Sie sind auf Seite 1von 21

GABARITO 1. SIMULADO 60 QUESTES A.E.P.

1. Sobre a Seguridade Social, incorreto afirmar: a) O dever constitucional de garantir a Seguridade Social imposto aos Poderes Pblicos e sociedade demonstra que a solidariedade o fundamento da seguridade social. b) Tm direito sade patrocinada pelo Estado apenas os pobres na forma da lei, ou seja, aqueles que se enquadrem nos critrios legais do Sistema nico de Sade. c) A proteo na rea da previdncia social direito subjetivo dos segurados, ou seja, daqueles que contribuem para o custeio do sistema. d) O direito subjetivo s prestaes da assistncia social impe o preenchimento dos requisitos legais e independe de contribuio para o custeio. e) A gesto da seguridade social quadripartite, com a participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Poder Pblico nos rgos colegiados.

2. A Seguridade Social regulada por princpios prprios. Acerca desses princpios, assinale a alternativa incorreta. a) Pelo princpio da universalidade, garantido a todos que vivem no territrio nacional ampla cobertura nas reas de assistncia, previdncia e sade, independentemente de qualquer contribuio. b) Pelo princpio da uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, trabalhadores urbanos e rurais tm direito ao mesmo plano de proteo social. Por tal motivo, as trabalhadoras rurais atualmente tm direito ao salrio-maternidade, assim como as urbanas. c) Pelo princpio da seletividade na prestao dos benefcios e servios, cabe ao legislador selecionar as contingncias geradoras das necessidades que a seguridade deve cobrir. opo poltica que deve levar em conta a

prestao que propicie maior proteo social e, por conseqncia, maior bemestar. d) Pelo princpio da distributividade dos benefcios e servios, deve-se distribuir para os que mais necessitam de proteo, com a finalidade sompre, de reduzir desigualdades. e) Pelo princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios, a renda mensal do benefcio no pode ser reduzida. Os benefcios devem ainda ser reajustados, a fim de preservar seu valor real.

3. A seguridade social deve ser financiada por toda a sociedade e pelos poderes pblicos. Por isso, o custeio feito por meio de recursos oramentrios da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de contribuies pagas pelo empregador, pela empresa ou entidade a ela equiparada, pelo trabalhador, pelas contribuies incidentes sobre as receitas dos concursos de prognsticos e pelas contribuies pagas pelo importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. H ainda a possibilidade de instituio de outras fontes de custeio destinadas a garantir a expanso da seguridade social (art. 195 da CF). O texto acima refere-se: a) b) c) d) e) universalidade de cobertura. universidade de atendimento. irredutibilidade dos benefcios. diversidade da base de financiamento. seletividade.

4. O Direito Previdencirio ramo autnomo do direito, que possui regras de interpretao que lhe so peculiares. Acerca da interpretao do Direito Previdencirio, assinale a alternativa correta: a) A dignidade da pessoa humana, o valor social do trabalho, a solidariedade social, o desenvolvimento, a erradicao da pobreza e da marginalizao, a reduo das desigualdades sociais e regionais e a promoo do bem de todos so as diretrizes da elaborao e interpretao do direito previdencirio. b) A erradicao da pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais somente so possveis com a efetivao dos direitos sociais, dentre os quais se enquadram os direitos previdencirios. c) Para o constituinte, a distribuio dos benefcios e obrigaes sociais entre todos contribui para a reduo das desigualdades sociais.

d) Os resultados da interpretao da legislao previdenciria nunca podem acentuar desigualdades nem contrariar o princpio da dignidade da pessoa humana. e) Todas esto corretas.

5. Acerca das fontes do Direito Previdencirio, assinale a alternativa incorreta: a) So fontes materiais do direito previdencirio os aspectos sociais, econmicos e polticos que, num dado momento do tempo, ocasionaram a produo da norma jurdica, fornecendo a matria dessa norma. b) So fontes formais do direito previdencirio as normas que regem as relaes jurdicas relativas proteo social previdenciria. A Constituio Federal a fonte formal de maior hierarquia. c) A emendas constitucionais que procedem a reformas de regras constitucionais relativas a aposentadoria so fontes formais de direito previdencirio. d) As instrues normativas e as portarias do Ministrio da Previdncia Social so fontes materiais do Direito Previdencirio. e) O aumento da populao idosa e seus reflexos sociais e econmicos so fontes materiais do Direito Previdencirio, quando levam a alteraes em normas relativas ao sistema previdencirio.

