Sie sind auf Seite 1von 2

Cenrio 4: UsUrio padro - Uso domstiCo

breve anlise do windows vda


Qual o nome da licena? Windows Virtual Desktop Access (Windows VDA) Acesso a uma cpia virtual do SO cliente Windows (Windows 7, Windows Vista, Windows XP) no datacenter Thin clients, computadores no corporativos, dispositivos no qualificados para SA de cliente Windows No US$100/ano/dispositivo Sim Assinatura anual Por dispositivo acessado

Os cenrios de licenciamento ajudaro voc a entender qual a melhor forma de licenciar seu ambiente de Infraestrutura de Estao de Trabalho Virtual (VDI) depois de 1 de julho de 2010.
Cenrio 1: UsUrio padro

Minha empresa possui 100 funcionrios que so os usurios principais de 100 thin clients com licenas Windows VDA. Esses funcionrios ocasionalmente trabalham de casa e acessam as VMs corporativas via VDI.

Qual o cenrio?

100 PCs

100 Usurios Acesso Domstico Ocasional

Quais dispositivos podem ter cobertura? O Microsoft Software Assurance um pr-requisito? Qual o preo de varejo? O Software Assurance oferece benefcios? Qual o tipo da licena? Qual a unidade de licenciamento?

Minha empresa possui 100 computadores e 100 usurios que acessam o sistema operacional cliente Windows ("SO Cliente Windows pressupe um dos seguintes sistemas operacionais: Windows XP, Windows Vista, Windows 7) executados em mquinas virtuais (VMs) usando VDI. No entanto, apenas 50 VMs so executadas simultaneamente.

Licena: As licenas do Windows VDA estendem direitos de mobilidade para o usurio principal ("nomeado") de um dispositivo de propriedade da empresa com cobertura Windows VDA, portanto no necessria licena adicional para computadores domsticos neste cenrio.
Cenrio 5: 100% UsUrios domstiCos

Minha empresa possui 100 funcionrios que trabalham de casa e acessam as VMs clientes Windows via VDI de seus computadores domsticos.

informaes adicionais sobre licenas


O Licenciamento por Volume do Microsoft Office ou Software Assurance necessrio para o uso do Microsoft Office no cenrio de VDI. O Windows Server Standard e Licenas de Acesso do Cliente (Client Access Licenses - CALs) tambm se aplicam. Para mais detalhes, entre em contato com o seu Especialista em Vendas da Microsoft.

100 PCs

100 Usurios

50 Mquinas Virtuais

100% Domstico

100 Funcionrios

Licenciamento do Windows para VDI


GUIA DE REFERNCIA RPIDA

Licena: Se os computadores tiverem cobertura de Software Assurance (SA), no ser necessrio licenciamento adicional, j que o Software Assurance concede direitos para estaes de trabalho Windows via VDI.
Cenrio 2: FUnCionrios de tUrnos diFerentes

Licena: Os computadores de propriedade dos funcionrios devero possuir uma licena do Windows VDA, e portanto 100 licenas so necessrias.
Cenrio 6: UsUrios mveis

recursos adicionais
Para mais informaes sobre Microsoft VDA, visite: http://www.microsoft.com/vdi Para mais informaes sobre Microsoft Virtualization, visite: http://www.microsoft.com/brasil/virtualizacao

Minha empresa possui 100 computadores com 300 funcionrios que os acessam em turnos diferentes. A qualquer momento, 150 VMs com SO cliente Windows esto sendo acessadas usando VDI.
Turno 1 Turno 2

Possuo 300 thin clients na minha empresa e somente 100 usurios que se movem de estao para estao.

100 Usurios 150 VMs de XP

300 Dispositivos da Empresa

100 PCs

300 Funcionrios

Entre em contato com seu Gerente de Contas Microsoft para obter mais informaes ou conversar sobre necessidades e cenrios especficos de sua empresa.

Licena: Se os computadores tiverem cobertura de Software Assurance (SA), no ser necessrio licenciamento adicional, j que o Software Assurance concede direitos para estaes de trabalho Windows via VDI.
Cenrio 3: diFerentes tipos de hardware de estao de trabaLho

Licena: O Windows VDA uma licena baseada em dispositivo, portanto os 300 thin clientes precisam estar licenciados com o Windows VDA. Se os dispositivos forem computadores com cobertura SA, no necessrio licenciamento adicional.
Cenrio 7: CompUtadores de FUnCionrios terCeirizados

Para mais informaes sobre o Microsoft System Center visite http://www.microsoft.com/brasil/systemcenter Para mais informaes sobre o Windows Server 2008 R2, visite: http://www.microsoft.com/brasil/windowsserver2008 Para mais informaes sobre o Remote Desktop Services, visite: http://www.microsoft.com/rds

Minha empresa possui 100 computadores com SA e 100 thin clients (executando um SO mnimo como o Windows FLP ou Windows Embedded apenas para acesso VDI). Temos 100 VMs cliente Windows.
100 PCs 100 Thin Clients

Minha empresa possui 100 funcionrios terceirizados que trabalharo por seis meses, e contrataremos 100 funcionrios terceirizados diferentes nos prximos seis meses do ano.

