Sie sind auf Seite 1von 19

FONTES DE DIREITO DA EU

1. TRATADOS

Os Tratados, fonte primria de direito da Unio, so convenes internacionais, de tipo clssico, produto exclusivo da vontade soberana dos Estados contratantes, que foram concludas na conformidade das regras do direito internacional e das respectivas normas constitucionais, ou seja, representam a base de toda a ordem jurdica da Unio. Actualmente a UE rege-se pelo Tratado da Unio Europeia, Tratado sobre o Funcionamento da UE e o Tratado que fundou a CEEA, a estes acrescenta-se a Carta de Direitos Fundamentais da Unio Europeia, os Tratados de adeso, e os diversos Protocolos e Anexos dos Tratados. Os Tratados podem ser considerados como Tratados-Lei, como o caso do Tratado EURATOM, ou podem ser Tratados-Quadro, de que exemplo o TFUE, e so revistos atravs de um processo ordinrio (mais longo e complexo) ou segundo processos de reviso simplificados.

Teoria das Competncias Implcitas

No que toca a Organizaes Internacionais, a jurisprudncia do TPJI, bem como do TIJ, considera que estas devem ser dotadas de poderes, que embora no estejam expressamente reconhecidos na respectiva carta constitutiva, so indispensveis ao pleno exerccio das suas atribuies. No quadro da UE, as Instituies da Unio possuem necessariamente competncia exclusiva para negociar e concluir qualquer acordo internacional sobre matrias que na ordem interna da Unio estejam submetidas a uma regulamentao da Unio, ou seja, a competncia interna da Unio implica a sua competncia externa.

2. CONVENES CONCLUDAS PELOS ESTADOS-MEMBROS NO QUADRO DA UNIO E MARGEM DELE

Concludas pelos Estados-Membros entre si a) Anteriores concluso dos Tratados Comunitrios Os Tratados que os Estados-Membros hajam celebrado entre si, anteriormente concluso dos Tratados, subsistem na estrita medida em que sejam compatveis com eles. As Convenes que sejam contrrias s disposies dos Tratados ou do direito deles derivado deixam de ser aplicveis.

b) Convenes Posteriores As Convenes celebradas entre Estados Membros aps a concluso dos Tratados obrigam os Estados a abster-se de quaisquer medidas susceptveis de pr em perigo a realizao dos objectivos da Unio e sujeitam-se a que lhe seja instaurada uma aco por incumprimento.

Concludas pelos Estados Membros com terceiros pases a) Anteriores concluso dos Tratados Art.351. TFUE Os Estados Membros no ficaram, em virtude da concluso dos Tratados da Unio, libertos dos compromissos assumidos em convenes internacionais anteriormente concludas com terceiros pases, ainda que estas sejam incompatveis com as obrigaes contradas no quadro da Unio no entanto estas obrigaes no vinculam a Unio perante um Estado terceiro.

b) Convenes Posteriores concluso dos Tratados Ao concluir os Tratados, os Estados membros renunciam ipso facto aos direitos incompatveis com os novos compromissos assumidos no quadro da Unio.

c) Convenes concludas por todos os Estados Membros no seio de uma Org. Internacional anteriormente aos Tratados. Aos constituir os Tratados os Estados Membros no ficaram libertos dos compromissos que anteriormente haviam assumido na ordem jurdica internacional. Mas quando todos os Estados Membros esto vinculados a uma Org. Internacional anterior UE, a soluo reside na transferncia de competncias dos Estados Membros para a Unio que respeitar os compromissos assumidos pelos Estados. Foi o que aconteceu em relao Conveno Europeia dos Dtos. Do Homem, subscrita por todos os Estados e que a Unio foi obrigada a respeitar.

CONVENES CONCLUDAS PELA COMUNIDADE EUROPEIA COM TERCEIROS PASES OU COM UMA ORG. INTERNACIONAL Nos termos do Art. 217. do TFUE A UE pode celebrar com um ou mais Estados ou Org. Internacionais acordos que criem uma associao caracterizada por direitos e obrigaes recprocos. Tais acordos, concludos nas condies fixadas no art. 218. vinculam as Instituies da Unio e os Estados Membros (art. 216., n2 TFUE) sendo portanto, fonte de direito derivado.