6. Analise as assertivas a seguir acerca do financiamento da Seguridade Social: I - A competncia para instituir as contribuies previdencirias do chamado Regime Geral de Previdncia Social da Unio. Todavia, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tambm tm competncia para instituir e cobrar de seus servidores contribuies destinadas ao financiamento de regimes prprios de previdncia e assistncia social. II - Aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdncia Social RGPS, aps a chamada Reforma da Previdncia, esto sujeitos ao pagamento de contribuio previdenciria. III - vedado Unio exigir ou aumentar contribuio previdenciria s em lei que o estabelea, bem como cobrar contribuies em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que as instituiu ou aumentou.

IV - Os tributos em geral sujeitam-se ao princpio da anterioridade, que determina que a lei que os instituiu ou aumentou tem de estar em vigor antes do exerccio financeiro em que sero cobradas. As contribuies sociais, todavia, podem ser cobradas no mesmo exerccio financeiro em que foram institudas ou modificadas, desde que respeitado o decurso de 90 dias aps a publicao da lei. Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) I e II esto corretos. I, II e IV esto corretos. II, III e IV esto corretos. I, III e IV esto corretos. Todos esto corretos.

7. A Previdncia Social visa fornecer meios indispensveis subsistncia do indivduo, quando ocorrer certa contingncia expressamente prevista em lei. So beneficirios da Previdncia Social: a) Todas as pessoas pertencentes a famlias com renda per capita inferior a um quarto do salrio mnimo. b) Todos os cidados. c) Todos os segurados, ativos ou inativos, e seus parentes, na linha reta ou na colateral, at o terceiro grau. d) Todos os segurados e seus dependentes. e) Todos os cidados com idade igual ou superior a 65 anos de idade. 8. Acerca do Regime Geral de Previdncia Social RGPS, no se pode afirmar que: a) So excludos do RGPS aqueles que possuem plano de previdncia privada h mais de 15 anos. b) Os servidores civis titulares de cargos efetivos da administrao direta e indireta, das autarquias e fundaes, no mbito federal, estadual ou municipal, submetidos a sistema prprio de previdncia social so excludos do RGPS. c) A idade mnima exigida para filiao ao RGPS de 16 anos, exceto no caso de menor aprendiz, em que o vnculo permitido aos 14 anos de idade. d) segurado obrigatrio quem exerce atividade remunerada efetiva ou eventual, com ou sem vnculo empregatcio, a ttulo precrio ou no. e) A filiao do segurado facultativo ato volitivo, tendo em vista que este no exerce atividade remunerada. So exemplos de segurados facultativos a dona-de-casa e o estudante.

9. No segurado obrigatrio do RGPS: a) O sndico do condomnio no remunerado. b) O empregado domstico. c) O contribuinte individual. d) O segurado especial. e) O segurado aposentado que voltou a exercer atividade remunerada no mbito do RGPS. 10. segurado obrigatrio, apesar de exercer atividade no exterior: a) O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado no exterior, em sucursal ou agncia de empresa constituda sob as leis brasileiras, ainda que tenha sede e administrao no exterior. b) O brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, ainda que amparado previdenciariamente pela legislao vigente no pas de domiclio ou pelo sistema previdencirio do respectivo organismo internacional. c) O brasileiro civil que trabalha, no exterior, para organismos internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, ainda que amparado previdenciariamente pela legislao vigente no pas de domiclio ou pelo sistema pevidencirio do respectivo organismo internacional. d) O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior como maioria do capital votante pertencente a empresa constituda sob as leis brasileiras, que tenha sede e administrao no pas e cujo controle efetivo esteja em carter permanente sob a titularidade direta ou indireta de pessoas fsicas domiciliadas e residentes no pas ou de entidade de direito pblico interno. e) A dona-de-casa que acompanhe companheiro brasileiro que preste servio no exterior para entidade da administrao pblica direta. 11. Segurado empregado a pessoa fsica que presta servio de carter no eventual empresa, sendo este servio remunerado e subordinado. So segurados empregados: a) Os trabalhadores temporrios. b) Os servidores efetivos, ainda que amparados por regime prprio de previdncia social. c) Os servidores pblicos ocupantes de cargos comissionados. d) Os servidores contratados temporariamente para atender a excepcional interesse pblico. e) Os empregados pblicos. 12. Sobre o segurado trabalhador avulso, correto afirmar:

