Sie sind auf Seite 1von 20

Introduo a Proxy IPCOP

Visando facilitar a administrao do controle de acesso internet do funcionrios da sua empresa e ainda implementando mais um nvel de segurana para a navegao dentro da instituio, venho em uma serie de artigos apresentar ou para alguns s relembrar o que pra mim uma das melhores solues de Proxy com interface web de administrao, o IPCOP com os plug-ins Advanced Proxy e o URL Filter. O IPCOP uma distribuio Linux customizada que procura provisionar um sistema de gerenciamento centralizado e simples para software de rede como Firewall, Proxy, VPN entre outras possibilidades. esta distribuio bem malevel pois pode trabalhar com plug-ins fazendo com que suas funcionalidades sejam potencializadas, pois os plug-ins disponibilizados pela comunidade que cerca este sistema so considerados de nvel profissional, garantindo um total controle de sua caractersticas. Foi pensando nisso que comecei a trabalhar com o Sistema IPCOP e j implementei na empresa onde trabalho e em outras a pedido de colegas. Costumo utiliza-lo para o papel de proxy e os artigos vo ser direcionados neste sentido e gradativamente vou demonstrando outras facilidade para outras solues disponveis no sistema, entretanto para aumentar a customizao do IPCop ns utilizamos os plug-ins e os que foram implementados esto descritos abaixo, mas neste primeiro momentos eles no sero demonstrado neste que o primeiro de uma sequncia de artigos, vamos apenas passar pelos menus do IPCOP. * IPCOP * IPCOP * IPCOP * * Mudana na tela de bloqueio Advanced Update URL IPCOP Proxy Accelerator Filter Sarg

Vou mostrar em outros artigos da srie mais informaes e detalhes sobre os plug-ins como instala-los e posteriormente como configura-los j neste vou apresentar apenas imagens da interface do sistema e comentar um pouco sobre os menus disponibilizados. Para mostrar o quanto amigvel a interface do gerenciamento da aplicao, veremos abaixo algumas screenshots e com um detalhe importante, 98% das telas dos menus de administrao esta em Portugus do Brasil, garantindo assim um bom entendimento das configuraes mesmo para quem teve pouco contato e quer administrar um proxy. Vamos as Telas.

Tela Inicial do IPCOP


Vamos ser direcionados nesta tela sempre que acessarmos o link do sistema, aqui j podemos visualizar algumas informaes como:

Nome de host e nome de domnio do sistema; H quanto tempo o sistema no foi reiniciado; O endereo ip do servidor; E detalhes como: Tempo do ligado, Carga do sistema e Usurios logados.

Acima dessas informaes encontramos trs botes:


Conectar -> clicando nele ser solicitado a usurio e senha para que as outras opes ficassem disponveis Desconectar -> Usado ao termino das configuraes, para que a seo no fique ativa. Atualizar -> Clicando nele, as informaes citadas acima sero atualizados.

Menu Sistema
Onde esto disponveis algumas possibilidades de configurao do IPCOP e onde podemos destacar inicialmente as opes: Atualizaes -> Onde podemos ficar informados sobre atualizaes do sistema e no somente isso, podemos tambm fazer de modo desassistido porem no automtico as atualizaes disponveis, apenas selecionando as atualizaes e iniciar o download e a instalao. Porem podemos faz-lo de modo manual, baixando a atualizao e fazendo o upload para o servidor pela mesma interface e o processo de instalao ser iniciado. Acesso SSH -> Aqui nesta opo vamos ter opo de liberar o acesso ao sistema por ssh, para administrao direta no sistema, para poder instalar os plug-ins e fazer algumas manutenes mais profundas caso seja necessrio. Cpia de Segurana -> Nesta opo como j podemos notar ser aqui que faremos o backup das informaes e configuraes do nosso sistema.
2

Menu Situao
Neste, vamos visualizar informaes sobre como anda o sistema alguns por intermdio de grficos com bastante riqueza de detalhes. Podemos destacar entre todas as opes: Situao da rede -> onde podemos verificar as configuraes das placas de rede, a tabela de roteamento e a tabela arp. Grfico do Trfego -> Vamos poder visualizar o trfego de entrada e sada do proxy tanto na placa interna como na externa.

