Sie sind auf Seite 1von 9

Excelentssimo (a) Senhor Doutor (a) Juiz (a) de Direito da __ Vara Cvel da Comarca da Capital do Estado de Alagoas.

CCERA PEREIRA DA SILVA, brasileira, alagoana, casada, funcionrio pblico estadual, portadora do C.P.F. n. 470.059.204-49, R.G. n. 721.338 - SSP/AL e seu esposo JOSAS MENDES DA SILVA, brasileiro, alagoano, casado, comercirio, portador do C.P.F. n. 240.504.904-04, R. G. n. 98001096665-SSP/ AL, residentes e domiciliados na Rua Senador Arnon de Mello, n. 08, Pinheiro, Macei, Alagoas, veem por seu procurador e advogado infraassinado (doc. 01), com escritrio jurdico declinado no rodap desta petio, na presena de Vossa Excelncia, propor a presente de AO DE DECLARATRIA DE USUCAPIO ESPECIAL CONSTITUCIONAL DE IMVEL URBANO, com fundamento no art. 941 e seguintes do Cdigo de Processo Civil e 550 c/ Art. 183 da C.F; Art. 1.240 do Cdigo Civil e Art. 9 da Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto das Cidades), em desfavor do Esplio de ANTONIETA PERREIRA DE MELO, falecida, viva, aposentada, com Registro Geral Civil n. 109.654-SSP / AL, cujo o endereo residencial era o mesmo dos usucapientes, ou seja, Rua Senador Arnon de Mello, n. 08, Pinheiro, Macei, Alagoas e sua filha VRA LCIA DE MELO (HERDEIRA

NECESSRIA), que encontra-se em pas estrangeiro, em lugar incerto e no sabido, mais especificamente no Peru, e para tanto, passam a expor e requererem o que segue: DOS FATOS 1)Os Usucapientes firmaram um contrato de locao residencial, institudo a relao contratual sob forma expressa, com natureza verbal, sobre o imvel, cuja posse encontrava-se no poder da Senhora ANTONIETA PERREIRA DE MELO, que nele exercia o poder de fato e de direito sobre o imvel, em 20 de fevereiro de 1995, hoje Derelicta (Res Derelicta).

2)O imvel sobre o qual a Sr. ANTONIETA PERREIRA DE MELO, nunca fora submetido ao registro imobilirio, tendo aquela, exercido o poder de fato sobre o mesmo durante muitos anos, antes de loc-lo. Que Aps seu falecimento, em agosto de 1994, sua filha VRA LCIA DE MELO, viajou para o Estado de Rio de Janeiro indo posteriormente morar em Estado Estrangeiro (Peru), estando pois, em lugar incerto e no sabido, no deixando qualquer meio de identificao e comunicao.

3)Que exerceram a posse precria no referido imvel mediante contrato de locao, pagando regularmente os alugueres a R. Cuja descrio encontra-se acostada na planta memorial descritivo (doc. 02), imvel localizado Rua Senador Arnon de Melo, onde os Autores ocupam a casa de n. 08, Pinheiro, Macei / AL, CEP.: 57.055350.

4)Posteriormente apresentou-se uma senhora que era irm da Senhora ANTONIETA PERREIRA DE MELO, dando conta de seu falecimento, cujo nome MARIA JOS e sua filha IVANILDA PEREIRA, era sobrinha da falecida, e que, apresentando-se como donas senhoras legtimas possuidoras do imvel, passaram a cobrar e receberem os alugueis referente ao imvel.

5)Estando de boa-f, os usucapientes, continuaram a pagar rigorosamente em dia a referida locao. At que tomaram conhecimento que a Senhora ANTONIETA PERREIRA DE MELO, teria deixado uma filha legtima, herdeira necessria dos bens da de cujus,

contudo no residente no Brasil, posto que, teria ido residir em um pas do estrangeiro, provavelmente nos Estados Unidos da Amrica do Norte.

