Portanto, a resposta da equao 125 25% no 100, e sim 93,75. Esse entendimento muito importante, e grande parte das pegadinhas nas questes de percentual se baseia nisso... No mais, para verificar a variao percentual em um perodo, utilizamos a seguinte equao:

Valor Final - Valor Inicial Variao percentual = x100 Valor Inicial

Vamos usar a equao da variao percentual para calcular a variao a cada trimestre da questo. Como j viemos fazendo, vamos determinar um valor inicial para o PIB, que facilite os clculos. Em questes de percentagem, o melhor valor o prprio 100. Temos:

Valor Final - Valor Inicial Variao percentual = x100 Valor Inicial


Para o primeiro trimestre, o PIB cresceu 10%. Temos:

Valor Final - 100 10 = x100 100


Valor Final - 100 100

0,1 =

10 = Valor Final - 100 Valor Final=100+10=110 No segundo trimestre, o PIB cresceu 5%:

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

25

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Valor Final - 110 5= x100 110 0, 05 = Valor Final - 110 110

5,5 = Valor Final - 110 Valor Final=115,5 No terceiro trimestre, ficou estvel, e no quarto, caiu 10%, ou seja, a variao percentual foi de 10%. Assim:

Valor Final - 115,5 10% = x100 115,5 Valor Final - 115,5 115,5

0,1 =

11,55 = Valor Final - 115,5 Valor Final=115,5-11,55 = 103,95 Assim, o valor do PIB, que era de 100, passou para 103,95. Quando o Valor Inicial 100, o aumento percentual sai diretamente. Portanto, o aumento foi de 3,95%.

Resposta: Letra D. Questo 7 ESAF/SMF/Agente de Fazenda/2010 Dois trabalhadores, trabalhando 8 horas por dia cada um, durante 15 dias, colhem juntos 60 sacos de arroz. Trs outros trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia cada um, colhem juntos 75 sacos de arroz em 10 dias. Em mdia, quanto um trabalhador do primeiro grupo mais ou menos produtivo que um trabalhador do segundo grupo? a) O trabalhador do primeiro grupo 10% menos produtivo. b) O trabalhador do primeiro grupo 10% mais produtivo. c) O trabalhador do primeiro grupo 25% mais produtivo. d) As produtividades dos trabalhadores dos dois grupos a mesma. e) O trabalhador do primeiro grupo 25% menos produtivo.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

26

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Na situao 1, temos 2 trabalhadores trabalhando 8 horas por dia durante 15 dias. Portanto, eles trabalham 8 * 15 = 120 horas, cada um. Colhem, juntos, 60 sacos de arroz. Portanto, cada um colhe 30 sacos. Assim, a produtividade de 30/120 = 0,25 sacos por hora, por trabalhador. Na situao 2, temos 3 trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia, em 10 dias. Ou seja, eles trabalham 100 horas cada um. Como colhem 75 sacos, colhem 75/3 = 25 sacos cada. Assim, a produtividade deles de 25/10 = 0,25 sacos por hora. Desta forma, a produtividade dos dois grupos a mesma.

Resposta: Letra D. Questo 8 ESAF/RFB/ATRFB/2009 Em um determinado perodo de tempo, o valor do dlar americano passou de R$ 2,50 no incio para R$ 2,00 no fim do perodo. Assim, com relao a esse perodo, pode-se afirmar que: a) O dlar se desvalorizou 25% em relao ao real. b) O real se valorizou 20% em relao ao dlar. c) O real se valorizou 25% em relao ao dlar. d) O real se desvalorizou 20% em relao ao dlar. e) O real se desvalorizou 25% em relao ao dlar.
Percebam que o enunciado desta questo fala da desvalorizao do dlar (afinal, ele passou de 2,50 para 2,00), mas a maioria das alternativas fala da valorizao/desvalorizao do real. Vamos ver o que aconteceu com o dlar: Valor Final - Valor Inicial Variao percentual = x100 Valor Inicial 2 - 2,5 Variao percentual = x100 2,5 -0,5 Variao percentual = x100 = -20% 2,5 Portanto, o dlar se desvalorizou 20%.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

27

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Vamos ver o que aconteceu com o real. Precisamos saber quanto valia 1 real no incio e no final, em termos de dlar. Se, no incio, 1 dlar valia 2,5 reais, quanto valia 1 real? Por regra de 3, temos: 1 dlar ------- 2,5 reais x dlar ------- 1 real 2,5x = 1 x = 1/2,5 = 0,4 dlar. No final, 1 dlar valia 2 reais. Um real, portanto: 1 dlar ------- 2 reais x dlar ------- 1 real x=1 x = 1/2 = 0,5 dlar. Assim, a variao percentual do real foi: Valor Final - Valor Inicial Variao percentual = x100 Valor Inicial 0,1 0,5 - 0,4 Variao percentual = x100 = 0, 4 x100 = 0,25x100 = 25% 0, 4 Assim, o real se valorizou 25% frente ao dlar.

Resposta: Letra C.
At a prxima aula, pessoal. Abraos Karine

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

28

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 7. Memorex

RESOLUO DA REGRA DE TRS


Grandeza A Inicial Grandeza B Inicial

Grandeza A Final

Grandeza B Final

Multiplicar em Cruz
RESOLUO DA REGRA DE TRS INVERSA
Grandeza A Inicial 1___ Grandeza B Inicial

Grandeza A Final

1___ Grandeza B Final

Multiplicar em Cruz

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

29

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

MONTAGEM DA REGRA DE TRS COMPOSTA

Grandeza A Inicial

Est para

Grandeza B Inicial

Est para

Grandeza C Inicial

Assim como:
Grandeza A Final Est para Grandeza B Final

Assim como:
Est para Grandeza C Final

Se a grandeza for inversamente proporcional, no esquea de dividila por 1

Regra Fundamental da Regra de Trs:

Cada lado em uma unidade!!!


