Sie sind auf Seite 1von 20

CAPTULO VIII

PTICA

8.1. INTRODUO A ptica o captulo da Fsica onde se estudam os sistemas que permitem gerar, transmitir e analisar a luz, visvel ou invisvel. Todos ns j usmos, ou pelo menos j ouvimos falar, de alguns elementos pticos. A ttulo de exemplo podemos referir, os espelhos, as lentes, os microscpios, os periscpios, os prismas, as redes de difraco, os espectrmetros e os lasers. D-se o nome de meio ptico a um meio homogneo em que a luz se propaga. O ar, a gua e o vidro so exemplos de meios pticos. O vidro , sem dvida, o meio ptico mais usado na construo dos instrumentos referidos no pargrafo anterior. Neste captulo vamos estudar as propriedades das imagens de objectos criadas por espelhos e lentes. Este estudo feito usando as Leis da Reflexo e da Refraco1, admitindo que podemos considerar que a luz se propaga em linha recta (aproximao de raio luminoso2). Esta hiptese significa que, como o comprimento de onda das ondas luminosas muito menor que as dimenses tpicas dos objectos, os efeitos de curvatura da difraco so desprezveis. Do ponto de vista conceptual podemos considerar dois tipos de imagens: reais e virtuais. Uma imagem real possui luz prpria, pelo que pode ser obtida num alvo. Uma imagem virtual no difunde luz. As imagens reais esto sempre localizadas para c do espelho, enquanto as virtuais esto para l do espelho. Apesar das diferenas entre as imagens reais e virtuais, a vista humana no as distingue.
1 2

Ver seco 8.4 Traduo de ray approximation.

Os espelhos possuem uma nica face activa e so usados para reflectir a luz. As lentes tm duas faces activas e so utilizadas para desviar a luz, fazendo-a convergir ou divergir do eixo principal da lente. 8.2. PRINCPIO DA REVERSIBILIDADE DA LUZ O Princpio da Reversibilidade da Luz diz que se invertermos o sentido da luz reflectida por um espelho, a nova luz reflectida vai seguir a direco da antiga luz incidente, mas com propagao em sentido oposto (Figura 8.1).

Figura 8.1 Princpio da reversibilidade da luz

8.3. ESPELHOS 8.3.1. Introduo Os espelhos so elementos pticos utilizados desde a Antiguidade para reflectir a luz e que so constitudos por vidro comum ou cristal, coberto de um dos lados por uma liga metlica apropriada. Contudo, e como sabemos da nossa vida prtica, uma superfcie metlica polida ou a gua calma de um lago tambm funcionam como espelhos. importante chamar a ateno para duas propriedades importantes dos espelhos, muito usado em algumas montagens experimentais: (i) Embora os espelhos mais comuns reflictam completamente a luz, existem outros que apenas a reflectem parcialmente (Figura 8.2). Esta propriedade designa-se por reflectividade e define-se como a percentagem da luz incidente que reflectida pelo espelho; (ii) A reflectividade de um espelho depende do comprimento de onda da luz incidente. Esta propriedade significa que um espelho pode reflectir totalmente a luz de um dado comprimento de onda, mas s reflectir parcialmente a luz de um outro comprimento de onda. 2

Figura 8.2 Espelhos com reflectividade total ( esquerda) e parcial ( direita)

8.3.3. Tipos de espelhos Em ptica so muito usados espelhos planos e espelhos esfricos, cncavos e convexos (Figura 8.3). Os espelhos convexos so usados, por exemplo, nos cruzamentos perigosos de duas ruas, enquanto os espelhos cncavos so utilizados nos faris dos automveis.

Figura 8.3 Espelhos plano (a), cncavo (b) e convexo (c)

Nos espelhos esfricos podemos considerar (Figura 8.4): Centro de curvatura C, o centro da calote esfrica de onde foi retirado o espelho; Eixo principal P, um dimetro da calote esfrica de onde foi retirado o espelho; Vrtice do espelhoV, o ponto de interseco do eixo principal com o espelho; Foco F, o ponto situado no eixo principal, a meia distncia entre o centro de curvatura e o vrtice.

Figura 8.4 Elementos importantes de um espelho esfrico

Num espellho esfrico, devido aberrao esfrica, apenas os raios luminosos prximos e paralelos ao eixo principal so encaminhados para o foco (Figura 8.5).