100 PCs

100 Terceirizados Primeiro Semestre

100 Terceirizados Segundo Semestre

Licena: Para os 100 computadores com cobertura SA no necessrio licenciamento adicional. Cada um dos 100 thin clients precisaria de uma licena do Windows Virtual Desktop Access (VDA), portanto, necessrio um total de 100 licenas do Windows VDA.

Licena: Assumindo que cada funcionrio terceirizado acessa o ambiente com um nico dispositivo, so necessrias 100 licenas do Windows VDA para esses funcionrios acessarem o ambiente da VDI. Voc pode transferir as licenas do Windows VDA para o segundo grupo de funcionrios terceirizados aps um perodo de 90 dias da primeira atribuio.

2010 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Hyper-V, Windows e Windows Server so marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros pases.

virtualizao de estao de trabalho microsoft


A Virtualizao da Estao de Trabalho um conjunto de tecnologias que tem por objetivo a otimizao das operaes das estaes de trabalho. Separando os recursos da rea de trabalho, ela ajuda o time de TI a ajustar o ambiente e adapt-lo s diferentes necessidades dos usurios finais. A Microsoft oferece um conjunto abrangente de solues para virtualizao de estao de trabalho que pode ajud-lo a otimizar sua infraestrutura. A Microsoft recomenda aos clientes iniciar seu projeto de virtualizao de estao de trabalho virtualizando aplicaes e o estado do usurio. Essas tecnologias podem ajudar a reduzir o TCO da estao de trabalho ao reduzir custos operacionais e padronizar o ambiente de estaes de trabalho. Uma vez que a fundao tenha sido preparada, a Microsoft recomenda aos clientes avaliar as tecnologias de virtualizao de estaes de trabalho na camada do sistema operacional. Essas tecnologias podem ajudar a aumentar a flexibilidade da empresa ao introduzir novas opes de implantao. A Infraestrutura da Estao de Trabalho Virtual (VDI) permite s organizaes implantar no datacenter estaes de trabalho baseadas no Windows e proporcionar acesso remoto a essas estaes de trabalho a partir de qualquer dispositivo autorizado, incluindo thin clients. Isso no s permite acesso a dispositivos conectados, mas tambm aprimora a continuidade dos negcios e centraliza o gerenciamento de estaes de trabalho. A VDI tambm ajuda os clientes a melhorar sua conformidade ao proteger as estaes de trabalho no datacenter. Por todos esses benefcios, a VDI a soluo ideal para cenrios que exigem maior rigor em termos de segurana e gerenciamento, fornecendo estaes de trabalho gerenciadas para computadores de terceiros / terceirizados ou computadores de propriedade de funcionrios, ou ainda oferecendo estaes de trabalho centralizadas para escritrios remotos.

microsoft vdi suites


As Microsoft Virtual Desktop Infrastructure Suites (Microsoft VDI Suites) permitem aos clientes centralizar suas estaes de trabalho usando a infraestrutura abrangente da VDI e o gerenciamento de software da Microsoft. As novas Microsoft VDI Suites simplificam o licenciamento e fornecem melhor valor do que outras tecnologias de VDI, tornando-se um excelente valor se comparada s ofertas concorrentes. As VDI Suites so licenciadas por dispositivo de ponto de extremidade, e portanto so independentes do volume do servidor e da infraestrutura de gerenciamento. Dispositivos de ponto de extremidade que no se qualificam para Software Assurance (tais como thin clients) tambm podem requerer licenciamento adicional do Windows Virtual Desktop Access (VDA). Juntos, o Windows VDA e as Microsoft VDI Suites proporcionam um modelo de licenciamento baseado em dispositivo para o seu ambiente de VDI. A Microsoft oferece dois pacotes para VDI: O Microsoft VDI Standard Suite inclui tecnologias como: Microsoft Hyper-VTM Server 2008 R2: Um hipervisor de alto desempenho, confivel e escalonvel. Microsoft System Center Virtual Machine Manager (SCVMM), System Center Operations Manager (SCOM) e System Center Configuration Manager (SCCM): Ferramentas familiares baseadas no Windows para dinamizar o gerenciamento de sua infraestrutura de VDI. Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP): Tecnologia de virtualizao de aplicaes lder no mercado para permitir a entrega de aplicaes dinmicas, junto com outras tecnologias de gerenciamento e virtualizao de estao de trabalho. Windows Server Remote Desktop Services (RDS): Capacidades bsicas de conexo e infraestrutura para fornecer aos usurios estaes de trabalho virtuais estticas ou em pool. O Microsoft VDI Premium Suite inclui todas as tecnologias presentes no Standard Suite, e oferece ainda: Funcionalidade completa para Remote Desktop Services (Servios de Estao de trabalho Remota) para habilitar estaes de trabalho baseadas em sesses e em VMs atravs do mesmo conjunto de ferramentas, proporcionando, portanto, flexibilidade adicional implantao. Microsoft Application Virtualization for RDS: Para ajudar a remover os silos que envolvem o fornecimento de aplicaes baseadas em sesso. Alm da sua tecnologia de VDI, a Microsoft tambm estendeu suas parcerias com ISVs como a Citrix para proporcionar desempenho e escalabilidade de nvel corporativo aos seus ambientes de VDI. Por exemplo, o Citrix XenDesktop agrega valor plataforma da Microsoft ao proporcionar gerenciamento de imagem nica, otimizao de armazenamento e uma rica experincia para usurios remotos em diferentes tipos de configurao de dispositivo e rede.