a) No prestam servio de natureza rural. b) Possuem vnculo empregatcio com as empresas tomadoras do servio. c) Prestam servios com intermediao do sindicato ou do rgo gestor de mo de obra. d) Sua filiao do RGPS facultativa. e) No tm direito a aposentadoria especial. 13. Se a patroa, ciente dos dotes culinrios de sua empregada domstica, resolve vender doces e salgados confecionados pela trabalhadora, correto afirmar que: a) A trabalhadora passar a ser considerada trabalhadora avulsa. b) A patroa, antes empregadora domstica, passa condio de contribuinte individual (como segurada) e de equiparada empresa para fins de contribuio previdenciria. c) A trabalhadora continuar sendo considerada empregada domstica, tendo em vista que a prestao do servios feita no mbito da residncia da patroa. d) A trabalhadora ser considerada diarista, enquadrando-se como contribuinte individual. e) A trabalhadora ser considerada empresria, enquadrando-se como contribuinte individual. 14. O empregado domstico no tem direito a: a) Aposentadoria especial, salrio-famlia e auxlio-acidente. b) Aposentadoria especial, salrio-maternidade e auxlio-doena. c) Aposentadoria por tempo de contribuio e salrio-famlia. d) Salrio-famlia e salrio-maternidade. e) Aposentadoria por invalidez, auxlio-doena e salrio-famlia. 15. No se enquadra como contribuinte individual: a) O empresrio. b) O garimpeiro. c) O mdico residente. d) O gestor remunerado de empresa ou condomnio. e) O pescador artesanal. 16. Acerca do contribuinte individual correto afirmar: a) Somente ter direito a salrio-maternidade se cumprida a carncia de 10 contribuies, a qual pode ser reduzida em caso de parto antecipado (prematuro). b) Em nenhuma hiptese ter direito a aposentadoria especial. c) Caso exera mais de uma atividade, dever contribuir para a Previdncia relativamente quela que lhe garanta a maior remunerao.

d) No tem direito a auxlio-doena e auxlio-acidente. e) responsvel pelo recolhimento da prpria contribuio, ainda quando preste servio a empresa, tendo em vista que esta no paga contribuio ao tomar servio daquela que no empregado. 17. So segurados especiais, exceto: a) Os produtores rurais de pequeno porte (rea de terra explorada de at 4 mdulos fiscais) que trabalham em regime de economia familiar, sem empregados permanentes. b) Os seringueiros. c) Os pescadores artesanais. d) Os garimpeiros. e) Os assemelhados a pescador artesanal, como os caranguejeiros. 18. Os cnjuges ou companheiros e filhos maiores de 16 anos de idade do segurado especial so considerados tambm segurados especiais, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo respectivo. Todavia, no segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento, exceto se decorrente de: a) Exerccio de mandato eletivo de dirigente sindical de organizao da categoria de trabalhadores rurais. b) Atividade artstica, desde que em valor mensal inferior ao menor benefcio de prestao continuada da Previdncia Social. c) Benefcio de penso por morte, auxlio-acidente ou auxlio-recluso, cujo valor no supere o do menor benefcio de prestao continuada da Previdncia Social. d) Benefcio previdencirio pela participao em plano de previdncia complementar institudo por entidade classista de trabalhadores/produtores rurais. e) Todas esto corretas. 19. No so considerados segurados empregados: a) O diretor empregado. b) Os servidores pblicos exercentes de mandato eletivo. c) O estagirio. d) Os trabalhadores rurais. e) O menor aprendiz. 20. Servidor pblico municipal ocupante de cargo efetivo, amparado por regime prprio de previdncia, e que exerce concomitantemente funo pblica a profisso de professor de universidade particular: a) No poder filiar-se ao RGPS. b) Poder filiar-se ao RGPS como contribuinte facultativo.

c) filiado obrigatrio do RGPS, no que diz respeito profisso de professor, na qualidade de segurado empregado. d) filiado obrigatrio do RGPS em relao a ambas as funes, vez que a existncia de regime prprio de previdncia municipal no exclui a filiao ao regime geral. e) Poder facultativamente filiar-se ao RGPS como contribuinte individual. 21. No se confundem os conceitos de filiao ao RGPS e inscrio no RGPS. Acerca de tais conceitos, analise as seguintes assertivas: I - A filiao pode ser obrigatria (segurado obrigatrio) ou facultativa (segurado facultativo). Na qualidade de segurado obrigatrio, a filiao decorre automtica e obrigatoriamente do exerccio de atividade remunerada abrangida pelo RGPS. II - O segurado que exerce mais de uma atividade filiado obrigatoriamente previdncia social em relao a todas elas. III - A inscrio de segurado, para os efeitos da previdncia social, o ato pelo qual o segurado cadastrado no RGPS. D-se por meio de comprovao de dados pessoais e de outros elementos necessrios e teis sua caracterizao ou por meio do recolhimento da primeira contribuio efetuada atravs do Nmero de Identificao do Trabalhador no PIS/PASEP. IV - Todos os segurados sero identificados pelo Nmero de Identificao do Trabalhador/NIT, que ser nico, pessoal e intransfervel, independente de alteraes de categoria profissional. Esto corretos: a) Os itens I, II e III. b) Os itens II, III e IV. c) Os itens I, II e IV. d) Os itens II e IV. e) Todos os itens. 22. O segurado tem prazo para requerer a reviso do benefcio previdencirio. A Previdncia Social tambm tem prazo para anular atos administrativos relativos aos benefcios pagos. Acerca da reviso dos benefcios, assinale a alternativa incorreta: a) de dez anos o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio, a contar do dia primeiro do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da deciso indeferitria definitiva, no mbito administrativo. b) No ter conseqncia eventual pedido de reviso de deciso indeferitria definitiva de benefcio confirmada pela ltima instncia do Conselho de Recursos da Previdncia Social.