Figura 8.5 Comportamento dos raios paralelos ao eixo principal de um espelho esfrico

8.3.3. Equao de espelho Um ponto e a sua imagem num espelho esto relacionados entre si atravs da equao de espelho 1/s+1/s*=2/rc curvatura do espelho A equao de espelho pode ser escrita na forma 1/s+1/s*=1/df (8.2) em que df a distncia focal e s positivo ou negativo conforme o objecto seja real ou virtual, s* positivo ou negativo conforme a imagem seja real ou virtual e rc e df so positivos ou negativos consoante o centro de curvatura esteja em frente ou atrs do espelho. Estes dois casos correspondem, respectivamente, aos espelhos cncavo e convexo. 8.3.4. Amplificao linear A amplificao linear3 a relao entre as alturas da imagem e do objecto e calculada atravs da expresso m=-s*/s Inversamente, se m>0 a imagem est direita. (8.3) Quando m<0, o que ocorre quando s e s* so positivos, a imagem invertida. (8.1) em que s e s* representam as distncias do ponto e da sua imagem ao espelho e rc o raio de

Traduo de lateral magnification

8.3.5. Espelhos planos Um espelho plano tem um raio de curvatura infinito, pelo que a equao de espelho adquire a seguinte forma 1/s+1/s*=0 ou seja s= - s* e m=-1 direita, igual ao objecto e localizada a igual distncia do espelho (Figura 8.6). (8.6) Estes resultados significam que a imagem de um objecto num espelho plano virtual, (8.5) (8.4)

Figura 8.6 Imagem de um objecto num espelho plano

Conjuntos de espelhos planos so muito usados em vrias aplicaes comerciais, de modo a proporcionarem imagens mltiplas. O nmero de imagens mltiplas formadas por dois espelhos depende do ngulo formado pelos espelhos e da forma como olhamos para os espelhos. A Figura 8.7 apresenta as imagens de um ponto P em dois espelhos planos e perpendiculares. A figura da esquerda (direita) corresponde situao em que os raios luminosos atingem primeiro o espelho vertical (horizontal).

Figura 8.7 Imagens de um ponto P criadas por dois espelhos planos e perpendiculares

8.3.6. Espelhos esfricos As caractersticas das imagens produzidas por espelhos esfricos podem ser determinadas usando a equao de espelho e/ou diagramas de raios. Estes diagramas so baseados em trs princpios que decorrem das propriedades dos espelhos: Um raio paralelo ao eixo principal reflecte-se e passa pelo foco (Figura 8.8a); Um raio incidente que passe pelo foco reflecte-se paralelo ao eixo principal (Figura 8.8b); Um raio que passa pelo centro de curvatura reflecte-se na mesma direco mas em sentido oposto (Figura 8.8c).

Figura 8.8 Princpios dos diagramas de raios

Os diagramas de raios permitem, agora, compreender a razo pela qual os espelhos cncavos e convexos so designados, respectivamente, por convergentes e divergentes (Figura 8.9) e ajudaro o leitor a estabelecer as relaes qualitativas entre os objectos e as suas imagens em espelhos esfricos, em funo da localizao do objecto (Tabela 8.1 e 8.2). 6

Figura 8.9 Espelhos convergentes ( esquerda) e divergentes ( direita)

Objecto localizado entre Infinito e C C CeF F F e o espelho

Caractersticas da imagem Real, invertida, menor que o objecto e localizada entre CeF Real, invertida, igual ao objecto e localizada em C Real, invertida, maior que o objecto e localizada entre C e o infinito Imagem no infinito Virtual, direita, maior que o objectivo e localizada entre o vrtice e o foco virtual

Tabela 8.1 Caractersticas das imagens criadas por espelhos cncavos

Localizao do objecto Qualquer

Caractersticas da imagem Virtual, direita e menor que o objecto

Tabela 8.2 Caractersticas das imagens criadas por espelhos convexos

Problema 8.1 Um objecto est situado a 12 cm de um espelho cncavo com rc=6 cm. Determine: a) A distncia focal do espelho (Soluo 3 cm) b) A distncia da imagem ao espelho (Soluo 4 cm) Problema 8.2 Um espelho cncavo tem uma distncia focal de 4cm. Calcule: a) O raio de curvatura ( 8 cm) b) A distncia da imagem ao espelho de um objecto afastado de 2 cm (-4 cm) Problema 8.3 Um objecto de 2 cm de altura est situado a 10 cm de um espelho convexo com 10 cm de raio de curvatura. Calcule: a) A distncia focal (-5 cm) b) A distncia da imagem ao espelho (-3.33 cm) c) A altura da imagem (0.666 cm)

d) Caracterize a imagem (Virtual e direita) 7

Problema 8.4 Utilizando um diagrama de raios, caracterize a imagem de um objecto situado entre o centro de curvatura e o foco de um espelho cncavo.