Licenciamento do windows para vdi


A Microsoft anunciou mudanas em seu modelo de licenciamento para estaes de trabalho baseadas no Windows em um ambiente de VDI, que entraro em vigor a partir de 1 de julho de 2010. Os antigos Windows VECD e Windows VECD para licenas SA deixaro de ser usados, e no estaro mais disponveis na lista de preos. Entre em contato com seu representante Microsoft local para saber mais detalhes sobre como esta mudana poder afetar seu contrato atual com a Microsoft. Os clientes que quiserem usar computadores Windows j cobertos por Software Assurance como dispositivos de acesso ao ambiente VDI tambm podero faz-lo sem custo adicional. O SA para Cliente Windows agora permite s organizaes implantar o Windows no datacenter, aumentando assim os benefcios de sua assinatura SA. Os clientes que quiserem usar dispositivos no qualificados para SA (tais como thin clients ou dispositivos de terceiros) tero que licenciar tais dispositivos com o Windows Virtual Desktop Access.

Observao: O Windows VDA uma exigncia para TODAS as implementaes de VDI que utilizem um dispositivo sem cobertura de SA para acessar uma estao de trabalho Windows com VDI, independente do fornecedor da infraestrutura de VDI.

o valor do windows vda e direitos estao de trabalho virtual do software assurance


O licenciamento do Windows atravs de SA ou Windows VDA oferece benefcios inerentes com relao a licenas tradicionais, como OEM e FPP, j que essas no foram projetadas para o cenrio de VDI. Estas assinaturas foram criadas para proporcionar a flexibilidade de licenciamento que voc precisa para seu ambiente de VDI e incluem os seguintes recursos:
direito / recurso detalhes windows vda Licenas para oem / Fpp

microsoft vdi suite


(Standard/Premium)
Licenciamento somente para Infraestrutura de Gerenciamento e Servidor

Acessar um SO cliente Windows em execuo no datacenter Continuidade de Negcios Acesso a mltiplas VMs a partir de um nico dispositivo Direitos de mobilidade estendidos

Instalar o Windows em qualquer combinao de armazenamento e hardware de servidor Movimento ilimitado entre armazenamento e hardware de servidor At quatro instncias de VM em execuo por dispositivo O usurio principal de um dispositivo com VDA ou SA pode acessar a estao de trabalho com VDI a partir de qualquer dispositivo fora do firewall corporativo. Includos direitos de upgrade/downgrade para o Windows O MDOP ajuda a reduzir o TCO da estao de trabalho e dinamiza o gerenciamento Use chaves KMS / MAK para ativar dinamicamente suas VMs do Windows Experincia de usurio aprimorada e recursos corporativos Suporte 24x7, downgrade para XP, Win2K, hotfix estendido, etc, treinamento Nmero ilimitado de instncias no executadas

Computadores com SA

Licenciamento para SO cliente Windows includo no SA

Configuraes de Dados e Usurio

Permite que os dados do usurio o acompanhe de um dispositivo ao outro.

microsoft vdi suite


(Standard/Premium)
Licenciamento somente para Infraestrutura de Gerenciamento e Servidor

Uso de qualquer verso do Windows Acesso a MDOP por menos de US$10 dlares por estao de trabalho Fcil gerenciamento de licenas Acesso ao Windows 7 Enterprise Programa abrangente de manuteno Backup ilimitado

Aplicaes

Fornece aplicaes sob demanda aos usurios

Sistema Operacional

Implanta uma nica imagem de SO para computadores, laptops e VDI

Thin Clients/ Dispositivos no cobertos por SA

Licensing for Windows client OS

windows vda

Licenciamento para SO cliente Windows

O Windows VDA uma assinatura baseada em dispositivo, atualmente com custo de US$100/dispositivo/ano. Como o Windows VDA licenciado por dispositivo acessado, ele independe do nmero de VMs de estao de trabalho no datacenter, permitindo acesso a at 4 VMs simultaneamente. Cada licena do Windows VDA tambm inclui direitos estendidos de mobilidade, que permitem ao usurio principal de um dispositivo com Windows VDA no trabalho acessar sua estao de trabalho pessoal com VDI a partir de qualquer dispositivo que no seja de propriedade ou controlado pela corporao, proporcionando mobilidade entre dispositivos fora do firewall corporativo.

Como obter hoje os benefcios do windows vda?


Entre em contato com seu representante Microsoft local para saber como aproveitar os benefcios do Windows VDA e do Software Assurance para Cliente Windows.

Das könnte Ihnen auch gefallen