6)Perquirindo-se a Irm da falecida e sua sobrinha, detinham procurao para exercerem a sucesso da posse, ou, se porventura haviam recepcionado expressamente, o direito hereditrio da filha da falecida senhora ANTONIETA PERREIRA DE MELO, mediante processo hbil de inventrio da filha da usucapida, que reside no estrangeiro, detectou-se no existir qualquer transmisso formal a este ttulo.

7)Portanto a cobrana de alugueis, a pretensa posse indireta e propriedade, residem apenas na vontade no levada a efeito por vias legais, herana do bem a ser usucapido. Pois bem, os Autores, pois, tomaram cincia que estavam sendo vtimas de uma sucesso fraudulenta, e que, vinham procedendo o pagamento da locao a IVANILDA PEREIRA, sobrinha da falecida, sem que esta fosse legtima para exercer indiretamente qualquer vnculo com a posse.

8)Ciente ento da nulidade do negcio jurdico, deixaram de pagar os alugueres, para assumirem a condio de usucapientes por absoluto abandono do bem pela herdeira necessria, filha da R.

DO DIREITO

9)Ora, falecendo a Sr. ANTONIETA PERREIRA DE MELO, a vocao hereditria em linha reta, seria da sua filha, aps a abertura da sucesso e efetivao da transmisso, mediante processo regular de inventrio ou arrolamento, com adjudicao do bem, tudo a teor do prescrito no Art. 12, Inciso V do C.P.C. c/c Arts. 1.829, Inciso I e Art. 1.845 todos do C.C.B. 10)Mas mesmo sendo herdeiras, em 2 grau a Sr. MARIA JOS, e sua filha IVANILDA PEREIRA, em 3 grau, nunca efetivaram o inventrio da R, entretanto apresentavam-se como donas e legitimas possuidoras do imvel usocapiendo, utilizando-se da propriedade de terceiros para cobrar ilicitamente aluguel do bem.

11)Fica, pois evidente, que os atos praticados pelas Srs MARIA JOS, e sua filha IVANILDA PEREIRA, no passa de um ato nulo, nos estritos termos do que dispe o Art. 167, 1, Inciso I do C.C.B., in verbis:
Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 1o Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem;

Na forma do comando positivado no art. 167 do Cdigo Civil de 2002, a simulao enseja a nulidade absoluta do ato, enquanto que no Cdigo de 1.916, era a simulao considerada um vcio que ensejava a anulabilidade do ento ato jurdico (hodiernamente denominado de negcio jurdico)

12)Os enunciados das Jornadas de Direito Civil do Centro de Estudos Judicirios do Conselho da Justia Federal e relativos ao art. 167 do atual Cdigo, quais sejam: Enunciado n. 152 da III Jornada: "Toda simulao, inclusive a inocente, invalidante".

13)Nula, pois a sucesso contratual com as usurpadoras do bem, e, por conseguinte do negcio jurdico, o ato jurdico passou a condio de inexistente sem a necessidade de decretao judicial, por absoluta ausncia de legitimidade de direito material sobre Res, que passou a condio de Res Derelicta.

14)Em assim sendo, desde o primeiro momento onde aps a falecimento da proprietria, no tendo a herdeira necessria sucedido a sua mo na posse do imvel, nem de fato, nem de direito, passou ento a correr prazo de prescrio aquisitiva contra a proprietria do imvel, da qual no se sabe nada, exceto que existe e mora fora do Brasil.

15)Os Autores no sabem informar qual o endereo e o nome e o destino da filha da falecida S. ANTONIETA PERREIRA DE

MELO. Mesmo encontrando-se na Imvel a 15 (quinze) anos, ora, no sendo cobrados pela posse, nem tendo esta contestada por quem de direito, pretendem os Usucapiente com fundamento no Art. 183 da C.F.; Art. 1.240 do C.C.B e Art. 9 da Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto das Cidades). 16)Pretendem, usucapir o imvel acima descrito, j que no so e nuca foram senhores ou possuidores de outro imvel urbano ou rural, como demonstra as certides do cartrio de Registro Imobilirio de Macei (doc. 02), que residem no imvel usocapiendo a mais de 10 (dez) anos, sem oposio judicial, fazendo do mesmo uso para moradia do casal e de sues filhos, o qual no ultrapassa os 65 m, enquadrando-se perfeitamente na descrio legal. verbis:

C.F. - Art. 183 - Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1 - O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2 - Esse direito no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3 - Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.

