Sie sind auf Seite 1von 6

FRUTOS-3 DESAFIO

Vivendo a Vida com Deus

LIO 1

Unidade 1: Em Treinamento

7 - 8 Anos

Pensar nos Outros x S Pensar em Si


Neste Trimestre, as crianas continuaro a pesquisar os cinco frutos do Trimestre passado. Na Unidade 1, elas aprendero como treinar o afastamento do pecado e voltar total obedincia a Deus. Crescimento e Boa Mordomia so dois pontos primordiais nestas Lies. Durante a celebrao da Pscoa, elas aprendero sobre a Graa de Deus para conosco. Na Unidade 2, as crianas vo continuar a crescer, medida que lhes ser apresentado o Esprito Santo. Por ltimo, as crianas terminaro o ano na Unidade 3, "Acampamento Balaio", onde elas participaro de um acampamento onde vo exercitar os frutos da: Graa, Crescimento, Mutualidade, Dons e Boa Mordomia, aplicando-os em suas vidas. Durante todo semestre, elas sero desafiadas a desenvolver essas cinco qualidades e procurar viver a vida com Deus. separa as ovelhas dos bodes. Ele vai abenoar aqueles que estiverem sua direita porque eles se importaram com os famintos, sedentos, sem teto, nus, enfermos e encarcerados. Ele ordenar aos indivduos que no cuidaram destas pessoas que se afastem dele.

VERSCULO BBLICO
Cada um cuide, no somente dos seus interesses, mas tambm dos interesses dos outros. Filipenses 2:4.

OBJETIVOS
O QUE? (GG): As crianas ouviro uma

HISTRIA BBLICA
Mateus 25.31-46 Nesta lio as crianas vo ouvir uma verso moderna da Deus odeia o pecado Parbola das Ovelhas e dos do egosmo e Ele Bodes. Esta parbola diz que quer que ns nos quando Jesus vier, Ele vai sepaimportemos com os rar as pessoas como o pastor outros.

CONCEITO CHAVE

verso moderna da Parbola das Ovelhas e dos Bodes. E ENTO? (GG): As crianas aprendero que Deus quer que ns nos importemos com os outros ao invs de nos preocuparmos com ns mesmos. E AGORA? (PG): As crianas participaro de um jogo de baseball que as ajudar a pensar em maneiras de se importar com os outros.

FORMAO ESPIRITUAL
Servio e Bondade. Crescimento e Mutualidade

15
FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 1 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

PREPARAR ANTECIPADAMENTE (Feito pelo seu Administrador)


Tire cpia e recorte os Cartes com o Versculo Bblico - um por criana (pg. 27 do Guia do Administrador); Providenciar um kit contendo 1 trave de gol, 2 goleiros (em cores ou times diferentes), 2 botes (em cores ou times diferentes), duas paletas e uma bolinha de futebol de boto um kit para cada Pequeno Grupo (jogo de futebol de boto); Tire cpia e recorte os Cartes do Jogo um jogo para cada grupo (pgs. 22 at 25 do Guia do Administrador); Tire cpia e recorte cartes de pontos uma para cada grupo (pg. 26 do Guia do Administrador); Juntar lpis - um para cada Pequeno Grupo. Coloque os tens citados acima em uma pasta para cada Lder de Grupo Pequeno.

PREPARAO DO LDER
Voc j passou um tempo com uma criana de dois ou trs anos? Voc ouvir frases como, "Meu!", "Eu primeiro!" ou "Me d!". Psiclogos as descrevem como "egocntricas". Em outras palavras, elas esto focadas em si mesmas e aprendendo sobre si mesmas. Elas ainda no desenvolveram a habilidade de olhar para alm delas mesmas. Elas pensam que a vida gira em torno delas. Pra uma criana de dois ou trs anos este um comportamento esperado. Mas, para adultos as expectativas so diferentes. Ns algumas vezes somos egostas quando deveramos ser altrustas. Ns colocamos nossas necessidades e desejos frente do dos outros. Faa uma auto anlise durante esta semana. Voc regularmente pe os outros em primeiro lugar? Esta semana leia Mateus 25: 31- 46, a Parbola dos bodes e ovelhas. Como aprendemos pela Parbola, quando voc pe os outros em primeiro lugar, voc est pondo Deus em primeiro lugar.

