Sie sind auf Seite 1von 10

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

O florescimento da imaginao: crianas, histrias e TV*

Gilka Girardello

u gostaria de comear lembrando uma histria que muitos de vocs, com certeza, conhecem (o que muito bom, para que a gente possa ter as suas imagens bem presentes neste encontro de hoje). Ela foi a primeira

histria escrita por Salman Rushdie, nos esconderijos onde ele teve que se refugiar depois de ter sido condenado morte pelo fundamentalismo islmico. a histria de Haroun, um menino cujo pai era um famoso contador de histrias do mtico pas de Alefbey. Um dia, a me de Haroun fugiu com o vizinho, um burocrata medocre que vivia criticando o trabalho do marido dela. ("Pra que servem essas histrias, que nem sequer so verdade?" -- perguntava ele.) O menino ficou revoltado com a fuga da me,e acabou repetindo essa pergunta ao pai dele, Rashid, e este, com o corao partido, no conseguiu contar mais nem uma nica histria. Abria a boca e nada saa. O menino Haroun, ento, descobre que o pai, magoado, havia cancelado sua assinatura para recebimento da "gua das histrias", proveniente de uma segunda lua da Terra a histria conta que essa outra lua gira em rbita to rpida que at hoje nunca conseguiu ser rastreada pelos radares da Terra. Uma noite, o menino escuta um barulho no banheiro e flagra um pequeno gnio-encanador vindo dessa lua de Kahani, desligando a canalizao da gua das histrias. Os dois acabam se entendendo e o menino viaja com o gnio at essa lua para tentar reverter o pedido de cancelamento da gua das histrias para seu pai.

Palestra apresentada na primeira Jornada de Debates: Mdia e Imaginao Infantil, Museu da Imagem e do Som, CIC. Florianpolis, junho de 1999, promoo do Ateli da Aurora, CCE e CED/ UFSC. Depois, foi publicada numa revista de Pernambuco.

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

A gente no vai seguir o Haroun em toda a sua aventura, que cheia de surpresas e acaba tendo um final feliz. Mas a gente vai com ele at o momento em que ele chega lua de Kahani, e fica deslumbrado ao ver que ela coberta pelo legendrio Mar dos Fios de Histrias:
Olhou para a gua e reparou que ela era feita de milhares e milhares de correntes diferentes, cada uma de uma cor diferente, que se entrelaavam como uma tapearia lquida, de uma complexidade de tirar o flego; e Iff explicou que aqueles eram os Fios de Histrias, e que cada fio colorido representava e continha uma nica narrativa. Em diferentes reas do Oceano havia diferentes tipos de histrias, e como todas as histrias que j foram contadas e muitas das que ainda estavam sendo inventadas podiam se encontrar ali, o Mar de Fios de Histrias era, na verdade, a maior biblioteca do universo. E, como as histrias ficavam guardadas ali em forma fluida, elas conservavam a capacidade de mudar, de se transformar em novas verses de si mesmas, de se unirem a outras histrias; de modo que, ao contrrio de uma biblioteca de livros, o Mar de Histrias era muito mais que um simples depsito de narrativas. No era um lugar morto, mas cheio de vida.

O mar de histrias a uma metfora para a textura narrativa da cultura. Quanto mais intrincada, colorida e diversa essa textura, mais vivo estar o mar. Logo, Haroun percebe que o mar est cheio de peixes, que engolem histrias por todas as suas mil bocas, e em cujas entranhas "acontece um milagre":
Um pedacinho de uma histria se junta com uma idia de outra e pronto! Quando eles cospem as histrias, elas j no so mais as mesmas, antigas: so outras, novas.(...) nenhuma histria vem do nada; as histrias novas nascem das velhas. So as novas combinaes que fazem com que elas sejam novas.

A arte narrativa aparece a como um mecanismo inerente ao tecido da cultura. Como h milhares de peixes milbocas no mar, fica claro que a tarefa recriadora pertence ao conjunto da viva tapearia lquida da cultura. H milhares de fios de histrias, h milhares de peixes no mar: a vitalidade da cultura aparece nessa imagem de Salman Rushdie como inseparavelmente ligada biodiversidade do mar-de-histrias. O mar-de-histrias uma imagem potica muito forte, presente h sculos na imaginao da humanidade. Essa imagem d conta de um certo carter "lquido" das histrias fluido, mutvel que volta-e-meia percebido pelas pessoas que pensam sobre narrativa. Por exemplo: para Marie-Louise Von Franz,