c) No caso de reviso de benefcio em manuteno com apresentao de novos elementos extemporaneamente ao ato concessrio, os efeitos financeiros devem ser fixados na data do pedido de reviso. d) Sendo o benefcio previdencirio uma prestao de trato sucessivo, o pedido de reviso poder ser feito a qualquer tempo, prescrevendo apenas as parcelas anteriores ao qinqnio que precedeu o pedido. e) O direito da Previdncia Social de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os seus beneficirios decai em 10 anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. A reviso iniciada dentro do prazo decadencial com a devida expedio de notificao para cincia do segurado impedir a consumao da decadncia, ainda que a deciso definitiva do procedimento revisional ocorra aps a extino de tal lapso.

23. Assinale a alternativa correta: a) O direito de cobrar os crditos da seguridade social prescreve em 10 anos contados da sua constituio. b) A prescrio no interrompida pela distribuio da execuo fiscal ou pela citao judicial. c) Ocorre a suspenso do prazo prescricional para cobrana de crditos da seguridade social em caso de parcelamento da dvida. d) O prazo prescricional para cobrana dos crditos tributrios no se interrompe nem se suspende. e) Todas esto incorretas.

24. Acerca da relao jurdica de custeio, incorreto afirmar: a) Com a unificao da Secretaria da Receita Federal e da Secretaria da Receita Previdenciria, levada a efeito pela Lei n 11.457/2007, surgiu a Secretaria da Receita Federal do Brasil, rgo da administrao direta subordinado ao Ministro de Estado da Fazenda. Pode-se dizer, assim, que, atualmente, o sujeito ativo da relao jurdica de custeio a Unio. b) O sujeito passivo exclusivamente o segurado.

c) O contribuinte individual sujeito passivo da relao de c usteio em relao contribuio que recolhe Unio nessa qualidade.

d) O contribuinte individual sujeito passivo da relao de custeio, na qualidade de empresa, por equiparao, com relao contribuio incidente sobre a folha de salrios dos segurados empregados que contratou. e) A diarista (faxineira, arrumadeira, folguista), contribuinte individual, responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias decorrentes da prestao de servio, sendo sujeito passivo da relao de custeio.

25. Para fins de custeio da seguridade social, empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgo ou entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional. Equipara-se a empresa, para fins de cumprimento das obrigaes previdencirias, exceto: a) O contribuinte individual, em relao ao segurado que lhe presta servios. b) c) A dona-de-casa, em relao empregada domstica. a misso diplomtica e a repartio consular de carreiras estrangeiras.

d) A associao ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, inclusive o condomnio. e) O operador porturio e o rgo Gestor de Mo-de-obra.

26. Acerca das contribuies previdencirias das empresas, assinale a alternativa correta: a) As contribuies do empregador, da empresa ou da entidade a ela equiparada, previstas no art. 195, I, da CF, podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva da mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. b) As empresas no pagam ou recolhem contribuies previdencirias quando tomam servios de trabalhadores autnomos, tendo em vista que estes, como contribuintes individuais, so os responsveis pelo pagamento e recolhimento de tais contribuies. c) As empresas pagam contribuies sociais sobre a receita ou o faturamento, mas no sobre o lucro.

d) As cooperativas so sujeitos passivos das contribuies patronais em relao aos segurados com os quais mantm relao empregatcia; por isso, a cooperativa de trabalho ser parte na relao de custeio em relao aos servios que seus cooperados prestarem a terceiros. e) No contribuem para a Previdncia os empresrios, equiparados a empresa, desde que possuam apenas um empregado. Ficam, todavia, responsveis pelo recolhimento da contribuio do empregado.

27. Sobre o empregador domstico, incorreto afirmar: a) empregador domstico a pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. b) Tem o dever de pagar contribuio previdenciria no percentual de 12% sobre a remunerao do empregado. c) Est isento de contribuio previdenciria, se tiver mais de trs empregados, devendo apenas fazer o recolhimento das contribuies dos empregados. d) No perodo de gozo de licena-maternidade da empregada domstica, o empregador domstico dever fazer o recolhimento da contribuio de que sujeito passivo. e) O sujeito ativo da contribuio previdenciria do empregador e do empregado domstico a Unio.