CONEXO CRIANA (5 minutos)


D BOAS VINDAS s crianas ao seu Pequeno Grupo. FALE sobre uma vez que voc teve que treinar duro para um grande evento. Pode ter sido um jogo esportivo, um concerto musical ou um importante exame escolar. PERGUNTE, Vocs j tiveram de treinar ou ensaiar para fazer algo? O que foi? Descreva como foi o treinamento. Se voc realmente quer ser bom em alguma coisa, voc acha que o treinamento importante?

TRANSIO
DIGA: Hoje no Grande Grupo, oua para descobrir uma maneira de treinar a ns mesmos.

DICA DE ENSINO
Observe como as crianas do seu grupo reagem a cada semana medida que vocs lidam com cinco pecados diferentes. Existe uma maneira de encorajar ou desafiar alguma criana em seu grupo? Pea a Deus sabedoria durante toda esta unidade.

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 1 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

16

NO G PEQUE(20 minutos) RUPO


REVISO
PERGUNTE s crianas: "De que maneira ns precisamos treinar a ns mesmos? (Ns precisamos treinar para nos afastar-mos do pecado e fazer o que certo) Sobre qual pecado ns aprendemos hoje? (Pecado do egosmo) Como ns podemos treinar para pensarmos nos outros?" (P.P.O.O. Pare antes de fazer uma deciso, Pense sobre o que Jesus faria, Obedea o que a Bblia diz e Ore). DIGA: "DEUS DETESTA O PECADO DO
EGOSMO E ELE QUER QUE NOS IMPORTEMOS COM OS OUTROS. Hoje

INSTRUES
COLOQUE os cartes de jogo no meio do crculo. D um boto para uma criana. DIGA s crianas: O objetivo do jogo fazer o maior nmero de gols. Vamos jogar uma disputa de pnaltis. O Jogo ter incio com duas crianas, uma de cada time. Uma ficar no chute ao gol e a outra como goleiro. A criana que for tentar o gol, dever pegar um Carto do Jogo e seguir as instrues do carto, antes de comear a disputa. CONTINUE, No jogo de hoje, quando for sua vez de bater, pegue um Carto. Siga as instrues do Carto. Alguns cartes vo pedir para voc dizer maneiras de como voc pode ser altrusta em diferentes reas da sua vida. O nmero de exemplos que voc der vai determinar quantos gols voc poder tentar marcar. Voc pode pensar em at trs exemplos. O outro time vai ouvir e decidir se todas as respostas so nicas e realistas. Para tornar o jogo mais competitivo, a mesma pergunta pode estar em mais de um carto. Por exemplo, pode haver dois cartes que perguntam 'Como voc pode ser altrusta (centrado nos outros) em casa?' Voc pode pedir a ajuda de outra pessoa do seu grupo. Eu serei o juiz se for necessrio. A criana que vai bater o pnalti, vai ler um Carto e dir a(s) resposta(s) correta(s), de como deveria agir. Aps a resposta, tentar o gol. Somente uma tentativa de chute ao gol por resposta. DIGA: Terminada a vez da criana que tentou o gol, aps a leitura e resposta do Carto, haver uma troca. Quem estava no gol, ter a chance de tentar 3 chutes ao gol, lendo um dos cartes do jogo e a outra cri-

nos vamos jogar futebol de boto para ajudar a pensar sobre como ser altrustas (pensar nos outros). Pessoas que querem ser muito boas neste jogo tm que treinar bastante. Ns usaremos este jogo para ajudar em nosso treinamento."

ATIVIDADE: O GOLEADOR
A finalidade dessa atividade ensinar as crianas como serem altrustas Para as crianas praticarem o centrado nos outros.

MATERIAIS PROVIDENCIADOS POR SEU ADMINISTRADOR


Travas de gols, botes, paletas, goleiros e bolinhas de Futebol de Boto; Cartes do Jogo; Cartes de pontos; Lpis.

PREPARAR
SENTE em forma de crculo com seu grupo. DIVIDA o grupo em dois times. MONTE a trava de gols, botes, paletas, goleiros e bolinhas de Futebol de boto, como voc faria para uma disputa de pnaltis.

17
FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 1 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

campo de futebol

ana passar a ser o goleiro. Alguns cartes tm a frase Carto Amarelo. Se algum pegar um destes cartes, perde a vez. CONTINUE: Eu sou o juz e estarei observando o jogo, e contabilizando os pontos. O Time vencedor ser o que fizer maior nmero de gols, ao final do jogo. Se acabarem os cartes e ainda houver tempo, embaralhe-os e continue o jogo ESCOLHA o time que dever comear.