ACTOS UNILATERAIS DA UE

1. REGULAMENTOS Nos termos do art. 288. do TFUE o Regulamento: a) Tem carcter geral; b) E obrigatrio em todos os seus elementos; c) E directamente aplicvel em todos os Estados Membros.

a) Pelo seu caracter geral, os regulamentos so equiparveis s leis nacionais. Tal como estas, estabelece regras, impe obrigaes e confere direitos a todos os que se incluem na categoria de destinatrios, ou seja, todos aqueles que possam ser considerados como visados, no presente ou no futuro, pela estatuio normativa. Primeira caracterstica do regulamento que basta para o distinguir da directiva e da deciso, que s obrigam os seus destinatrios. (Para se determinar, em caso de dvida, se se est na presena de uma deciso ou de um regulamento, necessrio investigar se o acto em questo afecta individualmente sujeitos determinados.) Em resumo, o Regulamento um acto normativo de carcter geral e abstracto, equiparvel lei interna.

b) O carcter geral e obrigatrio do regulamento permite s instituies da Unio impor autonomamente a observncia da totalidade das disposies desse acto aos Estados Membros, aos seus rgo e autoridades, e a todos os particulares sujeitos jurisdio da Unio. pelo facto de ser obrigatrio em todos os seus elementos que o regulamento de distingue da directiva.

c) A expresso directamente aplicvel em todos os Estados Membros (art. 288. TFUE) revela o trao mais caracterstico dos regulamentos: uma vez publicados no JO e decorrida a vacatio legis, entram em vigor em todo o espao da Unio e ficam incorporados no ordenamento jurdico dos Estados.

Condies de entrada em vigor do Regulamento Nos termos do art. 296. TFUE, a Comisso ou o Conselho s podem adoptar um regulamento aps haverem procedido s consultas exigidas pelo Tratado a violao desta regra implica a nulidade.

2. DIRECTIVA Nos termos do art. 288., as directivas so actos pelos quais a Instituio competente, ao mesmo tempo que fixa aos destinatrios o resultado que deve ser alcanado, num interesse comum, permite que cada um escolha os meios e formas adequadas para alcanar o objectivo previsto. A par do regulamento, a directiva um instrumento de uniformizao e de aproximao das legislaes nacionais. A directiva no um acto de alcance geral obriga apenas os destinatrios que ela prpria designa. Os destinatrios so exclusivamente os Estados (todos, ou apenas alguns) Membros da UE, sendo que: A fixao do resultado a atingir da responsabilidade das Instituies da Unio; A adopo de medidas necessrias a alcanar esse resultado, so da responsabilidade do Estado ao qual se dirige a directiva. devido limitao dos seus destinatrios que a directiva se distingue do regulamento que um acto normativo de alcance geral no sentido de que no se dirige a destinatrios individualizados. A directiva impe aos Estados destinatrios uma obrigao de resultado. Classificao a) Em funo do autor: directivas do Parlamento Europeu e do Conselho, directivas do Conselho e directivas da Comisso;

b) Em funo da natureza jurdica: podem ser directivas de base (encontram o seu fundamento directamente nos Tratados) e directivas de execuo (podem decorrer de um regulamento ou de uma directiva anterior);

Publicao A adopo das directivas, assim como dos regulamentos, precedida das consultas, sendo que as directivas devem ser fundamentadas. Estas apenas esto obrigadas a serem publicadas no JOUE quando dirigidas a todos os Estados Membros, mas na prtica so geralmente publicadas como informao.

3. A DECISO A deciso, apenas obrigatria para os destinatrios que ela designar. Estes, ao contrrio da directiva, tanto podem ser Estados como pessoas colectivas de direito pblico ou particulares. Tem normalmente por finalidade, aplicar as regras do Direito da Unio a casos particulares, mas pode tambm ser utilizada para prescrever a um Estado ou grupo de Estados Membros um objectivo cuja realizao passa pela adopo de medidas nacionais de alcance geral, apresentando-se como um instrumento de legislao directa. A deciso art. 288. - obrigatria em todos os seus elementos, tal como o regulamento. semelhana do que sucede com a directiva, impe o resultado a atingir, mas ao contrrio desta, define tambm as modalidades de execuo. Se dirigida contra particulares (pessoas e empresas), as decises originam directa e imediatamente direitos e obrigaes para os respectivos destinatrios, se dirigida contra um Estado, em princpio uma deciso da Unio no modifica por si prpria a ordem jurdica interna dos Estados em causa. Se adoptadas pelo PE ou Conselho, atravs de processo legislativo ordinrio, so obrigatoriamente publicadas (art. 297. TFUE), as outras decises devem ser notificadas ao prprio destinatrio, s produzindo efeito aps esta (a falta de notificao determina a nulidade).