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

os contos-de-fadas formam um mar, grande e profundo como a psique humana, a alma. E Hannah Arendt comparava Walter Benjamin a um pescador de prolas, em sua paixo por incluir histrias do passado no meio dos seus textos:
Como um pescador de prolas que desce ao fundo do mar (...) para dele desprender o rico e o estranho, as prolas e os corais das profundezas e traz-los superfcie, Benjamin mergulha poeticamente no passado (...) guiado pela convico de que no fundo do mar, dentro do qual afunda e se dissolve o que uma vez foi vivo, algumas coisas sofrem uma mudana e sobrevivem em formas novas e cristalizadas, como se aguardassem pelo caador de prolas que um dia descer at elas e as trar ao mundo dos vivos, como fragmentos de pensamento, como algo rico e estranho...

O mar, aqui, o passado da cultura, a tradio oral, a habilidade de contar, a prtica de ouvir. Disto isso, podemos voltar agora o nosso olhar para a imaginao da criana, e depois a gente retorna ao mar-de-histrias. A infncia a grande fonte da nossa vitalidade imaginria. bem verdade que a imaginao uma faculdade que se desenvolve em um contnuo, ao longo de toda a nossa vida. Mas tambm verdade que a imaginao na infncia tem uma sensibilidade especial, que as crianas tendem a se entregar mais livremente fantasia, e que da plenitude da experincia imaginria na infncia depende em boa parte a sade psicolgica na idade adulta. O poder especfico da imaginao da criana tem muitas razes: uma das mais singelas o fato de a imaginao se nutrir de imagens novas, e para a criana o mundo est cheio de imagens novas. Bachelard, por exemplo, falava que a infncia deposita um tesouro de imagens e devaneios "em cada ser", como um "jardim secreto", guardado para mais tarde. Freud dizia uma coisa parecida: ele falava que, quando a pessoa cresce e pra de brincar, ela apenas abre mo da conexo com os objetos reais, mas continua "construindo castelos no ar, sonhando de olhos abertos." Ele chamava a imaginao de um parque de recreio -- "um Parque Yellowstone", preservado para nosso prazer futuro, quando no suportssemos a camisa-de-fora da civilizao. Vrios pensadores contemporneos atribuem um papel crucial imaginao nestes nossos tempos. Por um lado, a gente olha em volta e parece que tudo repetio, reflexo, e que estamos aprisionados em um labirinto de espelhos. Por outro, a gente tem conscincia das enormes tragdias que acontecem. A sensao

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

a de que nunca foi to necessrio que a humanidade conseguisse imaginar como as coisas poderiam ser de modo diferente. Por isso me parece que dar as melhores condies ao florescimento da imaginao das crianas assume, neste momento, um carter de tarefa histrica premente. A gente precisa preservar a qualidade desse parque de recreio, a riqueza da "clareira imaginria" como espao de ensaio e lugar potencial para a liberdade. possvel educar a imaginao infantil, cultiv-la como se faz com a inteligncia ou a sensibilidade. H mesmo quem diga que a tarefa mais importante da educao a educao da imaginao. Quais seriam as condies favorveis ao florescimento da imaginao infantil? Algumas delas podem ser identificadas. O envolvimento da criana com a arte, a experincia esttica. A imerso na experincia da arte exige tempo, que outra condio benfica para a vivncia imaginativa da criana. O trabalho da imaginao sutil: ele se d bem com a calma, a concentrao, o isolamento, e mesmo com um certo tdio. Todos ns conhecemos bem a brincadeira de olhar para as nuvens e ver nelas rostos e caravelas (os castelos no ar), de ver o rosto na lua cheia, ou de olhar para os veios em uma tbua de madeira e neles ver paisagens fantsticas. A imaginao a capacidade de olhar "atravs das janelas do real" (Maxine Greene), e essa forma de contemplao exige um certo cio, momentos sem pressa, em que a imaginao possa atuar plenamente, nos interstcios da percepo. Uma dimenso da contemplao esttica o contato com a natureza, outro fator positivo para a imaginao da criana. O fogo, o ar, a gua e a terra so os "hormnios da imaginao", dizia Bachelard. E o estmulo imaginativo no surge s no contato fsico com o calor do fogo ou com a viscosidade da lama mas tambm no encontro com o incomensurvel: a multido de estrelas no cu, o tamanho do mar, o poder das tempestades. Esse maravilhamento, esse assombro diante da infinita multiplicidade da natureza, com a sua profundidade, faz parte da emoo esttica fundamental para a imaginao definida como "o sublime". Por meio dele, a criana percebe que, alm do mundo tangvel a nossa volta, ns estamos " deriva num oceano de mistrio" (Kieran Egan).