Antes de comear a Regra de Trs, escolha trabalhar com:

Gigabyte OU Megabyte OU Byte; Hora OU minuto OU segundo; Km OU metro;

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

30

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Diviso diretamente proporcional:

x y z x+y+z N x y z = = = = = = a+b+c a b c Se a b c , ento a + b + c


Diviso inversamente proporcional: Se

x y z x+y+z x y z = = , ento = = = 1 1 1 1 1 1 1 1 1 + + a b c a b c a b c

Regra fundamental do Percentual

O percentual no est sozinho


Valor Final - Valor Inicial Variao percentual = x100 Valor Inicial

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

31

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 8. Lista das questes abordadas em aula Questo 1 ESAF/MPOG/EPPGG/2009 Uma picape para ir da cidade A para a cidade B gasta dois tanques e meio de leo diesel. Se a distncia entre a cidade A e a cidade B de 500 km e neste percurso ele faz 100 km com 25 litros de leo diesel, quantos litros de leo diesel cabem no tanque da picape? a) 60 b) 50 c) 40 d) 70 e) 80 Questo 2 ESAF/MPOG/EPPGG/2009 Dois pintores com habilidade padro conseguem pintar um muro na velocidade de 5 metros quadrados por hora. Se fossem empregados, em vez de dois, trs pintores com habilidade padro, os trs pintariam: a) 15 metros quadrados em 3 horas. b) 7,5 metros quadrados em 50 minutos. c) 6 metros quadrados em 50 minutos. d) 7,5 metros quadrados em 30 minutos. e) 5 metros quadrados em 40 minutos. Questo 3 ESAF/MF/ATA/2009 Existem duas torneiras para encher um tanque vazio. Se apenas a primeira torneira for aberta, ao mximo, o tanque encher em 24 horas. Se apenas a segunda torneira for aberta, ao mximo, o tanque encher em 48 horas. Se as duas torneiras forem abertas ao mesmo tempo, ao mximo, em quanto tempo o tanque encher? a) 12 horas b) 20 horas c) 16 horas d) 24 horas e) 30 horas Questo 4 ESAF/MF/ATA/2009 Com 50 trabalhadores, com a mesma produtividade, trabalhando 8 horas por dia, uma obra ficaria pronta em 24 dias. Com 40 trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia, com uma produtividade 20% menor que os primeiros, em quantos dias a mesma obra ficaria pronta? a) 30 b) 16
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

32

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH c) 24 d) 20 e) 15 Questo 5 ESAF/SUSEP/Analista Tcnico/2010 Um pai deseja dividir uma fazenda de 500 alqueires entre seus trs filhos, na razo direta da quantidade de filhos que cada um tem e na razo inversa de suas rendas. Sabendo-se que a renda do filho mais velho duas vezes a renda do filho mais novo e que a renda do filho do meio trs vezes a renda do mais novo, e que, alm disso, o filho mais velho tem trs filhos, o filho do meio tem dois filhos e o filho mais novo tem dois filhos, quantos alqueires receber o filho do meio? a) 80 b) 100 c) 120 d) 160 e) 180 Questo 6 ESAF/SMF/Agente de Fazenda/2010 O PIB de um pas que entrou em recesso no fim de 2008 tinha crescido 10% no primeiro trimestre de 2008, 5% no segundo trimestre, tinha ficado estvel no terceiro trimestre e tinha cado 10% no ltimo trimestre daquele ano. Calcule a taxa de crescimento do PIB desse Pas, em 2008. a) 1,25%. b) 5%. c) 4,58%. d) 3,95%. e) -5%. Questo 7 ESAF/SMF/Agente de Fazenda/2010 Dois trabalhadores, trabalhando 8 horas por dia cada um, durante 15 dias, colhem juntos 60 sacos de arroz. Trs outros trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia cada um, colhem juntos 75 sacos de arroz em 10 dias. Em mdia, quanto um trabalhador do primeiro grupo mais ou menos produtivo que um trabalhador do segundo grupo? a) O trabalhador do primeiro grupo 10% menos produtivo. b) O trabalhador do primeiro grupo 10% mais produtivo. c) O trabalhador do primeiro grupo 25% mais produtivo. d) As produtividades dos trabalhadores dos dois grupos a mesma. e) O trabalhador do primeiro grupo 25% menos produtivo. Questo 8 ESAF/RFB/ATRFB/2009
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

33

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Em um determinado perodo de tempo, o valor do dlar americano passou de R$ 2,50 no incio para R$ 2,00 no fim do perodo. Assim, com relao a esse perodo, pode-se afirmar que: a) O dlar se desvalorizou 25% em relao ao real. b) O real se valorizou 20% em relao ao dlar. c) O real se valorizou 25% em relao ao dlar. d) O real se desvalorizou 20% em relao ao dlar. e) O real se desvalorizou 25% em relao ao dlar.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

34

AFC CGU RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 9. Gabarito

1B 2E 3C 4A 5A 6D 7D 8C

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

35

Das könnte Ihnen auch gefallen