4. RECOMENDAES E PARECERES

Recomendaes So actos do Conselho, dirigidos aos Estados Membros ou actos da Comisso dirigidos quer ao Conselho, quer aos Estados Membros, exprimindo-lhes o respectivo ponto de vista sobre determinadas questes, apontando-lhes solues do interesse da Unio ou sugerindo comportamentos a adoptar.

Pareceres Actos que tm em comum a ausncia de fora vinculativa, pelo que no constituem por si s os respectivos destinatrios em qualquer obrigao jurdica.

REENVIO PREJUDICIAL

O reenvio prejudicial um processo exercido perante o Tribunal de Justia da Unio Europeia. Este processo permite a uma jurisdio nacional interrogar o Tribunal de Justia sobre a interpretao ou a validade do direito europeu. Ao contrrio dos outros processos jurisdicionais, o reenvio prejudicial no um recurso formado contra um acto europeu ou nacional, mas sim uma pergunta relativa aplicao do direito europeu (no existe contencioso, mas sim colaborao ou cooperao).

1. Natureza do reenvio O reenvio para interpretao da norma europeia: o juiz nacional solicita ao Tribunal de Justia que especifique um ponto de interpretao do direito europeu para o poder aplicar correctamente; O reenvio para apreciao da validade da norma europeia: o juiz nacional solicita ao Tribunal de Justia que controle a validade de um acto jurdico europeu.

A deciso do Tribunal de Justia tem valor de caso julgado. , alm disso, vinculativa no s para a jurisdio nacional que tenha estado na origem do processo de reenvio prejudicial, mas, ainda, para todas as jurisdies nacionais dos Estados membros. 1 - Sempre que no mbito dos Tratados um tribunal nacional de instncia se deparar com uma questo de interpretao ou apreciao da validade de um acto das instituies, o juiz pode: Resolver ele prprio a situao: Submeter a sua resoluo ao TJUE, atravs do reenvio (ou devoluo), a ttulo prejudicial da questo levantada. 2 - Quando um processo suba ao STJ (Supremo Tribunal de Justia), havendo lugar aplicao do Direito da Unio Europeia, esse tribunal

deve remeter o processo ao TJUE (Tribunal de Justia da Unio Europeia), dando lugar ao Reenvio Prejudicial. O juiz do STJ deve devolver ao TJUE o julgamento da questo prejudicial de interpretao ou apreciao da validade j suscitada. Jurisdies nacionais obrigadas ao reenvio a ttulo prejudicial: Nos termos do art.267. imposto aos rgos nacionais cujas decises no sejam susceptveis de um recurso judicial previsto no direito interno, a obrigao de reenviar ao TJ sempre que perante eles seja suscitada uma questo de interpretao do Direito da Unio ou de apreciao da validade dos actos das instituies, cuja resoluo seja necessria no julgamento da causa. A obrigatoriedade de reenvio imposta ao Supremo Tribunal Justia, ST. Administrativo e ao Tribunal Constitucional em alguns Estados membros. Mota de Campos considera que os tribunais de instncia no so sujeitos obrigao de reenvio mesmo quando julguem em causas que no admitem recurso, na situao em que: - Um erro de interpretao cometido pelos tribunais inferiores num julgamento insusceptvel de recurso (de pequeno valor) no tem a capacidade de pr em causa a unidade de interpretao do Direito da Unio. - Impor o reenvio sempre que as jurisdies inferiores, sem recurso, levaria a uma grande sobrecarga de trabalho para o TJ e um enorme prolongamento dos processos nacionais que, pela sua natureza e reduzido valor, justificam um julgamento clere. - O reenvio tem como fim evitar que se estabelea em qualquer Estado Membro uma jurisprudncia nacional em desacordo com as regras de Direito Comunitrio. Apenas os tribunais superiores (relaes e supremos) so aptos para fixar a jurisprudncia.