Menu Rede
Vamos ter acesso a algumas opes caso o modelo de conexo seja discado ou ADSL, para a realidade da empresa onde trabalho este menu fica inutilizado, porem vai ser bem til para o pessoal que tem link DSL na empresa.

Menu Servios
Vamos ser apresentado ao menu mais importante para os administradores do Proxy digo isso, pois nos prximos artigos vou ser tendencioso e inicialmente vou levar os artigos para este fim, posteriormente falando sobre outras funcionalidades. Neste menu vamos encontrar vrios servios de administrao, como os responsveis pelo Proxy:

Proxy Avanado (plug-in advproxy que ser mostrado em um artigo s pra ele) URL Filter (plug-in urlfilter que ser tambm mostrado em um artigo aparte)

Temos ainda uma opo neste menu que fica disponvel aps a adio de mais um plugin, onde este funciona como um cache de atualizaes de software como: AVG, Adobe, Apple, Avast, Linux (. deb and. RPM), Microsoft Windows, Symantec, Trend Micro, e ainda podem ser customizadas outras fontes para que sem adicionadas ao cache. E no acaba por ai, ainda podemos com ele, levantar um servidor DHCP para a rede, utilizar de funcionalidade de DNS Dinmico, podemos tambm criar um servidor de NTP e at mesmo fazer controle de trfego e deteco de intruso. Isso vai depender das suas necessidades, mas nada impede de temos vrios servios ativos no servidor, entretanto precisamos atentar para a carga que isso ira causar, para que possa dimensionar os requisitos de hardware de maneira correta. Posso falar com certeza, que em uma mquina P4, com 1gb de memria e 30gb de hd, a soluo de proxy viabilizada pelo IPCop vai sustentar fcil uma rede de 300 a 400 computadores.

Menu Firewall
Neste menu vamos poder configurar o IPCop como firewall, na realidade esta seria a funo primria do mesmo, porem como podemos ver as opes para esta finalidade so bem restrito, mas existem plug-ins no site do desenvolvedor que adiciona ao sistema um poder de configurao aumentando as possibilidades de configuraes para esta funo que em outra oportunidade veremos em detalhes.

Menu VPN
Mais umas das possibilidades que o sistema disponibiliza se j no basta-se as j descritas acima o sistema ainda pode ser um servidor VPN, no preciso destrinchar o que seria VPN, mas em vc ter uma interface amigvel de administrao para um canal vpn entre sua empresa e a filial, j me deixa ansioso em testar. Ainda no o fiz, mas logo que tiver mais informaes sobre esta funcionalidade disponibilizo de maneira bem didtica passo a passo.

Menu Log
Por fim veremos o menu de logs, aqui neste menu o sistema disponibiliza os logs de acesso internet, os logs de bloqueios a sites proibidos, os logs de sistema. Estes logs ficam organizados de maneira que o entendimento de suas informaes bem intuitivo, mas se j nas basta-se isso, foi adicionado a ele os sistema sarg (neste caso usamos um plug-in para isso) que gera relatrios para que possa ser apresentada a diretoria.

Como podemos ver nessa primeira apresentao o IPCop se mostra uma tima soluo para pequena, medias e por que no grandes empresas, mas como todo sistema, deve-se analisar quais funcionalidades vo ser habilitadas ou disponibilizadas, no falo isso pelo fato da segurana, mas pela disponibilidade.

Conhecendo o modulo URL Filter (Filtro de URLs)


12 dez Neste nosso prximo artigo vamos conhecer o modulo URL Filter. Este plug-in para o IPCOP potencializa o modulo Advanced Proxy permitindo que o administrador do proxy possa trabalhar regras de bloqueios de sites com muita facilidade e com um desempenho fantstico. Nesta primeira tela podemos ver as categorias de bloqueios que nos disponibilizado pelo plug-in. Cada categoria dessas possui uma infinidade de sites j pr-configurados fazendo com que o administrador s se preocupe com os quais marcar e no com os sites que vo ser bloqueados.

