Sie sind auf Seite 1von 5

Dominao teleptica-Cap:19

Teleptia: [do grego tle + pat- + -ia] - Transferncia de pensamentos e emoes de pessoa para pessoa, sem o emprego dos sentidos conhecidos. Kardec usou a expresso telegrafia humana, significando a comunicao distncia entre duas pessoas vivas, que se evocam reciprocamente. Estaevocao provoca a emancipao da alma, ou do Esprito encarnado, que vem se manifestar e pode comunicar seu pensamento pela escrita ou por qualquer outro meio. (7)

Telepatia s.f. Comunicao de pensamentos, sentimentos ou conhecimentos de uma pessoa para outra, sem o uso dos sentidos da audio, da viso, do olfato, do paladar ou do tato. A telepatia s vezes chamada leitura da mente outransmisso de pensamento. Alguns cientistas acreditam que nem a distncia nem o tempo afetam a telepatia. Desta forma, os pensamentos de uma pessoa poderiam ser recebidos por outra pessoa at mesmo de um pas para outro. Atelepatia acha-se sob investigao cientfica, e sua existncia ainda questo aberta. dominao Significado de Dominao s.f. Predomnio; domnio; poder absoluto. Subjugao; suplantao; represso. Por dominao teleptica podemos entender a influncia obsessiva de um esprito sobre outro, que se insinua na mente da vtima, aproveitando-se da sintonia vibratria mantida entre ambos. O pensamento do obsessor exterioriza-se atravs do fluido csmico universal e projeta-se at o alvo a ser atingido, aparecendo a este em forma de imagens e sugestes. Quando a natureza do pensamento est de conformidade com o bem, direcionado para as Leis da Natureza, o receptor percebe vibraes de harmonia e paz. Forma-se em torno de si uma psicofesra saudvel, que lhe traz uma sensao de felicidade. Quando, porm, so dirigidos pensamentos de m natureza, de dio ou de inveja, por exemplo, as vibraes recebidas podem causar desequilbrio e depresso, podendo levar a enfermidades. Neste capitulo numa traio conjugal, o cnjuge trado se ressente da influncia perturbadora, pois o casal respira em regime de clima espiritual mtuo. Detectada a traio, s o perdo incondicional pode imunizar aquele que est sendo trado, beneficiando-o com a paz da conscincia. Nesses acontecimentos, to generalizados, o lar se transforma em trincheira de lutas, campeando angstias e repulso, a desaguarem nas tormentosas guas da obsesso.

PESQUISA:

Os Espritos podem comunicar-se, estando completamente desp.ertos os corpos O Esprito no se acha encerrado no corpo como numa caixa; irradia por todos os lados. Segue-se que pode comunicar-se com outros Espritos, mesmo em estado de viglia (acordado), se bem que mais dificilmente. O pensamento exterioriza-se e projeta-se, formando imagens e sugestes que arremessa sobre os objetivos que se prope atingir. Quando benigno e edificante, ajusta-se s Leis que nos regem, criando harmonia e felicidade, todavia, quando desequilibrado e deprimente, estabelece aflio e runa. A qumica mental vive na base de todas as transformaes, porque realmente evolumos em profunda comunho teleptica com todos aqueles encarnados ou desencarnados que se afinam conosco. Dominao teleptica: A dominao teleptica acarreta uma subjugao psquica que poder ser positiva ou ento destrutiva e extremamente prejudicial. Infelizmente esta ltima a que mais prevalece e est sempre acontecendo de forma at drstica e criminosa. A subjugao psquica, atravs do domnio teleptico, voluntrio ou involuntrio, por uma pessoa doentia, agressiva, enfim desequilibrada, terrvel e devastador. (11) A causa geral de qualquer perturbao psquica reside na desobedincia constante s determinaes da Lei de Deus (abandono sistemtico das obrigaes impostas pela Lei).

QUESTES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Ns j tivemos visto e considerado a realidade da temtica obsessiva em nossas vidas. Lembramos quais as causas que as geram? R - Sabemos que a obsesso a influncia que um esprito exerce sobre outro, agindo persistentemente sobre sua mente e, com isso, criando-lhe dificuldades. Na maioria das vezes, a obsesso conseqncia de relaes conflituosas do passado entre as partes envolvidas. Pode acontecer, no entanto, que a sua origem esteja em vnculos criados naquela mesma encarnao, como no caso do presente captulo. De qualquer modo, o processo obsessivo sempre uma via de mo dupla, que somente se instala mediante o

consentimento da vtima, pela sua imperfeio moral, que d ensejo sintonia com o obsessor, permitindo-lhe a ascendncia espiritual sobre si.

2) Invariavelmente temos a predisposio de fazer rogativas a nossos guias espirituais para que nos favoream as disposies naqueles momentos. Contudo, que podero eles fazer? R - Os nossos guias espirituais, assim como os benfeitores do Mundo Maior, esto sempre dispostos a nos socorrer, sob variadas maneiras. Sendo assim, poderemos sempre contar com suas influncias, inspirando-nos e nos intuindo,aconselhando-nos, fortalecendo-nos, enfim, fazendo o que est ao seu alcance para nos ajudar a vencer a situao. No entanto, sem a transformao moral do obsediado, todo o esforo do plano espiritual para ajud-lo resultar intil. indispensvel que se feche o canal de sintonia com o obsessor.