No so os tribunais inferiores que julgando em causas de pouca relevncia jurdica e que no admitem recurso, que estabelecem a jurisprudncia, Assim, no so susceptveis de pr em risco a interpretao uniforme do Direito da Unio Europeia. Excepes obrigao de reenvio prejudicial Os tribunais supremos esto dispensados de proceder ao reenvio da questo prejudicial de interpretao ou apreciao de validade quando: 1 A questo suscitada no processo no seja relevante 2 No exista deciso interpretativa anterior do TJ 3 Exista uma clareza total da norma.

A Tramitao do Processo 1 - A submisso da questo prejudicial ao TJ: despacho de reenvio, consiste numa deciso que cabe exclusivamente ao juiz nacional. Apenas a este compete decidir livremente (oficiosamente ou por solicitao das partes), quando se coloca uma questo de interpretao ou de apreciao da validade do acto comunitrio. 2 - S ao juiz cabe formular os termos da questo relacionada com o problema, o que no impede que ambas as partes sejam ouvidas pelo juiz do processo. 3 - Perante o TJ, as partes no processo apenas esto autorizadas a formular observaes, mas no a alargar o quadro definido pelo juiz nacional atravs de novas questes. 4 - O TJ recusa-se a responder a qualquer nova questo suscitada pelas partes, que no se contenha nos exactos limites das questes postas pelo juiz de reenvio e a responder ao pedido de esclarecimento da sua deciso, que as partes lhe dirijam.

Na deciso de reenvio da responsabilidade do juiz nacional, este pode agir oficiosamente, assim como, pode recusar-se a reenviar ao TJ mesmo que as partes lho solicitem.

A escolha do momento ou fase processual em que ter lugar o reenvio cabe exclusivamente ao juiz nacional O TJ pode obter os documentos e informaes que julgar teis e necessrios a uma resposta adequada ao problema. O processo terminar normalmente por um acrdo do TJ, salvo quando a questo prejudicial submetida sua apreciao for manifestamente idntica a uma questo que o TJ j tenha decidido, pois poder decidir mediante despacho fundamentado no qual far, se for caso disso, referencia ao acrdo anterior. Efeitos do acrdo Tem fora obrigatria: a deciso proferida vincula o juiz nacional que recorreu ao TJ. Este considera ainda que a interpretao que fornece ao juiz nacional apenas vinculativa no processo em que foi solicitado a pronunciar-se. Mas, o TJ admite que a autoridade do seu acrdo pode ultrapassar o mbito do caso concreto, na medida em que dispensa os tribunais supremos dos Estados membros, da obrigao de reenvio que lhes impe o art.267. sempre que a questo de interpretao por eles suscitada tenha j sido julgada por acrdo anterior do TJ. O juiz nacional poder: 1 Considerar-se dispensado de repor a questo de interpretao j decidida por entender que est perante um caso anlogo a outro j apreciado anteriormente pelo TJ, limitando-se a fazer aplicao da norma da Unio, tal como foi interpretada pelo TJ; 2 Reenviar ao TJ para obter dele a confirmao ou modificao da interpretao anteriormente fornecida. Efeitos do acrdo sobre a questo da validade

1 O juiz nacional autor do reenvio obrigado a respeitar a deciso do TJ, no recusando validade ao acto impugnado, sem prejuzo de lhe ser permitido repor a questo da validade com base noutra causa de invalidade ainda no examinada pelo TJ;

2 As jurisdies nacionais supremas ficam futuramente isentas da obrigao de submeter idntica questo ao TJ, embora no possam dispensar-se de o fazer se perante elas a questo da validade for suscitada em termos diferentes, com base em causa de invalidade diversa da que j apreciada pelo TJ.

Quando o TJ declara um acto invlido por virtude de algum dos vcios do art.263., a sua deciso no vincula seno o juiz nacional autor do reenvio.

ACO POR INCUMPRIMENTO

Art. 258. a 260. A aco por incumprimento uma via processual cuja utilizao assenta na imputao a um Estado Membro da violao da legalidade. Esta acontece quando um demandante (Comisso, BCE, Estado Membro) considere que um Estado Membro faltou a uma das obrigaes que lhe incumbem no quadro da ordem jurdica da EU. O incumprimento resulta da violao de qualquer norma ou princpio da ordem jurdica instituda pelos Estados Membros no quadro da Unio Europeia.