EXEMPLOS DE CARTES DE JOGO


Como voc pode ser altrusta (pensar nos outros) em casa? Como voc pode ser altrusta (pensar nos outros) na escola? Como voc pode ser altrusta (pensar nos outros) quando voc est brincando com os seus amigos? Como voc pode ser altrusta (pensar nos outros) no seu time, aula de dana, aula de ginstica, aula de msica, etc?

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 1 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

18

Como voc pode ser altrusta (pensar nos outros) na igreja? S sobrou um pedao de bolo. Voc sabe que seus irmos adoram aquele bolo. Qual sua primeira reao? Do que voc deveria se lembrar em uma situao como esta? (vale 2 tentativas) Voc corre para pegar o melhor lugar no carro. Voc sabe que sua irm fica enjoada quando senta no banco de trs. Qual a primeira coisa que voc tem que fazer ou dizer que mostre uma resposta altrusta (pensa nos outros)? (vale 1 tentativa) Fale-nos sobre uma vez quando algum pois voc em primeiro lugar (vale 2 tentativas) Fale-nos sobre alguma vez quando voc foi altrusta. (vale 3 tentativas) Seu amigo quer ver um filme que voc j viu uma centena de vezes. O que voc provavelmente diria? O que voc acha que Jesus faria numa situao destas? (vale 1 tentativa) Sua me deixa que voc e seus irmos escolham onde vo para jantar. Sua idia no foi a escolhida. Qual sua primeira reao? Como voc pediria? (vale 1 tentativa) Seus amigos querem jogar um jogo que voc no gosta. Qual sua primeira reao? O que ajudaria voc a pensar mais nos outros? (Vale 2 tentativas)

Por que voc acha que to difcil ser altrusta (pensando nos outros)? (vale 3 tentativas) Conte-nos o que voc pode fazer para treinar para pensar nos outros? (vale 3 tentativas) Voc ganha um novo vdeo game no seu aniversrio. Alguns dos seus amigos querem jogar. Qual sua primeira reao? O que voc acha Jesus faria nesta situao? (vale 3 tentativas) Sua me perguntou para voc e sua irm como foi o seu dia. Voc sabe que sua irm teve um dia muito ruim mas voc responde primeiro e diz para sua me tudo sobre o seu grande dia. Isto seria altrusta? Por que sim ou por que no? (Vale 1 tentativa) Conte-nos sobre uma pessoa que voc conhece que pensa nos outros. O que esta pessoa faz ou diz que mostra a voc que ela altrusta? (vale 1 tentativa) Carto "Amarelo" soletre a palavra "PERNAMBUCO"! Carto "Amarelo" Diga os nomes dos componentes do seu time. Carto "Amarelo" Diga o nome de trs times de futebol.

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 1 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

19

ENCERRAMENTO
DIGA: Hoje ns aprendemos que DEUS
DETESTA O PECADO DO EGOSMO E ELE QUER QUE NOS IMPORTEMOS COM OS OUTROS. Ns podemos treinar

para nos tornarmos altrustas (pensar nos outros) usando a sigla P.P.O.O. O que estas letras nos lembram? (P-Pare antes de tomar uma deciso, P-Pense no que Jesus faria, O-Obedea a Bblia, O-Ore). Durante o jogo, ns vimos muitas oportunidades onde podemos olhar as necessidades dos outros. Vamos procurar estas oportunidades durante esta semana.

criana e repitam juntos o versculo. "Cada um cuide, no somente dos seus interesses, mas tambm dos interesses dos outros." Filipenses 2: 4 (N.V.I.) LEMBRE s crianas que o versculo nos ensina que Ns devemos ser altrustas e no egostas.

ORAO
Querido Deus, Obrigado por nos ajudar a aprender como treinar. Nesta semana, ajude-nos a ver todas as maneiras em que somos egostas. Ajudenos a pensar primeiro nos outros Amm.

VERSCULO BBLICO
D o carto do Versculo Bblico para cada

EXO CRIANA CONTINUA . . . CON


Lderes de Pequeno Grupo, usem esse tempo para continuar a construir comunidade e aprender mais sobre as crianas e suas preocupaes. Escute cuidadosamente para voc estar melhor equipado para orar e alcanar cada criana. PERGUNTE: Quantos de vocs acham que alguns pecados so mais difceis de vencer do que outros? Por qu? Por que no? Voc conhece algum que seja humilde? Como voc se sente quando est perto de algum assim?"

20
FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 1 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

Das könnte Ihnen auch gefallen