Sie sind auf Seite 1von 4

PR VESTIBULAR SINTUPERJ 2012 Qumica Exame de Qualificao UERJ

1- (UERJ 2001) Os medicamentos atualmente conhecidos como genricos apresentam, em sua composio, substncias equivalentes s das marcas tradicionais, com preos mais baixos. Para estimular o crescimento das crianas, recomenda-se a ingesto de comprimidos que contm 2,43 x 10-2 g de ZnO, por comprimido. O medicamento genrico utilizado em substituio ao comprimido tradicional apresenta a seguinte composio: Soluo aquosa de ZnSO4 de concentrao igual a 0,10 mol . L-1 Para a ingesto da mesma massa de Zn+2 contida em um comprimido, o volume necessrio da soluo de ZnSO 4, em mL, corresponde a: (A) 1,5 (B) 3,0 (C) 15,0 (D) 30,0 prata, por exemplo, perde o brilho quando reage com enxofre, formando uma mancha de sulfeto de prata. A mancha pode ser removida colocando-se o objeto em uma panela de alumnio contendo gua quente e um pouco de detergente, por alguns minutos. Nesse processo, a reao qumica que corresponde remoo das manchas :

2- (UERJ 2002) A hidroponia uma tcnica de cultivo de vegetais fora do solo. Os nutrientes so fornecidos atravs de uma soluo contendo vrios sais de fcil assimilao pelo vegetal. Para o preparo de 100 L de soluo nutritiva, contendo 0,007 mol/L de nitrato de clcio, a massa necessria deste sal, em gramas, aproximadamente de: (A) 72 (B) 102 (C) 115 (D) 164 3- (UERJ 2001) Um fertilizante de larga utilizao o nitrato de amnio,Para uma determinada cultura, o fabricante recomenda a aplicao de 1 L de soluo de nitrato de amnio de concentrao 0,5 mol.L-1 por m2 de plantao. A figura abaixo indica as dimenses do terreno que o agricultor utilizar para o plantio.

6(UERJ 2001) Observe a estrutura genrica representada abaixo.

Para que o composto esteja corretamente representado, de acordo com as ligaes qumicas indicadas na estrutura, x dever ser substitudo pelo seguinte elemento: (A) fsforo (C) carbono (B) enxofre (D) nitrognio

7- (UERJ 2008) As fragrncias caractersticas dos perfumes so obtidas a partir de leos essenciais. Observe as estruturas qumicas de trs substncias comumente empregadas na produo de perfumes:

O grupo funcional comum s trs substncias corresponde seguinte funo orgnica: (A) ter (C) cetona (B) lcool (D) aldedo

A massa de nitrato de amnio, em quilogramas, que o agricultor dever empregar para fertilizar sua cultura, de acordo com a recomendao do fabricante, igual a: (A) 120 (B) 150 (C) 180 (D) 200 4- (UERJ 2001) Para o tratamento da acidez estomacal, recomenda-se a ingesto de anticidos que contenham hidrxido de alumnio em sua formulao. A funo dessa substncia neutralizar o excesso do cido produzido pelo estmago. Os produtos da reao de neutralizao total entre o hidrxido de alumnio e o cido do estmago so gua e um sal, cuja frmula est contida na seguinte alternativa: (A) Al Cl (B) Al Cl3 (C) Al SO4 (D) Al2 (SO4)3 5- (UERJ 2002) Os objetos metlicos perdem o brilho quando os tomos da superfcie reagem com outras substncias formando um revestimento embaado. A

8- (UERJ 2008) Os ces conhecem seus donos pelo cheiro. Isso se deve ao fato de os seres humanos apresentarem, junto pele, glndulas que produzem e liberam cidos carboxlicos. A mistura desses cidos varia de pessoa para pessoa, o que permite a animais de faro bem desenvolvido conseguir discrimin-la. Com o objetivo de testar tal discriminao, um pesquisador elaborou uma mistura de substncias semelhantes produzida pelo dono de um co. Para isso, ele usou substncias genericamente representadas por: (A) RCHO (B) RCOOH (C) RCH2OH (D) RCOOCH3 9- (UERJ 2007) Observe as seguintes estruturas de quatro vitaminas lipossolveis:

PR VESTIBULAR SINTUPERJ 2012 Qumica Exame de Qualificao UERJ


(A) ster (B) fenol (C) hidrocarboneto (D) cido carboxlico 13- (UERJ 2002) Alm do impacto ambiental agudo advindo do derramamento de grandes quantidades de leo em ambientes aquticos, existem problemas a longo prazo associados presena, no leo, de algumas substncias como os hidrocarbonetos policclicos aromticos, mutagnicos e potencialmente carcinognicos. Essas substncias so muito estveis no ambiente e podem ser encontradas por longo tempo no sedimento do fundo, porque gotculas de leo, aps adsoro por material particulado em suspenso na gua, sofrem processo de decantao. Um agente mutagnico, com as caractersticas estruturais citadas no texto, apresenta a seguinte frmula:

As vitaminas A e D apresentam a funo lcool em suas estruturas, a vitamina E apresenta a funo fenol, e a vitamina K, a funo cetona. Para manuteno das propriedades de coagulao do sangue, necessria a absoro da vitamina representada pela estrutura de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

10- (UERJ 2005) Observe na ilustrao abaixo estruturas de importantes substncias de uso industrial.