8.4. IMAGENS FORMADAS POR REFRACO A Figura 8.10 ilustra a formao de uma imagem por refraco numa superfcie esfrica que separa dois meios com ndices de refraco n1 e n2 em que n2>n1. Esta condio significa que a onda se propaga mais devagar no segundo meio, ou seja que 2 tem de ser menor que 1.
Problema 8.5 Partindo da definio de ndice de refraco, verifique que a velocidade de fase de uma onda que se propaga em dois meios maior naquele que tem o menor ndice de refraco.

Neste caso n1/s+n2/s*=(n2-n1)/rc (8.7)

em que s positivo ou negativo conforme o objecto seja real ou virtual, s* positivo ou negativo conforme a imagem esteja do lado da transmisso ou da incidncia e rc positivo ou negativo consoante o centro de curvatura esteja do lado da transmisso ou da incidncia. A amplificao linear dada por m=-n1s*/n2s (8.8)

Figura 8.10 Imagem formada por refraco na superfcie de separao de dois meios com ndices de refraco n1 e n2 tais que n2>n1 Problema 8.6 Determine a profundidade aparente de um objecto imerso em gua. Resoluo. Consideremos um objecto situado distncia s da superfcie plana de separao de gua-ar. Como rc= e n2=1, obtemos

s* =

s n1

ou seja, a profundidade aparente igual ao quociente da profundidade real pelo ndice de refraco da gua.

Problema 8.7 Calcule a profundidade aparente de um peixe que se encontra no interior de uma tina de gua a 1 m da superfcie de separao com o ar. O indice de refraco da gua e 4/3 Neste caso n1=4/3 n2=1 s=1 m 4/3+1/s*=0 rc=infinito

s*=3/4=0.75 cm

8.5. LENTES 8.5.1. Introduo

As lentes so objectos pticos utilizados nas mquinas fotogrficas, nos telescpios, nos culos e nas lupas. As lentes so, normalmente, representadas pelas sua seco principal e pelo seu eixo principal. A seco principal a superfcie resultante do corte da lente por um plano que passa pelo seu centro ptico. O eixo principal uma linha imaginria que , simultaneamente, perpendicular s duas faces da lente.
8.5.2. Lentes finas

Consideremos uma lente fina, imersa no vcuo, feita de material com ndice de refraco n, cujas superfcies tm os raios de curvatura r1 e r2. Pretendemos conhecer a relao entre as distncias do ponto P e da sua imagem P* lente e o ndice de refraco do meio de que esta importante componente ptico feita (Figura 8.11).

Figura 8.11 Formao de uma imagem numa lente, fina, esfrica

A resoluo deste problema feita considerando separadamente a refraco em cada uma das superfcies da lente e determinando a respectiva imagem utilizando a equao (8.7). Para a primeira superfcie da lente temos que 1/s+n/s*1=(n-1)/r1 (8.9)

o que no caso da Figura 8.11 significa que s*1<0 dado que a imagem se situa do lado da incidncia. Para a segunda superfcie da lente temos que n/(-s*1)+1/s*=(1-n)/r2 (8.10)

em que a distncia do objecto segunda superfcie tem sinal contrrio ao da primeira superfcie. Isto , a distncia de P*1 primeira superfcie negativa (lado da incidncia) mas positiva para a segunda superfcie porque tambm est do lado da incidncia desta superfcie da lente De (8.9) e (8.10) obtemos 1/s+1/s*=(n-1)(1/r1-1/r2) A distncia focal de uma lente a imagem de um objecto situado no infinito 1/f=(n-1)(1/r1-1/r2) Em termos da distncia focal a equao (6.11) escreve-se na forma 1/s+1/s*=1/f ou seja, chegamos a uma equao para uma lente semelhante de um espelho.
8.5.3. Lentes convergentes e divergentes

(8.11)

(8.12)

(8.13)

As lentes convergentes so espessas no meio e delgadas nos bordos. Podem ser limitadas por duas faces esfricas (lentes bi-convexas (Figura 8.12)) ou por uma face esfrica e uma plana. Existem, tambm, lentes convergentes que tm forma cilndrica4.