28. O trabalhador e demais segurados da previdncia social contribuem para o sistema previdencirio. Tal contribuio tem como base de clculo o chamado salrio de contribuio, sobre o qual impossvel afirmar que: a) Para os segurados contribuinte individual e facultativo, no poder ser inferior a um salrio mnimo. b) Para os segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso, no poder ser inferior ao piso salarial legal ou normativo da categoria.Inexistindo estes, no pode ser inferior a um salrio mnimo mensal, dirio ou horrio, conforme o ajustado e o tempo de efetivo trabalho durante o ms. c) Em se tratando de menor aprendiz, o limite mnimo do salrio de contribuio corresponde sua remunerao mnima prevista em lei. d) O salrio de contribuio, qualquer que seja o tipo de segurado, no poder ser superior ao teto mximo fixado em portaria do Ministrio da Previdncia Social, expedida sempre que for alterado o valor dos benefcios. Esse limite reajustado na mesma poca e pelos mesmos ndices do reajustamento dos benefcios previdencirios.

e) O 13 salrio, nas rescises de contrato ocorridas antes de completado um ano de trabalho, no integra o salrio de contribuio, por ser, nesta hiptese, verba de cunho indenizatrio. 29. Integram o salrio de contribuio, os valores referentes a: a) Os benefcios previdencirios, exceto o salrio-maternidade. b) Vale-transporte. c) Participao nos lucros, paga nos termos da lei. d) Ajuda de custo paga em parcela nica em virtude de transferncia do local de trabalho. e) Aviso prvio indenizado. 30. Sobre o Instituto Nacional de Seguridade Social, suas atribuies e sua estrutura, incorreto afirmar: a) O INSS autarquia federal vinculada ao Ministrio da Previdncia Social, qual cabe promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefcios administrados pela Previdncia Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usurios e ampliao do controle social. b) A Assessoria de Comunicao Social e a Coordenao-Geral de Planejamento e Gesto Estratgica so rgos de assistncia direta e imediata ao Presidente do INSS. c) Diretoria de Benefcios do INSS compete, dentre outras atribuies, gerenciar as bases dos dados cadastrais, de vnculos, de remuneraes e de contribuies dos segurados da Previdncia Social, com vistas ao reconhecimento automtico do direito ao benefcio. d) Diretoria de Atendimento compete assegurar a qualidade dos servios prestados aos usurios do INSS, bem como gerenciar a manuteno de direitos beneficirios. e) O gerenciamento e normatizao das atividades de percia mdica de benefcios previdencirios de competncia da Diretoria de Sade do Trabalhador. 31. Acerca da aposentadoria por invalidez, assinale a alternativa incorreta: a) Concedido o benefcio, o segurado tem a obrigao de submeter-se a percia mdica no INSS, a cada dois anos e de submeter-se a processo de reabilitao profissional prescrito e custeado pelo INSS. No est obrigado, porm, a procedimentos cirrgicos e de transfuso de sangue. b) Em regra, somente tem direito ao benefcio o segurado que cumprir carncia de 24 meses. c) Entende-se por incapacidade total e permanente, para fins de concesso do benefcio, aquela que impossibilite o segurado de exercer a mesma ou qualquer outra atividade que lhe garanta a subsistncia, devidamente comprovada mediante exame mdico-pericial a cargo da Previdncia Social.

d) No requisito para a sua concesso que o segurado esteja antes em gozo de auxlio-doena, uma vez que a incapacidade total e permanente pode configurar-se desde logo. e) O termo inicial do benefcio, em caso de segurado em gozo de auxliodoena, o dia imediato cessao do auxlio.

32. correto afirmar, acerca da aposentadoria por idade para os que ingressaram no RGPS aps a EC n 20/98: a) Atualmente, exige o cumprimento de carncia de 180 contribuies mensais para o trabalhador urbano e 120 contribuies mensais para o trabalhador rural. b) A idade mnima para a concesso do benefcio ao trabalhador urbano 70 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher. Para o trabalhador rural, diminuem-se 5 anos. c) O segurado especial, para ter direito ao benefcio, deve comprovar que, alm de possuir idade mnima e ter efetivamente trabalhado nas lides rurais, contribuiu para a Previdncia nos 12 meses anteriores ao requerimento do benefcio. d) O trabalhador rural que comprove insuficincia de recursos financeiros ter a reduo da carncia para 60 contribuies mensais. e) Todas esto incorretas. 33. Analise os itens a seguir acerca dos benefcios previdencirios: I O salrio-famlia no se incorpora ao salrio ou ao salrio de benefcio. II A me adotiva no tem direito a salrio maternidade. III Em regra, no se exige carncia para a concesso de auxlio-doena. IV O auxlio-acidente independe de carncia. Esto corretos os itens: a) I e IV. b) II e III. c) I, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. 34. No RGPS, cessa a penso por morte: a) para o filho pensionista, quando se emancipa ou completa 24 anos, salvo se invlido. b) Para a viva pensionista, se, sendo invlida, cessar a invalidez. c) Com a extino da cota do ltimo pensionista. d) Para o filho pensionista, quando ingressa na universidade. e) Para a companheira pensionista aps 5 anos de recebimento do benefcio, se no possui filhos do instituidor.