Em cada uma dessas substncias, o nmero de tomos de carbono pode ser representado por x e o nmero de heterotomos por y. O maior valor da razo X/Y encontrado na substncia pertencente seguinte funo qumica: (A) ter (B) ster (C) amina (D)amida 11- (UERJ 2007) Um dos fatores que determinam o padro de qualidade da aguardente a quantidade de steres e de aldedos formados em seu processo de fabricao. Observe estas frmulas qumicas:

14- (UERJ 2008) Em grandes depsitos de lixo, vrios gases so queimados continuamente. A molcula do principal gs que sofre essa queima formada por um tomo de carbono e tomos de hidrognio. O peso molecular desse gs, em unidades de massa atmica, igual a: (A) 10 (B) 12 (C) 14 (D) 16 15- (UERJ 2005) O gelo seco, ou dixido de carbono solidificado, muito utilizado em processos de refrigerao, sofre sublimao nas condies ambientes. Durante essa transformao, ocorrem, dentre outros, os fenmenos de variao de energia e de rompimento de interaes.Esses fenmenos so classificados, respectivamente, como: (A) exotrmico e interinico (B) exotrmico e internuclear (C) isotrmico e interatmico (D) endotrmico e intermolecular 16- (UERJ 2005) As equaes qumicas abaixo representam reaes de sntese, realizadas em diferentes condies, para a obteno de uma substncia hipottica XY. I - X2 (g) + Y2 (g) 2 XY(l) + Q1 II - X2 (g) + Y2 (g) 2 XY(s) + Q2 III - X2 (g) + Y2 (g) 2 XY(g) + Q3

Em uma das substncias consideradas na determinao do padro de qualidade da aguardente, encontra-se a funo qumica definida pela frmula de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

12- (UERJ 2003) A anlise qualitativa de uma substncia orgnica desconhecida revelou a presena de carbono, oxignio e hidrognio. Podemos afirmar que essa substncia no pertence funo denominada:

PR VESTIBULAR SINTUPERJ 2012 Qumica Exame de Qualificao UERJ


Considere Q1 , Q2 e Q3 as quantidades de calor liberadas, respectivamente, nas reaes I, II e III. A relao entre essas quantidades est expressa na seguinte alternativa: (A)Q1 > Q2 > Q3 (B) Q2 > Q1 > Q3 (C) Q3 > Q1 > Q2 (D)Q3 > Q2 > Q1 17- (UERJ 2007) Um estudante observou algumas propriedades de um determinado metal Me: reagir facilmente com os halognios; formar perxido do tipo Me2O2 ; apresentar elevada eletropositividade. Esse elemento, na Tabela de Classificao Peridica, est localizado na seguinte coluna: (A) 1 (B) 2 (C) 6 (D) 8 Em seguida, quatro modificaes foram impostas a esse sistema: independentes rendimento na produo desse flavorizante, foram propostas as seguintes aes: I aumento da temperatura II aumento da presso III adio de gua IV retirada de gua As duas aes mais adequadas para esse objetivo so: (A) I e III (B) I e IV (C) II e III (D) II e IV 22- (UERJ 2008) Hidrognio e iodo, ambos em fase gasosa, foram misturados em condies reacionais adequadas. A reao, em estado de equilbrio, representada por:

18- (UERJ 2007) Um tomo do elemento qumico x, usado como corante para vidros, possui nmero de massa igual a 79 e nmero de nutrons igual a 45. Considere um elemento y, que possua propriedades qumicas semelhantes ao elemento x. Na Tabela de Classificao Peridica, o elemento y estar localizado no seguinte grupo: (A) 7 (B) 9 (C) 15 (D) 16 19- (UERJ 2002) Dois dos elementos, ento representados pelos espaos em branco, hoje so conhecidos como glio (Ga) e germnio (Ge). Mendeleiev havia previsto, em seu trabalho original, que tais elementos teriam propriedades qumicas semelhantes, respectivamente, a: (A) estanho (Sn) e ndio (In) (B) alumnio (Al) e silcio (Si) (C) cobre (Cu) e selnio (Se) (D) zinco (Zn) e arsnio (As) 20- (UERJ 2007) O tcnico de uma farmcia deve usar um composto de enxofre para preparar um determinado medicamento. Os compostos de que ele dispe so: I- sulfato de sdio II- sulfeto de zinco III- sulfato de magnsio IV- sulfeto de sdio O preparo desse medicamento dever ser feito com o composto que apresente a maior razo entre o nmero de tomos de enxofre e o nmero total de tomos dos outros elementos. Considerando uma unidade de cada composto, aquele a ser utilizado o de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