3) Muitas vezes, as dificuldades que enfrentamos tem suas razes em nosso ontem. Como reconheceremos essa probabilidade? R - difcil podermos afirmar com preciso se a causa da obsesso est nesta ou em existncia pretrita sem que haja uma informao confivel do plano espiritual, geralmente obtida nas mesas de desobsesso. O que podemos dizer que, como Kardec explica em "O Evangelho segundo o Espiritismo", se as causas das aflies no se encontram na presente vida, porque, certamente, encontram-se em vidas passadas.

4) Quais os elementos que delatam a manifestao da influenciao espiritual perturbadora? R - Podemos identificar como indcios da obsesso desde idias em total desacordo com o pensamento do obsediado, face influncia moral do obsessor at a perturbao completa de seu organismo fsico e das suas faculdades mentais, sem causas aparentes.

5) Quando somos visitados por situaes to molestas, pode a prece ser feita com bons resultados? R - Sem dvida, como ensina Kardec, qualquer que seja o tipo de obsesso, "a prece o mais poderoso meio de que se dispe para demover de seus propsitos malficos o obsessor." 6) Estabelecida a conexo mental entre os seres afins, ela poder manifestar-se de variadas formas. Neste caso, o livro nos assinala uma. No podendo ela ser perceptvel

com clareza, porque ela toca elementos peculiares de ns, como desvencilhar-se de sua influncia? R - O instrutor ulus d a forma para se romper essa conexo mental entre as partes envolvidas: "A melhor maneira de se extinguir o fogo recusar-lhe combustvel". Enquanto o obsediado alimentar o fogo da obsesso com o combustvel do dio, dos maus sentimentos e do comportamento moral equivocado, no conseguir se desvencilhar da influncia malfica do obsessor. No se deve revidar o mal com o mal. Apagar o fogo praticar o perdo sincero e incondicional, tratar o obsessor com amor e compreenso e no da forma como Ansia vinha reagindo, com desespero e dio.

7) Pode a influncia obsessiva estender-se ao Grupo Familiar? a - Como empregar o conhecimento esprita nestes casos? b - O investimento pode alcanar ainda a parte fsica dos involucrados? c - Por que a influenciao se estende aos outros? R - Num planeta cuja destinao servir como palco das provas e expiaes dos espritos a ele vinculados, a formao da famlia projetada no plano espiritual tendo em vista os ajustes necessrios aos espritos que a comporo. Assim,so reunidos num mesmo grupo familiar espritos reciprocamente desafetos em vidas passadas para se reajustarem. No curso da nova existncia, as situaes que tero de vivenciar vo reavivar sentimentos de antipatia gerados no passado. Como no caso desse captulo, em que vemos que a unio entre Josino e Ansia no foi motivada pelo amor. Tudo indica se tratar de um casamento provacional. No estando ambos unidos pelo amor verdadeiro, no conseguem, juntos, enfrentarem o assdio da outra mulher. E como esclarece ulos, " ... marido e mulher respiram em regime de influncia mtua ... ", um sendo envolvido pela psicosfera em que o outro se situa. As vibraes envoltas de sentimentos negativos, como dio, cime, desespero e outros podem atingir todo o grupo familiar, por estarem suas mentes associadas em decorrncia da vida em comum. Os fluidos negativos que vibram em torno da famlia podem ocasionar enfermidades fsicas e espirituais aos que no saibam praticar o ensinamento do Cristo: "amor aos adversrios, auxlio aos que nos perseguem e orao aos que nos caluniam".

8) Podemos esperar ser tocados por semelhante fenmeno? R - Qualquer de ns, desde de invigilantes, estaremos sujeitos a passar por idntica situao. Por isso, devemos estar sempre atentos, vigiando e orando, para no nos deixarmos cair quando em tentao.

9) Por que se faz necessrio tomar em conta estas situaes? R - Para que no se permita a sintonia que possibilita a incurso de obsessores. Depois de instalada a obsesso, a sua eliminao se torna difcil e exige muito mais trabalho. Portanto, evit-la, pelos meios que temos visto, ainda a melhor soluo.

10) Qual o remdio mais eficaz para dissolver uma m influencia? R - Como dissemos acima, Allan Kardec considera, em qualquer tipo de obsesso que esteja se manifestando, a prece o mais poderoso meio de que se dispe para demover de seus propsitos malficos o obsessor.

11) Analisemos a orao: "Jovino permanece atualmente sob imperiosa dominao teleptica, a que se rendeu facilmente, e, considerando-se que marido e mulher respiram em regime de influncia mtua, a atuao que o nosso amigo vem sofrendo envolve Ansia, atingindo-a de modo lastimvel, porquanto a pobrezinha no tem sabido imunizar-se, com os benefcios do perdo incondicional."

R - Como vimos na resposta questo n 7, as vibraes negativas podem atingir todos os espritos que integram o ambiente familiar, pois a unio da famlia no se d por acaso. Todos tm uma vinculao mant-los juntos, so espritos que tm afinidade. Assim, a possibilidade dos fluidos malficos que atinge a um vierem a atingir os demais grande, desde que no saibam como evit-lo, vigiando e orando. (1) Allan Kardec, O Livro dos Espritos, livro segundo, cap. IX, questo 459. (2) __________, O Livro dos Mdiuns, cap. XXIII, itens de 237 240. (3) __________, Revista Esprita, dezembro de 1863, Um caso de possesso. (4) __________, A Gnese, cap. IVX itens de 47 49

Das könnte Ihnen auch gefallen