Sie sind auf Seite 1von 4

Instituto Mdio Politcnico Alda Lara 2011

Gerador Eltrico
O gerador eltrico foi inventado em 1879 por Werner von Siemens, co-fundador da Siemens AG. O gerador elementar foi inventado na Inglaterra em 1831 por Michael Faraday, e nos Estados Unidos, mais ou menos na mesma epoca, por Joseph Henry. Este gerador consistia basicamente de um ima que se movimentava dentro de uma espira, ou viceversa, provocando o aparecimento de uma f.e.m. registrado num galvanometro. Denomina-se gerador eltrico todo dispositivo capaz de transformar energia no eltrica em energia eltrica.

Conforme o tipo de energia no eltrica a ser transformada em eltrica, podemos classificar os geradores em: mecnicos (usinas hidreltricas) trmicos (usinas trmicas) nucleares (usinas nucleares) qumicos (pilhas e baterias) foto-voltaicos (bateria solar) elicos (energia dos ventos) importante salientar que o gerador no gera carga eltrica, mas somente fornece a essas cargas a energia eltrica obtida a partir de outras formas de energia. Sendo: ET = energia eltrica ou total, EU = energia eltrica ou til, ED = energia dissipada, pelo princpio da conservao de energia, temos:

Como onde o intervalo de tempo em que o gerador transformou energia, podemos escrever, em termos de potncia:

Fora Eletromotriz (fem) de um Gerador Para os geradores usuais, a potncia total (PT) ou no eltrica diretamente
proporcional corrente eltrica que o atravessa, assim: Aurr = constante .

TRABALHO DE FSICA

Instituto Mdio Politcnico Alda Lara 2011

A essa constante d-se o nome de fora eletromotriz (E) do gerador. Logo Equao caracterstica do gerador(frmula para calcular o gerador eltrico)

Smbolo de um gerador
Um gerador possui dois plos, um positivo e outro negativo, ou seja, um plo de maior e outro de menor potencial eltrico. Quando ligamos os terminais de um circuito nos plos do gerador, teremos um movimento ordenado de cargas eltricas, isto , a corrente eltrica.A corrente nos terminais do gerador vai do plo negativo para o positivo as cargas ento vo fluir por meio do circuito na direo dos potenciais mais elevados. Quando percorridos por uma corrente eltrica, os geradores apresentam uma resistncia passagem dos portadores de carga, esta resistncia conhecida como resistncia interna do gerador (r).

Na figura acima, temos um esquema de um gerador em curto-circuito. Perceba que, na equao caracterstica, foi substitudo o zero no lugar da diferena de potencial. No fim, temos a equao que d o valor da corrente de curto-circuito, que a razo entre a fora eletromotriz e a resistncia interna.

Resistncia interna do gerador


Quando um gerador est ligado num circuito, as cargas eltricas que o atravessam deslocam-se para o plo (terminal) onde chegaro com maior energia eltrica do que possuam no plo (terminal) de entrada. Acontece que, durante essa travessia, as cargas chocam-se com partculas existentes no gerador, perdendo parte dessa energia sob a forma de calor, por efeito Joule, como num resistor. A essa resistncia passagem das cargas pelo gerador damos o nome de resistncia interna (r) do gerador.

Representao de um gerador

TRABALHO DE FSICA

Instituto Mdio Politcnico Alda Lara 2011

Equao Caracterstica do Gerador


Um bipolo qualquer que estivesse ligado aos terminais A e B do gerador (plos negativo e positivo, respectivamente) estaria submetido ddp U e percorrido pela corrente eltrica i. A potncia eltrica (til) que estaria utilizando seria

Rendimento no gerador (n)


Define-se rendimento como sendo a diviso daquilo que est sendo usado pelo total fornecido para essa utilizao. Aplicando essa idia a um gerador teremos que o rendimento do mesmo definido como sendo a potncia til dividida pela total. Sendo assim temos: = =.E.i

Caracteristicas fundamenetais de um gerador eltrico


A caracteristica principal de um gerador eletrico e transformar energia mecanica em eletrica. Para facilitar o estudo do principio de funcionamento, vamos considerar inicialmente uma espira imersa em um campo magnetico produzido por um ima permanente. O principio basico de funcionamento esta baseado no movimento relativoentre uma espira e um campo magnetico. Os terminais da espira sao conectados a dois aneis,que estao ligados ao circuito externo atraves de escovas. Este tipo de gerador e denominado de armadura giratoria.

TRABALHO DE FSICA

Instituto Mdio Politcnico Alda Lara 2011

Concluso
Mediante a pesquisa feita, pode reter o seguinte: Gerador eltrico o nome dado ao dispositivo que transforma energia no eltrica em energia eltrica. calculada pela frmula: U= , e representra-se por:

A principal caracteristica de um gerador a de transformar energia mecanica em energia eltrica.

TRABALHO DE FSICA

Das könnte Ihnen auch gefallen