Sie sind auf Seite 1von 5

SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 10. ed.

. Rio de Janeiro: Record, 2003. 174 p. Cleilton Sampaio de Farias**

Milton Santos foi gegrafo, professor emrito da Universidade de So Paulo, ganhador do prmio internacional de Geografia Vautrin Lud, em 1994, e autor de 30 livros e 400 artigos cientficos, publicados em diversos idiomas. Nesta obra, Milton Santos faz uma crtica ao atual perodo do modo de produo capitalista, caracterizado pela globalizao. Para isso ele usa o mtodo dialtico, e expe de forma concatenada e coerente as formas de reproduo do capital sobre os povos, territrios e governos (poltica). Em Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal, Santos enfoca, atravs de constatao pessimista, a questo da globalizao, para logo aps finalizar com uma viso prognostica positiva, resultante do exerccio dialtico, visando encontrar nas contradies da sociedade atual, possibilidades de superao da mesma. A idia central contida neste livro e defendida teoricamente pelo autor de que a globalizao um fenmeno reversvel, podendo ser usada para o bem da humanidade. A isto enfoca: Na realidade, o que buscamos foi, de um lado, tratar da realidade tal como ela , ainda que se mostre pungente; e, de outro lado sugerir a realidade tal como ela pode vir a ser, ainda que para os cticos nosso vaticnio atual aparea risonho (SANTOS, 2003, p.13). O livro formado por seis partes, divididas em captulos, sendo que as seis partes se resumem em trs intenes: 1) mostrar a globalizao como fbula, enfocando como se deu o andamento do processo de criao e instalao nos espaos nacionais pelos Estados, que so os responsveis pela construo de normas para a reproduo do capital no territrio, e as contradies existentes neste processo; 2) mostrar a globalizao como perversidade, enfocando a violncia do dinheiro e da informao na busca da mais-valia universal; e por fim, 3) mostrar a globalizao como pode ser, ou seja, uma outra globalizao a servio da cidadania.

Licenciado em geografia, mestrando do programa de ps-graduao em desenvolvimento regional da Universidade Federal do Acre/UFAC e Gestor de Polticas Pblicas do Estado do Acre.

**

Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 1, jan/mar. 2010 254

Na primeira parte, ou seja, na introduo, h uma breve sntese do que ser o desenvolvimento do livro. O autor faz uma breve explorao dos assuntos apresentados no decorrer do livro, resumindo-os em apresentar a globalizao em trs modos de pens-la, e na sua reproduo pelo espao mundial: o mundo como fbula, como perversidade e como possibilidade. A primeira inteno, enfocada anteriormente, desenvolvida na segunda parte do livro intitulada A produo da globalizao, formada por seis captulos. Nesta, h um enfoque do avano das tcnicas e da informao que com o uso de normas ditadas pelos Estados e empresas formaram o meio tcnico-cientfico-informacional que a essncia da globalizao, e como esta usa o advento da informao para o seu proveito. Para isso, ele inicia sua reflexo com a questo da fabulao (fbulas, ideologias) imposta pelos atores hegemnicos, aproveitando-se do alargamento de todos os contextos, pelas empresas e Estados, que permitem a instalao da globalizao como algo inevitvel, consagrando um nico discurso, nos dizeres de Santos (2003): a partir da unicidade das tcnicas, da qual o computador uma pea central, que surge a possibilidade de existir uma finana universal, principal responsvel pela imposio a todo o globo de uma mais valia (SANTOS, 2003, p.27).
Sem as fbulas e mitos, este perodo histrico no existiria como . Uma dessas fbulas a to repetida idia de aldeia global. O fato de que a comunicao se tornou possvel escala do planeta, deixando saber instantaneamente o que se passa em qualquer lugar [...]. Um outro mito do espao e do tempo contrados, graas, outra vez aos prodgios da velocidade [...]. Fala-se, tambm, de uma humanidade desterritorializada, e essa idia dever-se-ia outra, de uma cidadania universal. (SANTOS, 2003, p.41-42).

Na terceira, quarta e at o meio da quinta parte (Uma globalizao perversa. O territrio do dinheiro e da fragmentao. Limites a globalizao perversa), desenvolve-se a segunda inteno: que busca mostrar a globalizao como ela : imposta por meio da tirania do dinheiro e da informao, que polarizam a economia em atores hegemnicos, influenciando para uma competio desigual, determinando a escassez e a pobreza para os excludos, que com a fraqueza poltica dos Estados em ditar regras permitem um totalitarismo. Para o autor: A competitividade, sugerida pela produo e pelo consumo, a fonte de novos totalitarismos, mais facilmente aceitos graas confuso dos espritos que se instala (SANTO, 2003, p.37). E acrescenta, que:
Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 1, jan/mar. 2010 255

Essas tcnicas da informao so apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criao de desigualdades. desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais perifrica, seja porque no dispe totalmente dos novos meios de produo, seja porque escapa a possibilidade de controle. (SANTOS, 2003, p.39).

Nesta fase h visivelmente uma influncia macia da mdia para a disseminao e manipulao das massas atravs de fbulas e ideologias, usando de todas as formas os meios caractersticos da globalizao:
H uma relao carnal entre o mundo da produo da notcia e o mundo da produo das coisas e das normas. A publicidade tem, hoje, uma penetrao muito grande em todas as atividades, como na profisso mdica, ou na educao. [...] Hoje, propaga-se tudo, e a poltica , em grande parte, subordinada s suas regra. (SANTOS, 2003, p.40).