35. Podem ser cumulativamente recebidos, no RGPS: a) Aposentadoria e auxlio-doena. b) Mais de uma aposentadoria. c) Salrio-maternidade e auxlio-doena. d) Salrio-maternidade e salrio-famlia. e) Mais de uma penso deixada por cnjuge ou companheiro. 36. Acerca dos crimes de apropriao indbita previdenciria e de sonegao de contribuio previdenciria, analise as assertivas: I - Constitui crime de apropriao indbita previdenciria a conduta do empregador que deixou de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes. II Constitui crime de sonegao de contribuio previdenciria a conduta de deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados. III extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Esto corretos: a) Todos os itens. b) Os itens I e II. c) Os itens II e III. d) Os itens I e III. e) Apenas o item I. 37. Acerca da renda mensal de benefcio e do salrio-de-benefcio, assinale a alternativa incorreta: a) A renda mensal de benefcio a quantia que a Previdncia Social destina ao beneficirio, ou seja, aquilo que o segurado ou o dependente em gozo de benefcio sacam na rede bancria. b) O salrio-de-benefcio a mdia de salrios-de-contribuio obtidos dentro do perodo denominado Perodo Bsico de Clculo, ou, no caso de aposentadoria por tempo de contribuio e aposentadoria por idade (nesta ltima opcionalmente), a mdia dos salrios-de-contribuio multiplicada pelo fator previdencirio. c) O salrio-de-benefcio utilizado para calcular a renda mensal de benefcio. d) O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao salrio mnimo, nem superior ao dobro do valor do limite mximo do salrio-de-contribuio na data de incio do benefcio. (no dobro) e) O salrio-de-benefcio do segurado especial consiste no valor equivalente ao salrio mnimo.

38. Perde a qualidade de segurado: a) Aquele que este em gozo de benefcio previdencirio por mais de 36 meses. b) Em regra, o segurado que deixa de exercer atividade abrangida pela Previdncia Social, aps 12 meses da cessaao das contribuies que vinha realizando como segurado obrigatrio. c) O segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar, um ms aps o licenciamento. d) O segurado retido ou recluso, seis meses aps o livramento. e) O empregado que passa a perceber penso por morte de cnjuge ou companheiro. 39. Quanto manuteno e perda da qualidade de segurado, correto afirmar: a) Durante o perodo de graa, as seguradas no tm direito a salriomaternidade, pois este somente devido enquanto existir a relao empregatcia. b) O segurado mantm a sua qualidade, independentemente de contribuio, sem limite de prazo, quando em gozo de benefcio. c) Os perodos de manuteno da qualidade de segurado so computados para cmputo de carncia e de tempo de contribuio. d) No caso de fuga do segurado recolhido priso, usufruir o mesmo de um perodo de graa de 12 meses. e) Quando o segurado perde tal qualidade, mesmo se o fato gerador do benefcio ocorreu durante o perodo de graa, no ter direito ao benefcio correspondente. 40. Sobre a Assistncia Social, incorreto afirmar: a) Ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio seguridade social, atendidas as carncias previstas em lei. b) A Assistncia Social no Brasil, nos moldes em que prevista na Constituio Federal, no meramente assistencialista, porque no se destina apenas a dar socorro momentneo e provisrio ao necessitado. Visa promover a integrao e a incluso do assistido na comunidade, fazendo com que, a partir do recebimento das prestaes assistenciais, seja menos desigual e possa exercer atividades que lhe garantam a subsistncia. c) So Organizaes No Governamentais ONGs, segundo a Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS, as entidades que prestam, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficirios abrangidos por aquela lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos. d) O financiamento da Assistncia Social feito por meio de recursos da Seguridade Social, alm de outras fontes. e) Tm direito ao benefcio de prestao continuada BPS - a pessoa portadora de deficincia ou idosa com 65 anos de idade ou mais, que

comprove no possuir meios de prover a prpria manuteno nem de t-la provida por sua famlia. So, portanto, requisitos cumulativos a deficincia ou a idade e a necessidade.