O incumprimento pode ser por: Aco a) Adopo na ordem interna de um acto jurdico contrrio s regras da EU. b) Comportamento do Estado traduzido em aces materiais, actuaes administrativas ou prticas internas, violadoras da legalidade da Unio. Omisso a) Recusa de adoptar na ordem interna as medidas jurdicas, prescritas pelo Dto da Unio ou impostas pelas Instituies; b) Recusa de revogar formalmente uma norma interna que se revele incompatvel com a regulamentao da EU.

Meios de Defesa Invocados pelos Estados

1. 1 - Imputabilidade da violao a um rgo Estatal diverso do Governo O TJ recusa-se a aceitar esta justificao, pois o incumprimento existe, qualquer que seja o rgo do Estado que o pratique.

2. Situaes decorrentes da ordem interna impeditivas com a observncia do dto. Comunitrio

Um Estado Membro no poder escusar-se ao respeito das obrigaes resultantes do dto. Da Unio com fundamento em situaes decorrentes da sua ordem interna.

3. Eliminao da situao de incumprimento A Comisso s persegue um Estado Membro no Tribunal de Justia aps o decurso do prazo que lhe concede para ele conformar o seu comportamento s regras da Unio. Supondo que j depois de expirado este prazo, o Estado Membro em causa reconsidera a sua atitude e incumpre as obrigaes que lhe foram impostas. Em princpio, o Estado em causa ser perdoado uma vez que o propsito desta aco assegurar o bom cumprimento pelos Estados Membros das suas obrigaes.

4. Inexistncia de inteno de transgredir O TJ considera que lhe cumpre apenas apreciar a conformidade do comportamento dos Estados regra comum.

5. Ausncia de prejuzo Os Tratados no exigem a existncia de prejuzo para os outros Estados Membros, para accionarem uma aco por incumprimento. No entanto, pode existir uma aco por incumprimento se da aco de um Estado Membro resultar prejuzos para os particulares, mesmo que cidado do pas em causa.

6. Solicitao do benefcio de clusulas de salvaguarda O facto de, aps instaurada a aco por incumprimento, o Estado afectado solicitar Comisso o beneficio de uma das clausulas de salvaguarda previstas no Tratado, no impede o apuramento judicial do incumprimento.

7. Estado de Necessidade

O Estado demandado no pode invocar com xito, para cobrir a violao das suas obrigaes, o estado de necessidade.

8. Causas justificativas do facto admitidas em Dto. Internacional Pblico (falta de reciprocidade) O Estado no pode alegar em sua defesa, razes justificativas eventualmente admitidas pelo DIP.

9. Falta Cometida pelas Instituies da Unio Um Estado Membro da EU no se pode justificar com uma falta das Instituies da Unio, de que por ventura se ache vitima.

10. Dificuldades administrativas ou outras na aplicao do direito da Unio O Estado Membro no pode considerar-se dispensado de aplicar o direito comunitrio com o fundamento de que tal aplicao suscita dificuldades srias ou que dela resultam prejuzos graves para os interesses nacionais.

11. O desuso das disposies nacionais, contrrias ao direito comunitrio O facto de uma disposio nacional, contrria ao direito da Unio, ter sido na prtica objecto de raras aplicaes no basta para excluir a infraco.

Regras do Processo O processo por incumprimento ocorre em duas fases: a fase administrativa ou pr-contenciosa que decorre perante a Comisso e a fase judicial que decorre no TJ. Na qualidade de guardi dos Tratados, cumpre Comisso fiscalizar a forma porque os Estados Membros observam as normas do direito da EU. A Comisso pode agir por iniciativa prpria (apercebe-se de uma eventual violao do direito da EU atravs de questes parlamentares, da imprensa,