17)Observe-se que, o mesmo comando legislativo repetido no Cdigo Civil Brasileiro, bem como no Estatuto das Cidades, tal a relevncia social de que se reveste o conceito da funo social do imvel para fins residenciais no Brasil.

C.C.B - Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1o O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

2o O direito previsto no pargrafo antecedente no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

18)No veio a Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, trazer qualquer novidade ou alterao ao Usucapio Constitucional, muito menos, impor novas restries alm das elencadas no prprio dispositivo. Antes veio trazendo uma outra, novssima modalidade de Usucapio Coletivo ou condominial (Art. 10), que obviamente no o caso da postulao em comento em comento.
Lei n. 10.257 /0 1- Art. 9o Aquele que possuir como sua rea ou edificao urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizandoa para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1o O ttulo de domnio ser conferido ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2o O direito de que trata este artigo no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3o Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legtimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que j resida no imvel por ocasio da abertura da sucesso.

DO BEM OBJETO DA USUCAPIO

19)Os Requerentes detm a posse do imvel residencial, conforme demonstra a planta em anexo: com as seguintes caractersticas: Imvel com 163,84 m de rea total e 63,91 m de rea construda, com medidas frontais e laterais, assim descritas: medindo 5,15 m de frente e com igual medida nos fundos, com cumprimento de 29 m de frete a fundo em ambos os lados, tendo como vizinhos confinantes da direita o Sr. Cludio Manoel Arajo da Rocha, brasileiro, alagoano, casado, e sua esposa Sr. Carmem Lcia Rodrigues, brasileira, alagoana, casada, portadora do documento de identificao n. 1.509.933-SSP/AL, C.P.F. n. 025.922.684-05, proprietrios da casa n. 10-A, pela esquerda o Sr. Jos Henrique da Silva, brasileiro, alagoano, casado, e sua esposa Sr. Klerine Vital Silva, brasileira, alagoana, casada, proprietria da casa n 11, e como confrontante o prprio logradouro pblico localizado Rua Senador Arnon de Melo, mesmo logradouro que os Autores e vizinhos de ambos os lados, confinantes do imvel usucapiendo.

19)O imvel usucapiendo encontra-se na posse mansa, pacfica e ininterrupta, sem qualquer oposio judicial, sendo exclusiva dos requerentes desde o falecimento da Senhora ANTONIETA PERREIRA DE MELO, pelos idos de 1994, posse esta reconhecida e respeitada pelos demais vizinhos e ausncia de contraposio dos herdeiros legitimados a reclamarem a Rs usucapida.

DA JURISPRUDNCIA

20)-

Para ilustrar, passamos a transcrever alguns julgados:

11434218 - PROCESSUAL CIVIL. ANULATRIA. ATO JURDICO. LEGITIMIDADE ATIVA. SIMULAO. COMPROVADA. Para a apurao da legitimidade deve-se perquirir, no a titularidade o direito pretendido, mas a simples possibilidade de que ela exista. parte legtima que, em tese, tem ao para defender um interesse tutelvel, desde que prove os fatos alegados. nulo o negcio jurdico simulado que prejudique direito de terceiro de boa-f. (Superior Tribunal de Justia STJ; REsp 794.940; Proc. 2005/0183685-4; DF; Terceira Turma; Rel. Min. Humberto Gomes de Barros; Julg. 12/02/2008; DJE 13/03/ 2008)