41. Dentre as formas de provimento derivado de cargos pblicos, tradicionalmente praticadas na Administrao brasileira, NO foi recepcionada pela Constituio Brasileira de 1988 a a) ascenso. b) promoo. c) readaptao. d) reconduo. e) reintegrao. 42. Considere as seguintes assertivas acerca da acumulao prevista na Lei n 8.112/1990: I. Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. II. A acumulao de cargos pblicos, se lcita, no est condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. III. O servidor vinculado ao regime da referida Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo em comisso, ficar sempre afastado de ambos os cargos efetivos, pois dever exercer as atribuies do cargo em comisso. Est correto o que consta APENAS em: a) II. b) I. c) III. d) I e II. e) II e III. 43. Joo, servidor pblico civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimnio pblico. J Maria, tambm servidora pblica civil do Poder Executivo Federal, deixou de utilizar avanos tcnicos e cientficos do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Sobre os fatos narrados, correto afirmar que a) nenhuma das condutas narradas constitui vedao prevista no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. b) apenas Joo cometeu conduta vedada pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. c) apenas Maria cometeu conduta vedada pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. d) ambos praticaram condutas vedadas pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. e) Joo e Maria no esto sujeitos a Cdigo de tica; portanto, suas condutas, ainda que eventualmente irregulares, devero ser apreciadas na seara prpria.

44. Sobre a Lei n o 8.429/1992, que versa sobre os atos de improbidade administrativa INCORRETO afirmar: a) Esto sujeitos s penalidades da Lei de Improbidade os atos mprobos praticados contra entidades para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos. b) Aquele que, no sendo agente pblico, se beneficie sob a forma indireta, estar sujeito s disposies da Lei de Improbidade Administrativa. c) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao culposa do agente, dar-se- o integral ressarcimento do dano. d) Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. e) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa, independentemente do limite do valor da herana. 45. Romilda interessada em processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Direta. Neste processo foi intimada para comparecer em determinada diligncia na vspera de sua realizao. Neste caso, a) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de cinco dias teis quanto data de comparecimento. b) Romilda dever comparecer em razo da legalidade de sua intimao, uma vez que a Lei no 9.784/99 prev que esta poder ocorrer at a vspera da data de comparecimento. c) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. d) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de dez dias teis quanto data de comparecimento. e) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de quarenta e oito horas data de comparecimento. 46. Dentre outras hipteses, constitui barreira convalidao do ato administrativo: a) pequena irregularidade constante do ato administrativo, que no comprometa sua compreenso, como por exemplo, singelo erro de grafia. b) vcio no elemento forma do ato administrativo, que no seja essencial validade do ato. c) a impugnao de qualquer administrado, inclusive do que no for interessado no ato viciado. d) o decurso do tempo, isto , a ocorrncia da prescrio. e) vcio sanvel em determinado ato administrativo, como por exemplo, vcio de competncia, quando no outorgada com exclusividade.

47. Analise as seguintes proposies, extradas dos ensinamentos dos respectivos Juristas Jos dos Santos Carvalho Filho e Celso Antnio Bandeira de Mello: I. O ncleo desse princpio a procura de produtividade e economicidade e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico, o que impe a execuo dos servios pblicos com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princpios da Administrao Pblica: a) moralidade e legalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) legalidade e publicidade. d) eficincia e legalidade. e) legalidade e moralidade. 48. Eugnio, servidor pblico estvel, perdeu o cargo por sentena judicial transitada em julgado, cuja vaga foi ocupada por Roberval que tambm servidor pblico estvel. Porm, Eugnio obteve novas provas e ingressou com ao apropriada que foi julgada procedente, sendo invalidadas a sentena judicial e a sua demisso. Segundo a Constituio Federal, Eugnio a) ser reintegrado e, por consequncia, o Roberval ser promovido ao cargo de chefia. b) no ser reintegrado porque sua vaga j est ocupada por Roberval. Eugnio ser obrigatoriamente posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio, sem direito a indenizao. c) no ser reintegrado porque sua vaga j est ocupada por Roberval e, nesse caso, Eugnio ser obrigatoriamente aproveitado em outro cargo, sem direito a indenizao. d) ser reintegrado e o Roberval ser mantido no mesmo cargo, sendo vedada sua reconduo. e) ser reintegrado e o Roberval, ocupante da vaga, por ser estvel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. 49. preciso corrigir, devido m estruturao, a redao da seguinte frase: a) No se sabe a quem ocorreu a ideia, uma vez que condomnios de luxo certamente no combinam com sucata, de que usaram como base de anncio. b) Algum, num momento infeliz, teve a lamentvel ideia de usar carros velhos como suporte de propaganda para a venda de imveis de luxo.