Tudo funciona de acordo com as regras do mercado, com a violncia do dinheiro e da informao, gerando competies que mais parecem guerras, a que Santos chamou de globalitarismo, no espao do territrio do dinheiro: A concorrncia atual no mais a velha concorrncia, sobretudo porque chega eliminando toda forma de compaixo. (SANTOS, 2003, p.46). Em Uma globalizao perversa, Santos enfoca a respeito da tirania da informao e do dinheiro, destacando como a informao oferecida humanidade e a emergncia do dinheiro em estado puro como motor da vida econmico e social. As tcnicas da informao s so usadas pelos atores hegemnicos, aprofundando as desigualdades, onde o dinheiro com todas as criaes do mundo financeiro, tem o papel de monetarizar vida cotidiana, para a explorao de empresas em territrios nacionais, e isto formaria a mais-valia internacional. Na quarta parte, O territrio do dinheiro e da fragmentao", Santos (2003) vai mostrar que o dinheiro modela o espao escolhido para a reproduo capitalista, fazendo fluir suas atividades nestes lugares. Todas essas mudanas feitas bem do capitalismo vo determinar a diferenciao das reas de um lugar, fragmentando-o por meio de regulao exgena da rea, produzindo a esquizofrenia do territrio, sendo que este, ao mesmo tempo em que acolhe as novas caras do capitalismo, tambm permite a emergncia de outras formas de vida. Em Limites globalizao perversa, o autor expe de forma gradual algumas idias que podero representar limites globalizao, destacando: a resistncia s fabulaes e a mudana no denso sistema ideolgico; o papel da esquizofrenia do territrio; a luta contra a racionalizao dominante; e, o uso das tcnicas em conjunto com a poltica para a
Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 1, jan/mar. 2010 256

valorizao da vida humana. neste captulo, Limites globalizao perversa, que o autor comea a apresentar algumas formas de resistncia e de reverso da globalizao perversa. Finalmente, como parte da ltima inteno (globalizao como pode ser), escrita a partir da metade da quinta para sexta parte (Limites globalizao, e A transio em marcha), Santos (2003) mostra a batalha travada entre a nao passiva e a nao ativa, em uma transio poltica que envolve todos os espaos do viver, desde o espao da vida cotidiana. (SANTOS, 2003, p. 160). A nao passiva, ligada aos interesses da globalizao perversa, nada cria, nada contribui para a formao do mundo da felicidade, ao contrrio da outra nao dita ativa, que a cada momento, cria e recria, em condies adversas, o novo jeito de produzir o espao social, mostrando que a atual forma de globalizao no irreversvel e a utopia pertinente. somente a partir dessa constatao, fundado na histria real do nosso tempo, que se torna possvel retomar, de maneira concreta, a idia de utopia e de projeto (SANTOS, 2003, p.160). A globalizao, nesta ltima inteno, encarada de forma reversvel, tendo o pobre carter de agente da reverso. O carter perverso e os efeitos destrutivos da globalizao, segundo Santos, iro gerando resistncias crescentes dos "espaos banais" e horizontais em que se encontra a grande massa do povo, contra os espaos integrados, verticais e excludentes dos fluxos globalizados do dinheiro e da informao. So nestes espaos onde se desenvolvem as cidades e as culturas populares que, segundo ele, esto sendo tecidas as bases de uma nova utopia globalitria, que dever ser cidad e democrtica. Essa transio em marcha seria possvel, atravs da valorizao do homem com: cidadania, reforo do Estado com criao e insero de mudanas em polticas pblicas e nas lutas revolucionarias dos pobres (excludos). Esta tenderia a perder o seu carter violento e sagaz, e todas as tcnicas, cincia e informao, evoludas ao seu dispor, unir-se-iam para a minimizao das desigualdades econmicas e sociais, entre os homens e naes, e para a paz mundial. desse modo que, at mesmo a partir da noo do que ser consumidor, podemos alcanar a idia de homem integral e cidado. Essa valorizao radical do individuo contribuir para a renovao quantitativa da espcie humana, servindo de alicerce a uma nova civilizao (SANTOS, 2003, p.169).
Diante do que o mundo atual, como disponibilidade e como possibilidade, acreditamos que as condies materiais j esto dadas para que se imponha desejada grande mutao, mas seu destino vai depender de como disponibilidades e possibilidades sero aproveitadas pela poltica. Na sua forma material, unicamente Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 1, jan/mar. 2010 257

corprea, as tcnicas talvez sejam irreversveis, porque aderem aos territrios e ao cotidiano. De um ponto de vista essencial, elas podem obter um outro uso e uma outra significao. A globalizao atual no irreversvel. (SANTOS, 2003, p.173174).

Portanto, neste livro, Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal, Santos demonstra que: esta sem dvida alguma, a fase mais abrangente de toda histria do capitalismo, com os seus aspectos perversos espalhados em quase todos os lugares do mundo, em diversas formas, mas, com apenas uma inteno, apropriar-se cada vez mais da mais-valia. A globalizao caracterizada pelo avano da cincia que aprimora as tcnicas, disseminadas pelo espao e evoludas atravs da informtica. neste perodo tcnicocientifico-informacional, que pensamos com preocupao as questes sobre escassez dos recursos ambientais, diviso de renda, excluso social e resgate da cidadania, pois, o modelo implantado e a forma como pensado e apropriado o espao pela globalizao, aumentam significativamente a gravidade dessas questes, e nos levam a pensar e a acreditar que uma nova globalizao faz-se necessria, uma nova histria deve comear, mas, de forma diferente da atual globalizao perversa e excluidora. Uma globalizao para os pobres, globalizao da incluso, com o objetivo da valorizao do homem frente ao mundo do dinheiro.

Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 1, jan/mar. 2010 258

Das könnte Ihnen auch gefallen