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

A atitude dos adultos no ambiente em que a criana vive faz tambm uma enorme diferena: a qualidade da vida imaginativa das crianas se beneficia de um ambiente favorvel ao seu faz-de-conta, e onde os adultos estejam tambm em contato com a sua prpria vida de fantasia, e consigam apontar o mundo para as crianas, de modo sugestivo e inspirador. E chegamos a a um dos estmulos mais importantes imaginao infantil: a narrativa. Todos ns sabemos o quanto as histrias permitem o exerccio constante da imaginao, o vo para o mundo paralelo onde, por meio do prazer potico, as crianas esto, na verdade, "trabalhando", ou seja, cumprindo sua tarefa fundamental de conhecer o mundo e de construrem a si mesmas. A narrativa uma ponte entre a imaginao e a cultura. Da a nossa responsabilidade diante das histrias que a nossa cultura oferece s crianas. E chegou o momento de comearmos a falar sobre a televiso. A relao da televiso com a criana desperta opinies apaixonadas, h mais de 40 anos, quando a TV comeou a se estabelecer como foco do ritual domstico, em boa parte do mundo. Do ponto de vista da imaginao, o debate sempre se deu entre duas posies bsicas que a gente poderiam esquematizar assim: de um lado, o receio de que a televiso anestesie a imaginao, fazendo com que as nossas capacidades imaginativas como que adormeam, submersas pelas imagens da tela. Italo Calvino expressa lindamente esse receio, quando diz:
Ser que no atual dilvio de imagens pr-fabricadas a gente no est correndo o risco de perder a capacidade de pr em foco vises de olhos fechados, de pensar por imagens? Ser que a gente no est colocando em risco o cinema mental da imaginao? (noliteral.)

J a posio contrria a esse receio pode ser exemplificada por um trecho de filme (o italiano Querido Dirio, de Nani Moretti). O personagem um professor que, a cada vez que entra em uma sala com a televiso ligada em salas de espera, filas de banco , faz crticas eruditas e inflamadas indstria cultural e comunicao massificada. Numa viagem de barco, ele chega a uma ilha cujos poucos habitantes fazem questo de viver como num mosteiro, em protesto contra o consumismo. O professor decide ficar ali, morando num claustro sem luz eltrica, gua encanada e, muito menos, televiso. Ele comea a ficar ansioso, e depois de

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

alguns dias roendo as unhas, o professor enxerga um navio cargueiro costeando a ilha. Desesperado para voltar civilizao, ele desce correndo a encosta at a praia e consegue nadar at o navio. Finalmente a bordo, quase delirando, ele faz um desabafo, aos berros: "A televiso no destri a imaginao das crianas: Quando vem televiso, elas sonham de olhos abertos!" Se a gente examinar o conjunto de estudos e pesquisas feitos sobre essa questo nos ltimos anos, a gente vai verificar que as duas posies precisam ser levadas em conta. No se pode analisar o papel da TV sobre a imaginao isoladamente, sem levar em conta trs outros fatores: 1. quanto tempo a criana passa assistindo TV; 2. o tipo de mediao adulta, ou seja, a qualidade geral do cotidiano da criana; 3. o contedo da programao. Enquanto a hiptese predominante, na psicologia cognitiva do incio dos anos 80, era a de que assistir televiso tomava o lugar da brincadeira imaginativa, as pesquisas mais recentes mostram, ao contrrio, que o contedo da televiso incorporado brincadeira. Os heris, heronas e aventuras da TV so usados como matria-prima da vida de fantasia das crianas. As narrativas da TV funcionam como uma espcie de pr-roteiro para a brincadeira imaginativa das crianas. Isso acontece inclusive durante a prpria experincia, j que as crianas brincam e devaneiam com freqncia enquanto assistem televiso. (O professor do filme provavelmente tinha razo: o sonhar acordado faz parte da experincia de assistir televiso.) Assim, se a gente entende que tem responsabilidade pela sade imaginativa das crianas, inevitavelmente preciso levantar a questo da qualidade das narrativas oferecidas a elas, inclusive pela televiso. E a nos ajuda ter em mente os fatores considerados estimulantes imaginao infantil que vimos ainda h pouco. Por exemplo, que as narrativas de TV possibilitem criana uma emoo esttica verdadeira. A gente sabe que isso perfeitamente possvel num meio to plstico como a TV, e conhecemos a tradio brasileira de maravilhosas produes em vdeo para crianas, embora por razes de mercado a maior parte da fico disponvel hoje para as crianas nas grandes redes passe muito ao largo disso: a