c) Definitivamente, quem procura imvel com espao gourmet ou depsito de vinho individual no se deixar atrair pela propaganda apoiada num velho Opala de cor berrante. d) Os homens-placa ficam ensanduichados entre tbuas ou pranchas de metal, transportando-as pelas ruas reduzidos condies de suporte. e) Sensibilizou-se o autor do texto com a condio humilhante desses homens e mulheres-placa, tratados como se fossem coisas, destitudos de sua humanidade. 50. Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: a) Destinam-se aos homens-placa um lugar visvel nas ruas e nas praas, ao passo que lhes suprimida a visibilidade social. b) As duas tbuas em que se comprimem o famigerado homem-placa carregam ditos que soam irnicos, como compro ouro. c) No se compara aos vexames dos homens-placa a exposio pblica a que se submetem os guardadores de carros. d) Ao se revogarem o emprego de carros-placa na propaganda imobiliria, poupou-se a todos uma demonstrao de mau gosto. e) No sensibilizavam aos possveis interessados em apartamentos de luxo a viso grotesca daqueles velhos carros-placa. 51. Das seguintes informaes: - No vou ficar triste. - Se macacos no comem bolotas, ento as rvores do frutos. - Se as rvores no do frutos, ento esquilos hibernam no inverno. - Se macacos comem bolotas e esquilos hibernam no inverno, ento vou ficar triste. Podemos concluir que: a) vou ficar triste. b) macacos no comem bolotas c) esquilos hibernam no inverno d) as rvores do frutos e) macacos comem bolotas 52. Na cidade de Itapipoca, alguns animais so realmente estranhos. 10% dos ces pensam que so gatos e 10% dos gatos pensam que so ces. Todos os outros ces e gatos so perfeitamente normais. Certo dia, todos os ces e gatos de Itapipoca foram testados por um psiclogo, verificando-se ento que 20% deles pensam que so gatos. Portanto, a porcentagem de animais que eram realmente gatos de a) 8,5% a) 10% b) 12,5% c) 14% d) 15,5% 53. Tecnologia de multimdia distribuda em uma rede, atravs de pacotes. Frequentemente utilizada para distribuir contedo multimdia atravs da Internet. Trata-se de

a) spanning ou wmv. b) streaming ou fluxo de mdia. c) portal de contedo e RSS. d) navegador internet e mpg. e) provedor de acesso internet e avi. 54. Quando um navegador de Internet comunica-se com servidores Web, atravs do endereo cursoagoraeupasso.com.br, est envolvido neste processo, dentre outras coisas, um determinado protocolo. Ao recebe os arquivos enviados pelos servidores Web do agora eu passo, o cliente web interpretar uma determinada linguagem. Indique o item que contm aquele protocolo e esta linguagem, respectivamente a) SMTP e HTML. b) FTP e FTP. c) POP E HTML. d) SMTP e FTP. e) HTTP e HTML. 55. A inviolabilidade do sigilo de dados complementa a previso ao direito intimidade e vida privada, sendo ambas as previses regidas pelo princpio da a) igualdade b) eficincia c) impessoalidade d) exclusividade e) reserva legal 56. Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo, alm de outra hiptese, no caso de a) trfico de drogas b) tortura c) racismo d) terrorismo e) transgresso militar, definida em lei 57. O direito vida a) no probe a pena de morte b) contempla o direito a uma vida digna c) admite o aborto d) contempla a eutansia e) no abrange o direito de continuar vivo 58. Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, de acordo com o disposto na Constituio Federal, INCORRETO afirmar: a) O direito igualdade significa tratar igual os iguais e desiguais os desiguais, na exata medida de suas desigualdades b) A liberdade de manifestao de pensamento no veda o anonimato nas hipteses estabelecidas pelo legislador infraconstitucional.

c) Ningum pode ser privado dos seus direitos por motivo de crena religiosa, salvo se as invocar para eximir-se do cumprimento de obrigaes legais. d) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. e) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem o consentimento do morador. 59. Constitui direito fundamental da primeira dimenso: a) a democracia b) o pluralismo c) a paz d) a comunicao e) a liberdade individual 60. Sobre os direitos e deveres fundamentais, INCORRETO afirmar: a) Os direitos humanos so consagrados por tratados internacionais e por convenes. b) Garantias fundamentais so instrumentos pelos quais se assegura o pleno exerccio dos direitos fundamentais. c) As garantias protegidas por clusula ptrea so somente aquelas elencadas no catlogo de direitos individuais. d) A pessoa jurdica de direito pblico pode ser titular de direitos fundamentais. e) Em determinadas situaes, a garantia pode ser a prpria norma que assegura o direito. OBS.: O gabarito ser disponibilizado no dia 25/12. Os comentrios sero disponibilizados no dia 26/12, EXCLUSIVAMENTE para os alunos regularmente matriculados no preparatrio para o INSS.

Das könnte Ihnen auch gefallen