Indo mais adiante os desenvolvedores pensando numa melhor administrao deixaram as opes mostradas abaixo: Blacklist personalizada, Whitelist personalizada e a Lista personalizada de expresses. Na primeira opo a Blacklist utilizada pelo administrador, para bloqueios especficos que insistem em passar pelos bloqueios gerais definidos acima. J na segunda opo na Whitelist o administrador poder liberar sites que eventualmente sejam bloqueados nas regras gerais e que sejam permitidos na instituio. Na ultima opo desta tela o administrador poder fazer bloqueios por expresses regulares, no vou entrar em detalhes sobre essas expresses, pois era preciso saber um pouco de shell scripts.

Indo a diante, na nossa prxima tela, vamos a mais opes de administrao e apresentadas de maneira simples e direta mostrando mais uma vez a facilidade que este sistema proporciona ao administrador. Vamos poder nestas prximas configuraes fazer: Bloquei por extenso de arquivos, Redirecionar arquivos local e o Controle de acesso rede. Vamos comear falando da nossa primeira opo da tela, onde podemos fazer o bloqueio de extenses de arquivos de maneira fcil e simples, somos apresentados a trs opes: executveis, compactados e udio/vdeo, como no poderia ser diferente no preciso se preocupar com as configuraes das extenses, simplesmente marque o checkbox dos tipos a serem bloqueados que o sistema faz o resto. Nossa terceira opo nos Controles de acesso a rede, podemos definir quais ips da rede podero ter acesso internet sem qualquer tipo de bloqueio e os ips que vo ser sumariamente bloqueados e no podero ter acesso a internet. Nesse ponto em particular os ips adicionados na opo no filtrados deveram obrigatoriamente ser configurados nas mquinas como ip fixo, ou se for o caso de DHCP garantir que eles so atribudos sempre para a mesma mquina. Por fim o segundo que foi pulado propositalmente, pois requer um pouco mais de detalhe que ser mostrado na figura posterior, bem nesta opo, vamos pode adicionar aplicativos, comumente baixados na internet nos repositrios do prprio proxy, possibilitando que, ao ser identificado a tentativa de baixar algum arquivo, o proxy vai verificar se o mesmo encontra-se em seus repositrios e se positivo, ele j envia o arquivo para o usurio, se negativado, s assim ele vai providenciar o download da internet. Utilizando desta funcionalidade, podemos garantir uma boa utilizao da largura de banda da internet, pois as requisies para arquivos em repositrio no usaro o acesso internet para fazer o download, deixando livre para outras requisies. Ainda podemos ver nesta tela a opo Controle de tempo de acesso que vamos explicar mais adiante, mas nesta opo vamos definir para cada usurio quanto tempo de acosso ele vai ter diariamente e qual a sua cota de trafego tambm diariamente.

Como comentado anteriormente sobre o repositrio de arquivos no proxy, podemos ver abaixo que a configurao deste bem simples, bastando apenas clicar no boto Arquivo selecionar o arquivo que se queira adicionar, em seguida clicar em Upload arquivo. Aps o termino uma entrada vai ser adicionada na opo Arquivos no repositrio local corrente como podemos ver abaixo, e este arquivo j esta sendo monitorado pelo sistema, e ao sinal de requisio por parte de qualquer cliente a estes arquivos, o proxy automaticamente vai envia-lo ao usurio sem ao menos ir internet.

Nas opes de regra de restrio de tempo, podemos de maneira simples, definir por hosts quais os horrios em que regras de bloqueios e liberao vo funcionar para estes. Alguns dados preciso ser inseridos e outros marcados, como os dias da semana em que a regra vai funcionar, o intervalo de horas, quem so os hosts, quais grupos de sites vo ser escolhidos e qual o tipo de acesso ou bloqueado ou liberado, podemos tambm colocar uma observaes e dizer se esta regra vai estar habilitada ou no. Feito as escolhas corretas s clicar no boto adicionar que a regra vai ser inserida no campo Regras atuais, onde vai ser possvel ver uma sntese das informaes contidas na regra.