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

regra a caricatura, no o personagem; a frmula, no o dilogo; a banalidade, em vez da sutileza da histria infantil tradicional ou da melhor literatura contempornea. A narrativa da TV deveria permitir o encontro da criana com alguma dimenso profunda, complexa, misteriosa da vida, mas adequada ao nvel de desenvolvimento das crianas. Uma narrativa de qualidade -- tambm na TV -- aquela que oferece metforas ou continentes para as experincias conscientes ou inconscientes das crianas. Um critrio para se avaliar a qualidade de um programa, do ponto de vista da imaginao, seria ver o que ele oferece para apoiar a necessidade que a criana tem de elaborar suas ansiedades por meio da fantasia. Anos atrs, eu fiz uma pesquisa, por mais de um ano, junto s crianas de uma vila de pescadores na Ilha de Santa Catarina. Essa vila sempre foi muito isolada, espremida entre os morros e a Lagoa da Conceio. S se chega l de barco, ou atravessando a p sete quilmetros de mata. A rede eltrica s foi instalada em 1982, mas mesmo dali em diante, a recepo de televiso era muito ruim, por causa dos morros. S mesmo com as antenas parablicas, uns cinco anos atrs, que a televiso entrou de vez para a vida dos moradores. As novelas feitas no Rio e em So Paulo passaram, ento, a conviver com a rica mitologia do lugar, povoada de bruxas e lobisomens. As crianas que correm por ali fazem parte de uma primeira gerao na comunidade a conviver desde a primeira-infncia com a televiso. No comeo, eu fiquei surpresa quando descobri que o programa favorito das crianas era o desenho animado japons Cavaleiros do Zodaco. O programa, primeira-vista, me parecia pura violncia, armada em uma trama complicadssima, que me parecia ininteligvel, um samba-do-crioulo-doido das mitologias grega e nrdica. Aos poucos, comecei a ouvir outra coisa na fala das crianas. Elas diziam que as msicas de fundo eram lindas, que as roupas e adereos dos personagens eram bonitos, e que, muitas vezes, os episdios davam vontade de chorar, mas que era "uma vontade de chorar boa..." Acho que acabei entendendo do que que elas estavam falando. Em primeiro lugar, a complexidade da trama era umas das razes para o seu culto: ela oferecia s crianas um contato com o inesgotvel, do que jamais se

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

revelar completamente ao nosso conhecimento. A narrativa oferecia um desafio cognitivo, explorava a necessidade que a imaginao da criana tem de complexidade narrativa. A complexidade vale tambm para a proposta esttica do programa: o detalhamento grfico, a variedade de imagens e de temas, ritmos e instrumentos musicais, bem maior do que a mdia dos desenhos animados enlatados oferecidos pela televiso comercial brasileira. Sem dvida, Cavaleiros do Zodaco um produto industrial, regido pela lgica do mercado. fato tambm que ele uma colcha de retalhos de clichs. Mas tambm fato que as crianas que entrevistei identificaram o programa como tendo uma qualidade esttica superior em relao s demais narrativas acessveis a elas pela televiso. Como a gente no est falando de qualidade enquanto algo intrnseco aos produtos, mas de uma relao em que o produto desencadeia uma emoo esttica nas crianas e apia o seu mundo de fantasia, eu entendo a preferncia das crianas por Cavaleiros do Zodaco como uma confirmao da sede infantil por poesia, arte e beleza, tecidas narrativamente. (Para a maioria dessas crianas, o programa pode ter representado, por exemplo, a primeira oportunidade de ouvir a sutileza de uma harpa. Que elas apreciem essa oportunidade de vivncia artstica, e a distingam da torrente de mediocridade ainda maior, um bom sinal. Que essa vivncia se d por uma via ainda assim formulaica e empobrecida, responsabilidade dos estudiosos e produtores de mdia entre os quais eu me incluo no das crianas.) Havia ainda um outro diferencial, alm do esttico, para a preferncia das crianas por esse programa. Ele tem relao com a necessidade de elas encontrarem nas narrativas respostas para questes profundas como a relao com o sagrado, o sentido da vida e da morte, da justia e da responsabilidade individual diante do mundo. O enredo de Cavaleiros se resumia a confrontos que se propunham explicitamente morais e filosficos. Embora diludos e inseridos em frmulas esquemticas, ali estavam imagens e elementos mitolgicos que pareciam atender a necessidades subjetivas das crianas. Na infncia dos pais, mes e avs dessas crianas, essas necessidades seriam possivelmente atendidas pela riqueza da tradio oral. Mas o processo