etc), ou mediante queixa dos interessados (qualquer pessoa fsica ou moral pode queixar-se Comisso dos actos jurdicos ou dos poderes pblicos nacionais que a seu ver sejam contrrios legalidade da EU) Art. 259. Antes de qualquer Estado Membro propor uma aco contra outro, deve submeter o assunto apreciao da Comisso, que formula um parecer fundamentado se esta no o fizer no prazo de 3 meses, a falta de parecer no impede o recurso ao tribunal. Mas s excepcionalmente um Estado Membro instaurar contra outro uma aco por incumprimento. A Comisso envia uma notificao ao Estado violador (nota de culpa) e dlhe um prazo para este apresentar as suas observaes. A Comisso aprecia ento as razes apresentadas pelo Estado em causa, se chegar concluso que o Estado no cumpre alguma das obrigaes que lhe incumbem, formula um parecer, que transmite ao Estado em causa dandolhe um prazo para que este se submeta ao parecer da Comisso e restaure a legalidade violada caso isto no acontea a Comisso pode recorrer ao Tribunal de Justia da EU. Na aco por incumprimento, o Tribunal exerce uma competncia de plena jurisdio este julga e adopta a deciso que lhe parece mais adequada, limitando-se a reconhecer o incumprimento denunciado pela Comisso ou por um Estado Membro.

*** O acrdo proferido numa aco por incumprimento, atinge todos os rgos do Estado; Os rgos que participem no exerccio do poder legislativo ficam obrigados a modificar essas normas, no bastando deixar de as aplicar; Os Tribunais nacionais tm o dever de assegurar o respeito da deciso do Tribunal de Justia; Os particulares tm o direito de no mais acatar as disposies internas declaradas incompatveis com o Dto. Da EU.

RECURSO DE ANULAO
Art. 263. e 264. do TFUE

S so passiveis de recurso os actos comunitrios definitivos, revestidos de carcter decisrio e destinados a produzir um efeito de direito obrigatrio. O art. 263. faculta o recurso de anulao contra os actos que no sejam recomendaes ou pareceres, ou seja, contra os regulamentos, as decises e as directivas todos os actos que produzam um efeito de direito em relao a terceiros e que sejam actos definitivos, por exemplo, no mbito de um processo interno, s constituem actos recorrveis as medidas que fixem definitivamente a posio da Instituio, no termo desse processo.

Os Tratados estabelecem uma distino entre duas categorias de recorrentes Recorrentes Institucionais a) A Comisso, o Conselho, o Parlamento Europeu e os Estados Membros esto autorizados a impugnar qualquer acto passvel de recurso, no tm de fazer prova do seu interesse, e podem socorrerse de todos os motivos de nulidade presentes nos Tratados. Recorrentes Ordinrios So os particulares (indivduos ou empresas), sendo que estes esto sujeitos a restries: apenas podem atacar de recurso de anulao perante o Tribunal Geral os actos que lhes so dirigidos; s podem recorrer contra um acto de natureza regulamentar; no podem recorrer contra uma directiva.

O recurso de anulao pode ser instaurado contra: O Conselho, a Comisso e o BCE para anulao de qq acto que no seja recomendao ou parecer; O Parlamento Europeu e o Conselho quando esteja em causa a legalidade de um acto legislativo adoptado por essas Instituies; O Parlamento Europeu ou o Conselho Europeu para impugnar actos destas Instituies;

Qualquer rgo ou organismo da Unio, cujos actos sejam destinados a produzir efeitos jurdicos em relao a terceiros;

Contagem do prazo para interpor um recurso de anulao Actos legislativos, regulamentos e directivas dirigidas a todos os Estados Membros, e as decises que no indiquem destinatrio so obrigatoriamente publicados no JOUE, e o prazo para interpor um recurso, so 2 meses a contar do 14 dia posterior data da publicao ao que se acrescenta 10 dias devido distncia. No caso dos actos que no esto sujeitos a publicao, o prazo de 2 meses, comea aps o recorrente tomar conhecimento do acto.

Motivos de nulidade de um acto so: Incompetncia da Instituio, rgo ou organismo da Unio de que o acto emana; Violao de formalidades essenciais; Violao dos Tratados ou de qualquer norma jurdica relativa sua aplicao; Desvio de poder;

No mbito do recurso de anulao, o TJ pode tomar uma de duas decises: Rejeitar o recurso interposto; Anular o acto impugnado no seu todo ou em parte; O acto anulado considerado como nunca tendo existido, pelo que os seus efeitos so destrudos.

Das könnte Ihnen auch gefallen