Nossa prxima opo de configurao ser a configurao de cotas de usurios, nesta tela vamos definir cotas de tempo para os usurios que acesso internet, esta cota determinada em minutos e ainda podemos habilitar a deteco de atividades e o perodo de renovao desta cota, e por fim adicionaremos os usurios que sero presentados com essa cota. Depois das configuraes feitas s clicar no boto Adicionar que a regra vai ser insira no campo Regras atuais com uma sntese das informaes configuradas para essa regra.

Nestas opes abaixo no vamos tratar de bloqueios mais sim de como os usurios vo ser avisados caso sua conexo seja enquadrada em algum dos bloqueis j definidos, para isso vamos usar a opo Configurao de pginas bloqueadas. O que de importante temos a destacar neste bloco de configuraes so os seguintes campos:

Mostrar categoria da pagina bloqueada Marcando esta opo na tela de bloqueio mostrada para o usurio vai ser mostrada em que categoria o site que foi acesso se enquadrou para que o bloqueio fosse processado; Mostra URL da Pgina bloqueada - Com esta opo selecionada na tela de bloqueio o site que foi acessado ser mostrado ao usurio Mostra ip da pgina bloqueada Esta exibe o ip do site que foi bloqueado Linha de mensagem 1,2,3 E nessas trs opes, vamos poder personalizar o texto da pgina de bloqueio para um melhor entendimento do usurio.

Podemos tambm nesta mesma tele, inserir uma imagem de background na pgina de bloqueio apenas habilitando a opo Habilitar imagem de background e logo em seguida utilizando a caixa logo abaixo para identificar a imagem e envia-la para o servidor.
10

E se mesmo assim a pagina de bloqueio no ficar ao gosto podemos ainda fazer um redirecionamento para um pgina customizada pra ser mostrada no momento do bloqueio, apenas indicando o endereo desta na opo Redirecionar para esta URL.

Terminado todo o processo s clicar no boto Salvar e reinicializar. Deste ponto em diante vamos ver algumas partes de manuteno do plug-in URL Filter, pra comear na tela abaixo veremos as opes de atualizao do banco de dados das URL bloqueadas. Na primeira opo em Atualizao de Blacklist vamos poder atualizar a base de dados manualmente, onde previamente foi baixado o pacote com os dados e em seguida clicando no boto Arquivo vamos adiciona-lo ao aplicativo e fazer o upload clicando no boto Upload Blacklist. Porem pensando em facilitar a administrao, logo abaixo podemos ver a opo Atualizao automtica da Blacklist, que quando habilitada, vai proceder de maneira automtica atualizao da base de dados de URL do sistema de maneia, diria, semanal ou mensal. J vem pr-definidas no plug-ins, os arquivos de atualizaes mais usados que pode ser escolhido na caixa Selecionar fonte para download. terminada as configuraes s clicar em Salvar configuraes atualizadas e se quiser logo aps pode clicar em Atualizar agora, neste ultimo o sistema vai providenciar em fazer o download do arquivo e instal-lo imediatamente. J com a base de dados devidamente populada, como demonstrada na primeira imagem deste tutoria, tambm poderemos adicionar ou remover URL diretamente nessa base de dados, para isso na opo Editor de Blacklist vamos clicar no boto Editor Blacklist que vamos poder visualizar na tela prxima a esta abaixo com um pouco mais de detalhes. Por fim temos duas ultimas opes deste bloco de configurao, que so as Configuraes de Backup de filtro URL que quando acionado o boto Criar arquivo de backup, vai coletar as informaes da base de dados de URL e vai gerar um arquivo para que possa ser restaurado posteriormente na opo Restaurar filtro de configuraes URL, de funcionamento simples, onde necessrio clicar no boto Arquivo selecionar o arquivo de backup gerado e em seguida s clicar no boto Importando arquivo de backup.

