Sie sind auf Seite 1von 2

Hemodinmica

Procedimento significativo, a hemodinmica inicialmente era utilizada apenas pela cardiologia. Com o passar dos anos, a tcnica foi sendo aprimorada, ganhou fora e se desenvolveu por vrios segmentos da medicina, a exemplo da neurologia, radiologia e eletrofisiologia, oferecendo no s o diagnstico, mas tambm o tratamento de diversas doenas. Foi o radiologista Forsmann quem deu incio tcnica do cateterismo cardaco, na dcada de 40, inserindo uma sonda na prpria veia e conduzindo-a at o trio direito do corao, com o auxlio do raio X. No final dos anos 50, surgiram os primeiros catteres e a tcnica da coronariografia, que o cateterismo seletivo das artrias coronrias por imagens de radiocospia, mtodo inventado por Sones. Com a evoluo, a hemodinmica passou a estudar as patologias das artrias coronrias de forma mais direta e objetiva e a ser utilizada, tambm, como mtodo teraputico. As obstrues das coronrias, que causavam os infartos, antes diagnosticadas apenas aps a morte, comearam a ser descobertas em vida, possibilitando assim o tratamento atravs das cirurgias de Ponte de Safena, criao do argentino Favaloro. Essa descoberta mudou o conceito de que a doena coronariana s podia ser tratada atravs de medicao. Inicialmente utilizada como mtodo diagnstico, a hemodinmica passou tambm a realizar procedimentos teraputicos para diversos problemas cardiovasculares, congnitos e adquiridos. Com o avano da medicina, surgiram as tcnicas da angioplastia das artrias coronrias - mtodo de desobstruo das artrias -, da valvuloplastia e fechamento de defeitos congnitos. Os exames so realizados por mdicos especializados, atravs da introduo de pequenos cateteres inseridos pela puno de uma artria, que poder ser a artria radial (punho), braquial (cotovelo) ou femoral (virilha). Atualmente a via mais utilizada a femoral, devido ao seu avantajado calibre que favorece a introduo do cateter. A rpida recuperao e o retorno precoce s atividades so alguns dos benefcios oferecidos ao paciente. Vale ressaltar que, apesar de ser realizado atravs de um pequeno corte na pele, o procedimento considerado uma tcnica cirrgica e recomendado que seja feito mediante internamento. A previso de alta mdica de 48 a 72 horas, a depender do estado do paciente.

Angioplastia
A angioplastia uma cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artria do paciente. Essa tcnica hemodinmica utiliza um minsculo balo na ponta de um catter, que insuflado dentro da artria, que est obstruda com placas de gordura e sangue, alm de uma mini tela de ao chamada stent que, aberta, facilita o fluxo sanguneo. O procedimento utilizado nos Estados Unidos desde 1983. A substncia, conhecida como abciximab, impede a unio de plaquetas, clulas sangneas responsveis pela coagulao. O abciximab torna a cirurgia mais eficiente e reduziu para 4% a mortalidade entre infartados atendidos em hospitais. Restries A angioplastia no pode ser usada em:

Pessoas com mais de 80 anos. Pessoas que sofrem de doenas hemorrgicas, uma vez que o remdio impede a coagulao. Quem fez cirurgia nos ltimos 6 meses Quem sofreu de derrame cerebral nos ltimos dois anos.

Valvuloplastia
A valvuloplastia a cirurgia de substituio de alguma vlvula do corao, quando esta no est desempenhando bem a sua funo. Algumas situaes podem levar uma valvuloplastia so a febre reumtica, endocardite no infecciosa, estenose ou insuficincia mitral, dentre outras. A cirurgia relativamente simples e pode-se usar vlvulas vindas do porco ou por uma prtese mecnica. As mecnicas so mais utilizadas em pacientes jovens, pois precisaro ser trocadas dentro de 5 a 10 anos. J as vlvulas biolgicas (porco) tem um perodo de funcionamento um pouco menor e so preferencialmente usadas em pessoas idosas, pois trazem menos riscos de infeco.

Artria coronria direita


A artria coronria direita uma artria do corao. Tem origem na artria aorta, acima da cspide direita da vlvula artica, e dirige-se inferolateralmente ao longo do sulco coronrio, na parede anterolateral do corao. Ela irriga os ns Atriventricular e Sinoatrial, bem como os trios e a parte diafragmtica do ventrculo esquerdo.

Artria coronria esquerda


A artria coronria esquerda, deixa a aorta acima da cspide esquerda da vlvula artica. Tipicamente corre cerca de 1 a 25 mm e ento se bifurca entre artria descendente anterior e artria circunflexa esquerda. A parte que est entre a aorta e a bifurcao conhecida como a artria esquerda principal, enquanto o termo artria coronria esquerda deve se referir somente artria esquerda principal ou artria esquerda principal e todos seus ramos. O entupimento dessa artria causa a chamada morte sbida.

Das könnte Ihnen auch gefallen