A modificao que causa aumento no valor da constante de equilbrio K a indicada pelo seguinte nmero: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 23- (UERJ 2002) Durante uma aula prtica de qumica, para demonstrar o deslocamento do estado de equilbrio, um professor utilizou um sistema fechado em equilbrio, conforme a equao:

As duas variveis que provocaram a progressiva diminuio na intensidade da colorao castanha esto indicadas em: (A) adio de catalisador aumento da presso (B) aumento do volume aumento da temperatura (C) adio de catalisador aumento da temperatura (D) imerso em banho de gelo aumento da presso 24- (UERJ 2008) O programa brasileiro de produo de etanol j despertou o interesse de vrias naes. O etanol, alm de ser uma tima alternativa de combustvel, tambm utilizado em vrias aplicaes industriais, como, por exemplo, a produo do etanoato de etila, um flavorizante de larga aplicao. Em um experimento que verificava o estado de equilbrio nos processos reversveis, o etanoato de etila foi sintetizado por meio da seguinte reao qumica:

21- (UERJ 2007) A equao a seguir representa um processo de obteno do antranilato de metila, largamente utilizado como flavorizante de uva em balas e chicletes.

Esse processo, realizado em condies adequadas, atinge o estado de equilbrio aps um determinado perodo de tempo. Com o objetivo de aumentar o

Admita que, nesse experimento, T= 25 C, P = 1 atm e KC= 4,00. Quatro amostras, retiradas aleatoriamente da mistura reacional, foram submetidas anlise para determinar a quantidade de matria de cada uma das substncias presentes. Os resultados em mol/L esto indicados na tabela abaixo:

PR VESTIBULAR SINTUPERJ 2012 Qumica Exame de Qualificao UERJ


(B) a carga eltrica do eltron negativa e puntiforme (C) o ouro radioativo e um bom condutor de corrente eltrica (D) o ncleo do tomo pequeno e contm a maior parte da massa A amostra que ainda no atingiu o estado de equilbrio : (A) W (B) X (C) Y (D) Z 25- (UERJ 2008) O programa brasileiro de produo de etanol j despertou o interesse de vrias naes. O etanol, alm de ser uma tima alternativa de combustvel, tambm utilizado em vrias aplicaes industriais, como, por exemplo, a produo do etanoato de etila, um flavorizante de larga aplicao. A frmula estrutural plana de uma substncia que possui a mesma frmula molecular do ster citado no texto : 28- (UERJ 2008) Em uma aula prtica foram apresentados quatro conjuntos experimentais compostos, cada um, por um circuito eltrico para acender uma lmpada. Esses circuitos so fechados por meio de

eletrodos imersos em solues aquosas saturadas de diferentes compostos, conforme os esquemas a seguir:

O conjunto cuja lmpada se acender aps fechamento do circuito o de nmero: (A) I 26- (UERJ 2004) A figura abaixo foi proposta por um ilustrador para representar um tomo de ltio (Li) no estado fundamental, segundo o modelo de Rutherford-Bohr. (B) II (C) III (D) IV

29- (UERJ 2008) O etanol pode ser utilizado como combustvel em motores de combusto interna. A combusto completa do etanol pode ser representada pela seguinte equao qumica balanceada:

Constatamos que a figura est incorreta em relao ao nmero de: (A) nutrons no ncleo (B) partculas no ncleo (C) eltrons por camada (D) partculas na eletrosfera 27- (UERJ 2002) Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finssima lmina de ouro com partculas emitidas por um elemento radioativo, e observou que: a grande maioria das partculas atravessava a lmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios muito pequenos; uma em cada dez mil partculas era desviada para um ngulo maior do que 90. Com base nas observaes acima, Rutherford pde chegar seguinte concluso quanto estrutura do tomo: (A) o tomo macio e eletricamente neutro

30- (UERJ 2008) O nitrognio atmosfrico, para ser utilizado pelas plantas na sntese de substncias orgnicas nitrogenadas, inicialmente transformado em compostos inorgnicos, por ao de bactrias existentes no solo. No composto inorgnico oxigenado principalmente absorvido pelas razes das plantas, o nmero de oxidao do nitrognio corresponde a: (A) 0 (B) +1 (C) +2 (D) +5

Das könnte Ihnen auch gefallen