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

abrupto de modernizao parece estar deixando seqelas na valorizao pelos mais velhos de seu prprio conhecimento. Penso agora em Valdelina, me da Gabriela. Ela tinha 50 anos, mas falava do passado com tanta nostalgia que aparentava bem mais idade. Para um adulto interessado, como eu, ela contava belas histrias de surpresa e mgica, da vida cheia de emoes que viveu. Mas disse que no falava dessas coisas com as crianas: O que eu sabia no vale mais no mundo deles ela dizia, suspirando O que servia pra ns no serve mais pra eles. T tudo muito diferente. Os mais velhos se queixam de que os pequenos no os ouvem mais, e se calam. Diante do silncio dos mais velhos, da desimportncia da literatura escrita numa vila como aquela como em tantas outras, pelo pas adentro a televiso vai se tornando o maior reservatrio de narrativas disponvel s crianas. Considerando a baixa qualidade tica e esttica da programao mdia, deixei de estranhar o encantamento das crianas pelos Cavaleiros do Zodaco. Podemos nos horrorizar quando as crianas se deixam seduzir por algo que nos fere a sensibilidade e o gosto; mas talvez elas se seduzam justamente por no receberem de outro modo, mais potico ou sutil, referncias narrativas que lidem com aquilo que, pressentem, so mistrios tambm para os adultos, e a cujo inquietante efeito sobre a imaginao os relatos simbolicamente ricos literrios, religiosos, mitolgicos tm sido, no curso da histria, as respostas mais acessveis. Retornamos, ento, ao Mar-de-Histrias. Na aventura do menino Haroun, o mar se compunha de milhares e milhares de fios, cada fio contendo uma histria guardada de forma fluida, capaz de se misturar s outras, de se transformar em novas vises de si mesmas. A partir dessa imagem, a gente pode dizer que o dinamismo da vida narrativa da cultura depende da multiplicidade de suas histrias. Quanto mais histrias estiverem sendo contadas, maiores as possibilidades de recriao, maior a vitalidade narrativa da cultura, e, portanto, maior a sua vitalidade imaginativa. a que eu queria chegar. O florescimento da imaginao infantil depende muito de que ela possa nadar, brincar, chapinhar, num rico mar-de-histrias, que seja como um plncton frtil sempre a gerar mais histrias.

I Seminrio Educao, Imaginao e as Linguagens Artstico-Culturais, 5 a 7 de setembro de 2005

O problema de as crianas assistirem a tantos programas americanos, japoneses, novelas argentinas ou mexicanas (e mesmo no caso daquelas crianas de Santa Catarina, programas feitos em So Paulo e no Rio de Janeiro) no o fato de essas narrativas serem estrangeiras comunidade de recepo, e sim, a sua pobreza tica e esttica. Que bom se as crianas pudessem ouvir cada dia uma histria de um lugar diferente do mundo. Um outro problema do universo das grandes redes de TV que, sob o selo do mercado, ele usa apenas um punhado de fios do mar-de-histrias. Ao mesmo tempo, se direito das crianas saber da vastido do mundo, tambm em nome da riqueza do Mar-de-Histrias que a gente precisa afirmar o direito que elas tm de conhecer melhor as histrias da cultura em que nasceram. preciso que haja mais histrias circulando: tanto as antigas histrias de cada lugar, de cada famlia, de cada grupo social, como as histrias de outros lugares, em outros formatos, contadas por outras vozes no s as que tiverem passado pela dublagem das grandes corporaes que vendem produtos em escala mundial. nesse sentido que muitas pessoas, no mundo inteiro, tm colocado a relao da criana com a criana num mbito de ecologia cultural, como Taylor e Saarinen, dois autores que trabalham com filosofia da mdia:
Lidar com crianas significa aceitar a responsabilidade por criar e manter estruturas e redes para a manuteno da vida. Na cultura dos meios isso significa agir no meio-ambiente eletrnico em que as nossas crianas esto destinadas a viver.

J que eu estou falando em florescimento, em plncton e em biodiversidade, vou adiante, dizendo que um dos melhores adubos que a gente pode oferecer imaginao da criana a multiplicidade narrativa: trabalhar por ela, por dentro e por fora da televiso, uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer pela imaginao das crianas, ou seja, pelo futuro. (Florianpolis, 1999)

Das könnte Ihnen auch gefallen