11

Como dito no tpico anterior o sistema possui um editor de URL bloqueadas que pode ser visualizado na imagem abaixo. Nesta tela podemos criar uma entrada na base de dados com um nome personalizado e em seguida adicionar as URLs ou podemos tambm editar os dados j contidos na base de dados, inserindo ou removendo entradas.

Finalizando mais este tutorial sobre o proxy IPCOP perceptvel mais uma vez a facilidade de administrao que esta ferramenta proporciona ao administrador, elevando a produtividade e provendo uma navegao segura, confortvel, confivel e rpida aos clientes que dele precisa para acessar a internet.

12

Conhecendo o modulo Advanced Proxy (Proxy Avanado)


04 dez Este modulo do IPCOP o responsvel pelas configuraes de proxy, utilizando o squid como aplicativo de proxy este modulo apresenta para o usurio administrador do sistema uma maneira simples, prtica e rpida de configurar um proxy para a intranet da empresa. Com o mnimo de conhecimento possvel qualquer pessoa vai poder administrar este proxy, fazendo as configuraes necessrias e deixando-o pronto pra funcionar em questo de minutos, disponibilizando a internet pra a empresa. Vamos aprender neste tutorial como configura-lo para trabalhar com autenticao transparente em um rede de domnio Windows Server 2003 e habilitar a interao do mesmo com o bloqueio de sites, controle de downloads, controle de navegadores e muito mais funcionalidades que esta soluo proporciona (informando que todos os dados inseridos so meramente ilustrativos). Para comear na tela abaixo visualizamos que o plug-in Advanced Proxy adicionado ao IPCOP tem uma funcionalidade muito interessante, ele nos avisa quando existe verses mais atualizadas do sistema disponvel no site do desenvolvedor, facilitando assim a vida do administrador que no precisar ficar se preocupando em verificar no site se j foi disponibilizado uma verso mais nova. O nico problema que vejo, que o processo de atualizao ainda no feito automtica ainda necessrio baixar o pacote no site e providenciar a instalao.

Mais abaixo veremos as primeiras opes de configurao do proxy, na imagem alguns campos j esto marcados ou preenchidos para que vocs possam ter uma ideia do como pode ser configurado para a sua empresa, mas nada impede que o administrador altere alguns ou todos esse dados. Nesta mesma tela exibida a verso do software squid, em que linguagem as mensagens do proxy vo ser exibidas, a porta utilizada pelo proxy, se este proxy vai ser ou no transparente, se o log vai estar ou no habilitado. Outro detalhe a opo Proxy principal nesta opo caso existe mais um proxy na rede e esse no seja o principal, podemos configura-lo de maneira que se uma requisio feita neste no for encontrada no cache, ele ira consultar o proxy principal configurado

13

nesta opo para tentar obter esta informao, caso no principal no tenha, s ai ele vai jogar o pedido para a internet.

Nosso prximo passo vamos configurar como nosso cache vai trabalhar, para isso vamos definir algumas informaes que podem ser visualizadas abaixo, no que diz respeito a esta configurao os dois pontos mais importantes so as regras de substituio de cache e de memoria. As duas mostradas abaixo configuradas, foram definidas baseado em pesquisa em internet onde uma gama grande de administradores usam este modelo de configurao. No mais podemos configurar o tamanho do cache em disco e em memoria, o tamanho mnimo e mximo de cache para arquivos, o numero de subdiretrios do diretrio cache e tambm podemos definir que domnios da internet o proxy no vai se preocupar em fazer cache. Nota: Na opo Portas de destino, podemos deixar o formato padro mesmo, a no ser que se saiba exatamente o que esta fazendo, estas opes podem ser deixadas como esto.

Para que nossos usurios da rede possam acessar a internet a nossa prxima opo de configurao deve ser corretamente configurada, nas opes de Controle de acesso baseado na rede, vamos ter que configurar s sub-redes permitidas a fazer consulta no proxy, na imagem abaixo podemos ver com foi configurada esta opo para a nossa rede de teste. Tambm nesta mesma opo vamos definir quais Ips ou MAC Address que vo ter acesso internet sem passar por nenhum tipo de restrio e tambm vamos poder banir Ips ou MAC Address para que no tenham nenhum tipo de acesso a internet.

