Sie sind auf Seite 1von 2

mo a comunidade vai participar do Projeto?

A Horta Mandala uma horta orgnica com um formato projetado para que, de qualquer lado que esteja, voc consiga alcanar o outro lado sem a necessidade de pisar no que esta plantado. Mandala tambm significa fertilidade.

A sustentabilidade do projeto ser garantida atravs do manejo adequado dos sistemas instalados, j que os objetivos previstos do Projeto Horta Mandala: Mos na Terra fazem parte do Projeto Poltico Pedaggico da Escola, como elementos dinamizadores do Currculo Escolar e das aprendizagens dos educandos, portanto sero implantados e mantidos pelos prprios educandos, Na medida em que a implantao e execuo deste projeto oferecem a possibilidade da incluso da escola na comunidade ao apresentar o modelo da horta Mandala, a qual trar o conhecimento de sua pratica diria, fortalecem nesse momento os processos educativos que ultrapassem os limites da escola e atingem a comunidade ou ainda, que os processos educativos da comunidade entrem na escola e onde todos tenham possibilidade de participao e envolvimento, fica mais fcil romper com os esteretipos pr-definidos que escola e comunidade so espaos diferentes e separados, surgindo assim um espao comum entre o ambiente escolar e familiar
muito fcil criar uma horta mandala (em crculo)!! O importante no o seu tamanho, mas a diversidade do cultivo. A ideia principal manejar, de forma equilibrada, o solo e demais recursos naturais atravs de um trabalho harmonizado com a natureza. A horta mandala uma atividade desenvolvida pelo projeto "Mo na Terra", coordenado pela professora de Geografia Rosa Maria Sousa Santos, na Escola Estadual Prof. Dinor P.R.Brito, em So Jos dos Campos (SP). A professora Rosa Santos explica que o objetivo do projeto "Mo na Terra" promover educao ambiental para os alunos, cujos desejos esto relacionados aos valores da cultura de consumo, e, para que a mudana acontea, necessrio que todos vivenciem prticas ambientais corretas. So vrios os desafios que precisamos superar para que os alunos possam vivenciar e desenvolver essas prticas na escola, pois o caminho para um mundo mais justo, tico e sustentvel o fortalecimento dessas experincias, diz. Esse sistema de produo pode ser feito numa rea bem pequena e, com poucos recursos, consegue garantir comida e gerar renda. Plantam-se verduras, legumes, cereais, frutas, ervas aromticas, medicinais e flores. Diversidades de plantas atraem diversidades de insetos que polinizam e se autocontrolam. Caminhos devidamente projetados facilitam o manejo, a irrigao e a colheita. Fertilizantes orgnicos repem os nutrientes e a cobertura morta mantm a umidade e protege sua maior riqueza: o solo. A horta mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento mximo da gua e da terra, tem custos de produo menores que os da irrigao tradicional e permite usar reas bem pequenas. Ela , portanto, ideal para a agricultura familiar.

Princpios para trabalhar com a horta mandala 1. 2. 3. 4. 5. Plantar o mximo que puder, utilizando o menor espao; Usar o mnimo de energia, para a mxima produo; Promover o envolvimento de toda a comunidade; Nada se perde, tudo se aproveita; Trabalhar com a natureza e no contra ela.

Veja como fazer: Tudo comea com a definio do ponto central, que servir de referncia para a medio de cada crculo de canteiros. A demarcao dos canteiros poder ser feita com o auxlio de um basto de madeira. Marca-se o centro e, com um cordo amarrado na ponta de outro basto de madeira, marca-se a circunferncia, correspondente ao tamanho do crculo, e assim sucessivamente, at formar a mandala.

Das könnte Ihnen auch gefallen