Figura 8.12 Representao de uma lente convergente

Como exemplos de lentes convergentes temos o cristalino dos nossos olhos, as lentes usadas em alguns culos e as lentes de aumentar prprias das lupas, dos binculos e dos microscpios.
4

Por exemplo, as lupas de rgua usadas por alguns deficientes visuais.

10

A Figura (8.13) apresenta a incidncia de ondas planas numa lente duplamente convexa. O centro da onda atinge a lente primeiro. Admitindo que n>1, a velocidade da onda na lente menor do que no ar, pelo que sada da lente a parte central da onda est retardada em relao s partes exteriores que fazem um menor percurso na lente. Deste modo obtemos um conjunto de ondas esfricas que convergem para o foco.

Figura 8.13 Comportamento de ondas planas numa lente convergente

As lentes divergentes so delgadas no centro e espessas nos bordos. Estas lentes so limitadas por duas faces esfricas (lente bi-cncava (Figura 8.14) ou por uma face esfrica e uma plana.

Figura 8.14 Representao de uma lente divergente

Estas lentes so usadas nos culos para correco de alguns defeitos de viso ou associadas a lentes convergentes em certos aparelhos pticos (como, por exemplo, nos telescpios). No caso de uma lente duplamente cncava (Figura 8.15), as partes exteriores da onda esto atrasadas porque percorreram uma distncia maior no interior da lente. As ondas planas incidentes do origem a ondas esfricas divergentes a partir de um ponto focal situado no lado da incidncia da lente.

11

Figura 8.15 Comportamento de ondas planas numa lente divergente

As lentes convergentes so tambm designadas lentes positivas porque, como o foco est na zona de transmisso, f>0. As lentes divergentes so tambm designadas lentes negativas porque o foco est na zona de incidncia, f<0. Uma lente convergente tem um foco real que pode ser materializado num alvo (Figura 8.16). O foco de uma lente divergente virtual uma vez que corresponde a um ponto imaginrio onde se vo intersectar os raios divergentes da luz que incide nesta lente (Figura 8.17).

Figura 8.16 Foco real de uma lente

Figura 8.17 Foco virtual de uma lente divergente

Problema 8.8 Determine a distncia focal de uma lente feita de um material com n=1.5 e com raios de curvatura de 10 cm e 15 cm (Soluo: f=12 cm) Problema 8.9 Calcule a distncia focal da lente do problema anterior invertendo o sentido de incidncia da luz Problema 8.10 Determine os raios de curvatura de uma lente duplamente convexa, feita de um material com n=1.6, com uma distncia focal de 15 cm e em que as duas superfcies da lente tem raios iguais (Soluo:18 cm)

12

8.5.4. Potncia focal de uma lente

J dissemos que o foco o ponto de uma lente para onde converge a luz vinda do infinito. O Princpio da Reversibilidade permite afirmar que luz que passa pelo foco reflectida paralelamente ao eixo principal da lente. Numa lente podemos ainda considerar o primeiro foco (F), o segundo foco (F*) e o plano focal (Figura 8.18).

Figura 8.18 Focos e plano focal de uma lente convergente

D-se o nome de potncia focal (ou vergncia) de uma lente ao inverso da sua distncia focal P=1/f A potncia de uma lente mede-se em diopetrias.
Problema 8.11 Considere uma lente duplamente cncava, com n=1.5 e raios de curvatura de 10 cm e 15 cm. Determine a distncia focal e a potncia desta lente (Soluo: f=-12 cm; P=-8.33 D)

(8.14)

8.5.5. Diagrama de raios

As regras para a construo dos diagramas de raios so: Os raios paralelos ao eixo principal convergem ou divergem para o foco; Os raios que passam pelo primeiro foco saiem paralelos ao eixo principal; O raio que passa pelo vertice da lente no sofre qualquer alterao. A anlise da Figura 8.19 permite concluir que tan = y/s = y*/s* pelo que a amplificao linear dada por m=y*/y=-s*/s significando, uma vez mais, m<0 que a imagem invertida. (8.16) (8.15)

13

Figura 8.19 Imagem de um objecto criada por uma lente convergente

A Figura 8.20 representa a aplicao destes princpios para o traado de diagramas de raios a uma lente divergente.

Figura 8.20 Imagem de um objecto criada por uma lente divergente Problema 8.12 Caracterize a imagem de um objecto de 1.2 cm de altura que est colocado a 4cm de uma lente convergente com n=1.5 e raios de curvatura de 10 cm e 15 cm. (Soluo: virtual, direita, com uma altura de 1.8 cm, localizada a 6 cm da lente)

As Tabelas 8.3 e 8.4 apresentam as caractersticas das imagens de um objecto criadas por lentes divergentes e convergentes, em funo da localizao do objecto em relao ao foco da lente, e referem algumas aplicaes prticas.
Localizao do objecto Caractersticas da imagem Aplicaes prticas

Qualquer

Direita, virtual e menor que o culos para corrigir a objecto miopia. Ocular de alguns telescpios
Tabela 8.3 Caractersticas das imagens criadas por uma lente divergente

14

Localizao do objecto

Caractersticas da imagem

Aplicaes prticas

Entre a lente e o foco Virtual, direita e maior que o objecto Entre o foco e a dupla Real, invertida e maior que o objecto distncia focal Para alm da dupla Real, invertida e menor que o objecto distncia focal

Lupas. Microscpios Retroprojectores Projectores de slides Mquinas fotogrficas Binculos Lunetas Cristalino Alguns telescpios

Tabela 8.4 Caractersticas das imagens criadas por uma lente convergente

8.5.6. Combinao de lentes

A imagem final de uma combinao de lentes determina-se considerando que o objecto de uma lente a imagem produzida pela lente anterior
Problema 8.13 Localize a nova imagem quando uma segunda lente com f=4.6 cm colocada a 12 cm para a direita da primeira lente do Problema 8.12. (Soluo: s 2 =9 cm) Problema 8.14 Determine a imagem de um objecto situado a 15 cm de um conjunto de duas lentes, com distncias focais de 10 cm, separadas por 15 cm (Soluo: s 2 =6 cm).
* *

Problema 8.15 Demonstre que a distncia focal e a potncia de um conjunto de duas lentes verificam as equaes: 1/f=1/f1+1/f2 P=P1+P2

8.5.7. Aberraes

A aberrao consiste na indefinio da imagem quando todos os raios luminosos provenientes de um ponto-objecto no so focados num nico ponto-imagem. A Figura 8.21 documenta a chamada aberrao esfrica. Os raios que saiem de um ponto do eixo principal de uma lente fina bi-convexa no convergem todos no mesmo ponto. Os raios que atingem a lente em pontos mais afastados do eixo so mais curvados do que aqueles que esto mais prximos do eixo. A imagem aparece como um disco circular, em vez de um ponto, sendo o seu dimetro mnimo no plano .

15

Figura 8.21 Aberrao esfrica

Outras aberraes semelhantes, mas mais complicadas, como por exemplo o estigmatismo, ocorrem quando os objectos esto fora do eixo. A distoro a aberrao na forma da imagem de um objecto longo devido ao facto do comportamento da lente depender da distncia do ponto-objecto ao eixo principal da lente. Estas aberraes no resultam de nenhum defeito da lente, mas sim da aplicao das Leis da Reflexo e da Refraco a superfcies esfricas. Estes fenmenos no so evidenciados pelas equaes atrs referidas uma vez que elas foram deduzidas admitindo a aproximao dos pequenos ngulos. Uma aberrao importante caracterstica das lentes, mas que no ocorre nos espelhos a aberrao cromtica, devida variao do ndice de refraco do meio ptico de que feita a lente com o comprimento de onda da luz incidente. De facto, a equao (8.17) mostra que a distncia focal de uma lente depende do seu ndice de refraco (n), sendo, por isso, diferente para comprimentos de ondas distintos. Como n ligeiramente maior para o azul do que para o vermelho, a distncia focal para a luz azul menor do que para a luz vermelha. Existem vrias formas de reduzir, ou mesmo eliminar, algumas destas aberraes: Utilizao de superfcies no-esfricas para os espelhos e as lentes. Por exemplo, possvel projectar uma superfcie parablica de modo a que todos os raios incidentes, independentemente da sua distncia ao eixo principal, sejam reflectidos para o foco (Figura 8.22). Este tipo de superfcie usado em alguns grandes telescpios astronmicos e nas antenas de televiso via satlite (as famosas parablicas) para focar os feixes de micro-ondas provenientes dos vrios satlites para uma cabea de recepo colocada no foco da antena. As superfcies no-esfricas so, contudo, muito mais difceis de construir e o seu preo mais elevado do que o das superfcies esfricas; A utilizao de espelho em vez de lentes esfricas num grande telescpio elimina a aberrao cromtica;

16

Utilizao de combinaes adequadas de lentes em vez de uma nica lente. Por exemplo, a combinao de uma lente positiva com uma lente negativa de maior distncia focal permite obter um sistema de lentes convergente que tem uma menor aberrao cromtica do que uma lente simples da mesma distncia focal. Esta a tecnologia usada na construo das boas, e obviamente caras, objectivas de algumas mquinas fotogrficas.

Figura 8.22 Comportamento de raios paralelos num espelho parablico

8.6. INSTRUMENTOS PTICOS 8.6.1. Introduo

J referimos anteriormente que os princpios de funcionamento dos espelhos e das lentes podem ser usados para explicar o funcionamento do olho humano (o melhor instrumento ptico que existe), na construo de espelhos pticos (como, por exemplo, uma lupa, as objectivas das mquinas de fotografia e cinema, os prismas, os periscpios, os microscpios, os telescpios e os filtros pticos), no projecto de meios de diagnstico muito usados em Fsica Experimental (como, por exemplo, os espectrmetros) e ainda no desenvolvimento de fontes potentes e praticamente monocromticas de luz (como, por exemplo, os lasers). Esta seco contm uma descrio necessariamente breve, de alguns dos instrumentos pticos mencionados no pargrafo anterior e dos seus princpios de utilizao.
8.6.2. Periscpio

O periscpio um instrumento ptico constitudo por dois espelhos planos, colocados a 45 num tubo (cilndrico ou rectangular) e separados por uma distncia d. Este instrumento permite que um observador tenha uma linha de viso situada distncia d da sua altitude. Os periscpios so muito usados nos submarinos imersos nas guas dos oceanos para permitirem ver o que se passa superfcie (Figura 8.23).

17

Figura 8.23 Periscpio

8.6.3. Microscpio

Um microscpio um instrumento ptico usado para observar objectos muito pequenos, situados a distncias curtas do operador. Na sua forma mais simples, um microscpio constitudo por duas lentes convergentes (a objectiva e a ocular situadas, respectivamente, perto do objecto e do observador) localizadas de modo a que: (i) o objecto esteja situado para alm do foco da objectiva (Figura 8.24). Deste modo, esta lente cria uma imagem real, invertida e maior que o objecto que pretendemos observar; (ii) a imagem do objecto criada pela objectiva deve estar situada no foco da ocular. Deste modo, a luz proveniente da imagem da objectiva sai para a vista do observador sob a forma de luz paralela, o que permite ao observador ver uma imagem direita do objecto, qualquer que seja a sua distncia (embora necessariamente curta) ocular.

Figura 8.24 Princpio de funcionamento de um microscpio

A ampliao do microscpio dada por m=mob moc (8.16) a estas objectivas obtemos (8.17) em que mob e moc representam as amplificaes da objectiva e da ocular. Aplicando a equao

18

m e m

ob

L+ f f ob

ob + do

(8.18)

d = obs. oc f ob

(8.19)

em que do representa a distncia do objecto ao foco da objectiva, dobs a distncia do observador ocular e fob e foc so as distncias focais da objectiva e da ocular. Substituindo (8.18) e 8.19) em (8.17), e admitindo que f ob << L e d o << f ob obtemos
m= L d obs f ob f oc

(8.20)

8.6.4. Espectrmetro

Um espectrmetro um aparelho usado nos Laboratrios de Fsica Experimental para dividir a luz nas suas vrias componentes espectrais. Este aparelho baseado em filtros de interferncia ou em redes de difraco. A Figura 8.25 apresenta o desenho esquemtico de um espectrmetro de trs canais que permite analisar as componentes da luz incidente, com comprimentos de onda 1, 2 e 3. Cada filtro projectado para transmitir a luz de um dado comprimento de onda e para reflectir a restante luz. A luz transmitida convertida num sinal elctrico por um detector (D1, D2, e D3 na Figura 8.25) (por exemplo, um dodo de avalanche), sendo posteriormente este sinal fornecido a um sistema de condicionamento de sinais e de aquisio de dados. A luz remanescente absorvida por um absorvedor de luz (A na Figura 8.25).

19

Figura 8.25 Desenho esquemtico de um espectrmetro de trs canais

20

Das könnte Ihnen auch gefallen