62009718 - USUCAPIO EXTRAORDINRIO. LOCAO. LOCADOR AUSENTE. USUCAPIO. LOCATRIO. POSSE. NATUREZA. AUSNCIA DO LOCADOR POR LONGOS ANOS. Se o possuidor direto ingressa no imvel na qualidade de locatrio, esta posse no lhe propicia qualquer direito em relao ao domnio do imvel, visto que no s no plena como ainda lhe falta o animus domini. Mas se ocorre a ausncia do locador por longo perodo e o locatrio inicial se transforma em mero possuidor, ocupando o imvel como se dono dele o fosse, adquire atravs do usucapio extraordinrio o domnio do mesmo. (TJ-RJ; AC 5253/1991; Quarta Cmara Cvel; Rel. Des. Caetano Costa; Julg. 19/08/1992)

62008933 - USUCAPIO. INTERVERSAO DA POSSE. MUDANA DO TTULO DA POSSE. ART. 492. C.CIVIL DE 1916. USUCAPIO. INTERVERSAO. MUDANA DO TTULO DA POSSE. POSSIBILIDADE. CC, 492. A interversao da posse fenmeno jurdico permissivo de, quem comece a exercer poder de fato sobre coisa, a ttulo de comodatrio, locatrio ou outro, de reconhecimento de domnio alheio, possa mudar o ttulo da sua posse, quer por causa proveniente de um terceiro, quer por fora de oposio contra o primitivo possuidor. No caso, trata-se de oposio feita pelo pai da suplicada e por esta contra os antecessores dos autores. Ela passou a possuir o imvel, como seu, sem pagar alugueres durante cerca de 40 anos, produzindo-se a interversao de seu ttulo. Tornou-se possuidora animus domini. (TJ-RJ; AC 1822/1986; Stima Cmara Cvel; Rel. Des. Paulo Roberto Freitas; Julg. 22/10/ 1991)

DOS PEDIDOS

21)Requerem os Autores as seguintes providncias, para que seja atingida a pretenso da Usucapio:
1)- A citao, por edital nos termos do disposto do Art. 942 do C.P.C, da R Ausente a herdeira da S. ANTONIETA PERREIRA DE MELO, Senhorita VRA LCIA DE MELO, e via correio, dos seguintes confinantes: a) Sr. Cludio Manoel Arajo da Rocha, brasileiro, alagoano, casado, e sua esposa Sr. Carmem Lcia Rodrigues, brasileira, alagoana, casada, portadora do documento de identificao n. 1.509.933-SSP/AL, C.P.F. n. 025.922.684-05, proprietrios da casa n. 10-A, Bairro do Pinheiro, Macei, Alagoas; b) Sr. Jos Henrique da Silva, brasileiro, alagoano, casado, e sua esposa Sr. Klerine Vital Silva, brasileira, alagoana, casada, proprietria da casa n 11, Bairro do Pinheiro, Macei, Alagoas; 2)Intimao do ilustre representante do Ministrio Pblico para intervir no feito; 3)A expedio de editais de citao para terceiros interessados, condminos ou no, incertos e desconhecidos;

4)Notificao dos representantes das Fazendas Pblicas - federal, estadual e municipal; 5)Para que, contestem o pedido, querendo e no prazo legal, e, contestada ou no, aps a instruo do processo, seja julgada procedente a pretenso dos autores, para que lhes seja outorgado o domnio em relao ao imvel supramencionado por sentena, que servir de ttulo para transcrio no Registro de Imveis competente, condenando-se, eventual parte contestante, nas custas e honorrios. 6)Tendo em vista que os Autores so pobres na forma da lei, requerem a Vossa Excelncia, o deferimento da Assistncia Judiciria, na forma como dispe a Lei n. 1.060, de 05 de fevereiro de 1950.

Protestando provar o alegado por qualquer meio de prova em direito admitido, em especial, oitiva de testemunhas, e dando causa o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

Macei /AL, 07 de junho de 2010

ERIVALDO TARGINO BARRETO FILHO Advogado OAB/ AL n. 3.388

Das könnte Ihnen auch gefallen