14

Nota: Para que essa liberao ou este bloqueio seja realmente eficiente aconselhado faz-lo por MAC Address

Na nossa prxima configurao vamos nos atentar para as configuraes de Restries de tempo onde podemos definir quais as horas e os dias da semana em que o proxy vai liberar acesso internet ou bloquear acesso de maneira global, onde temos o modelo de acesso, os dias da semana e as horas de e para. Podemos tambm configurar na opo Limites de transferncias os tamanhos mximos em KB dos downloads feitos pelos os usurios e dos arquivos enviados tambm. E por fim, nas opes dos Limites para Downloads podemos definir a velocidade permitida de Downloads em KBits/s na placa de rede e tambm a velocidade permitida por Hosts, para os tipos de arquivos mostrados: Arquivos binrios, Imagens de CD e Multimdia

Na imagem abaixo veremos mais algumas configuraes restritivas que o Advanced Proxy nos possibilita. Para comear, nos permitido o bloqueio de arquivos pelo seus tipos MIME, esse MIME so informaes encontradas no cabealho do pacote TCP onde o mesmo identifica o tipo de arquivo que esta dentro daquele pacote. Outra configurao interessante disponvel o bloqueio de acesso a tipos de navegadores, habilitando esta opo podemos definir quais os tipos de navegadores podem fazer acesso internet passando pelo proxy. Dentre as vrias opes encontra-se algumas pouco conhecidas como Wget, apt-get, Lynx algumas no mnimo curiosas como, WGA, Windows Update, GetRight, Gecko, Google Earth e outras bem conhecidas de todos.
15

E pra finalizar mais este bloco de configuraes, existe a possibilidade de Privacidade, nesta opo, definimos que tipo de user agente (navegador) do cliente e quem esta mandando a informao sero gravadas no cabealho TCP que ser enviado pelo proxy para receptores externos.

Vamos agora configura como vai ser feita a autenticao do usurio no proxy para que ele possa ter acesso aos sites na internet, porm visualizamos antes, duas opes a Filtro URL e o Acelerador de Atualizaes, o que posso falar agora dessas duas opes que so plug-ins para potencializar o Advanced Proxy e que vou explicar em outro tutoria de cada um deles. Voltado maneira de como os usurios vo ser autenticados, notamos que nos disponibilizado uma boa quantidade de modos que so:

Nenhum neste modelo o proxy vai trabalhar como transparente ento no vai existir qualquer tipo de autenticao; Local Utilizando ente modelo o cadastro de usurio vai ser armazeno do mesmo servidor de proxy, sendo estes usurios do sistema, pode ser utilizado em micro empresas; Identd O mesmo que o anterior porem com algumas poucas caractersticas a mais; LDAP Utilizado se na empresa existe um servidor em linux rodando esta aplicao ou podendo ser configurado utilizando um servidor Active Directory caso vc queira que os usurios insiram seus logins e senha quando na tentativa de acessar a internet; Windows Este o modelo mais fcil de configurar autenticao em uma rede de Domnio Windows 2003 Server, neste modo de configurao, podemos definir que a autenticao do usurio ser transparente, onde o proxy identifica automaticamente que usurio do Windows esta requisitando acesso; RADIUS Usado em redes que usa este modelo de autenticao.

Depois de vermos de maneira sucinta o que cada modelo, o escolhido para nossa rede testes foi o Windows, que aps habilita-lo as seguintes configuraes foram disponibilizadas, Configuraes Global de autenticao a Configurao comum de domnio e o Modo de autenticao , na primeira de mais importante existe a opo Domnios sem autenticao onde os domnios inseridos neste espao quando o usurio tentar acess-lo a solicitao ser feita sem a necessidade de autenticao, isso por que
16

alguns sites no trabalham muito bem com este bloqueio e nestes domnios os proxy simplesmente redireciona a requisio. J no segundo vamos configurar como o proxy vai checar se os dados de logins e senha do usurio esta corretos, para isso precisamos configurar o nome do Domnio criado no Active Directory e o nome da maquina ou ip onde este servio esta configurado. O prximo modo de autenticao, que se marcado o box a tela de solicitao de usurio e senha no ser mostrada, o proxy vai identificar automaticamente essas duas informaes e este processo vai ser transparente para o usurio.

