Sie sind auf Seite 1von 1

As duas Clnicas de Jacques Lacan

CURSO 1

Distinguem-se, no percurso de Jacques Lacan, duas clnicas, com fundamentos, formalizaes, manejos e orientaes diferentes, que estabelecem, entre si, elaes complexas. A primeira clnica, dos primeiros vinte anos de seu ensino, corresponde a seu retorno a Freud e s estruturas freudianas. Pode ser caracterizada como uma clnica estrutural edpica, uma clnica do sujeito, das modalidades do desejo, do Outro, enfim, uma clnica sob a primazia do simblico e do inconsciente estruturado como uma linguagem, na qual as estruturas clnicas neurose, psicose e perverso a se ordenam em torno ao pai. A segunda clnica, elaborada nos ltimos dez anos de ensino de Lacan, responde s mudanas sofridas pelo Homem, na globalizao, que exigem uma nova clnica psicanaltica alm do dipo, uma vez que os elementos verticais orientadores da estrutura edpica foram abalados. Pode ser caracterizada como uma clnica borromeana, do parltre (loquente), do gozo, do alm do dipo, do Outro que no existe, do sintoma indecifrado, sempre tomando como paradigma a experincia e o encontro com o Real. O IPLA discutir em dois cursos sucessivos a primeira e a segunda clnica, suas diferenas radicais e suas inter-influncias, com o seguinte programa, para o primeiro curso:

A Primeira Clnica de Jacques Lacan 19 de setembro


9h00 10h30 Te escuto teu sentido - Jorge Forbes

Lacan encontra Freud. O analista alm do sinto que voc.... A lgica do Significante. O saber das palavras. A importncia da regra (lgica) fundamental. Quem determina o sentido dos sintomas? A estrutura edpica e os quatro discursos. Gabriela e Roberto, histeria e obsesso.

10h30 11h00 Intervalo para o caf 11h00 12h00 Do sentido estrutura Leny Mrech

O ponto de partida: Lacan, a etologia e a construo do imaginrio. O estgio do espelho e os complexos familiares. A noo de estrutura. Lacan e os lingistas: Saussure e Roman Jakobson. Lacan com Lvi-Strauss: ordem simblica e os sistemas elementares de parentesco. Funo e campo da palavra. O maior axioma da primeira clnica: o inconsciente estruturado como uma linguagem. Do sintoma decifrvel ao sintoma como uma modalidade de gozo.

12h00 13h00 Uma clnica Edpica Claudia Riolfi

O mito de dipo. Do dipo freudiano ao dipo lacaniano. A condio do gozo e o assassinato do pai. O pai como operador estrutural. Complexo de dipo e complexo de castrao. Os tempos do dipo. Ser ou ter o falo. A castrao como funo simblica. A incidncia do significante e a castrao. O pai como efeito da linguagem. O psicanalista: pai ou me, ou outro? A psicopatologia na clnica edpica. O que uma histrica quer?

13h00 15h00 almoo 15h00 16h00 - Uma clnica do sujeito e do desejo Ariel Bogochvol

Cogitaes sobre o cogito. Descartes e Freud. A subverso do sujeito. O sujeito do inconsciente. Tropeos e o que manca. As formaes do inconsciente. O desejo inconsciente. O desejo do Outro. O grafo do desejo. Modalidades do desejo. O sintoma como mensagem e como satisfao. A interpretao. Voc quer o que deseja?

16h00 16h30 - Intervalo para o caf 16h30 18h00 Comear, realizar e encerrar uma anlise - Jorge Forbes

A direo do tratamento e os princpios do seu poder, na primeira clnica de Lacan. Como se entra em uma anlise? Quem conduz o tratamento? Quais as formas de sada? Os diagnsticos estruturais. Os manejos clnicos, como a interpretao e o tempo. O impasse da primeira clnica.

Coordenao Geral: Jorge Forbes Coordenao do Curso: Ariel Bogochvol Realizao: Instituto da Psicanlise Lacaniana - IPLA Local: Rua Augusta 2366 casa 2 So Paulo Informaes e Inscries: na sede do IPLA Telefones: 11 3061 0947 e 3081 6346 Inscrio: R$ 150,00 Alunos do IPLA e estudantes: meia entrada O curso 2, sobre a Segunda Clnica, ser realizado no dia 24 de outubro de 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen