Sie sind auf Seite 1von 6

6 Edio - Regulamento

Promovida pela Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associao Brasileira de Ps-Graduao em Sade Coletiva (Abrasco), a Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente (OBSMA) busca incentivar a realizao de trabalhos que contribuam para a melhoria das condies ambientais e de sade no Brasil, alm de possibilitar que o conhecimento cientfico se torne prximo do cotidiano escolar e que as atividades pedaggicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Criada em 2001 e voltada aos alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio, de escolas pblicas e privadas, reconhecidas pelo Ministrio da Educao (MEC), a Olimpada visa fortalecer nos jovens estudantes, o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. A Olimpada conta com a parceria de instituies das reas de educao, cincia, tecnologia, sade e meio ambiente.

Captulo I Do concurso e dos objetivos


[Art. 1] A Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente, em sua sexta edio, tem um carter educativo e visa estimular os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio, de escolas pblicas e privadas, a refletirem de forma crtica sobre questes relacionadas sade, ao meio ambiente e suas interfaces. [Art. 2] So objetivos especficos da Olimpada: incentivar a realizao de projetos que possam contribuir para a melhoria das condies ambientais e de sade da populao brasileira; incentivar a capacidade de reflexo e a criatividade dos alunos; estimular a interveno scio-ambiental; despertar o interesse pela cincia e tecnologia; promover a valorizao e a difuso do conhecimento cientfico, tecnolgico e pedaggico; contribuir no processo de construo da cidadania; valorizar o trabalho do professor que desenvolve atividades exemplares, criativas e inovadoras na escola; valorizar o trabalho pedaggico da escola.

Captulo II - Do Trabalho e da Inscrio


[Art. 3] O trabalho inscrito na Olimpada deve ser original e indito e abordar temas relacionados sade e/ou meio ambiente. [Art. 4] O trabalho deve ser desenvolvido no perodo vigente da 6 edio (2011/2012) por alunos, de escolas da rede de ensino brasileira e ter a coordenao de um professor vinculado instituio de ensino. [Art. 5] O trabalho deve ser inscrito em uma das duas categorias: Ensino Fundamental ou Ensino Mdio (Art.14) e em uma das trs modalidades: Produo Audiovisual, Produo de Texto e Projeto de Cincias (Art. 15). [Art. 6] - Se o trabalho for orientado por mais de um professor, deve ser escolhido apenas um representante dos docentes para efetuar a inscrio. Esse professor ser o

representante do trabalho no caso de premiao do mesmo. Pargrafo nico O professor responsvel deve estar cadastrado no site da Olimpada. [Art. 7] A inscrio do trabalho gratuita, realizada a partir do preenchimento do formulrio eletrnico, disponvel no stio oficial - www.olimpiada.fiocruz.br e da postagem do material original, via correio convencional, uma das coordenaes regionais da Olimpada. [Art. 8] O prazo para inscrio at o dia 12/06/2012, meia-noite e da postagem do material original, via correio convencional, a uma das Coordenaes Regionais, at o dia 13/06/2012.

Captulo III Da Organizao


[Art. 9] A Olimpada est organizada em seis Coordenaes Regionais em territrio brasileiro. Pargrafo nico - O trabalho inscrito fica obrigatoriamente vinculado a uma (1) das seis (6) Coordenaes Regionais: Pargrafo nico - O trabalho inscrito fica obrigatoriamente vinculado a uma (1) das seis (6) Coordenaes Regionais, a saber, de acordo com a cidade e o estado de origem da escola: I. Regional Centro-Oeste: responsvel pelos estados de Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal; II. Regional Minas-Sul: responsvel pelos estados de Minas Gerais, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; III. Regional Nordeste I: responsvel pelos estados de Cear, Maranho, Paraba, Pernambuco, Piau e Rio Grande do Norte; IV. Regional Nordeste II: responsvel pelos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe; V. Regional Norte: responsvel pelos estados de Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia e Roraima; VI. Regional Sudeste: pelos estados de Esprito Santo, Rio de Janeiro e So Paulo. [Art. 10] Os trabalhos originais - textos, documentos, fotografias, vdeos, cd-rom, etc devem ser encaminhados apenas a uma das Coordenaes Regionais, correspondente ao estado de origem da escola. [Art. 11] Os trabalhos enviados devem estar identificados com o ttulo, modalidade, categoria, nome da escola, nome do professor responsvel pela inscrio e nome(s) do(s)

aluno(s) participantes. [Art. 12] As inscries com dados ou informaes incompletas ou inconsistentes, ou os trabalhos que no respeitem o(s) objetivos(s) e as normas da Olimpada no sero avaliados. [Art. 13] No sero encaminhados s comisses de avaliao: a) trabalhos que explorem temas religiosos, partidrios, raciais. b)trabalho ganhador de outros prmios ou concursos realizados no pas.

Captulo IV - Das Categorias e Modalidades


[Art. 14] A Olimpada est dividida em duas categorias: 1)Ensino Fundamental destinada aos alunos do 6 ao 9 ano e 2) Ensino Mdio. [Art. 15] Cada trabalho deve ser inscrito em uma das seguintes modalidades: I. Produo Audiovisual - - nesta modalidade somente so aceitos trabalhos coletivos desenvolvido por um grupo de alunos, turma ou escola. O tema a ser abordado de livre escolha dos autores, devendo estar relacionado ao objeto desta Olimpada. Como critrio de avaliao sero observados: o desenvolvimento do tema na linguagem audiovisual escolhida e a relevncia, ou seja, os impactos do trabalho na comunidade escolar. Os materiais apresentados devem utilizar a linguagem audiovisual e a durao mxima de cada vdeo de dez (10) minutos. Os vdeos que ultrapassarem este limite de tempo no sero avaliados. Os trabalhos podem ser produzidos em um dos seguintes gneros audiovisuais: animao; documentrio e fico; vdeo-arte, programa de entrevistas, spot de propaganda, vdeoreportagem e videoclipe. As formas de captao aceitas so: AVI, MPEG, WMV. Para captao de imagens podem ser utilizados: celulares, cmeras fotogrficas digitais e mini-dv (filmadoras). II. Elaborao de Textos - podem se inscrever nesta modalidade trabalhos individuais ou coletivos. O tema a ser abordado de livre escolha do(s) autor(es), devendo, necessariamente, ter relao com o objeto desta Olimpada. O texto deve ser indito e original, pode ter no mximo 10 (dez) pginas, e poder ser ilustrado (literatura de cordel, tiras em quadrinhos, pinturas, colagens, fotografias, desenhos, etc). Alm do impacto que o trabalho pedaggico obteve junto comunidade escolar, as Comisses de Avaliao analisam a capacidade de expresso e a clareza das ideias e dos argumentos, valorizando os trabalhos redigidos na forma padro da lngua portuguesa. A capacidade do autor em compreender e expressar as questes ou os problemas

referentes promoo da sade e/ou preservao do meio ambiente no Brasil considerada de grande relevncia. Nessa modalidade, os trabalhos podem explorar quaisquer dos usos, das formas e dos estilos literrios existentes. So aceitos contos, composies livres, redaes, histrias, poemas, crnicas, novelas, reportagens jornalsticas, pardias etc. III. Projeto de Cincias - podem se inscrever nesta modalidade somente propostas de projetos coletivos (grupos de alunos, turmas ou escola) que busquem tornar o processo de ensino-aprendizagem, das diversas disciplinas do ensino fundamental e mdio, interessante, dinmico e inovador. O tema a ser abordado de livre escolha dos autores devendo, necessariamente, ter relao com o objeto desta Olimpada. Para efeito de avaliao, ser levada em considerao a indicao/enumerao do conjunto de mtodos, tcnicas ou processos utilizados, os resultados obtidos e o impacto do projeto junto a comunidade escolar. Nesta modalidade, podem ser apresentados projetos diversos incluindo experimentos cientficos destinados verificao de fenmenos naturais ligados ao tema sade e/ou meio ambiente. obrigatria a remessa de outras formas de registro no escritas: fotografias, vdeos, cd-rom etc, que contenham, de forma clara e precisa, informaes sobre os trabalhos. [Art. 16] Aps a realizao da etapa nacional de avaliao os trabalhos no premiados ficaro a disposio por um perodo de um ano para serem retirados com nus do professor.

Captulo V - Da Avaliao e Premiao dos Trabalhos


[Art. 17] O processo de avaliao dos trabalhos est dividido em duas etapas: Regional sob a responsabilidade de uma comisso formada por especialistas escolhidos pelas Coordenaes Regionais - e Nacional - sob a responsabilidade de uma comisso formada por especialistas escolhidos pelo Conselho Nacional da Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente. [Art. 18] Na etapa regional as comisses avaliadoras escolhem os vencedores de cada regional, por categoria e nas 3 modalidades. [Art. 19] Os vencedores da etapa regional concorrero a etapa nacional. [Art. 20] Na etapa nacional so escolhidos os destaques da 6 Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente. [Art. 21] As decises das Comisses Avaliadoras, consignadas em ata, no sero suscetveis de recursos ou impugnao. [Art. 22] Os autores (um professor e um aluno) dos trabalhos vencedores na etapa regional participaro dos eventos programados e da cerimnia de premiao nacional.

[Art. 23] Os prmios distribudos, por categoria e por modalidade, pela 6 Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente, so definidos pelo Conselho Nacional da Olimpada. [Art. 24] Comisses Avaliadoras no estabelecem ranking ou classificao.

Captulo VI Direitos Autorais de Imagem e Som


[Art. 25] Os professores inscritos concordam com a eventual publicao, pela Fiocruz e/ou Abrasco, de imagens e dos trabalhos inscritos, no todo, em parte, ou um texto resumido, em forma e suporte a serem definidos, sem que sejam devidas autorizao e qualquer remunerao aos participantes e autores dos trabalhos, obrigando-se, todavia, a mencionar o crdito do material. [Art. 26] O realizador do trabalho responsvel exclusivo pela utilizao no-autorizada de imagens ou sons de terceiros em suas obras audiovisuais. Quaisquer problemas de direitos autorais recairo unicamente no responsvel pelo trabalho inscrito.

[Art. 27] Os participantes da Olimpada autorizam automaticamente o uso de suas imagens e vozes, em todo e qualquer material entre fotos, documentos e outros meios de comunicao. A presente autorizao concedida a ttulo gratuito, abrangendo o uso da imagem anteriormente mencionada, em todo territrio nacional e no exterior. [Art. 28] O(s) trabalho(s) inscrito(s) ou premiado(s) na modalidade Audiovisual pode(m) ser vinculado(s) ao Canal Sade emissora de televiso da Fundao Oswaldo Cruz.

Captulo VII - Disposies gerais


[Art. 29] A participao de professores e alunos na 6 Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente implica no conhecimento deste Regulamento e na sua aceitao. [Art. 30] Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Nacional da 6 Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente. [Art. 31] O Conselho Nacional da Olimpada Brasileira de Sade e Meio Ambiente composto pelos coordenadores nacionais, regionais e representantes das instituies promotoras deste projeto. [Art. 32] No ato da divulgao do resultado dos vencedores regionais, a escola participante ser comunicada. [Art. 33] A Coordenao Nacional e as Coordenaes Regionais esto localizadas nos seguintes endereos: I. Coordenao Nacional: Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio Av. Brasil 4365, Manguinhos, Cep 21045-900, Rio de Janeiro, RJ - Telefone: (21) 3865-9740 / 3865-9741 /

3865-9738 / Fax.: (21) 2560-8259 E-mail: olimpiada@fiocruz.br II. Regional Centro-Oeste: Diretoria Regional de Braslia (DIREB) da Fiocruz Avenida L3 Norte, Campus Universitrio Darcy Ribeiro Gleba-"A" SG-10 CEP:70904-970, Braslia, DF Telefones: (61) 3329-4522. E-mail: olimpiadacentroeste@fiocruz.br III. Regional Minas/Sul: Instituto de Pesquisas Ren Rachou (CPqRR) Av. Augusto Lima 1.715, Barro Preto, Cep. 30.190-002, Belo Horizonte, MG - Tel: (31) 3349-7741. E-mail: olimpiada@cpqrr.fiocruz.br IV. Regional Nordeste I: Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhes (CPqAM) Av. Morais Rego s/n, Campus da UFPE, Cidade Universitria, Cep 50.670-420, Recife, PE - Telefone: (81) 2101-2667. E-mail: olimpiada@cpqam.fiocruz.br V. Regional Nordeste II: Instituto de Pesquisas Gonalo Moniz (CPqGM) Rua Waldemar Falco 121, Brotas, Cep 40.295-001, Salvador, Ba - Telefone: (71) 3176-2236. E-mail: olimpiada@cpqgm.fiocruz.br VI. Regional Norte: Instituto de Pesquisas Lenidas e Maria Deane (CPqLMD) Rua Teresina 476, Adrianpolis, Cep 69.057-070, Manaus, AM - Telefone: (92) 3621.2323 . E-mail: olimpiada@amazonia.fiocruz.br VII. Regional Sudeste: Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio (EPSJV) Av. Brasil 4365, Manguinhos, Cep 21040-360, Rio de Janeiro, RJ - Telefone: (21) 2560-8259 / 38659741/3865-9738. E-mail: olimpiada@fiocruz.br So Paulo: Secretaria de Estado da Educao - Coordenao de Estudos e Normas Pedaggicas Praa da Repblica, 53 - sala 65 - Trreo - So Paulo - SP - CEP: 01045-903 Telefone: (11) 3866-0628.

Das könnte Ihnen auch gefallen