E por fim nas Restries de acesso baseado no usurio se habilitado podemos definir dois tipos de controle padro o Use controle de acesso positivo se escolhido no quadro a abaixo da opo, o administrados vai ter que adicionar um abaixo do outro os logins de usurios que vo poder acessar a internet, caso a escolha seja Use controle de acesso positivo no quadro abaixo o administrador vai usar do mesmo procedimento descrito para o acesso positivo.

17

Conhecendo o Acelerador de Atualizaes (Update Accelerator)


Em mais um tutorial, vamos conhecer mais um dois plug-ins utilizados pelo IPCop para programar funcionalidade ao proxy disponibilizando uma navegao mais rpida aos clientes que dele necessita. Vamos falar do Acelerador de Atualizaes, um dos plug-ins que se bem configurados, vai proporcionar aos administradores do proxy um total conforto no quesito desempenho no processo de atualizao de alguns softwares (os mais utilizados), pois este tem como finalidade gerar uma base de dados de atualizaes de softwares como:

Apple Avast Linux (.deb and .rpm) Microsoft Adobe Symantec Trend Micro

mas nada impede que seja adicionado mais fontes para armazenagem de atualizaes. Tela Inicial Abaixo podemos ver na imagem a tela inicial do plug-in, nela visualizamos alguns dados, neste caso abaixo, veremos, que o plug-in notifica sobre atualizaes disponibilizados no site, sempre deixando o administrador informado sobre novas verses. No prximo passo, veremos as configuraes do Acelerador de Atualizaes, onde podemos habilitar log o numero de processos que vo trabalhar simultaneamente o quanto de discos ser usado para armazenar os arquivos de update e podemos verificar as fontes que j foram baixadas, atualizando os fontes e deletando os antigos automaticamente e essas verificaes pode ser agendadas.

18

Estatsticas
Clicando no boto Statistics, o sistema vai nos mostrar como anda o funcionamento do sistema no que diz respeito a: Uso de Disco, disponibilizando informaes como o local, tamanho total, usado e livre e um grfico de barra mostrando a porcentagem de utilizao, vamos ter acesso tambm a um sumrio na opo Summary onde podemos visualizar o total de arquivos em cache a eficincia da indexao do cache o total do cache usado e o total de atualizaes enviados pelo sistema aos clientes. Por fim disponibilizado uma estatstica de fontes, onde mostrado quais softwares existem updates no cache, quantos arquivos o tamanho ocupado os tamanho dos dados os que esto atualizados, sem fontes ou desatualizados. E mais um pouco abaixo disponibilizado uma legenda mostrando o que significa cada cone.

Manuteno
Para ter acesso a interface mostrada na imagem abaixo, vamos clicar no Manuteno que visualizado na primeira imagem. Nesta tela, vamos poder interagir diretamente no cache, fazendo manutenes e ajustes finos, como de costume, veremos logo na parte superior dados sobre a utilizao do espao em disco do cache, mais abaixo vemos um boto o Purgao, onde marcando uma dos checkbox ou dois ou at mesmo os trs o sistema vai identificar suas escolhas e providenciar com a deleo dos arquivos referentes.

19

Descendo um pouco mais, vamos visualizar a lista de atualizaes disponveis com informaes como status dessa atualizao. qual o software se aplica. o nome, o tamanho do arquivo, a date em que ele foi acessado no cache entre outros. Uma legenda no final da pagina identifica cada cone disponvel nesta tela e mostra quais softwares podem ser feito cache de suas atualizaes.

Um plug-ins bem interessante, pois podemos trabalhar com ele como se fosse o servidor de atualizaes do Windows o WSUS ou at mesmo para o Symantec, mostrando a robustez desse sistema.

20

Das könnte Ihnen auch gefallen